Rejeição a Temer faz Lula subir nas pesquisas e pesa contra PSDB, por José Roberto Toledo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques/Agência PT

Jornal GGN – Quanto pior a avaliação do governo Temer, melhor é para Lula, que cresce nas pesquisas de opinião a despeito das denúncias da operação Lava Jato. Na visão de José Roberto Toledo, colunista do Estadão, é a rejeição a Temer que explica o crescimento de Lula nas sondagens com vistas a 2018. Por outro lado, o PSDB terá cada vez mais problemas, porque é associado a Temer pelo público. O jornalista também considerou uma hipótese menos provável uma eventual prisão de Lula virar uma barreira para sua tentativa de ser candidato a presidente, agora que o Supremo Tribunal Federal vem cortando as asas de Sergio Moro.

Por José Roberto Toledo

No Estadão

Enquanto o governo e seus aliados pintavam a greve como um protesto contra o fim do imposto sindical, boa parte da sociedade fazia um debate muito mais amplo sobre seu significado. Como há tempos não ocorria, a igreja católica fomentou uma discussão socioeconômica. A conversa extrapolou as bolhas do Facebook e embrenhou-se por homilias e salas de aula. Alunos, pais e professores debateram as causas da greve.

A discussão sobre regras trabalhistas e idade para aposentadoria se estendeu muito além dos microfones do Congresso. O efeito pode ser efêmero, mas talvez os parlamentares tenham que ouvir seus eleitores antes de votarem as reformas. Se isso implicar atraso na tramitação, será outra derrota do governo.

A pressa faz parte da estratégia de Temer. Com apenas 9% de ótimo e bom (no Ibope e agora também no Datafolha), a única esperança de o presidente sair do patamar de impopularidade que empurrou Dilma ao cadafalso político é a votação sumária das reformas no Congresso – em tempo de melhorar o humor dos mercados, incentivar investimentos e a retomada econômica.

Até lá, o desemprego bate recordes. São 14 milhões de , três milhões a mais do que quando Temer assumiu a Presidência. Perderam-se nesse período 1,2 milhão de vagas com carteira assinada, o que significa menos contribuintes para a combalida Previdência. Ainda no campo dos recordes, as contas do governo central tiveram o pior março desde 1997. No meio disso tudo, os ministros do Supremo decidiram que, na prática, seu teto salarial não é mais de R$ 33 mil, mas o dobro.

Só quem mora no Plano Piloto pode achar que nada disso tem consequências políticas. Fazia anos que os promotores da greve de sexta haviam perdido as ruas – para os jovens de junho de 2013 com sua pauta difusa e, depois, para os manifestantes pró-impeachment. Não reconquistaram o protagonismo que tinham antes de o PT chegar ao poder, mas, com a ajuda da recessão, os sindicalistas recuperaram parte da capacidade de mobilização.

Não é coincidência que isso tenha ocorrido ao mesmo tempo em que  Lula cresce nas pesquisas eleitorais. Grevistas e ex-presidente se alimentam da crise. Quanto piores os índices oficiais, mais cai a intenção de voto nos caciques tucanos. Para bem e para o mal, o eleitor associa o atual governo federal ao PSDB. Assim, Lula cresce por osmose: absorve o que os adversários perdem.

Por ora, o único tucano com potencial para estacar o processo é Doria. Projetando a imagem de quem chegou ontem e não tem nada a ver com Lava Jato nem com Temer, ele já supera os outros tucanos nas simulações de primeiro e segundo turno – no Datafolha. Disputa com Jair Bolsonaro (PSC) o papel de anti-Lula.

O cenário muda se Lula não puder ser candidato por causa de uma eventual prisão pela Lava Jato. Essa hipótese, porém, ficou um pouquinho menos provável, graças a uma decisão do Supremo. Sob a liderança de Gilmar Mendes, a Segunda Turma do tribunal soltou Eike Batista e dois outros detidos pela Polícia Federal: José Carlos Bumlai, o amigo de Lula, e João Carlos Genu, o ex-tesoureiro do PP. Foi uma poda no juiz Moro. Pode-se não acreditar em bruxarias de bastidores, pero que las hay, las hay.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PSDB descendo a ladeira

    Mais importante que a rejeição a Temer é sabermos que o PSDB está descendo a ladeira. Para mim, esse é o pior partido entre os que possuem representação no Congresso. Não consigo enxergar, em sua bancada, nenhum Senador ou Deputado que deseje o melhor para o país e seu povo. Chega a ser surreal essa constatação.

  2. PSDB descendo a ladeira

    Mais importante que a rejeição a Temer é sabermos que o PSDB está descendo a ladeira. Para mim, esse é o pior partido entre os que possuem representação no Congresso. Não consigo enxergar, em sua bancada, nenhum Senador ou Deputado que deseje o melhor para o país e seu povo. Chega a ser surreal essa constatação.

  3.  Aberração Temer: falsas

     Aberração Temer: falsas esperanças que refletem análise (?) macroeconômica tosca.

    A frase que destaco abaixo é, a meu ver, correta, pois corresponde ao que o governo pensa, e reveladora da indigência intelectual da Aberração Temer e de sua equipe econômica:

    “…a única esperança de o presidente sair do patamar de impopularidade que empurrou Dilma ao cadafalso político é a votação sumária das reformas no Congresso – em tempo de melhorar o humor dos mercados, incentivar investimentos e a retomada econômica.”

    A cada vez mais problemática aprovação das reformas poderá até melhorar o humor dos mercados [financeiros], mas não implica aumento dos investimentos e retomada econômica. Os economistas neoliberais a serviço do mercado financeiro reduziram as complexas decisões de investimento a uma questão de confiança. A “fada da confiança”, que nunca teve sustentação teórica e empírica robusta, já foi desmoralizada por muitos estudos (é só fazer uma pequena pesquisa na rede para encontrar as referências). O máximo que as reformas poderiam trazer seria um pequeno “voo de galinha”, mas mesmo isso é altamente improvável.

    A frase que destaquei poderia ser complementada pelo artigo desse impagável Vinícios Mota hoje na Folha. Julga o sujeito que a esperança da esquerda é derrotar as reformas, pois a não aprovação impediria a superação da crise pelo atual desgoverno. Um tolo e ignorante.

    Que o golpismo tenha depositado – e continue a depositar – suas esperanças em tamanha falácia, é revelador da absoluta falta de um projeto econômico e político minimamente consistente. Felizmente, os golpistas começam a pagar o preço do mal que fazem ao Brasil. A começar pelo PSDB, que caminha a passos largos para a extinção – em particular, é altamente reconfortador assistir o colapso do que restava de prestígio e respeitabilidade moral do político mais nefasto da história da nova república, o FHC.

  4. É-me tremendamente

    É-me tremendamente inapreensível as razões pelas quais a maioria dos articulistas da mídia – sejam a favor, contra ou neutros com relação a Lula – sempre apelam para a possibilidade deste ser preso sem explicitar as razões jurídicas para tal; como se não houvesse um processo nem os códigos que o dão consequência. Ou, o que é a mesma coisa, tudo dependesse do arbítrio de um rapaz premiado pelo Globo com as iniciais SM. 

    Esse abestado também já caiu nessa esparrela. Mais adequado do que apelar para um determinismo arbitrário seria conjecturar se o magistrado que preside a lide terá a coragem de afrontar o Direito Positivo e a sua própria consciência como tal. 

    Mas isso ao cabo e ao final não seria a mesma coisa? Não. Mesmo desconfiando da parcialidade e da responsabilidade enquanto magistrado do Juiz Moro, ao anteciparmos juízos estamos simplesmente jogando na lata do lixo a própria consciência jurídica e a confiança no Direito como mediador de contenciosos. 

    Lula poderá ser preso, sim, se cumpridos todos os pressupostos legais, a começar por uma condenação transitada em julgado(esgotadas todas as instâncias), excluídos por consequência qualquer outras motivações. 

    Essa tática da inevitabilidade serve muito bem mesmo é para manipular as consciências dos incautos, incitar os mal intencionados e analfabetos funcionais. 
     

  5. muito me encucam estas análises…

    principalmente as que deixam a entender que o mercado é muito maior do que a sociedade

    com rejeição enorme, o que o golpista Temer precisa fazer é ter medo da pressa

    a não ser que considere que é politicamente correto agradar a poucos para prejudicar muitos

    ou Temer sempre foi tucano?

    1. outra que me encuca…

      o fato de nenhum dos analistas amarrados nunca ter aventado a possibilidade de Lula estar crescendo justamente por estar sendo perseguido ou marcado pelo Moro

  6. estadinho no pinel

    O grande Presidente Lula sobe nas pesquisas tendo como fator a rejeição ao Lula?

    O grande presidente Lula é apenas isto?

    O prefake, imaculado de acusações não deveria ter 171% das preferencias?

    Prezado jornalista do estadinho vá……

  7. A maior mentira ou uma fantástica burrice é achar que o ……..

    A maior mentira ou uma fantástica burrice é achar que o investimento irá brotar quando forem instituídas as reformas!

    O que está escrito no artigo do Estadão, que:

    “…..a única esperança de o presidente sair do patamar de impopularidade que empurrou Dilma ao cadafalso político é a votação sumária das reformas no Congresso – em tempo de melhorar o humor dos mercados, incentivar investimentos e a retomada econômica.”

    Este jornalista trabalha em duas bases TOTALMENTE EQUIVOCADAS:

    – Primeiro não é a oferta que gera a demanda, principalmente em economias deprimidas. O Japão é um exemplo clássico desta situação, apesar da taxa de juros no Japão ser NULA (ZERO, MESMO) a dívida japonesa não para de crescer, atingindo no fim de 2015 ao inimaginável patamar de 245% do PIB! Aqui no Brasil e parece que no resto do mundo não estão se dando conta da bomba relógio que causa isto, a Toshiba está entrando em concordata e leva junto a Westinghouse Electric que já entrou em concordata e avaliam os diretores da Toshiba que o buraco é de no mínimo US $ 6,4 bilhões (http://money.cnn.com/2017/03/29/investing/westinghouse-nuclear-bankruptcy-toshiba/index.html?iid=EL), ou seja, o Japão onde não há falta de investimentos ou de indústrias para produzir NÃO TEM CONSUMO (população em queda e diminuição do consumo).

    Se transladarmos para o Brasil o movimento será semelhante, com o consumo deprimido, com o mercado externo paralisado, não há a mínima condição para investir.

    – O segundo fator que não é levado em conta é a capacidade ociosa da indústria brasileira, que mesmo com uma pequena retomada na economia não gerará investimentos para máquinas e equipamentos e contratação de mão de obra.

    Ou seja, a reportagem é mais um dos lixos produzidos por aqueles que escutam demais as besteiras do governo especialmente as IDIOTICES do Meirelles.

  8. O estadão é um panfleto

    O estadão é um panfleto golpista, cujos proprietários os “mesquitas” são aliados dos “marinhos” da globo, dos “frias” da folha de sao paulo, dos “civitas” da veja e de todas as emissoras de TV e demais revistas / jornais da grande imprensa do Brasil. São ditadores por excelência, e quando a situação no país começa a  ter fortes tendencias democráticas com melhoras sócio econômicas, êles aplicam golpe de estado para colocar o país sob regime ditatorial e assim derrubarem o povo em benefício próprio. Esses caras são extremamente poderosos, e chegam a cometer crimes se assim o acharem necessário, diria o ex-estorvo Teori,  a exemplo do jornalista Vladimir Herzog assassinado com participação deles e execução dos carrascos militares / policiais. Hoje, substituiram as torturas físicas por duríssimas torturas psicológicas visando confissões do tipo “urubú é loro”, aplicadas pelo demotucano golpista moro, que de juiz não tem absolutamente nada, mais parecendo uma estrela de boate da rua Major Sertório, ao lado de sua escórte-guél. Nós e muitos familiares dos assassinados e desaparecidos da outra ditadura, a de 1964, desejamos a todos os golpistas do golpe de 2016 a mesma morte sofrida por nosso querido Jornalista Vladimir Herzog que tornou-se simbolo dessa luta das familias de milhares de assassinados. Vlad está no céu, e os golpistas vão pros inférnos.

    Resultado de imagem para vladimir herzogResultado de imagem para vladimir herzogResultado de imagem para vladimir herzog

  9. Estadão é da gangue né

    Estadão é da gangue né pessoal. É da gangue da grande imprensa golpista de criminosos encabeçados pela globo né. Esses caras sabem reconhecer talentos, de longe. Vivem comprando esses talentos para sobreviverem, é o negócio deles. Eles em sí são uns bóstas, só sabem formar máfias para roubar. Eles reconhecem o talento inigualável de Lula, mas como não conseguiram comprá-lo até hoje, o atacam para destruí-lo, assim como fazem com a valorosa Dilma Roussef, Zé Direceu e tantos outros que eles morrem de inveja, alem de tudo. Percebam como êles afirmam que Lula cresceu por causa da queda do inigualável monte de mérda deles, o temer! Jamais reconhecerão o talento e o valor de Lula! Para êles Lula só cresceu e apareceu por causa da queda duns e de outros! Para êles os bons são só os seus comprados, como o dória por exemplo. Abaixo e cadeia para os golpistas ditadores da máfia fernando henrique cardoso clinton e toda a sua gangue demotucana peemedebista! Que devolvam os nossos 55 milhões de votos e nossa democracia, e que enfiem a ditadura dêles nos respectivos rabos!

     Resultado de imagem para ditadura militar folha de sao paulo no brasil imagensResultado de imagem para ditadura militar folha de sao paulo no brasil imagensResultado de imagem para ditadura militar folha de sao paulo no brasil imagensResultado de imagem para ditadura militar folha de sao paulo no brasil imagens

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador