Tudo leva a crer que o desespero tomou conta de vez da trincheira governista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Conde de Rochester

Comentário referente ao texto “Na política, uma semana do cão”

Se a defesa do governo continuar seguindo esta linha, tudo leva a crer que o desespero tomou conta de vez da trincheira governista.

Ataque ad hominem vem sendo amiudemente utilizado subestimando a inteligência de quem le.

Será que a ficha não caiu? Que para o povão este tipo de defesa não tem o menor significado?Insistir em vitimizar os inocentes integrantes do partido dos trabalhadores é uma manobra que beira o ridículo. Isto daria certo se contassem com a blindagem da mídia com a que conta o psdb. No caso do pt este tipo de manobra é tiro dado a esmo, não acerta alvo algum e pior, tem muita possibilidade de se tornar fogo amigo.

Esta claro que nesta confusão toda, e um claro indicio de que a historia se repete em ciclos, que não existe inocente algum. `lobo querendo devorar lobo. Não adianta insistir que o lobo mau além de comer a vovozinha, ta louco pra pegar a menininha.

Marcou bobeira dançou. Teve flagrante, dançou. Foi escrachado pelos jornais, dançou.

A coisa ta feia. Tudo leva a crer que a melhor das hipóteses para o governo, é que a coisa toda flua caoticamente sustentada por um período de estagnação e que com isto satisfaça a sanha da oposição em chegar ao poder.

O problema é que a sanha da oposição foi atiçada de tal maneira, que agora fica difícil contenta-la com algum bocado que a amanse, dando uma certa trégua para se reagruparem.

O PT quis ser tão profissional e esperto quanto às antigas raposas da política. Acabou se aliando a elas e, agora, acabou sendo dominado por elas. Até fogo amigo o PT está sofrendo. Até as camadas pobres, que mais precisariam do PT, parecem não enxergarem mais, nesse partido, a sua verdadeira redenção.

A saída seria um confronto direto contra os adversários, a oportunidade da dilma ter incorporado o personagem populista que a favorecesse passou, vem se materializando um perfil equidistante, auto suficiente e de vitima.

Dramatico, mas lembra muito o jogo do brasil contra a alemanha na copa.Qual o desfecho disto tudo?

Qual o desfecho disto tudo?

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. coerente mesmo foi o final

    coerente mesmo foi o final quando os patos  cairam nágua e gritaram :cuem…cuem…cuem…

    o pato( joão gilberto, genial) vinha cantando alegremente…cuem…cuem…cuem….

    e no final, depois de tudo saber, concluiu que  tem tudo ainda  a ver.

    a ver, portanto.

    sem desespero, aliás…

    que a história se faça com as contradições do momento e

    com a dialética iniludível pertinente a ela

    e não a resquícios subjetivos  .sentidos talvez num meio um pouco

    suspeito para oferecer alternativas senão o próprio desespero….

    um pouco mais de racionalidade não fará mal a ninguém…..

  2. Menos, muito menos.

    Menos, muito menos. Alguém já disse que, para ganhar dinheiro, você foge antes de todos fugirem ou avança antes de todos avançarem – essa regra de mercado cria uma ansiedade permanente. Alguns textos ansiosos tem sido postados ultimamente aqui, fundados em um forte sentimento de urgência, de necessidade de reação, de ser preciso fazer algo.

    Dilma vem, desde o avião de Eduardo Campos e, se quisermos, mesmo antes, desde as grosserias da Copa, exibindo resiliência invejável; seu tempo é outro, mesmo agora, na composição do novo ministério. Não se iludam com a mídia hidrófoba: Dilma é vista como parte da solução e não do problema.

    As instituições funcionam, há pão regularmente nos balcões e é Carnaval. Se alguém quiser ficar preocupado com um problema de verdade – que pode alterar cenários grandes – pense na água. Há mais potencial crítico aqui do que em todos os textos catastrofistas sobre política juntos.

  3. O PT  não cita os criad.ores

    O PT  não cita os criad.ores do partido Genoino e Ze Dirceu em sua festa., Mas tbm não tem peito pra expulsa-los– só expulsa peixe pequeno,

        ”Trincheira governanista”? Não existe há muito tempo.

               O  débil ministério de Dilma foi considerado por Nassa como” estatégico’. Só se for estratégia pra perder de pouci, tipo o técnico de futebol Milton Buzeto o retranqueiro.

                     Quem lembra dele? —pra lembrar precisa de mais de sessentinha.

                          Então , com  erros governistas e de ”cientistas políticos ” como Nassa e alguns outros que, só agora reconhecem o erro , sobrou o esquema Buzeto:

                    Perder de pouco ou empatar zero a zero.Ou a famosa retranca Suiça de 1958 na Copa do Mundo,mais conhecida por ”ferrolho”.

                  Vencer? Jamais. Perder de pouco é o lema petista.

                    Nota: Aquele dono de instituto de pesquisas mais que questionável, ainda tenta comparar Dilma com F H C ;diz ele que F H C foi pior no primeiro mes de governo.–a imprensa diz  que foi Dilma.

                      Baita consolo hein?  Seria o mesmo que dizer pras pesoas mortas que Hitler foi pior que Stalin ou vice versa–claro que escrevo metaforicamente e com ironia,

                       Mas o suspeito ”pesquisador’ não escreveu UMA LINHA pra resover o problema.Se empenhou em comparações; Como se isso fosse importante pros dramas que o país está vivendo.

                 Foi até piedoso com Floriano Peixoto, que conseguiu ser pior que Dilma e F H C juntos.–se ele conta algo ocorrido 16 anos atrás como comparação, qual o problema de  cotar  125 passados?

                       Um dia ele ele chega lá.

  4. a propósito,o modus operandi

    a propósito,

    o modus operandi comunista stalinista na guerra de retaguarda, principalmente na Barcelona revolucionária, envolvendo a colcha de retalhos de partidos e filiações políticas à esquerda defensores da república na guerra civil espanhola:

    … não se atacam os inimigos quando estão de pé, mas quando estão de joelhos. E atacam-se sem piedade, caralho!”

    O homem que amava os cachorros, de Leonardo Padura. Trad. Helena Pitta. Boitempo Editorial, 2013.

  5. Nassif
    E pra ajudar o PT

    Nassif

    E pra ajudar o PT matou (calou) suas bases nestes 12 anos.

    Pelo jeito,  esta hibernação foi terrível para o petismo que agora corre o risco de morrer.

    Receio que o recado do Lula na festa de 35 anos,  veio tarde.

     

    1. Caro Mário Mendonça, o recado

      Caro Mário Mendonça, o recado de Lula é o mesmo recado de Dilma: saiam e travem a batalha da comunicação. Lula diz para ir para a ruas e defender o governo. Nem Dilma travava a batalha da comunicação, só ela poderia fazer isto pois tem bilhoes em verbas porta voz, direito de resposta, cadeia de rádio e televisão, nem Lula vai para a s ruas, eles querem que os trouxas façam isto por eles, os dois já voltaram para casa, fizeram um discursuzinho pro-forma, e sumiram para descansar e aproveitar os bens amealhados, pois niguém é de ferro, fomos traidos pelos lideres, simples assim!

    2. Caro Mário Mendonça, o recado

      Caro Mário Mendonça, o recado de Lula é o mesmo recado de Dilma: saiam e travem a batalha da comunicação. Lula diz para ir para a ruas e defender o governo. Nem Dilma travava a batalha da comunicação, só ela poderia fazer isto pois tem bilhoes em verbas porta voz, direito de resposta, cadeia de rádio e televisão, nem Lula vai para a s ruas, eles querem que os trouxas façam isto por eles, os dois já voltaram para casa, fizeram um discursuzinho pro-forma, e sumiram para descansar e aproveitar os bens amealhados, pois niguém é de ferro, fomos traidos pelos lideres, simples assim!

  6. A falta que faz um Ministro

    A falta que faz um Ministro da Justiça que entenda profundamente a exigência do cargo como, por exemplo, o Marcio Thomaz Bastos.

    Dilma demorou demais para colocar alguém que, de fato, seja ministro.

    Temo que já seja tarde demais.

    PS: o próprio Cardozo não tinha anunciado ainda em dezembro que sairia pois tinha a intenção de fazer doutorado? O que houve com essa rara iluminação que o atingiu?

  7. O Azenha já pulou do barco, ao que parece…

    …”O jovem da Veja dizia que o PT vai virar fumaça assim que surgir uma prova concreta de que embolsou o dinheiro. A versão dele é a dominante na opinião pública.

    Neste quadro, é incompreensível o “sumiço” da presidente.

    A única explicação razoável é que ela já sabe que o aparecimento daquela prova é apenas uma questão de tempo.”

    Do Viomundo http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/dilma-missing-action-enquanto-lula-ignora-autocritica.html

    Agora, vamos lá. Aqui vai o link pro discurso da Dilma em BH, na festa dos 35 anos do PT. “Nós não tratamos procurador (geral) como engavetador geral da República”, disse ela. Essa frase é de alguém que se encontra em desespero ou que tenha conhecimento de prova contra seu partido, como especula o Azenha? Creio que não.

    Eu ainda acredito no contrário, que Dilma nada tem a ver com os mal-feitos, como gosta de dizer, e que por isso está é tranquilona.

    Dilma falou por 55 minutos. Saiu na mídia o que, uns 20 segundos? Prova que não adianta muito falar, né?

  8. E para ajudar, o PT, sob

    E para ajudar, o PT, sob Dilma, oprimiu e perseguiu suas bases históricas: servidores públicos, sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais…Agora, Inês é morta, e bem morta!

      1. Dilma também.
        Eu não
        Dilma também.
        Eu não esperava nada difelrente vindo de governos do PSDB. Mas tal comportamento vindo de uma presidente da república representante do campo progressista decepciona duplamente.

        1. Voce ja postou comentarios

          Voce ja postou comentarios tao contraditorios e semipsicoticos antes que vou ter que pedir:  links de referencia pra Dilma “oprimiu e perseguiu suas bases históricas: servidores públicos, sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais”.

  9. E então……………….

    Os pessimistas; os otimistas; e principalmente os alarmistas estão alvoroçados !!!!!

    Dizer o quê, se temos somente a nos informar a midia prostituta, para que a lê e vê, os pamfletos contrarios  e a favor, além dos “grandes” analistas nacionais e internacionais e torno a dizer, principalmente os estrategistas geopoliticos!!!!

    Como não tenho informação de cocheira e sou um mero amador, que a custo de muitas pesquisas sérias, tento formar minha opinião, a compartilho:

    Se tudo é pelo poder; Se é a economia,seu estúpido; se é o capital volátil; então digo-lhes:

    Se este barco fizer água, seremos todos náufragos !!!!!!!

     

  10. Só o Toddy

    Muito sangue  , altas batalhas com AK 47 bombas , lutas tribais por água , mulheres sendo arrastadas por seus companheiros nas ruas e privações individuais a favor de partidos.E a globo/Hell invadindo a privacidade das pessoas e tornando suas vidas eternos BBB.

  11. Dilma virou as costas (quando

    Dilma virou as costas (quando não apedrejou) os segmentos que sustentaram o PT durante seus primeiros 20 anos de vida: a classe média ilustrada, a intelectualidade acadêmica, o funcionalismo público.

    Apostou que os incluídos, a classe C e os beneficiários de programas sociais pavimentariam o apoio necessário para sempre.

    Só que esse segundo grupo não é politizado ou mobilizado socialmente. Vota no governo enquanto estiver bem de vida. Com uma economia estagnada e uma inflação acelerando (apesar de alguns jênios do blog dizerem que a política economica de Dilma é “um sucesso”), mais o noticiário diuturno dando conta dos desvios na Petro, a tendência desses grupos é retirarem o apoio que hipotecaram ao governo, o que parece já estar acontecendo. Aliás, apoio esse que é muito menor do que já foi, lembrando que Dilma foi reeleita com a menor margem de um governo petista desde 2002.

    E agora, Dilma vai pedir o apoio de quem? Dos funcionários públicos, a quem tratou a pontapés desde 2012? Da classe média, demonizada dia e noite em blogs governistas? Dos trabalhadores, brindados com duas MPs que lhes retiram direitos existentes há décadas, enquanto assistem Dilma conceder aumento de 15% ao MP, juízes e ministros (que já recebiam o teto)?

    Política não é para principiantes. Muito menos para incompetentes. E, como dizia minha minha avó, “quem semeia vento…” 

     

  12. Isso que o Charlie falou

    Isso que o Charlie falou abaixo, eu falei aqui há anos e anos… O PT melhorava a vida do povo, mas jamais se preocupou em criar uma identidade IDEOLÓGICA no mesmo. Essa nova classe C não sabe o que é direita e esquerda, elege o PT sempre, ao mesmo tempo que elege deputados e senadores conservadores, que depois vão fazer oposição ao PT no Congresso. Votam no PT enquanto sentem que melhoraram de vida. No dia que houver uma piora, vão virar a  casaca e votar em outro. Eles querem é carro, geladeira e celular. O PT não só não fez essa educação ideológica, como deu as costas para aqueles que SÃO ideológicos, como os blogueiros, sindicatos e movimentos sociais organizados. Sem falar nos partidos de esquerda, que hoje estão todos com a direita fazendo oposição. Enquanto isso o PT se aliou a Renam, Sarney e Maluf. Os erros foram muitos no passado e o PT continua errando no presente…

  13. desespero? que nada…

    só quem não conhece o que é já ter sofrido e resistido a algo parecido, pode acreditar que esta politicagem barata e porca tem força para levar a Dilma ao desespero

    1. seria a suprema felicidade…

      se eu não estivesse falando de um governo que nunca foi respeitado ou seguido, só perseguido e chantageado pelos outros poderes, respectivamente………………………….

      vejam o que vem a ser a suprema ironia realmente:

      tudo acontece sem que nenhum filho da puta reconheça que estamos cagando e limpando a bunda com páginas da nossa própria Constituição

      é um crime contra a Democracia a forma como esses poderes interagem

  14. Enquanto isso rumores de que

    Enquanto isso rumores de que o Zé vai sair do Ministério da Justiça. Demitido? Expulso? Algemado? Humilhado em praça pública?

    Não!!!!!!!!!!!!!!!!

    O nosso (deles) Zé tá arrumando as malas para desembarcar no STF, nomeado por Dilma, para se sentar à direita do amigo de telefonemas, Gilmar Mendes.

    A suprema ironia é que ainda pode dar tempo para o Zé assinar o impeachment da Dilma.

    Vamos combinar: Seria um final cinematográfico. Prá ficar na história.

    Mas enfim, são só rumores. Tomara que eu esteja sofrendo de um surto de catastrofismo, MAS, e sempre há um MAS, o Brasil não é um país para amadores. Toc, toc, toc.

    1. Factóide.
      Duvido, a Dilma é

      Factóide.

      Duvido, a Dilma é mais esperta do que pensamos. 

      Ela sabe que o zé pode ser detonado na sabatina do senado para ingresso no STF, por ser politico do PT.

      Alguém acha que o Aécio e a sua turma irá aprovar o ingresso do zé no STF ?

      A Dilma já disse que não quer corrrer risco nesse sentido, e irá indicar um juiz de carreira.

      O mais cotado é Benedito Gonçalves do STJ.

      Dizem que é um excelente juiz alheio aos holofotes.

      https://www.google.com.br/search?q=benedito+gon%C3%A7alves&biw=1350&bih=765&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=EePXVJ7pMISlgwTQ-oKADQ&ved=0CCQQsAQ&dpr=0.9

  15. mas isso não vai mudar nunca…

    prova disso é que não há povo desiludido

    e que o Carnaval que se aproxima vem com pinta de ser o mais animado dos últimos tempos

     

      1. independência entre poderes? que nada

        relacionamento desleal, para não dizer criminoso, entre poderes

        desde sempre fadados ao fracasso, visto que descompactando a nossa Constituição apenas em suas características opressoras

        outra imensa criatura no universo da enganação, nossa Constituição

        simbora, continua

         

  16. Defesa e Desespero?

    O que vejo é inação do governo para enfrentar esta crise fabricada

    Pode até ser uma tática, não sei … nem compreendo. E ficaria agradavelmente surpreso!

    Pode até ser que alguém esteja desesperado, mas também não vejo evidências.

    A menos que o desespero tenha levado à paralisia (acontece…).

    O fato é que, qualquer que seja a tática (espero que haja uma), quanto mais ela demorar a dar as caras, maior será o estrago. A crise fabricada acaba se tornando real (o objetivo final da oposição e míRdia é esse).

    Portanto, ao menos que a eventual tática considere também isso (o que será mais surprendente ainda), vou acabar morrendo angustiando com esta falta de “defesa”.

    Onde o único desespero que posso suspeitar até agora seja …

    O dos eleitores vencedores.

     

     

  17. Catatônico, perdi o triênio?

    Nassif, uma dúvida: como chegamos a este oito de fevereiro de 2018 tão rápidamente, sem que Dilma houvesse governado o país? Lembro-me que em 2015, nesta mesma data, ainda estávamos esperando o Carnaval passar para 2015 realmente começar e com ele o segundo mandato da presidenta. Olhando agora os comentários e as pesquisas agourentas daquele domingo em que Roussef completava dois meses de gestão – dos quais um havia sido perdido entre férias e empossamento dos ministros da “base aliada” – percebo agora que a ampulheta do tempo já havia sido hackeada, ou seja, já haviam subtraído três anos de sua governança e o balanço do “desespero” na trincheira governista era juízo final estilo STF, sob encomenda, plagiando Bonner e demais golpistas sempre de plantão. Sob o domínio do fato inconsumado, os arautos do quanto pior melhor se esmeravam, nobres ou plebeus, em confundir a presidenta com alguma imperatriz todo poderosa, omitindo o detalhe de que tanto ela quanto Lula são reféns da governabilidade e que seus ministros são indicados por essa base “aliada” pero no mucho; que ambos não puderam ao menos aplacar alguns políticos esquerdistas com ministérios e estes criaram em represália os psóis trevosos que em junho de 2013 saíram às ruas, travestidos de amantes do passe livre e de black-bocks dispostos a vandalizar tudo para depor Dilma de seu cargo. Da mesma forma, não puderam aplacar a assim chamada intelectualidade, o funcionalismo dito engajado ou a classe média ilustrada com fatias do poder pelo mesmo motivo que determinou o afastamento do PT do munus ou mando: ocupam a presidência porém os poderes republicanos continuam ocupados pela mesma direita neoliberal de sempre, ambos se limitam a reduzir as desigualdades sociais na medida do possível, pois são reféns das circunstâncias, oriundos de um partido perrengue e massacrado pelo poderio econômico prevalecente.  Em doze anos, resgataram 40 milhões de compatriotas da miséria, mas nada puderam fazer para resgatar a imensa maioria de eleitores da mídia, educação e deste  sistema político-partidário que nos assolam.  Se ganhar a eleição com 1,5 milhão de votos na dianteira foi considerado “empate técnico”, nada posso comentar quando rotulam esse período de “governo trabalhista”, por se tratar de mentira, pois na realidade elegemos apenas os trabalhadores Lula e Dilma e nunca os demais trabalhadores. Continuamos em plena fase de redemocratização nacional, sujeitos a recaídas, razão pela qual termino por aqui, pois vou procurar saber o que houve neste triênio perdido, 2015/2018, para melhor entender a razão que leva todo mundo a rotular de fracasso este segundo governo dilmista. Saudações catatônicas de quem ainda espera não ver Alckminn/Aécio vitoriosos neste ano sem graça de 2018.

    1. Casa de quem troll ?
      Não se

      Casa de quem troll ?

      Não se esqueça que uma casa de vocês já caiu,MG, a outra SP, está ancorada com perna de 3 não demora vai cair também.

      E lá para as banda do sul o negócio não anda lá essas coisas, os professores estão com bronca de vocês.

      Se liga ô mané !!!

      Antes de ver sujeira no fiofó alheio, primeiro limpe o seu.

  18. É só calçar as sandálias da

    É só calçar as sandálias da hulmidade, e reconhecer que é hora do diálgo, de reagrupar as forças políticas, de reavivar a governabilidade

     

  19. Olha aqui sr. Conde

    A campanha eleitoral é só daqui a 4 anos.

    Esse teu discurso é de campanha. A campanha já acabou.

    Agora, a Dilma tem que governar.

    Não pode ir todo santo dia à televisão fazer pronunciamentos.

    Ela só sai daquela cadeira por falecimento, por renúncia ou por impedimento.

    Somente algo extremamente grave, envolvendo pessoalmente a Presidenta, poderia abrir um processo de impeachment..

    O PMDB somente faria isto se tivesse a certeza que o Temer assumiria. Temer assumindo vai querer ficar mais 4 anos, o que contraria diversos quadros políticos do PMDB.

    Dilma não vai se assustar com pesquisa de popularidade.

    A oposição e a mídia vão fazer todo o barulho que puderem até 2018

    É o que sobrou para eles como muito bem demonstrou Renan Calheiros na eleição para a mesa do Senado.

  20. Se 2018 fosse ano que vem, o

    Se 2018 fosse ano que vem, o PT teria menos congressistas que o DEM. Dilma Roussef está matando o PT.

    Decepcionado, desanimado, desiludido, é assim que eu e milhões de eleitores petistas se sentem hoje.

    E chega dessa conversa de militância. Militância também se cansa de papo furado.

  21. Tá tudo bem…

    Tá tudo bem.

    Até outro dia o Dirceu faturou R$4 milhões vendendo consultoria a empreiteiros. Ja o Vaccari, um profundo conhecedor de energia, estava tranquilo no conselho de Itaipu. 

    Fosse o Eduardo Cunha fazendo essas artes, todo mundo iria cair de pau. Mas este pessoal representa “o povo”, “o projeto” e sei lá mais o que. É estranho que em  nome deste “bem maior” tolere-se os piores absurdos e chega a ser cansativa esta postura de vitima do PT, até porque os piores ministros de Dilma no primeiro mandato (Cardozo e Paulo Bernardo) eram quadros do próprio partido. Se falarmos sobre o STF, então…Ayres de Britto, Joaquim Barbosa e Fu figuram entra as escolhas do PT para a Corte. Precisa comentar algo?

    Lula provou que a mídia sozinha não faz milagre. Quando ha uma diretriz coerente e programas bem executados, o resultado aparece. Mas isso é coisa do passado. Agora será um deus nos acuda até não se sabe quando. Minha aposta é agosto…

  22. esse discurso é para a batalha que se aproxima.

    O PT somente levaria  um 7×1 se a oposição fosse a Alemanha. Por enquanto está ganhando de 4X3 contra a direita no campeonato das eleições presidenciais. Jogo difícil.

    Esse discurso é para os militantes e para as lideranças. E lembrem que o PT em MG e Nordeste é popular nesse exato momento e no Nordeste Lula é quase um santo. 

    O PT começa a se preparar para a grande batalha.

    Ela se aproxima e o PT, pelo que disseram seus dirigentes no encontro de Belo Horizonte, sabem disso. Digo o PT, não a presidenta Dilma e seu governo.

    Inclusive, os leitores do blog deveriam se preparar também, formando núcleos para discutir o contexto político nacional. Mas núcleos de pessoas reais, com encontros reais, não apenas virtuais. Mesmo um pequeno núcleo de cinco pessoas será importante. E quando chegar a hora  saberá como agir de acordo com suas possibilidades.

    Não esperem nada do governo. 

  23. crer no desespero já é um

    crer no desespero já é um nonsense inadmisssível,

    para quem quer debater….

    a opção é óbvia: ou buscamos o debate racional ou todos

    enlouqueceremos um  pouco a cada dia.

    ou entramos no passionalismo da trollageme pela trollagem…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador