Tratamento a Cabral poderá derrubar diretor da Polícia Federal, por Sidney Rezende

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução/TV Globo

Por Sidney Rezende

No SRzd

O tratamento dado ao ex-governador Sérgio Cabral, algemado nas mãos e nos pés, foi autorizado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia? Sim, foi. Então, ele viverá uma semana infernal e, se o presidente Michel Temer mantê-lo no cargo, o caso entrará para a história como mais uma das barbaridades cabais de abuso de poder.

O tratamento dado ao ex-governador Sérgio Cabral, algemado nas mãos e nos pés, foi determinado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia? Não, não foi. Ele desconhecia completamente o ocorrido. Embora, evidentemente, alguém tomou a decisão.

Sendo assim, ele (Segóvia) viverá uma semana infernal, pois dele será cobrado esclarecimentos sobre o ato. A parte mais esclarecida da sociedade brasileira – e os formadores de opinião estrangeiros – irão dar a dimensão do espanto diante de um ato completamente além do que se espera de uma autoridade numa democracia.

O presidente da República, Michel Temer, e a procuradora-geral da República do Brasil, Raquel Elias Ferreira Dodge, não escaparão de questionamentos sérios. O raciocínio aqui exposto não é excludente e nem complacente com os crimes praticados por Cabral, e, sim, sobre como as leis do país serão cumpridas por todos. Inclusive, as autoridades. Sabe-se o risco de, por aceitação bovina, podermos permitir o enraizamento do estado policial.

Lembra-se do que disse, e entrou para história, o vice-presidente Pedro Aleixo? Em 13 de dezembro de 1968, quando o governo Costa e Silva impunha ao país o Ato Institucional nº 5, uma das maiores barbaridades jurídicas testemunhada pelo país, Aleixo foi o único a discordar dos termos da regra do regime de exceção.

Com candura e firmeza, Pedro Aleixo conseguiu ser sábio? “Mitou”, pelo linguajar de hoje. “Presidente, o problema de uma lei assim não é o senhor, nem os que com o senhor governam o país. O problema é o guarda da esquina”, vaticinou.

A Súmula vinculante 11 proíbe o uso de algemas em casos como o de Sérgio Cabral, pois o preso não ofereceu qualquer risco a terceiros. Desnecessário. Ato exibicionista e infantil dos agentes que o escoltavam.

Meus amigos, Cabral roubou, desviou, sacrificou pessoas que de suas decisões dependiam um futuro melhor. De fato. Já foi até condenado em primeira instância por muitos destes descaminhos. Pois que ele pague, e esperamos que cumpra pena pelos crimes pelo tempo de entender que nunca mais deve praticá-los, e que a justiça, isenta – e não partidária -, exercite o seu dever de ofício. Mas permitir que a polícia da esquina pose de ninja e justiceira, existe um abismo. A condenação ao ocorrido precisa vir de cima.

O presidente Temer, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o diretor da PF, Segóvia, e a doutora Dodge têm uma extraordinária oportunidade de colocar as coisas nos seus lugares. A lei, senhora e senhores, é para todos. Não é que a turma da Lava-Jato vive dizendo? Não temos bandidos de estimação, não?

Li em algum lugar um senhor dizendo:”O corrupto é o mais violento e covarde de todos os criminosos. Tecnicamente não poderia estar algemado, mas toda execração pública é pouca diante da humilhação que este cidadão e sua quadrilha vêm impondo aos servidores públicos estaduais, às vítimas da falta de atendimento médico nos hospitais e à população do Estado do Rio de Janeiro de um modo geral”. Entendo.

Mas quando os guardas da esquina resolverem abordar uma pessoa honesta e séria como presumo ser este senhor e outros tantos milhões de brasileiros, e ali decidir dar um rumo à suspeita deles, atropelando leis, quaisquer que sejam, de que adiantarão a existência de regulação civilizatória, advogados de defesa, direitos humanos e respeito a todos antes do julgamento?

Nada. Pois o guarda da esquina faz tudo até onde lhe permitiram. Se o próximo passo for “tá liberado”, veste sua touca de ninja, taca o seu cassetete, meta sua algema, use o saco plástico na vítima, e vamos que vamos. Se morrer inocentes, dê uma mexidinha no ombro e encerra o assunto: “foi mal”.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nao entendi nadinha.  Esse

    Nao entendi nadinha.  Esse assunto eh pra abafar o espancamento de Garotinho -ao que tudo indica a pedido- ou pra abafar que o presidio esta fazendo favores cenicos com as cameras em beneficio de Cabral?

    1. Tudo junto e misturado

      Porque, à diferença de 1964, este golpe não possui hierarquia e cada corporação sócia da empreitada age como quer.

      1. MUITO obrigado, cara!!!!  So

        MUITO obrigado, cara!!!!  So agora entendi que isso foi uma ameaca do “presidio” ao chefe ‘s PF!!!!

        Aonde chegaram as coisas no Brasil, gente??????????

  2. Polícia Federal midiática, justiça midiática,

    Polícia federal midiática, justiça midiática, o Brasil é um grande circo com palhaços de toga, palhaços de preto e de touca ninja, palhaços ladrões que afirmam serem honestos, só não tem mais nenhuma graça.

  3. Que significa uma Súmula Vinculante do STF?

    Que significa uma Súmula Vinculante do STF diante da discricionariedade absoluta do guarda da esquina? Como entender essa hierarquia jurídica em tempos como os atuais, senão rememorando Pedro Aleixo?

  4. Trataento a Cabral

    Infelizmente no Brasil de hoje, que não é democrático, não vai acontecer nada. Fica o Ministro da Justiça, o Diretor da PF, o MPF, o STF, etc, etc. E reza para que não sejamos perseguidos como de 1968!!!

  5. Foi um golpe de estado “com o
    Foi um golpe de estado “com o STF com tudo”, mas agora nem mesmo a PF respeita a jurisprudência vinculante do Tribunal. Em breve veremos juízes ladrões (que ganham salários acima do teto) sendo algemados e arrastados para as prisões. Bem feito.

  6. Sonhar (e lutar) é preciso !!

    Com a volta da democracia, o Governo Lula deveria tomar, dentre outras providências urgentes, as seguintes medidas:

    a) Nomear o Eugênio Aragão como ministro da justiça com a determinação de desfascistar todas as polícias .

    Que tal indicar como diretor geral da PF o Dr.Armando Coelho Neto ? 

    b) Nomear o Almirante Othon Pinheiro como Ministro das Minas e Energia com a determinação de anular todas as ações  cometidas pelos bandidos entreguistas nas áreas do petróleo, gas, construção naval e energia nuclear .

    Dar total liberdade para que o Alm.Othon nomeie oficiais militares LEGALISTAS para as direções da Petrobras, Eletrobras, Eletronuclear etc…

    c) Nomear o ótimo Celso Amorim como Ministro das Relações Exteriores com a determinação de desfazer os acordos criminosos assinados pelos bandidos que sequestraram o Brasil em 2016 .

    Criar uma força tarefa internacional liderada pelo Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães para recuperar a imagem do Brasil no exterior . 

    d) Nomear o Lindbergh Faria como Ministro das Comunicações com a incumbência de democratizar as comunicações .

    Formar uma força tarefa com jornalistas independentes, lideranças sociais, trabalhistas e acadêmicas para a criação de emissoras de rádio e TV públicas, bem como impulsionar financeiramente as mídias sociais DEMOCRÁTICAS .

     

    1. Outras duas importantes medidas para retomar o Brasil :

      a) Nomear o Procurador Cláudio Fonteles como assessor especial para assuntos jurídicos e institucionais .

      b) Nomear o ínclito Delegado Paulo Lacerda como Diretor Geral da ABIN .

    2. Eugênio Aragão para STF ou PGR

      Discordo apenas da posição para a qual Aragão tem que ser nomeado. Não deveria ser Ministro da Justiça mas Procurador Geral da República ou Ministro do STF.

      1. Complementando o meu sonho…

        Teríamos uma limpeza total na câmara federal e senado com a eleição de parlamentares menos desonestos, que ajudariam o poder executivo na implantação de uma reforma constitucional extinguindo ou reformulando todos os supreminhos, pgr, tcu etc…

        O ótimo Eugênio Aragão não merece fazer parte daquele ninho de ratos .

         

  7. Segovia e Dodge pertencem a mesma corporação

    Assim veremos discursos querendo demonstrar que o espetáculo, não era um espetáculo, que a cena não era ultrajante, desrespeitosa com os cidadãos.

    É uma exploração barata dos baixos instintos, estimulando os que não  acreditam que ver tolhida a liberdade de ir e vir, isto é o o confinamento  já é uma punição. Todo o restante é apenas sadismo e exploração midiática. E o objetivo é um só destruir moralmente todos os brasileiros.

  8. tratamento…..

    Bandidolatria não produz mais eco. Esta estória de não algemar certos bandidos só aconteceu depois da 1.a prisão de Paulo Maluf e seu filho. Então ninguém se levantou contra tal afronta. Quando prendeream os criminosos condenados José Dirceu e José Genoino, puderam desfilar livremente. Estamos falando de criminosos condenados. Assim como Cabral. Onde está todo dinheiro roubado, junto com milhares de vidas que se foram por falta de investimentos em saúde, segurança, infraestrutura, por que este dinheiro foi roubado? Entendemos por que somos a Referência Mundial da Bandidagem Entre 30 filmes produzidos internacionalmente, em 28 deles, o melhor lugar do planeta para um criminoso fugir era o Brasil. O único erro em algemar um preso é isto não ser obrigado para todos. Existem presos e presos. 80% são pobres e não tiveram direito nem a julgamento, no país do ‘transitado e julgado’. Mostrem as condições de vida nas favelas cariocas. O Brasil é de muito, mas muito, mas muito fácil explicação. Vai ser Hipócrita lá em Pindorama !!!!

  9. Troféu holofote

    É impressionante como são fabulosas e cinematográficas, as operações da PF contra aqueles que elas consideram como o seu troféu e não contra aqueles que deveriam ser tratados como acusados ou condenados.

  10. Influência dos filmes de guerra ao terror.

    O perigoso terrorista da Al Qaeda é transferido para Guantânamo, escoltado por marines ninjas fortemente armados,

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador