TCU quer colaborar com o impedimento de Lula, por Tereza Cruvinel

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – A jornalista Tereza Cruvinel publicou nesta quinta (7), no Brasil 247, que se o TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) não julgar Lula a tempo de impedir sua candidatura para 2018 – o que é improvável -, o petista deve ser inviabilizado por outro meio, já que o Tribunal de Contas da União estuda abrir uma ação contra ele, por causa de projetos de 2010.
 
“Segundo a Folha de S. Paulo, uma auditoria do tribunal está responsabilizando o ex-presidente pela liberação de recursos, em 2010, para obras da Petrobrás cuja suspensão havia sido pedida ao Congresso. O TCU examina a possibilidade de abrir um processo contra Lula por crime contra o orçamento, o que pode resultar na inelegibilidade”, resumiu a colunista.
 
 
Por Tereza Cruvinel
 
No Brasil 247
 
Surge na praça um candidato a algoz-auxiliar de Lula, o TCU. O TRF-4 está pisando no acelerador para condenar o ex-presidente em segunda instância, impedindo sua candidatura, mas caso não consiga julgar os recursos em tempo, pode haver uma segunda via de inabilitação. O TCU parece interessado em colaborar com o tapetão, tornando Lula inelegível pela via administrativa. Segundo a Folha de S. Paulo, uma auditoria do tribunal está responsabilizando o ex-presidente pela liberação de recursos, em 2010, para obras da Petrobrás cuja suspensão havia sido pedida ao Congresso. O TCU examina a possibilidade de abrir um processo contra Lula por crime contra o orçamento, o que pode resultar na inelegibilidade. Obviamente isso também seria objeto de batalha judicial mas seria um complicador a mais para a candidatura hoje favorita de Lula, que bate todos os concorrentes em diferentes cenários de segundo turno, conforme recente pesquisa Datafolha.
 
Em 2009, o TCU recomendou à Comissão Mista de Orçamento que bloqueasse, no orçamento de 2010, recursos para algumas obras da Petrobrás  que apresentavam indícios de irregularidades, como o Comperj e a refinaria do Paraná, a Repar.  A comissão acolheu a recomendação ao aprovar a LOA, lei orçamentaria para 2010, mas ao sancionar o projeto Lula vetou a decisão, acolhendo pareceres dos ministérios do Planejamento e de Minas e Energia. Eles alegaram que a interrupção das obras, além de sacrificar 25 mil empregos, trariam prejuízos da ordem de R$ 268 milhões. A interrupção de uma obra gera custos com indenizações, desmobilização de equipamentos, ruptura de contratos e a degradação da parte da realizada. Todo mundo sabe que obra parada é prejuízo para o Estado.  O TCU nunca engoliu este veto.
 
Passados sete anos, e com o ex-presidente agora favorito para a disputa presidencial, embora enfrentando o risco da inabilitação por força da Lava Jato, o TCU ressuscita o assunto. A auditoria diz que o veto afrontou a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e representou usurpação de competência do Legislativo. A lei das inelegibilidades impede a candidatura de gestores que tenham tido contas rejeitadas ou tenham sido condenados pelo TCU por irregularidades administrativas ou na execução orçamentária.
 
Não surpreende, vindo de um TCU que teve papel crucial no êxito do golpe de 2016, que depôs a presidente eleita Dilma Rousseff. Primeiramente o tribunal apontou “pedaladas fiscais” no ano de 2014. Mas, como até Eduardo Cunha admitiu que ela só poderia ser processada por crimes de responsabilidade ocorridos no exercício do mandato, o tribunal correu e providenciou documento apontando pedaladas também em 2015, ou seja, no mandato que estava em curso. E com isso, Cunha pode acolher o pedido de impeachment e o resto é História.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Inabilitação de Lula no TCU

    A não ser que seja um processo relâmpago, o que escanaria seus fins escusos, não haverá tempo hábil  para inabilitá-lo por essa via.

    1. Mas foi (e é) para isso que o

      Mas foi (e é) para isso que o golpe ocorreu. Tudo é possível acontecer, porque querem Lula fora da disputa a todo custo. Quando o gilmar mendes impediu Lula de ser ministro do governo Dilma, sinalizou isso, que qualquer que seja a possibilidade de Lula no governo deve ser combatida, seja como ministro ou como presidente da república.

  2. Isto é tema p/ uma propaganda do PT em 2018

    O PT não precisa mais contratar gênios marqueteiros por  fortunas. É só mostrar às injustiças e reclamar que não agem assim contra o PSDB, Temer e cia.

    Tem que mostrar essas coisas que o TCU e os ministros que tão cheios de acusações contra eles. E lembrar que no governo do PT, um petista foi condenado por uma teoria que nunca + foi usada contra nenhum político. E não usaram a teoria nem contra 1 político por tráfico de droga, mesmo ele sendo dono de helicóptero cheio de cocaina, chefe do piloto e dono do local que partiu o helicóptero; e (dizer debochando) que a Domínio de Fato só deve ser usada contra o Lula.

  3. Enquanto isso o advogado

    Enquanto isso o advogado filho do presidente do TCU , apontado por varios delatores  como lobista de empreiteias no referido Tribunal, teve seu processo arquivado no mesmo TCU na semana passada , pouco ou nada foi investigado apesar das delações vindas de varios lados.

  4. isso só vai expor o TCU

    eles ainda não aprenderam que enfrentar Lula é chamar a atenção contra si próprio e colocar luz nas trevas. Todos que enfrentaram Lula até agora estão perdendo muito, vão vair um por um. Luiz: combatente Glorioso, famoso na guerra!

     

  5. isso só vai expor o TCU

    eles ainda não aprenderam que enfrentar Lula é chamar a atenção contra si próprio e colocar luz nas trevas. Todos que enfrentaram Lula até agora estão perdendo muito, vão vair um por um. Luiz: combatente Glorioso, famoso na guerra!

     

    1. Mas, vale a pena pra eles!

      O TCU ajudou a tirar a Dilma, mesmo tendo membros com acusações e provas que cometeram crimes.

      Então, vale a pena pra quem tá no TCU expor publicamente os crimes que fizeram p/ tirar o Lula.

      Só resta torcer p/ aparecer uma prova cabal, como o Trust do Cunha, p/ pelo menos caírem depois.

      Otimismo, o BR dá 10 passos p/ trás, mas dá 1 p/ frente.

      *Eu não sei se a frase acima é sarcástica; irônica ou c/ humor negro. Rsrs

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador