Porque Bolsonaro não tem chances em 2018, por Adriano Oliveira

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Fabio pozzebom/Agência Brasil

Jornal GGN – As chances de Jair Bolsonaro sair vitorioso de uma disputa em 2018 são praticamente nulas, aponta Adriano Oliveira em artigo publicado no Poder 360, nesta sexta-feira (5). Isso porque o deputado federal e seu discurso utraconservador só se presta (e, portanto, se alimenta disso) a combater o lulismo. Nesse contexto, Bolsonaro tem de abater um grande adversário de Lula: o candidato do PSDB, que poderá vir a ser João Doria.

Só num cenário em que não exista a figura de Lula nem um postulante tucano capitalizando a onda anti-PT é que o discurso de Bolsonaro ganha repercussão. Ainda assim, é preciso considerar se ele tem potencial para atingir a maioria dos eleitores. Pesquisa feita na capital de Pernambuco ajuda a entender o perfil do eleitor e Bolsonaro: endinheirado, com ensino superior e declaramente conservador.

Por Adriano Oliveira

O Bolsonarismo é apenas uma manifestação incipiente contra o Lulismo

No Poder 360

QUAIS AS CHANCES DE JAIR BOLSONARO?

As pesquisas de opinião pública estão sugerindo que Jair Bolsonaro (PSC-RJ) pode ser a grande novidade eleitoral na eleição presidencial de 2018. Assim será em razão de que ele é um outsider e representa onda conservadora presente e observada na eleição municipal de 2016.

A tese apresentada deve ser encarada como hipótese. Portanto, ela deve ser comprovada ou falseada. A realidade vigente sugere que a tese será falseada na eleição de 2018 ou já nasceu com incapacidade de adquirir veracidade. O Bolsonarismo tende a não surgir em virtude do discurso extremado do seu ator. E foi este tipo de discurso que fez nascer indícios de que o Bolsonarismo será uma realidade.

O Bolsonarismo só tem chance de vingar na vindoura eleição presidencial, caso duas condições estejam postas concomitantemente: 1) Enfraquecimento por completo do Lulismo; 2) Ausência do Dorismo ou de um candidato do PSDB na disputa presidencial. Caso estas condições não estejam postas, as quais precisam estar presentes simultaneamente, volto a repetir, o Bolsonarismo tende a ser incipiente e não uma realidade.

Jair Bolsonaro não é outsider. Quem assim o ver, comete equívoco conceitual. Bolsonaro tem diversos mandatos de deputado federal e tem filhos na política. Um candidato outsider é um estranho à atividade política. Bolsonaro tem carreira política.  Como bem mostrei em artigo recente, no qual apresento variados dados, não existe onda conservadora no Brasil. Os resultados da última eleição municipal sugere que o status quo foi mantido por consequência da escolha dos eleitores.

Pesquisa realizada pelo Instituto Uninassau na cidade do Recife, nos dias 17 e 18 de abril, sugere quem são os eleitores de Jair Bolsonaro. Destaco, contudo, que a pesquisa só foi feita na capital pernambucana. Mas ela contribui para identificarmos o perfil dos bolsonaristas. A pesquisa revelou que o ex-presidente Lula tem 34% de intenções de voto. Seguido de Bolsonaro, com 7%.

A tabela 1 mostra que os bolsonaristas têm renda acima de 5 salários mínimos. Ao contrário dos lulistas. Os eleitores do ex-presidente Lula são, majoritariamente, de baixa renda. A tabela 2 revela que os eleitores de Bolsonaro têm, em sua maioria, nível superior, como bem revelou recente pesquisa Datafolha realizada em todo o território nacional. Os lulistas têm nível de instrução menor.

A pesquisa da Uninassau revelou que 49% dos eleitores recifenses se consideram liberais. E 44% tradicionais. Os eleitores tradicionais estão concentrados no universo de maior renda. Bolsonaro obtém 9,5% de intenção de votos entre os eleitores tradicionais. E 3,9% no universo dos eleitores liberais. O ex-presidente Lula tem 42,8% entre os eleitores liberais e 25,5% no universo dos tradicionais.

Devo dar o benefício da dúvida para o eleitor quanto à capacidade dele definir em qual espectro pertence, se liberal ou conservador. Contudo, como o Bolsonarismo tem mais adeptos no eleitor conservador, tenho a hipótese de que o eleitor deve “achar” o que é ser conservador.

Portanto, o que a referida pesquisa sugere é que os eleitores de Bolsonaro são conservadores, tem maior nível de instrução e maior renda. Ao contrário dos eleitores do ex-presidente Lula. Tal caracterização me faz concluir que: O Bolsonarismo, assim como o Dorismo, é manifestação incipiente contra o Lulismo. Porém, o Bolsonarismo só deixará de ser incipiente, caso o Dorismo, representado por João Doria, não venha a existir ou o PSDB não apresente outro candidato.

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só Néscios completos e

    Só Néscios completos e desinformados votariam neste aproveitador.

    Tirando a ideologia de lado, que cada um tem o direito de ter a sua.

    Olhemos o currículo do sujeito.

    Deputado a trocentos anos, nunca aprovou um projeto de lei.

    Nunca fez algo que preste para o País.

    Seu objetivo sempre foi o de arrumar emprego para a família e isso já foi atingido.

     

  2. bolsonaro candidato

    Olha Nassif  taxativamente  eu  digo ao senhor que  Doria nao será candidato  primeiro porque ele nao reune  as  minimas condiçoes para  ser Presidente  e segundo porque  a cupula da  corrupçao  ganancia  facismos do PSDB nao vai deixar. terceiro porque  o candidato deles  esta  escondido, alias  ele  foi para a moita  a muito tempo nao dá mais entrevistas, nao aparece na midia  e vai ser  lançado bem proximo das eleiçoes para que nao se tenha  tempo suficiente para mostrar a populaçao quem é ele. Nao se trata de  Serra vou logo adiantando. 

  3. bolsonaro e doria

    Todos sabem que as chances de Bosonaro ser um candidato viável à presidência são praticamente nulas. Não é preciso muita pesquisa para se depreender isso. O grande perigo do, digamos, bolsonarismo é ampliar o espaço político e de influência dado à direita radical. Acredito que até Bosonaro saiba disso e, com certeza, deverá aproveitar da oportunidade criada pelo ativismo “coxinha”, cuja ideologia – se é possível chamar um pensamento monocórdico “sou contra lula e o pt”, de ideologia – é ainda mais rasa e míope.

    Dória é um traque político. Faz barulho, incomoda aos sentidos, mas, se esvai com a brisa.

     

  4. BOLSONARO VEM AÍ…

    O autor de texto parece desconhecer o momento atual do Brasil…O PSDB está em frangalhos e, se tiver candidato, independente de quem seja, perderá a eleição. Dória tem o telhado de vidro bem mais frágil do que Bolsonaro e um discurso que só encontra eco em S.Paulo, quintal do PSDB. Acho que um político como o Bolsonaro na presidência do Brasil seria o capítulo final para o triste momento atual deste país, e ele é um cadidato com chances reais de vitória, por mais que os analistas digam o contrário.

  5. Duas questões

    A primeira é que de fato existe um eleitorado de direita, criado principalmente pelo PSDB e a Globo. Logo os tucanos que um dia se fantasiaram de liberais modernos. A segunda é se este eleitorado pertence ao Bolsonaro. Não acredito. O deputado em um cenário de funcionamento da democracia, com eleições livres, tem poucas chances. Não sobrevive a um único debate. Cada frase que proferir serão milhares de votos perdidos. Péssimo orador, péssimo deputado, foi incapaz até hoje de ter apresentado um único projeto no parlamento. Sem democracia, pior ainda. Fraco, muitos passarão o rodo neste mussoline de quinta. 

  6. chances Bolsonaro

    Os habitantes dos EUA usam uma expressão indiana que deveria ser incorporada à nossa língua. É Pundit (pronúncia pândit) . No original, é usada para sacerdotes e professores da religião indu. Assim apareceu até na divertida novela Caminho das Índias, da Globo.

    No EUA é usada para os que usam seu conhecimento, real ou pretenso, para dar opiniões sobre tudo, às vezes com consequências ruins, como no caso de Trump. Os pândites (um centavo de royalty pelo uso) previam sua derrota, até a penúltima hora. Baseavam-se em seu conhecimento estereotipado e num profundo desconhecimento de seus compatriotas.

    No Brasil o caso se repete. Pouca gente çeria, çabios, pândites, da qualquer chance a Bolsonaro. Toda vez que aumenta nas pesquisas é porque já “atingiu o teto”, como se fosse de concreto.

    Mas cada vez que alguém é ou se julga atingido ou ameaçado pela violência se lembra de que o povo foi desarmado e continou desarmado depois da derrota vergonhosa do referendo do desarmamento. Pelo contrário, os procedimentos para compra e manutenção de armamento legal pioraram depois do tal referendo. Enquanto não se nota nenhuma atividade de combate ao armamento ilegal.

    Depois da forçada desilusão com o PT, forçada guela abaixo do povo pela mídia e pelos movimentos “espontâneos” bem financiados, não chegou o paraíso após a derrubada de Dilma. Só aconteceram cortes no orçamento, junto com déficits recordes, saída dos níveis de desemprego dos menores da História no tempo do PT para os atuais 14%; a perda dos direitos trabalhistas, das aposentadorias, o que veio  o que está a vir dá vergonha a quem inventou a expressão “saco de maldades”.

    A mídia e seus sabujos da pf, mp e judiciario fizeram seu papel de destruir a imagem de TODOS os políticos, por ação ou inação, com invenções que seriam elogiadíssimas pelos juízes da Alemanha Nazista, como condenar sem provas, porque alguém, após ser preso e intimidado, com promessa de recompensa, disse que as provas foram destruídas, por ordem de Lula, Dilma ou o Diabo. 

    Enquanto as provas evidentes e graves contra gente do outro lado ficam ocultas, mas o povo acredita também nelas.

    A quem recorrer? A quem não promete nada, a não ser promessas vagas de rearmar os honestos (onde estavam desde 2003?), matar comunistas, invadir a Venezuela ou mandar tropas de Infantaria para a Coréia do Norte, por terra. 

    Tudo é acreditado e aumentado pela Internet, com filtros que colocam na tela inicial do Youtube dez vídeos do governo ou da ultradireita para cada um que não pertença a esses grupos?

    Eo teto? Onde está o teto? Será visto quando cair na nossa cabeça, após as eleições,

     

     

     

     

  7. Penso haver uma falha na análise.

    Penso haver uma falha na análise.

    Hoje, uma Eleição no Brasil é desenhada numa bipolaridade candidato da Globo X centro-esquerda (desde a redemocratização um candidato do PT – Lula ou Dilma e houve o Leonel Brizola no meio dessas possibilidades).

    Com 4 vitórias seguidas do PT (da centro-esquerda) houve o Golpe porque a Rede Globo sentiu que no voto seu candidato não ganharia mais.

    Em existindo nova Eleição, certamente, a centro-esquerda é favorita, pois, o caos produzido pelo Golpe é gigantesco.

    Todavia, sabemos que hoje a Globo é favorável ao neoliberalismo mais radical que exista, e apoiaria um candidato dentro desta linha. Um Dória melhorado seria um candidato ideal para a Globo.

    Porém, a Globo tem alimentado o embate destrutivo de Moro, Dallangnol e Cia. contra a toda a esquerda e alimentou na sociedade um anti-petismo doentio em parcelas significativas da população.

    Não tem essa de escolha da população, se vier a situação eleitoral tradicional, o que é quase certo, a Globo não vai mover uma palha contra o Bolsonaro, se ele se mostrar mais competitivo que candidatos do PSDB e que Marina, se não fabricarem um Dória melhorado, Bolsonaro será o anti-Lula.

    E poderá ter milhões e milhões de votos somente por ser anti-Lula e anti-PT.

    Ganhar pode ser um pouco difícil, jamais impossível.

    Não há limites na turma do Golpe. Para não entregarem o Poder até Bolsonaro será valorizado. E, com a necessidade de radicalização do discurso moralista, da intensificação de um ódio social contra Lula e o PT e as esquerdas, Bolsonaro pode ser um aglutinador de ódios e vencer, através do campo do irracional e da irreflexão via o clássico: precisamos evitar o mal maior, precisamos evitar o “demônio” Lula, essas coisas bem tradicionais, que em 2014 quase deram a vitória ao Aécio Neves.

    Buscar a razão numa sociedade marcada pela ausência de um moderador, o contraditório, é impossível.

    A razão dos que estão libertos da Globo & velha mídia não é uma razão presente no brasileiro médio.

    Afirmar que Bolsonaro não tem chances é dar ao Bolsonaro muitas chances, porque não nos preocuparemos com ele.

    E, este erro pode ser fatal.

    Se a sociedade organizada fizer seu papel de educar a população ele não ganha, se menosprezá-lo ele pode surpreender.

    Todo cuidado é pouco. Já tivemos Collor, fabricado como o Caçador de Marajás, porque não Bolsonaro? O exterminador da bandalheira?

  8. Bolsonaro é a Marine Le Pen do Brasil. Entra como o bicho-papão.

    A grande jogada será conseguir que dois candidatos de direita cheguem ao segundo turno, ficando a esquerda em terceiro lugar, ou seja, se coloca um nome mais palatável ao gosto até da esquerda pequeno burguesa e Bolsonaro, no segundo turno corre todos para o candidato mais palatável ficando Bolsonaro com o segundo lugar!

    Esta foi a tática na França, o liberal Macron recebe os votos de todos exceto da extrema direita, e quem da esquerda que nota a manobra e vai se abster recebe a acusação de estar favorecendo a extrema direita.

    Porém o mais surpreendente vai ser o candidato dos Liberais, que talvez saia de algum partido que aparentemente faça crítica ao governo Temer mas também ao PT (talvez até um petista desgarrado).

  9. Dadas as condições, Bolsonaro

    Dadas as condições, Bolsonaro pode muito bem acabar sendo o candidato da direita, apoiado pela mídia corporativa, banqueiros, empresários e evangélicos. Se não houver outro candidato da direita (Huck, Moro, Dória) q rivalize com o candidato da (centro) esquerda, os votos mais liberais começarão a migrar para Bolsonaro. Se o candidato não for Lula, aí talvez fique mais difícil para Bolsonaro. Este precisa de Lula pra ter chances de vencer. O jogo será pesado, muito pesado. Com Bolsonaro vencedor, teremos o Quarto Reich bem aqui no Brasil. Será o Apocalipse, bala pra tudo quanto é lado.

      1. Ditadura???

        Ditadura onde??? Ate o momento tenho todos meus direitos civis respeitado, e se fosse ditadura, seja ela de Direita ou de Esquerda vc não estaria aqui dando sua opnião.

  10. Bolsonaro

    Critério estatístico pífio dessa análise. Onde já se viu diagnosticar um resultado via uma pesquisa pontual realizada no Nordeste. Recife é apenas uma cidade do Brasil, e está longe de representar a verdadeira intenção de voto da nação. O Nordeste sempre tendeu para a esquerda e as estratégias populistas do PT foram bem sucedidas nas regiões menos favorecidas e de menor estudo. Ainda que Bolsonaro não venha a vencer, esse tipo de pesquisa não ajuda em nada. Hoje o Brasil vive o maior processo de corrupção da história da humanidade em que dezenas ou centenas de aliados do Lula saquearam os cofres públicos, vivemos uma estrondosa desigualdade social, a violência no Brasil alcançou patamares alarmantes e muitas capitais brasileiras estão entre as cidades mais violêntas do mundo, o turismo no Brasil continua muito fraco mesmo após a Copa do mundo e Olimpíadas, escolas sucateadas e a saúde pública vergonhosa, o país arrecada um valor altíssimo de impostos e está entre os piores do mundo em termos retorno dos impostos em benefícios ao cidadão. Criar-se uma empresa no Brasil é extremamente difícil, e o Brasil está entre os piores países do mundo para se criar uma empresa. Em contrapartida temos um sistema que protege o trabalhador e dificulta a vida dos pequenos empresários. Resumindo o PT teve 16 anos para melhorar a situação e fez piorar… países de direita como Chile e Perú estão crescendo muito mais que o Brasil, e tem melhorado muito os seus IDHs. Mas mesmo com todos esses problemas a classe pobre que ficou menos pobre nesses últimos anos continua alienada e apoiando  o Lula, mas eles não sabem que o contexto geral do país é gravíssimo. Enquanto o país não adotar uma postura empreendedora e ousar competir como o Dr. Eneas Carneiro propunha, e investir pesado em Educação e Saúde, e segurança, a classe pobre vai ficar menos pobre, a classe média vai se a mais prejudicada, e a classe rica vai continuar super rica … e é isso que vemos hoje, isso é solução para enganar as massas… hoje pode funcionar, mas não mais por muito tempo, graças à tecnologia e velocidade das informações. 

  11. FATO

    Não preciso de muito conhecimento para entender que um voto não aprova projeto… Mesmo que projetos dele fossem para serem votados, por não se dobrar pelos corruptos, que pediam algo para apoia-lo seus projetos não saiam do papel… Não me importa que digam se ganhara ou não, o que importa para mim e que se depender do meu voto ele ganhara sim, e digo mais, irei fazer campanha gratuita como já faço desde que comecei a entender nossa situação de verdade… Essa e a humilde opinião de um eleitor que já esteve em um momento de perigo em seu trabalho, onde dois homens armados me assaltaram e um deles me disse a seguinte frase “SE ACALMA QUE EU ESTOU SÓ TRABALHANDO”.

  12. Bolsonaro, na falta de alguém melhor, vai você mesmo

    Independentemente de “pesquisas”, independentemente de análises de “cientistas políticos”, eu, um mero eleitor ciente de minha limitação teória, vejo Bolsonaro emergindo num ritmo forte como o candidato que mais representa os valores tradicionais. Goste ou não, a população brasileira tende a ser tradicionalista. E, na falta de outro candidato mais forte para representar essa população, Bolsonaro vai surpreender em 2018.

    1. O problema não é ele ser

      O problema não é ele ser tradicionalista. O problema é que o Bolsonaro exagera demais no discurso tradicionalista dele. Nem o Enéas que ele tanto idolatra era radical e intolerante desse jeito. E o Bolsonaro é aquele sujeito que não admite que ninguém seja diferente dele, quer que todos sejam militarizados e que constituam famílias tradicionais e excessivamente rígidas e carolas de igreja. É aquele típico boçal que bate nos filhos por qualquer motivo. Ser enérgico é uma coisa, agora ser psicopata é outra. E no quesito econômico ele seria um desastre. Entreguista e nem um pouco nacionalista. O Enéas se estivesse vivo talvez estivesse se estranhando com as pautas políticas econômicas dele. Enéas defendia a soberania do Brasil, assim como repudiava o imperialismo norte-americano. E chegou até a tecer alguns elogios ao marxismo e pasmem Fidel Castro! Porque esse último nunca se rebaixou perante os EUA. E Enéas foi médico e professor. Homem culto, inteligente sábio. Bolsonaro é apenas um capitãozinho de quarta categoria querendo cantar de general. Se acha o tal mas não sabe dialogar, só sabe berrar e gritar achando que está intimidando o adversário político. E não possui consideração nenhuma pelo povo brasileiro que ele tanto diz defender. Justo quem votou a favor da reforma da previdência? Que adiantou ele votar contra o Temer se ele apoiou as reformas da previdência? E para mim ele só votou contra o Temer para se perfazer diante de seus eleitores e dos novos pobres de direita. O ‘respeito’ dele é só para com a elite e com os empresários que o financiam. Bolsonaro já chegou até a elogiar Hugo Chaves a muitos anos atrás em 1999. Depois começou a se influenciar pelo filósofo da quarta-série o notório charlatão Olavo de Carvalho, aí cada vez mais falava asneiras. E ele diz que “segue as idéias do Enéas Carneiro’. Aonde Enéas estiver deve estar chorando de desgosto por seu fã ser tão entreguista, despreparado, psicopata e idiota ao extremo. Pobres de nós brasileiros que estamos chafurdados nesse lamaçall que a direita nos jogou.

  13. É pra rir? kkkkk

    Oh pesquisa furada do caralho! Realmente semelhante ao que analisavam do Trump. Meu amigo, a pauta que irá eleger Bolsonaro, passando por cima de Lula, Dória ou qualquer outro da esquerda é  a SEGURANÇA PÚBLICA, combate a violência de maneira funcional e não com retórica e projetozinho social falacioso.

    Em 2015 o PT foram mais de 59 mil pessoas assassinadas e em 2016 entregou mais 59 mil homicídios chegando próximo de fechar 60 mil. Basta apostar nesses problemas e mostrar que os outros não são capazes de reduzir esses números e possuem o mesmo discurso, pois todos eles são de esquerda em que as ideias e projetos de combate a violência não funcionam e vem falhando a Décadas, fazendo a violência crescer a cada ano. Vale salientar que em 2016 foi batido o record de 2014 

  14. Representante dos PEDANTES

    Bolsonaro é um PEDANTE que somente sabe falar em matar e destruir esquerdas pois ele é um SOLDADO de INFANTARIA dos Estados Unidos e Israel dentro de nossa Patria…. 

  15. Esse canalha tem seguidores

    Esse canalha tem seguidores neonazistas no twitter. Alguns deles seguem o David Duke ex-membro da Ku-Klux-Klan e nazista assumido. Alguns usam até símbolos do terceiro reich como avatar do twitter. 

  16. O nazismo é tão “de esquerda”

    O nazismo é tão “de esquerda” como acredita o psicopata Bolsonaro que muitos de seus fãs e seguidores no twitter seguem o nazista David Duke em-membro da Ku Klux Klan. E depois do que aconteceu ontem em Charlottesville na Virgínia eu acho que vai pegar muito mal para coxinha afirmar que nazismo é de “esquerda”. Vocês vão publicar alguma coisa aqui? Vocês poderiam também mostrar a contradição das afirmações deles, porque o que se viu ali foram supremacistas brancos fanáticos se confrotando com antifascistas e antiracistas defensores de minorias que esses assassinos covardes tanto repudiam. 

      1. descoberta !!!

        O NAZISMO ERA DE ESQUERDA ? ASSIM…PURINHA ?

        HA, HA, HA, HA, HA, HA, GA,HA

        TEMOS UM CONHECEDOR DE HISTÓRIA INTERNACIONAL…

        PHD…

  17. Essa besta do Bolsonaro não

    Essa besta do Bolsonaro não tem nenhum projeto de governo. O “único” projeto dele é combater o tal kitgay e privatizar todas as nossas estatais. Ah é, e também liberlar o porte de armas para “cidadãos de bem”. Se liberar o porte de armas aí é que o número de mortes aumentará consideravelmente no Brasil. Imagina quantos vizinhos não irão se matar por discussões bestas? Ainda mais levando em conta que aqui em São Paulo está cheios de pobres de direita metido a playboys e valentões que são violentos e adorma se mostrar?

    1. Pra mim ele está certíssimo
      Pra mim ele está certíssimo em querer privatizar essas estatais que não funcionam, na mão do setor privado elas funcionam de verdade e geram crescimento econômico. Menos estado e mais mercado, por favor!

  18. Se não for Bolsonaro, fujo do Brasil

    Sou ex-vizinho de Lula, pesquisador e Docente de Nível Superior, com mais de 40 trabalhos publicados em revistas internacionais em saúde.

    Deixarei minha “estabilidade” profissional em instituição pública de ensino, se o Bolsonaro não for eleito. Já estou me dedicando para tal. Não há nada que me faça crer que o Brasil tem solução. Minha única esperança é o Bolsonaro.

    A propósito dos comentários imbecis acima, sobre o perfil do eleitor de Bolsonaro, digo que já fumei maconha, e bebi pra caralho, quando cursava a faculdade, e tive muitos amigos homossexuais. Contudo, nunca deixei de atender aos meus compromissos, a servir à sociedade. Então, essa história de que eleitor de Bolsonaro é “direitirsta”, e não sei o que mais, é uma PUUUUUUUTTTTTTTAAAAAAAA FARSSSSAAAAA de vocês, irresponsáveis. Vocês são nazistas e ditadores, cambada de vagabundos inúteis.

    1. Para o suposto “bem-sucedido”

      Você é tão “bem sucedido” e “inteligente” que precisa se rebaixar aos palavrões e ofensas para provar seu ponto de vista. De fato, se Bolsonaro não ganhar, estarei torcendo pra que você – e outros tipos intolerantes como você – vão embora daqui. O mi mi mi de vocês já cansou há muito tempo, tão tolerantes e capazes de respeitar a opinião alheia quanto o Estado Islâmico.

  19. Logico que tem chance.

    Logico que tem chance. Primeiro que hoje me dia tem muitos o apoiando e, serão rarissímos militares que não vão votar nele. So se for pra recebermos merda mesmo como premio que ele não ganha

  20. Pois é Adriano. Acho que você

    Pois é Adriano. Acho que você errou feio em sua previsão. Bolsonaro hoje é uma realidade e não apenas um candidato “ficticio” que surgiu e sumiu como você exemplificou.

  21. Se olhar direito vai ver que

    Se olhar direito vai ver que é tudo farinha do mesmo saco! Parecem celebridades brigando pelo Oscar, mesmo elegendo esse ou aquele no fim todos continuam lá, até os sem cargo arrumam uma “teta” na base do troca-favor. O povo nunca vai sair ganhando porque é o povo pobre e necessitado que mantém essa festa rolando, enquanto pagarem os impostos que enchem os cofres eles vão continuar se agarrando à política com todas as forças porque política é dinheiro! Imagina um monte de parente político? Que vida boa, todo mundo na teta! Acham que vão resolver o problema da segurança? Saúde ou educação? Se a sociedade não tiver problemas não rola verba! Tem que ter um motivo para tirar dinheiro do cofre, tem que ter um problema para resolver senão eles se tornam inúteis (mais do que já são) então é preciso criar dificuldades: falta equipamento nos hospitais, falta aparelhagem para a polícia, falta material para a educação e por aí vai. Tudo isso serve para que os “heróis” se apresentem e mexam no dinheiro do cofre, por isso é importante que o povo seja sempre miserável, essa necessidade de um salvador é o que fortalece esses caras. Para mim nenhum presta! Nenhum tem proposta que me interesse, talvez porque não tenho feridas abertas onde eles possam cutucar. Sei que tem gente sofrendo de várias maneiras mas não se pode rezar para o primeiro santo que aparece, ainda mais esses lobos em pele de cordeiros. Enquanto o pobre sorri com uma lixeira em sua rua esses folgados vivem no alto luxo! Enquanto o trabalhador briga para entrar no ônibus esses folgados viajam de jatinho! Enquanto uma vítima de acidente consegue agendar fisioterapia para daqui a seis meses esses canalhas se tratam no exterior com os melhores profissionais e pagando com o dinheiro de quem? Sempre que tem eleição é preciso pensar: quem vai sentar na cadeira desta vez e ficar rico sem fazer nada? Porque é isso que acontece, escolhemos os próximos milionários, entregamos isso à eles de bandeja e ainda aplaudimos nossa própria burrice para passar os próximos quatro anos reclamando e lamentando. Depois é só apresentar uma solução revolucionária e pronto, lá estão os heróis de novo! É tudo farinha do mesmo saco! A prova disso é que depois da eleição eles somem das ruas para sua vida no topo da sociedade, olhando para baixo e dando risada, esperando passar mais quatro anos para uma nova apresentação. Bem vindos ao show!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador