Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Por que destruir Lula, por Aldo Fornazieri

Por que destruir Lula

por Aldo Fornazieri

Atendendo pedido de alguns leitores, procurarei aqui esclarecer melhor o sentido de artigo anterior – “A perseguição a Lula e a destruição do sentido ético” (GGN 16/01/17). A questão principal posta consiste em entender as razões mais profundas da sanha persecutória e declarada de destruir não só a figura política, mas a figura simbólica de Lula. É verdade que o golpe tem uma estratégia de dois momentos, sendo que o primeiro consistiu no afastamento de Dilma e, o segundo, na tentativa de inviabilizar a candidatura Lula em 2018. As elites brasileiras querem o controle absoluto do Estado e do orçamento para atender os seus interesses.

Mas a destruição da figura política e simbólica de Lula vai para além desse objetivo. Em primeiro lugar, essa fúria destruidora se relaciona com um elemento da história. Em que pese existir, hoje, um conceito pluralista de história, a história dos povos, em sua tradição, se referia aos grandes acontecimentos, de caráter coletivo, capazes de conferir um caminho e um sentido de futuro àquela comunidade específica. Esses acontecimentos podem se configurar tanto em epopéias quanto em tragédias. Os grandes acontecimentos históricos se tornam subjetividade e adquirem uma dimensão abstrata e espiritual e se tornam um poder simbólico, além de uma lição a ser sempre indagada, apreendida e refeita. São uma fonte inesgotável de poder pelo fato de que os seres humanos do presente e do futuro sempre podem recorrer a eles para mobilizar energias criadoras produzindo algo novo e imprevisto.

Os grandes acontecimentos históricos que adquirem uma dimensão simbólica geralmente expressam uma condensação extraordinária de vontade coletiva. Essa vontade coletiva tem dois organismos principais de sua fomentação e de sua organização: a figura do herói – do mito-Príncipe na linguagem de Maquiavel e de Gramsci – ou um organismo, como um partido ou um movimento.

No sentido geral do termo, entende-se por herói um ser humano que exerce uma influência extraordinária sobre os acontecimentos históricos pela sua prudência, pela sua coragem e pela sua bravura, conferindo às suas ações (ou às suas palavras) uma dimensão desmedida em relação às ações significativas de outros atores. No mundo antigo, o herói aproximava-se dos deuses merecendo uma veneração e uma imortalidade na memória vindoura e na perdurabilidade dos tempos. Ao adquirir esta configuração simbólica, o herói torna-se recurso, vida, energia, exemplo, força mobilizadora.

Mesmo que o herói moderno seja mais humanizado, o fato é que os heróis se tornam cultura viva, memória ativa e se perfilam em nossos espíritos como arcos do triunfo, campos de batalhas, dolorosos desfechos trágicos, marchas triunfais, resistências, revoluções. Tanto os heróis quanto os grandes acontecimentos do passado mobilizam as nossas emoções e são as nossas emoções mobilizadas, mais do que o computador, a frieza do cálculo ou outra virtualidade qualquer, que têm a potência da transformação, a força inovativa criadora do novo.

A destruição de Lula

Todos sabemos que o Brasil tem escassos recursos simbólicos, em termos de história e de líderes significativos, que possam ser uma fonte de vida para mobilizar energias criativas e transformadoras. Nem a declaração da Independência e nem a proclamação da República, momentos fundantes da nação, se apresentaram como atos  trágicos ou épicos de significação transcendente e nem produziram heróis inspiradores do futuro. As elites brasileiras, movidas pelo seu egoísmo predatório, nunca tiveram um senso de res publica, nunca elaboram um projeto de grandeza nacional e nunca almejaram a conquista da glória. A única coisa que almejaram foi escravizar, explorar e maltratar os trabalhadores e o povo. A sua prática política constitutiva consiste em assaltar os cofres públicos, apoderando-se do orçamento, geralmente constituído pelo sacrifício fiscal dos mais pobres.

Não podemos deixar, contudo, de creditar a Getúlio Vargas e a Lula conteúdos e dimensões que os aproximam do conceito de herói e lhes emprestam funções simbólicas de reserva de poder mítico. Por qual razão Vargas e Lula encarnam este conteúdo e este conceito? Porque foram construtores, organizadores e depositários de uma vontade coletiva nacional, encarnaram uma “fantasia concreta”, a esperança de um futuro melhor, a ideia de uma remissão da miserável condição de um povo sofrido e abandonado. Por desempenharem essas funções, de alguma forma ou de outra, Vargas e Lula se tornaram preconceitos do povo, paradigmas de líderes políticos.

É conhecido o esforço que as elites predatórias e seus servidores intelectuais empreenderam para destruir a figura política e simbólica de Vargas. Agora, esse mesmo esforço, com a mobilização de meios inauditos, se volta para destruir a figura política e simbólica de Lula. A tentativa de destruir Vargas, parcialmente bem sucedida, e agora a violência destrutiva que se projeta contra Lula, tem esse objetivo maior: negar ao povo, no presente e no futuro, o recurso a uma fonte viva de poder, o  recurso a uma energia mobilizadora, ativa, transformadora e criadora de inovação. As elites predatórias e saqueadoras da república não querem que o povo tenha, a qualquer tempo, esse recurso extraordinário de poder capaz de mobilizar energia para mudar o sentido da história do Brasil. Querem que o povo se mantenha na sua própria solidão, abandonado, enregelado e impotente.

Para privar o povo e os movimentos sociais do recurso do poder simbólico é  preciso destruir Lula, imputando-lhe todo tipo de acusações, apresentando-o como o oposto das virtudes republicanas, que é a acusação de corrupto. Para isto não se envergonham em escandalizar pedalinhos e barquinhos de crianças. O que era crime ontem para atingir Lula, hoje é licitude validada por juízes do STF para salvar a hipocrisia decrépita dos líderes das elites. Nestes momentos, as elites não têm nenhuma consideração com a Constituição, com as leis, com as aparências, com a democracia. Destruir o sentido de nação, de vontade coletiva, e todos os instrumentos e políticas públicas que poderiam imprimir uma orientação de futuro é o custo monstruoso a ser pago para que a predação possa continuar.

É preciso entender aqui que não se trata de endeusar ou mitificar nem Vargas e nem Lula. Trata-se de compreender o que eles representam simbolicamente para a constituição de uma consciência cívica e para um sentido ético da comunidade política. Trata-se de compreender que, com seus acertos erros, com suas ambiguidades, eles significam  o poder simbólico do povo brasileiro, que tem escassos recursos históricos para se mobilizar e se unir em torno de um propósito libertador, de justiça e igualdade.

Trata-se de compreender que é o povo e os seus movimentos sociais que as elites querem atacar para mantê-los subjugados. Querem um povo servidor dos seus interesses e de sua riqueza, vergonhosa e indecentemente amealhada com a apropriação dos recursos públicos que deveriam amenizar as vicissitudes dos mais pobres. Trata-se de compreender que somente o tumulto das ruas e a veemência das batalhas serão capazes de bloquear esta deprimente história do Brasil e patrocinar um destino mais dignificante, civilizado e grandioso para o povo.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política. 

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula

    Artigo mais que esclarecedor que deveria ser lido por aqueles que ainda não entenderam o que se passa hoje no país. O assombroso de tudo é que só o tempo não mudará essa situação. ou o povo se mobiliza e vai às ruas exigindo mudanças ou esse status quo se tornará um moto perpétuo que não terá fim. Uma parte significativa desse ódio contra Lula é alimentado pela mídia que continua sem dar-lhe trégua um minuto sequer. 

  2. humm  ..senso civico  ..foi o

    humm  ..senso civico  ..foi o mais importante que i nisso

    Em outras Nações edificam-se heróis (falsos até, de pé de barro) aos QUILOS  ..interessante que aqui não se vê disso

    Veja os EUA, atpe Nixon não teve sua imagem jogada no lixo

    Aqui já preparam filme contra LULA ..condenando-o antes mesmo de qq veredicto

    Questão cultural ? só isso ?

    A função de informar (deformar ou formar) a sociedade, se deixada a cargo de meia duzia de corsários, da nisso

    A educação na era PT evoluiu muito (disponibilização, acesso, meios de financiamento e de custeio etc)  ..mas convenhamos, o CURRICULO continua uma MERDA ..e vai piorar com a reforma que vem por aí

    Sempre digo que os EUA era um antes de Spelberg (AS), e depois dele (DS)

    Hoje NOSSOS jovens sabem mais das histórias deles, do que da nossa  ..a história (os simbolos, personalidades, incluso moeda) é a amalgama que nos une ..mesmo que na fantasia ..tire isso (que já não é muito a um indivíduo)  ..e passamos a ser um número a mais na humanidade  ..logo nada

    em tempo ..pra quem ainda não se deu conta ao ler a II guerra pelos olhos de Hollywood

    em milhões

    URSS………………..24,0……(14,2 % da pop)

    China…………………20,0……(8%)

    Alemanha…………….8,8……..(4%)

    Polonia………………..6.0…….(17 %)

    Ioguslavia…1,7

    inonesia …..4,0

    india ………..2,5

    indoxina……2,0

    japão………..3,2

    EUA ……………………0,4…..(418 mil)

    ahhh sim, e no VIETNA 58 mil americanos mortos

  3. Por que destruir Lula, por Aldo Fornazieri

    Aldo, sem fôlego com o seu artigo. Seus comentários foram de uma eloquência à toda prova. Compete-nos não permitir a destruição  proposta, seja pelas ruas, seja pela memória.

  4. Meu sentimento respeitoso e

    Meu sentimento respeitoso e carinhoso em relação a Lula não mudará jamais. Porém, se fosse ele, não me canditaria de jeito nenhum, pois ele já é consagrado no Brasil e no mundo, e pode, com essa avalanche de maldades contra sua candidatura, ser até preso antes das eleições, ou durante, sofrer muito, ele que acaba de ficar viúvo, que já sofreu um câncer na laringe, anda com a voz muito prejudica a cada discurso. Basta ver a diferença entre as falas de Lula de ontem e de hoje pra sentir sua dificuldae em se expressar como gostaria. Ou seja, pra se preservar, cuidar mais da saúde, Lula não deveria se candidatar.

    Não se candidatar não significaria ficar de fora d política. Ciro Gomes garante que não subiria os palanques se Lula também se candidatasse. A solução seria Ciro mandar brasa com suas verborragias, com sua veia cearense de cabra da peste, esculachando os opositores, dando-nos aulas de sabedoria, e Lula ajudando Ciro no que pudesse para que adiante, uma vez empossado na Presidência – se Ciro ganhar -, Lula ter seu cargo importante, etc.

    1. Ciro não aguenta 10 min de JN

      Caro,

      Sou de Fortaleza e digo que Ciro não suporta 10 minutos de ataques no JN e duas capas da Veja. Sei bem o que estou falando. 

      O único que pode enfrentar a mídia golpista e vencer é Lula. Veja os ataques diário da mídia e do judiciário comprometido, são endereçados para Lula.  No dia que Ciro virar alvo, será detonado instantaneamente.

      Se Lula se aposentar ele morre, deixem ele salvar o país antes que não se tenha mais jeito.

      1. Vencer?!! Ser eleito é igual a vencer?

        É exatamente porque Lula tem essa força simbólica que ele nao deveria candidatar-se. Se “ganhar” nao vai conseguir governar e vai destruir o símbolo que ele é.

        1. Ser eleito é governar para o povo

          Se não for ele, a direita assume de vez o país. Lula está acima dos demais, nasceu para briga, nasceu para fazer política. Temos sim é que brigar para eleger ao máximo candidatos com visão social. Os de hoje são os piores da história, verdadeiros gângsters que tomaram de assalto o Congresso Nacional.

          1. A Direita já assumiu o país e nao o deixaria governar anyway…

            Como opositor, apoiador de deputados, etc., Lula tem melhores possibilidades de ajudar a derrubar essa Direita. Como candidato à presidência nao iriam deixá-lo ganhar, mais provavelmente, e se deixassem e ele ganhasse, nao conseguiria governar e se desmoralizaria. Presidente nao governa sem apoio do Congresso, caríssimo, menos ainda perseguido pela justiça e pela mídia. Nao tem vara de condao.

          2. Discordo, qualquer um de

            Discordo, qualquer um de esquerda faltamente será perseguido pela mídia. Lula é a única liderança viva que suporta os ataques tanto da mídia, quanto do judiciário.

            Lula não é apenas uma figura do Brasil, Lula tem visibilidade no mundo. Como cabeça de chapa irá ter o efeito manada, qual deputado ou senador em uma eleição teria coragem de bater de frente com ele?

            Lula falando 5 minutos por dia em horário eleitoral elegeria uma bancada de apoio maior. Além de ser um excelente conciliador, tem grande apoio popular.

            Me diga qual candidato teve o feito de aparecer na campanha eleitoral do adversário? Pois Serra em 2010 usou a imagem de Lula para atrair votos.

            Lula é um mito e será objeto de estudo para história brasileira.

            Se não for candidato, nosso presidente vai ser escolhido pela Globo.

          3. Estão todos fazendo um erro básico!

            Não se retorna a situação inicial em qualquer sistema termodinâmico!

            É um problema que só pode ser entendido por mecãnica quantica ou por mera observação do mundo.

          4. Sei. É um fato q mecânica quântica se aplica à política…

            Deixa de picaretagem, Maestri. Esse tipo de argumento desmoraliza o que vc está dizendo. E mesmo se tb impedissem Lula (e eu acho mais provável que ora o prendam antes da eleiçao ora nao o deixem governar) nao se estaria voltando ao estado inicial.

        2. A história não se repete.

          Isto vale tanto para um lado como para o outro.

          Se eles achassem que tudo seria como antes já tinham até eleito o Lula.

  5. O Brasil tem o povo mais

    O Brasil tem o povo mais ignorante da história do país que se possa estudar; tem a elite mais egoísta do que a haitiana, e, como se isso fosse pouco, as castas masi violentas do que as indianas. Ou seja: é uma receita pronta para uma explosão popular, só gostaria de saber porque isso ainda não aconteceu?

    Parabéns professor!

  6. “As elites brasileiras querem

    “As elites brasileiras querem o controle absoluto do Estado e do orçamento para atender os seus interesses.” Não foi assim desde 1889? A “elite” derrubou o Imperador com este mesmo objetivo.

  7. O Lula deveria fazer mais atos como o realizado em Monteiro na..

    O Lula deveria fazer mais atos como o realizado em Monteiro na Paraíba. Principalmente em Pernambuco, um dos estados mais beneficiados pela transposição e que hoje é dominado pelo partido traidor e golpista PSB.

    Durante as administrações do presidente Lula, quem mais se beneficiou do seu prestígio foram seus aliados de ocasião, notadamente o PMDB, que mais tarde o traíram. Agora o que o Lula deveria fazer é viajar pelo país e participar do maior número possível de palanques de candidatos petistas.

    Em 2018 o Lula deveria deixar a disputa do Planalto com o Ciro Gomes e se concentrar em fortalecer o PT e ajudar a eleger o maior número possível de governadores, senadores e deputados.  Ou seja, fortalecer o PT e eleger a maior bancada possível no Congresso Nacional.

    Se o ex-presidente se candidatar ao Planalto terá que fazer concessões a aliados que irão se beneficiar do seu prestígio como já ocorreu. Esse fenômeno custou muito caro ao PT, por exemplo, no Rio de Janeiro onde o partido foi deixado de lado para apoiar o “aliado” PMDB em nome da governabilidade.

    O Lula vai desempenhar um papel determinante na reconfiguração política do país e da esquerda brasileira. Se bem calculado, poderá reinaugurar um novo ciclo progressista não só no Brasil, como também em toda a América Latina.

    Por isso, ao invés de concentrar em sua própria imagem, o Lula poderia usar seu prestígio para forjar novas lideranças como fez com a Dilma e o Haddad. E, também, deixar de lado o presidencialismo de coalizão que o aprisionou na busca da governabilidade.

    Sem a necessidade de fazer concessões às oligarquias o potencial do Lula é muito maior e seu capital político poderá ser mais bem aproveitado e beneficiar o PT e a esquerda e não mais essa direita oportunista e suja.

    1. PSB = escravocrata

      WILTON

      Os deputados do PSB ajudaram a rasgar a CLT, votando a favor da Terceirização Plena.

      O PSB é traidor dos trabalhadores, como você disse. Defende a plutocracia escravocrata e entreguista.

  8. por que….

    Caro sr. Aldo, o método mais eficaz é o mais simples. Mas é o que menos nossas Elites querem. E Elites de todas as cores. principalmente as vermelhas e da ditadura do politicamente correto. Democracia livre, independente, transparente,  facultativa e incondicional. E barata. O mais barato possível. Em cédulas de papel em urnas de papelão. Viram as eleições na rica Holanda? Numa cédula do tamanho de uma folha de jornal e com papel do tal, em urna de caixa de papelão. Isto já diz tudo.  O Povo decide sobre tudo: das matérias escolares, à alimentação destas crianças ao Governo do país. “Do povo, pelo povo, para o povo”. “A mão que balança o berço é a mão que comanda o país”.” O maior especialista em Economia é a dona de casa”. Palavras de Presidentes e Nobéis de Economia. Não poderiam ser do Brasil. Nossa Elites não creem nisto.   Aqui, nossos ditadores da esquerdopatia tupiniquim, nada fizeram para transferir o controle do Poder às mãos da sociedade. Inclusive jogando no lixo qualquer possibilidade de poder da sociedade sobre suas politicas, quando desprezou o resultado do Plebiscito do Desarmamento. Nosso Politicamente Correto, nossa Elites Intelectuais e sua intelectualidade embolorada não poderiam aceitar a opinião da maioria do povo brasileiro. Por isto depois de 3 décadas de ConstituiçãoEscárnioCaricaturaCidadã o Brasil continua na mesma mediocridade. 

    1. “Eu venho la do sertão”

      Porque aqui Getulio Vargas teve que se matar, João Goulart sofreu um golpe de Estado, Lula quase caiu no primeiro mandato, se segurou no povo e com ele conseguiu ser reeleito. E não tendo o mesmo carisma e por erros também cometidos por outros governantes, Dilma foi apeada do poder. “Os ditadores da esquerdopatia tupininquim” eram tão “poderosos ditadores”, que mal puderam governar, com tantos troncos e barrandos em seus caminhos. Eh essa a realidade do Brasil. Nenhum governo da “esquerdopatia” conseguiu governar de fato. So Vargas no periodo em que instaurou o seu Estado Novo e, então, fez o Brasil sair, enfim, da Republica Velha. Em que pese todos os seus excessos e erros, fez muito pelo Pais.

       

      1. eu….

        Orestes Quércia foi o Senador mais votado do país em 1974. Que grande ditadura, hein?! De lá pra cá este país foi governado por Montoro, Covas, Ulisses, Amazonino, Teotonio, Dutra, Benedita, Arraes, Campos, Pires, Erundina, Marta, Serra, FHC, Dilma, Lula….Quase 1/4 de século por PSDB, de militantes da esquerda clandestina, militantes de guerrilhas socialistas, militantes e comando da UNE, centenas de intelectuais e professorado de UNB e USP…ou seja todo este povo que dizem agora: “de direita”, seguidos por sindicalista e guerrilheira socialista. Tudo isto sob uma Constituição de 3 décadas reescrita por toda esta gente. Mas realmente o problema do Brasil foi a carta escrita por Pero Vaz de Caminha. É dificil entender nosso país ou é prerciso desenhar? 

  9. Eu acredito que a estratégia

    Eu acredito que a estratégia do golpe tem dois momentos, sendo que o primeiro consistiu na preparação e o segundo na execução.

    No primeiro momento trabalharam para colar a imagem de corrupção no PT e seus principais líderes. A propaganda clandestina na internet alimentou os grupos sociais dos haters. Esse grupos eram alimentados diariamente com notícias de corrupção e com a baixa qualidade dos serviços públicos gerados pela classe política que eram direcionadas sempre para a esfera federal , mesmo que fosse de competência ou de responsabilidade de outras esferas. Alguns blogueiros e “jornalistas” alimentaram esses grupos e os insuflaram a reagir contra o estado de dominação do poder central. Esse sentimento de urgência em reagir contra a corrupção cresceu na internet e ganhou as ruas com os protestos de 2013 e mais tarde a lavajato foi o estopim que levou a explosão da insatisfação e o engajamento de setores da sociedade contra a corrupção.

    No segundo momento,  a utilização de informações levantadas durante as delações premiadas, ou, quiçá, as descobertas das espionagens da N.S.A, foram usadas para amendrontar os parlamentares corruptos tanto da base do governo quanto da oposição, que não viram melhor opção do que atacar e derrubar o governo. Nesse momento, a imagem do único líder que poderia levantar a voz contra o plano de tomada do estado pelo mercado já estava denegrida o suficiente para lhe tirar qualquer credibilidade perante a “opinião publicada”. Impedir a candidatura do Lula é só uma forma de garantir tempo para que os efeitos das reformas sejam irreversíveis.

    Felizmente, ainda há esperanças. A manutenção da escandalização em torno do Lula com a finalidade de desviar a atenção dos efeitos danosos da reforma “negociada” com os corruptos que assumiram o poder, tem sido exagerada e isto já está começando ficar claro para a sociedade. Está começando a aparecer a imparcialidade da Justiça, do MP, da PF e da mídia.

    A imagem do Lula jamais será destruída. Lula é protagonista do seu tempo. Sua imagem pode até ser temporariamente denegrida, por alguns que têm a pretensão de ser o antagonista nesse episódio da nossa história. Mas esses nunca serão protagonistas e tampouco ocuparão o papel de antagonistas, são vermes pequenos diante da história, a exemplo do DM, que no máximo cosenguirá ser conhecido como “o anta” com sua vida dedicada a odiar o herói da história.

     

     

     

      

    1. Engano?

      “Está começando a aparecer a imparcialidade da Justiça, do MP, da PF e da mídia.”  Não seria parcialidade? Alguém ainda não notou?

      1. É normal esse tipo de rro.

        É normal esse tipo de rro. Quase todo mundo troca. Assim como deferido e indeferido. Se pega mais é pelo contexto mesmo…

  10. verdadeiro mito

    lula é o herói do momento. ele representa, ideologicamente, não o socialismo, mas o nacionalismo.

    atualmente, as elites canhestras, um pleonasmo quando se trata de elite brasileira, têm dificuldades de fazer as operações algébricas de adição e subtração sem o auxílio dos recursos do celular “8g” que compraram na última viagem à “disney”.

    mas o povão não tem celular 8g, e voltou a fazer conta de cabeça porque o dinheiro no bolso tornou-se bem curto.

    com lula sobrava; com dilma, parecia que o paraíso tinha sido alcançado, e acreditaram no pastor e outros picaretas que tudo melhoraria muito mais, se o pt fosse tirado do poder.

    o povão acreditou desconfiando, mas omitiu-se quando os coxinhas 8g foram às ruas,

    permitiram, os trabalhadores, que dilma fosse derrubada porque, afinal, foram traídos por ela com a nomeação de esbirros da plutocracia para cargos estratégicos do governo, que afundaram o país em dívidas fabricadas por juros irreais pagos aos especuladores; um antigo receituario de pilhagem do tesouro nacional.

    ontem, os coxinhas 8g sumiram das ruas, a exceção de uns picaretas que, ou detém algum carguinho de livre provimento; ou cadidatam-se a algum, em nome próprio ou de filhos e netos desempregados. isso é uma tradição de família dessa gente que foi as ruas ontem.

    somando todos estes brasil afora não chega a 20% dos que foram saudar lula no sertão da paraíba no dia de são josépara a inauguração popular da tranposição do são francisco.

    de nada adiantaram as convicções sem provas de moleques investidos em seus altos salários: o povão faz esta conta de cabeça. “lula é o cara; ele é a nossa cara”.

    o mito ficou em casa ontem.

    o mito volta às ruas na sexta, 31 de março, data repleta de augúrios, quando derá um xeque-mate nos golpistas.

    com quais apoios aquele juizeco da província de curitiba ousará atravessar seu rubicão de empáfias para enfrentar este gigante mitológico?

  11. Concordo plenamente que essa

    Concordo plenamente que essa perseguição insana ao Lula extrapola aspectos meramente políticos, e até mesmo pessoais, e que logra atingir o simbólico enquanto expressão e garantia de perpetuidade de ações e ideias com o poder de mudar a Realidade. 

    Quanto a isso, nada a contestar ou mesmo só ressalvar.

    Minha dúvida é se para o atual contexto esse simbolismo agregado a sua inegável liderança e carisma teria a capacidade de se sobrepor a uma enorme rejeição que, se instilada ou espontânea, tem em boa parte da população. Com qual narrativa se apresentaria por essa pretensão de um terceiro mandato agora revestido de outro simbolismo, o chamado sebastianismo, tendo em vista a certeza de que uma das táticas para arrostá-lo será colocar como matriz da crise as administrações petistas? 

    É nesse sentido, e por esse aspecto, que temos o dever de distinguir os dois fenômenos. Getúlio Vargas teria se tornado um mito, quase uma unanimidade, sem o fator trágico que foi o seu suicídio? Gesto extremo animado mais por razões políticas que subjetivas(pelo menos é o que se supõe)? Afinal, quanto desse simbolismo derivou do seu efetivo legado político-administrativo e quanto da dramaticidade do epílogo de uma longa trajetória política também pontuada por exemplos nada edificadores que foi a instalação de uma ditadura cruel que perdurou por quase uma década? 

    Há, sim, o Lula líder, o Lula símbolo, o Lula exemplo de vida, o líder galvanizador das massas, o Lula até herói. Talvez até estejam ainda aquém todos esses referenciais,  tal a força esmagadora do viés mítico que já envolve sua figura. Todavia, e infelizmente, há os contrapontos, os senões, a conjuntura, mais, e principalmente, os aspectos dinâmicos e singulares do processo político que pouco ou ignora em plenitude os simbolismos porquanto se alimenta e se guia pela faticidade. 

  12. É simples

    Não precisa ser intelectual para explicar o motivo da destruição do Lula. A destruição do Lula significa a destruição de qualquer movimento progressista. Depois que destruírem o Lula, os sindicatos progressistas serão os próximos a serem destruídos. Só vão ficar os sidicatos de faixada. Os coixinhas vão acreditar nos sinidcatos de faixada. 

    1. Quem não faz, destrói.

      Quem não consegue construir um líder trabalhista em cima da figura débil física e moralmente do Paulinho da Farsa e nem montar uma liderança política em cima de material ruím como FFHH e Zé Chirico, tem que fazer o que lhes resta. Destruir as lideranças autenticas nascidas do meio do povo e sintonizadas com seus sonhos e sofrimentos.

  13. Faltou um nome, tão simbólico…

    Faltou Jango, um nome tão simbólico quanto os de Vargas e Lula, igualmente vítima das elites predatórias brasileiras que destruíram-no pelas mesmas causas que rifaram Vargas e estão fazendo agora com Lula.

    1. Faltou Jango, sempre esquecido!

      Para quem vem de longe, sabe a impotância do JG na política brasileira. Mas, como os herois citados pelo Professor Aldo (GV/Lula), sua memoria e o seu fisíco foram, literalmente, apagados da nossa história. Precisamos, resgatar essa liderança (HEROI) e reverenciarmos a sua obra. Os que estiveram na Central do Brasil (RJ – vejam JG por Silvio Tendler)) ouvindo o  seu último discurso, sabem que todas as reformas reclamadas hoje, ele queria implantá-las. A começar pela a agraria e a reforma política! Ah! Se os golpistas de antão, com apoio dos EUA não o tivessem apeado do poder, a nossa historia seria bem diferente (assistam O Dia que durou 21 Anos – Tavares). Não há inimigo que não possa ser vencido!

  14. Não precisamos criticar, é só somar.

    Eu não escreveria o mesmo texto do Professor Aldo, porém não retiraria uma vírgula do mesmo, pois é uma das visões que se somam na necessidade que as oligarquias tem para derrubar a Imagem de Lula. Tem mais coisa, mas somar não é dividir.

  15. A destruição do Lula torna a Casa Grande livre do PT para sempre

    “Desencantado? Pelo contrário. Estou é encantado, porque estaremos livres dessa raça pelos próximos trinta anos”.

    Jorge Bornhausen, advogado e político brasileiro

    1. Bornhausen

      É só ler o nome e sobrenome deste senhor para entender o seu comentário.

      Ele representa a atraso do Brasil com a manutenção da Casa Grande que ele tanto defendeu e defende.

      Bornhausen é igual a Magalhães que é igual a Sarney, que é igual a Collor que é igual a indigência da política brasileira.

      Marcelo Smaniotto – geógrafo

    1. Vaidades humanas, Marcelo33.

      Gostei, Marcelo33. E não gostei do empolado artigo de Aldo. É reducionista para quem adora reducionismos; dualista, idem; há santos de um lado, pecadores de outro. Quem se interessar com o que André Singer diz (o lulismo é despolitizante) acesse a gravação de Globonews, Diálogos, de Mário Sérgio Conti (quem tem tv por assinatura pode pegar programas antigos de arquivo).Tô com preguiça de localizar,mas faz uns 2 meses. Às 5ªs feiras, 23 horas(a Globo se dá a esse luxo,pois ninguém vê nesse horário,e temas tão chatos,ainda mais que André Singer fala de maneira simples,sem pompa de um FHC ou Fornazieri).

  16. Partidarização e lambança no Tribunal de Contas da União
    A partidarização das instituições brasileiras como judiciário, ministério público, polícia federal, receita federal, tribunais de contas entre outras, tem produzido verdadeiras aberrações no funcionamento da sociedade. A maioria dos membros de importantes instituições brasileiras prefere o aplauso fácil de uma decisão politiqueira a uma reputação construída por decisões consistentes e ponderadas, que garantam a respeitabilidade entre os “grandes” nomes de cada área. É a ideologia do sucesso fácil que predomina em detrimento ao trabalho árduo e respeitável.
    Neste texto, o foco será a atuação do Tribunal de Contas da União (TCU) e as consequências de suas decisões sobre a gestão pública e sobre a política fiscal. O papel do TCU no golpe é bem conhecido e a imagem de seu procurador entre manifestantes com camisas da CBF são eloquentes demais para serem ignorados pela história. Mas o que será tratado aqui é a nefasta jurisprudência que está sendo construída da herança da participação “técnica” e política do TCU no golpe.
    Historicamente, os tribunais de contas são comandados por políticos cansados ou em dificuldades com as urnas. Não são raras as histórias de conselheiros que recebiam propina para fazer vistas grossas a casos de corrupção. Mas um competente e muitíssimo bem pago corpo técnico e jurídico garantiam alguma coerência aos tribunais de contas. Garantiam…
    Para se derrubar Dilma, foi necessário a subordinação automática de toda política fiscal aos relatórios fiscais bimestrais e `a meta de superávit primário da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Foi uma etapa necessária para se considerar os decretos de crédito suplementar ilegais.
    De fato, toda a construção da argumentação do impeachment é problemática, pois esses decretos alteram as dotações orçamentárias, que é meramente uma autorização legal para a realização de um gasto. A meta de superávit primário é caixa, o que entra e sai da Conta Única do Tesouro Nacional. Como qualquer cidadão sabe, entre o momento que um político coloca uma obra no orçamento até o momento que ela vira realidade pode demorar anos e, consequentemente, o pagamento mais alguns meses. Por isso, o instrumento legal para a obtenção do superávit primário é o decreto de programação financeira, que controla as autorizações de pagamentos e empenhos quase dentro das repartições e dos canteiros de obras públicas.
    De qualquer forma, a construção desse edifício legal defeituoso precisou de alguma fundação, mesmo que realizadas sobre a areia. Mesmo que essa obra malfeita deixe vítimas sob os escombros.

    A lambança do TCU na gestão pública

    A volatilidade da receita pública torna problemática a tomada de decisão com base em relatórios fiscais de apenas um bimestre. O capitalismo oligopolizado brasileiro torna a arrecadação dependente de estratégias tributárias de grandes grupos como Petrobrás e Vale. Ademais, o gestor público tem em suas mãos instrumentos para superar a frustração de receitas como a realização de refinanciamento de débitos tributários e antecipação de concessões públicas. Ora, se a receita é volátil e a gestão pública tem condições de fazer frente a frustrações de receita, qual o sentido de subordinar automaticamente toda a despesa pública a esses relatórios?
    A subordinação na política fiscal a resultados bimestrais implica na execução da despesa pública aos soluços. O avanço e desmobilização de obras implica em custos. Mobilizar e desmobilizar um canteiro de obras resulta em despesas trabalhistas, obras civis entre outras. Assim, o TCU está tornando as obras públicas brasileiras ainda mais caras e demoradas.
    Além disso, a falta de um horizonte adequado para execução de políticas públicas acaba dificultando sua realização e criando dificuldades em sua gestão.

    A lambança do TCU na política fiscal

    A utilização dos gastos públicos para gerir o nível de emprego na economia é conhecida desde os anos 30, quando Keynes publicou sua famosa Teoria Geral.
    No entanto, os trabalhos de Sargent e Wallace no início dos anos 80 e de Alesina e Perotti nos anos 90 colocaram a política fiscal e a despesa pública num papel secundário na macroeconomia. Ao invés de atuar ativamente para garantir níveis adequados de emprego, renda e inflação, agora a política fiscal deveria propiciar níveis baixos de endividamento para que a política monetária pudesse gerenciar os níveis de preços da economia.
    Mas desde a crise financeira internacional há toda uma revisão desse arcabouço por economistas do porte de Larry Summers, Olivier Blanchard, Alan Auerbach, Michael Woodford e Paul Romer. O papel da política fiscal na criação de empregos, especialmente nas crises, é amplamente aceito nos novos trabalhos dos grandes economistas do mundo.
    Se o gasto público está intimamente ligado a uma esfera essencial da vida do cidadão como a empregabilidade, nada mais natural que o Poder Executivo discuta antes com o Legislativo a necessidade de cortes de despesas que podem implicar na destruição de milhões de empregos. Essa é, aliás, a incompreensão de grande parte do tucano que acusam Dilma de não ter implementado as desastradas políticas de 2015 durante o ano eleitoral, como se a destruição de empregos pela política fiscal fosse algo inexorável.
    É esperado que os auditores do TCU desconheçam os corajosos e revolucionários trabalhos sobre política fiscal de Randall Wray, Scott Fullwiler, Mathew Forstater e Stephanie Keaton. Mas é inaceitável que economistas profissionais desconheçam aquilo que é publicado na American Economic Review e no National Bureau of Economic Reserach (NBER), organismo composto por 26 prêmios nobels e 13 ex-presidentes do Conselho Econômico dos EUA.
    A ignorância sobre as mudanças no debate sobre política fiscal é mais grave ainda quando lembramos que no TCU o vencimento básico de um auditor chega a R$ 28,5 mil. Acumulando chefias e verbas indenizatórias, é comum auditores receberem nababesco salários próximos a R$ 40 mil. Os auditores também não podem reclamar de falta de tempo, pois uma jornada semanal de 35 horas, além do recesso que se soma às férias, permitem tempo de sobra para uma atualização em questões essenciais da profissão.
    O preço da partidarização do TCU é enorme. Estamos numa crise econômica gravíssima em que mesmo antes da PEC 55, a jurisprudência já alijava o Estado de instrumentos essenciais para a superação da crise.
    A crise econômica é gravíssima. Mas a crise institucional brasileira é ainda mais grave, pois sem instituições sólidas e republicanas temos poucos instrumentos para lidar com o colapso econômico.

  17. Lula vivo e livre

    Recordando-me aqui de três dos maiores mitos da história recente.

    Martin Luther King: assassinado em 4 de abril de 1968.

    Mahatma Gandhi: assassinado em 30 de janeiro de 1948.

    Nelson Mandela: encarcerado por mais de 27 anos.

    Não fosse o fim trágico dos dois primeiros e a longa prisão do último, teriam sido tão reconhecidos e aclamados como grandes mitos e mártires? 

    Serão sempre necessárias a trajetória romântica e a distancia no espaço e no tempo, para que um homem seja reconhecido como um deles?

    A maturidade, e somente ela, permite isso, perceber e constatar no exato momento, apesar – e por isso mesmo – de todas as falhas e contradições humanas, estarmos convivendo agora com um desses raros. Esses raros, que teimam em não dar o ar de sua graça tão rotineiramente na história. 

    A grande parcela da população mais beneficiada pela política do PT não tem muito consciência, mas a pequena parcela dos incomodados têm consciência mais do que suficiente do que esse mito representa.

    Daí, o ódio e a gana insana na sua destruição. 

  18. Obrigado!!!

    Orifessor, obrigado por um artigo que traduz à perfeição o que muitos de nós sentimos, pensamos, intuímos….. Um alento, um sopro de verdade, lucidez……. 

    1. Porque quê querem destruir o Lula

      Caro Aldo, vou te responder como a maioria dos Brasileiros sofridos com esta corrupção que não é de hoje pensa só não pensam assim quem é de algum Partido onde tem algum intregrante preso ou sendo investigado mais quem é do Povo e neutro te responde assim:

      Você que querem destruir o Lula, uma pessoa que está envolvida com um monte de Corruptos citar alguns Dirceu – Genoino – Palloci – Delubio sendoq ue todos já presos por está ferrando nosso Brasil sendo que o Lula era o lider era nosso Presidente Lula que indicava estes caras, Lula muito amigo destes corruptos, então claro o Lula tmabém tem que ser investigado e bem investigado se todas as investigações comprovarem que ele é inocente parabéns para ele porém NÃO SERVE PARA GOVERNAR O BRASIL, como ele pode indicar está junto se misturar com tantos corruptos e ele sendo chefe deles e lider da nação não saber de nada  não ver nada, só tem duas respostas ou ele fingia que não sabia ou os caras ENGANARAM ELE, por ele ser muito inocente e confiar nestes companheiros.

      O que está sendo feito hoje é investigar uma pessoa que se misturava com quem não presta não se trata de destruir ele tem bons advogados se for realmente inocente ele se sai bem dessa se for culpado ELE PROPRIO É QUEM SEM DESTRUIU.

      Mais não só ele nem só o PT todos os partidos tem que serem investigados inclsuive o TEMER uqe lembra indicado pelo Lula como Vice de Dilma agora mostrou sua face Golpista ou melhor traíara também tem quer “Destruído como seu Post diz do Lula”

      O problema do Lula infelizemnte se misturou com Porcos e o rsultado farelos come já dizia minha mãe, enã Blibia também diz no Salmo1: 1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

      Tá ai a resposta final que ele é quem se alto se está destroindo misturou mal.

       

       

       

       

  19. Excelente reflexão. O que é
    Excelente reflexão. O que é difícil para as elites é aceitar que os pobres tenham acesso à educação. Um povo mais esclarecido é mais difícil ser explorado. Apesar que, infelizmente, muitas pessoas com curso superior não conseguem pensar criticamente. Estão tão impregnadas por uma ideologia incutida pelos meios de comunicação que é muito difícil desconstruir. Além do mais ainda existe no país uma mentalidade de dominação. Algumas pessoas nem têm muito poder econômico mas se acham elite e não suportam conviver com pessoas de “classes inferiores” no mesmo ambiente. Parabéns pelo artigo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador