Qual a diferença entre dirigir Uber, criar uma empresa como a Uber e produzir um carro?, por Paulo Gala e Fausto Oliveira

Os setores de alta tecnologia continuam nadando de braçada no que diz respeito a economias de escala e escopo.

Qual a diferença entre dirigir Uber, criar uma empresa como a Uber e produzir um carro? (spoiler: os piores salários estão com quem dirige Uber)

por Paulo Gala e Fausto Oliveira

no blog de Paulo Gala

Precários em sua condição laboral, ganhando menos do que jamais ganharam, vários profissionais brasileiros de alto gabarito dão o testemunho material de como a riqueza econômica ainda reside na produção de bens, serviços e sistemas complexos.

O motorista de aplicativo é o nó pobre numa cadeia que acabou juntando duas expressões da mesma verdade: softwares sofisticados e mapeamento geográfico por satelite + veículos que integram sistemas e componentes cada vez mais complexos.

Os setores de alta tecnologia continuam nadando de braçada no que diz respeito a economias de escala e escopo. De softwares sofisticados e geoposicionamento é quase ocioso falar, pois todos aceitam que são expressão rica da complexidade econômica.

Também é verdade que muitos já se esqueceram da complexidade embutida em um carro (para não mencionar o valor adicionado). O diagrama apresentado acima apresenta os circuitos elétricos integrados num automóvel a combustão convencional. Com o desenvolvimento de novas funções elétricas (desde abertura de janelas até a retroalimentação da bateria por aproveitamento da cinética), um carro se tornou uma somatória de conhecimentos integrados de várias engenharias: mecânica, eletrônica, elétrica e química, tudo isso integrado num design de função e estética de alto padrão.

Deveria ser igualmente ocioso lembrar que a produção de um simples veículo automotor (e sequer estamos falando de veículos elétricos) reúne um tal amálgama de conhecimento e aplicações tecnológicas, que sua capacidade de geração de riqueza em grande volume, alta dispersão econômica e de alta qualificação humana é uma obviedade prática.

2 comentários

  1. Aplicativos seja do que for, não tem como cumprir papel ou preocupações sociais, inclusive porque seus algoritmos prezam produtividade X baixos custos para lidar com concorrentes. Muitos ainda tem dado prejuízos bilionários aos seus investidores. E a massa de terceirizados a prestar-lhes serviços: motoristas, cozinhas, motoboys, tem ficado com o stress, a correria, doenças e riscos ocupacionais e em muitos locais o grande afluxo deles tem trazido a precarização de seus rendimentos, tendo de sujeitar-se a mais horas para ter mesmos rendimentos que há um ano atrás. Cada vez mais se vê notícias de dificuldades aqui e no exterior.

    Lisboa e Porto já têm mais motoristas da Uber do que taxistas. Começam a faltar clientes
    Motoristas TVDE pedem limites. Na região de Lisboa, o número de motoristas TVDE é 32% superior aos taxistas e no Porto a diferença é de 18%.

    https://www.tsf.pt/portugal/economia/lisboa-e-porto-ja-tem-mais-motoristas-da-uber-que-taxistas-comecam-a-faltar-clientes-11829181.html

    https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/da-uber-a-kapten-ha-mais-de-18-mil-motoristas-um-ano-depois-da-lei

    Aplicativos de entrega colocam restaurantes à beira da falência
    http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/2119088-aplicativos-de-entrega-colocam-restaurantes-a-beira-da-falencia

    Restaurantes que têm exclusividade com iFood fazem BO contra UberEats
    Os relatos são que a Uber Eats estaria ofertando, sem autorização, pratos de restaurantes que têm exclusividade com o iFood
    https://mais.opovo.com.br/jornal/economia/2019/11/02/empresarios-denunciam-aplicativo-de-comida-por-uso-ilegal-da-marca.html

    SoftBank deve investir US$ 5 bilhões para salvar WeWork

    https://www.gazetadopovo.com.br/economia/breves/softbank-deve-investir-us-5-bilhoes-para-salvar-wework

    Balanço financeiro do Airbnb mostra prejuízo milionário em 2019
    https://olhardigital.com.br/noticia/balanco-financeiro-do-airbnb-mostra-prejuizo-milionario-em-2019/96701

    Uber sofre prejuízo líquido de US$ 5,2 bilhões – o maior da história da empresa
    https://canaltech.com.br/resultados-financeiros/uber-sofre-prejuizo-liquido-de-us-52-bilhoes-o-maior-da-historia-da-empresa-146295/

    Prejuízo? A mais dura batalha da Uber é contra a Justiça
    https://neofeed.com.br/blog/home/prejuizo-a-mais-dura-batalha-da-uber-e-contra-a-justica/

    “A era do crescimento a qualquer custo acabou”, afirma CEO da Uber
    https://6minutos.com.br/negocios/a-era-do-crescimento-a-qualquer-custo-acabou-afirma-ceo-da-uber/

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome