Também os anões começaram pequenos, por Arkx

também os anões começaram pequenos

por arkx

09/06/2016

no longínquo ano de 1993, agora tão presente no impasse da crise atual, o escândalo dos anões do orçamento (link) é o gênesis do pacto de governabilidade agora demolido pela Lava Jato. Lula e o PT optaram então pelo conchavo de cúpula, por julgarem ser inevitável sua vitória nas eleições do ano seguinte. esqueceram de combinar com FHC e o Plano Real…

apesar de usarem cartões premiados da Loteria Federal para legalizar as comissões recebidas, a sorte grande vinha mesmo é do propinoduto das empreiteiras. qualquer coincidência com o esquema investigado pela Lava Jato é muito mais do que mera semelhança.

naquela época, como nos muitos casos subseqüentes, a casa trincou, mas logo a solução à la Brasil se impôs para a salvação nacional das oligarquias e dos poderosos caciques parlamentares. algumas poucas cabeças foram decepadas apenas para manter intacto o organismo de um sistema político irremediavelmente contaminado.

agora, com a crise agigantada e com todas as pontes de acordo demolidas, as fissuras se expandem por inteiro na estrutura de poder erguida com a Nova República. o ultimato do PGR ao STF é mais uma explosão da demolição controlada do sistema político-partidário. a delação premiada de Eduardo Cunha será a pedra lapidar das instituições do país: Executivo, Legislativo e Judiciário enterrados na vala comum da lumpen plutocracia brasileira (link).

os 13 anos de lulismo deveriam ter sido a paciente e cronometrada, minuciosa e determinada, corajosa e astuciosa, reengenharia de um novo pacto político de uma nova estrutura de poder. mas Lula se dedicou a desperdiçar seu prestígio e popularidade em postergações, hesitações, meias-medidas, apaziguamentos, conciliações, conchavos, recuos e capitulações voluntárias.

Dilma parece ter finalmente assumido: entre se manter indefinidamente paralisada por uma teia de laços tóxicos é menos pior parar de inutilmente tentar que todo o edifício venha abaixo.

“De repente, surgiu ao longo do caminho uma luz estranha, e eu me voltei para ver donde poderia ter saído uma claridade tão insólita, pois atrás de mim só havia a mansão com suas sombras. O resplendor vinha de uma lua no ocaso grande e cor de sangue, que agora brilhava vivamente através daquela fenda antes apenas perceptível, da qual eu disse que se estendia desde o telhado do edifício, fazendo ziguezague, até ao alicerce.”

“A Queda da Casa de Usher”, Edgar Allan Poe

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por muitas vezes fiz duras

    Por muitas vezes fiz duras críticas ao Lula por não ter tomado medidas para estancar a corrupção que certamente já existia quando tomou posse.  conitnuo com as críticas, mas elas não são tão duras.  Isso porque não temos ideia do que deve ser o poder presidencial e todas as forças  a serem mexidas.  Pode ser mexer nestas forças significa não poder  governar, como aconteceu com Dilma.  Uma coisa me parece certa,  o sistema funciona sozinho, parece que é difícil detê-lo.

    1. O sistema não funciona sozinho.

      Ele não é autômato, certamente. Muitos tentáculos dominam o esquema. Mexa com um tentáculo, os outros sete te agarram e te consomem. Imagino que seja mais ou menos isso, nessa minha alegoria mirabolante para descrever o que seria este esquema do mal. A Dilma que o diga quando cutucou um dos tentáculos.

    2. o nome da hidra

      “Tem um grau de financeirização na economia brasileira, em que todos os setores têm interesses. Havia, e acho que isso ficou patente, uma grande resistência à queda da taxa de juros.”

      Dilma Roussef, em entrevista a Luis Nassif – veiculada em 10/06/2016 (link)

      Ritinha e Roberto Monteiro,

      a hidra de muitos tentáculos tem um nome: financeirização da economia (link). mesmo as empresas do setor produtivo obtém grande parte de seus resultados através de operações no mercado financeiro. foi por este motivo que várias grandes e média empresas brasileira quebraram na crise de 2008, sendo socorridas com dinheiro público pelo BNDES. este é o nó amarrando o desenvolvimento com inclusão social: economia sendo parasitada pelo rentismo.

      abraços

      .

  2. errata! falha nossa

    Dilma parece ter finalmente assumido: entre se manter indefinidamente paralisada por uma teia de laços tóxicos é menos pior parar de inutilmente tentar que todo o edifício não venha abaixo.

  3. Qual é a fundamentação, cumpadi?

    Eu gostaria de saber em que estudos, em quais conhecimentos de que ciência, um cidadão tem a pretensão e ousadia de afirmar o que traz esse texto, no trecho:

    (…)

    os 13 anos de lulismo deveriam ter sido a paciente e cronometrada, minuciosa e determinada, corajosa e astuciosa, reengenharia de um novo pacto político de uma nova estrutura de poder. mas Lula se dedicou a desperdiçar seu prestígio e popularidade em postergações, hesitações, meias-medidas, apaziguamentos, conciliações, conchavos, recuos e capitulações voluntárias.

    (…)

    Parece de uma ingenuidade galaxial imaginar que um partido, e alguns políticos extraordinários, por mais luminares e brilhantes que fossem, poderiam em apenas alguns anos enfrentar e abalar o pacto de impunidade celebrado entre as elites e judiciário, indutor e sustentáculo de todas as corrupções, de todos os tempos, construído desde os tempos de Getúlio, como nós podemos perceber claramente só agora, porque é revelado nas entrelinhas das tabelinhas vistas no bate bola entre Globo e judiciário (e seus penduricalhos, MP, PF e escumalhas).

    Não, meu caro e incauto comentarista. O causo não é tão simples assim. Tem que ser estudado com uma certa metodologia científica e algum preparo e muita pesquisa, para, só então, pensar em ousar sair por aí elaborando teorias mirabolantes e absolutamente insustentáveis.

     

     

     

    1. pretensão e ousadia

      ->”poderiam em apenas alguns anos enfrentar e abalar o pacto de impunidade celebrado entre as elites e judiciário,”

      em “apenas alguns” 13 anos o lulismo indicou 8 dos atuais 11 membros do STF. de fato, é mesmo muita ingenuidade não compreender até que ponto foi o fracasso e a degradação do lulismo. para os que ainda não compreenderam, talvez despertem do sono pesado do culto à personalidade com o estrondo final da queda da casa do lulismo.

      como não sou chegado a “teorias mirabolantes”, está em cima da hora de minha ida para as manifestações de hoje contra o golpimpeachment: “Fora, Temer!”

      ,

  4. Carai, até no “Escândalo dos anões do orçamento” o PT tem culpa?

    Carai, até no “Escândalo dos anões do orçamento” o PT tem culpa?

    Segundo o articulista: “[…] no longínquo ano de 1993 […] o escândalo dos anões do orçamento (link) é o gênesis do pacto de governabilidade agora demolido pela Lava Jato. Lula e o PT optaram então pelo conchavo de cúpula […]”.

    1. antes tarde do que mais tarde

       > “Carai, até no “Escândalo dos anões do orçamento” o PT tem culpa?”

      ué?! não sabia? então procure conhecer melhor o que aconteceu na última semana do segundo turno das eleições de 1989. seja como for, não dá mais prá dizer que não se sabe como Fachin virou Ministro do STF, e não Aragão (link). e também como Paulo Lacerda e Protógenes foram degolados em troca do acordo com a Veja e Gilmar Mendes. a casa do lulismo caiu.

      .

  5. Assino embaixo Ritinha.
    A

    Assino embaixo Ritinha.

    A grande falha do PT foi não enfrentar as oligarquias, mas pergunto se não teria sido poir enfrentá-las e não poder ter feito nenhuma das mudanças introduzidas, mesmo que ainda suficientes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador