Não vai ter golpe, vai ter luta, por Sergio Medeiros

Por Sergio Medeiros

Um sangue vermelho, igual, sem distinção, de valor inestimável

Falta pouco, mas ainda exige muita luta.

A Comissão escolhida para condenar Dilma, cumpriu seu contrato, mas não teve força para entregar o acordado.

Foram  58,4%, dos votos e, nem mesmo numa comissão escolhida a dedo para acolher o impeachment foi possível obter o percentual de 66,6% para consumarem o golpe.

Ainda assim, utlizando estes dados para fins de projeção, para sermos exatos, num Universo de 513 deputados (o total da Câmara) ainda faltariam, nestes cálculos, com este percentual, 42 deputados.

Mas, isso em tese, e num ambiente ideal, com todos comparecendo, o que é praticamente impossível.

No entanto, como a falta de 5 ou mais é dada como certa, mercê de vários problemas, inclusive doenças pessoais ou de familiares, este total de votos faltantes se elevaria para um número próximo de 50, muito difícil de ser obtido neste tempo exíguo de menos de uma semana.

Principalmente porque não é só obter, mas, pela quantidade total, tão importante quanto obter novas adesões é não perder os já cooptados.

Tarefa que, neste momento se revela muito difícil para a oposição golpista.

Portanto, mais um motivo para fazermos todos os esforços nesta reta final, porque eles, com este cenário estão fazendo tudo e mais um pouco para tentar reverter este quadro desfavorável.

Este é o momento da ofensiva final.

Devemos disputar cada milímetro de espaço, seja na internet, no trabalho, em casa, nas ruas, praças, cidades… aonde houver gente e disposição de luta.

Eles cometeram um grande erro.

Subestimaram o povo brasileiro.

E este povo, ouviu os sinais, entendeu os apelos e veio em defesa de suas conquistas.

De todos lugares, surgem trabalhadores, os mais diversos, dos campos, das fábricas, do comércio, das bancas, da arte, do ensino, da música, intelectuais de todos os matizes, estudantes de todas as séries, cidadãos de todas cores, de todos os cantos, de todos os credos, de todos amores, negros, brancos, índios, brasileiros, estrangeiros, todos, com uma imensa capacidade de se doarem por algo que se lhes entranhou no sangue, um sangue vermelho, igual, sem distinção, e com um valor inestimável e um exponencial amor pela democracia e pela vida.

Nas ruas, já se vê claramente que um clarão esta tomando conta do horizonte.

“É noite ainda. Mas já vai amanhecer.”

Esta nova tomada de consciência e de sua irmã gêmea na construção de uma democracia, a disposição de luta, fez com que grande parte da intelectualidade brasileira, dos movimentos de trabalhadores e sociedade civil, ao perceberem que estava havendo um ataque a democracia, via golpe institucional, pudessem reagir e forjar um formidável movimento de cidadania (talvez já suficiente para parar o golpe), pois, pela primeira vez, as pessoas – todas as pessoas – precisaram saber o que estava em jogo, bem como o que elas querem deste país e porque querem e como fazer para obter isso.

Ao mesmo tempo, souberam (já sabiam, foi reavivado na memória)  que não podem se informar pela Globo, pela Globo News, pela Veja, pela Folha SP,  que elas precisam ouvir o contraponto, elas que diariamente são vítimas das mentiras desta grande imprensa, agora aprenderam a não mais confiar nela, nem nos seus protegidos.

E ao fazerem suas escolhas, isso, escolhas, estão aos poucos cerrando fileiras contra o golpe, contra a Globo, contra Eduardo Cunha, contra a corrupção que tomou conta dos bens do povo, e passaram a lutar pela existência de uma democracia efetiva, que deverá emergir das futuras eleições sem financiamento de empresas.

Aliás, este é a grande questão, sem financiamento de campanha por empresas, qual o papel da grande mídia, o último baluarte da corrupção.

Este pode ser o grande legado deste movimento, a derrubada dos monopólios de comunicação e, enfim um pouco de democracia efetiva neste, que então será o “nosso” grande país.

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Focar no essencial

    “Devemos disputar cada milímetro de espaço, seja na internet, no trabalho, em casa, nas ruas, praças, cidades… aonde houver gente e disposição de luta.”

    Fazer isso é sempre bom. Mas, nessa semana decisiva, o que valerá mesmo é voto no plenário.

    Por esta razão, o essencial agora é fazer pressão sobre os deputados indecisos. Mostar a eles que não há a menor segurança, nem para eles próprios, em tolerar um hipotético governo liderado por canalhas do naipe de Temer, Cunha, Serra, Aécio, Gilmar Mendes et caterva.

    Vejam o site http://www.mapadademocracia.org.br/  

  2. Mas não podemos esquecer a

    Mas não podemos esquecer a Lava Jato, que já indiciou ontem Pimentel, o governador de Minas, por delação da operação Iracunda, sei lá. Isto já estava previsto, e li no portal MSN. Que também Palocci estaria na mesma delação e sairia seu nome nesta semana como indiciado. quanto a Dirceu, a OAB resolveu casar o registro dele ante-ontem, tudo dentro do figurino. Certamente até domingo outras coisas vão aparecer para esuecermos a carta do traidor. É tudo acelerado porque um dia sem uma bomba, não pode.

    Acabo de ler que Roberto jefferson foi ontem o convidado do Roda Viva. Vejam vocês! Esse programa, de fato, tá mais raso que o esgoto. E disse o canalha, dissimulado, advogado de bandido e de porta de cadeia, que já deu um recado ao Temer, pra ele controle os movimentos sociais, entre outras. Risível!

    Eu não vou ter estômago pra aguentar ver esse malandro por muito tempo na política. A depender dessa imprensa nojenta, ele será cada vez mais exaltado, porque só se exalta gente da laia dele.

  3. Realmente, a Luta deve ser em

    Realmente, a Luta deve ser em todas as frentes. E denunciar todos os que são contra a democracia.

    O golpe não passará se estivermos unidos nestes últimos dias decisivos. Vamos montar uma rede em defesa da democracia. Não se trata mais de tentar jogar o xadrez, o combate deve ser direito contra os inimigos da democracia. Nas ruas, nas redes, denunciando os golpistas e seus interesses em destruir as conquistas sociais e os direitos dos trabalhadores. É preciso desmarcarar os golpistas chefes: Temer, Cunha e Aécio. A aliança mais espúria da história recente do país.

  4. Cadê a CUT !

    Cadê a CUT para dar um aviso aos industriais da FIESP, da CSN, da GERDAU e  mostraem a sua força e o que vai acontecer se a cassação da Dilma passar. Eles gostam de dinheiro e não encrencas – o famoso custo – benefício prá eles; para os pobres que se exflodam !

     

     Jogar ovo podre no Merval, Jabour, Leitoa e aquela, dos olhos verdes postiços que tem nome de chocolate de  3a que apresenta os News também seria um “custo-benefício” para evitarem continuar dizendi mentiras.

    1. Se algo acontecer contra a democracia,trabalhadores param o país

      Se atentarem contra a democracia, GREVE GERAL por tempo indeterminado! O país ficará parado por 180 dias até Dilma retornar! Cansamos de ser enganados!  

      #NaoVaiTerGolpe

  5. O pior voto

    O pior voto foi daquele melenudo de MG, com rabo de cavalo, que, dando uma de “contra todo o que está aí”, simplesmente fez o jogo do Cunha.

    Segundo ele, votou pelo impeachment de Dilma, de Temer e do Cunha, ou seja, contra Dilma mesmo!

    Cínico!

    1. O mais ridiculo é que ele,se

      O mais ridiculo é que ele,se dizia ser do partido das mulheres do Brasil!

      Uma legenda de aluguel.Por que não pos uma mulher para votar.

    2. O mais ridiculo é que ele,se

      O mais ridiculo é que ele,se dizia ser do partido das mulheres do Brasil!

      Uma legenda de aluguel.Por que não pos uma mulher para votar.

  6. Claro que essas manifestações

    Claro que essas manifestações cidadãs em prol da democracia começaram a se avolumar a partir do momento em que a Dilma sentiu a água no pescoço e o Lula resolveu trocar o pijama pela camisa vermelha. Finalmente deixou de lado o tom conciliador e partiu pra luta,  assumindo a grande liderança que sempre teve. Até então, era só letargia e o povo respondia com a mesma letargia de seus líderes.

  7. O Brasil não pode ficar de

    O Brasil não pode ficar de joelhos para uma midia manipuladora e golpista isso precisa acabar, a globo odeia o Brasil e os brasileiros, nós não somos bonecos de ventriloco nas mãos dessa corja é preciso governar sem censura mas com mãos de ferro perante a mídia.

  8. O impichado que quer impichar a Presidenta

    Nassif

    Existe um deputado que participou da comissão do Impeachment e que já foi impichado de uma vez, trata-se do Deputado Federal pelo PP do Rio de Janeiro, Júlio Lopes (o mesmo que apareceu nas fotos em Paris dançando com os seus coleguinhas de governo Cabral patrocinado pela Construtora Delta).

    Vou contar a história para mostrar como ele foi impichado.

    Em 08 de julho de 2002, houve uma sessão no Conselho Administrativo do Flamengo aqui no Rio de Janeiro para determinar o Impeachment do então presidente Edmundo Santos Silva, no final 530 conselheiros do clube votaram a favor do impeachment.

    O problema é que durante o processo, o Sr. Júlio Lopes, que era o vice presidente do Clube e deveria assumir a Presidência (que semelhança com alguém) tinha sido impichado do Clube, acusado de utilizar o Flamengo como base para sua campanha política para deputado.

    Tentando ser o Presidente, o ilustre Deputado que quer caçar a Presidenta Dilma, apresentou uma liminar que garantia sua posse. Mas com a indignação dos Conselheiros do Clube, ele foi forçado a renunciar.

    Quem nasce para golpista, sempre vai ser golpista.

    Para maiores informações:

    http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,presidente-do-fla-sofre-impeachment,20020709p68709 Leia Mais:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,presidente-do-fla-sofre-impeachment,20020709p68709
    Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
    Siga @Estadao no Twitter

  9. Comissão “escolhida para

    Comissão “escolhida para condenar Dilma”? Onde? Essa comissão atendeu aos desígnios do Executivo, que questionou junto ao STF (e ganhou) a formação da primeira comissão, que aquela sim poderia ser considerada contrária à Dilma.

    Ao contrário do que quer fazer parecer o articulista, até mesmo uma comissão montada “à favor” do Executivo votou majoritariamente contra a Dilma.

  10. Dilma versus Cunha, a origem…

    Dilma versus Cunha, a origem…

    Não foi mera coincidência o fato que, dos 38 votos de deputados a favor do impeachment na Comissão da Câmara, 35 tem pendências perante a Justiça.

    Esta é apenas uma constatação.

    E, basta juntar apenas mais dois fatos e teremos um quadro completo sobre a origem deste ódio de Cunha em relação a Dilma.

    No caso, a força de dois fatos, cuja comprovação se impõe por sua própria essência, tem o condão de implodir todo esta imensa teia de manipulações e mentiras – diariamente veiculada pela grande  mídia, capitaneada pela Globo, Folha SP e Veja -, bem como, de forma expressa desmascara quem usa a comunicação para desvirtuar a verdade, difundir o ódio, e proteger os interesses dos ladrões e dos que são atingidos pelas medidas de combate a corrupção.

    E, não por acaso, sistematicamente tais fatos não são mostrados na imprensa, pois eles, com seu simbolismo e sua força factual, alicerçados na realidade simples, acessível e clara a todas as pessoas de boa vontade, são por demais transparentes e não se prestam a forjar mentiras, mas por vias retas, mostram a verdade.

    Refiro-me aos seguintes fatos, que viraram notícia em momentos diferentes e à revelia de seus divulgadores:

    O primeiro, constante da delação premiada do Senador Delcidio, na qual, de forma textual, ao final de seu relato sobre a corrupção em Furnas, ele afirma que esta somente teve fim, “há uns quatro anos atrás, quando:  DILMA, teve praticamente que fazer uma intervenção na empresa para cessar as práticas ilícitas”, e que, esta mudança na Diretoria de FURNAS foi o início do enfrentamento de DILMA ROUSSEF e EDUARDO CUNHA, vejam a parte do texto, em que estes fatos são narrados, pagina 141 do Termo de Delação Premiada… 

    O segundo fato (a demissão em si, sem as versões da imprensa que tentam distorcer até mesmo um simples fato, o afastamento destes “Diretores”), por estar mais longe no tempo, não esta tendo a repercussão devida, mas, devido a sua importância e sua intrínseca ligação com o outro fato acima abordado, assim como, por definir e tornar claro o marco do início da guerra contra a corrupção instalada no Estado brasileiro, é que, neste momento, torna-se imprescindível seu resgate:

    Quatro anos atrás, na mesma época,  Dilma começou a limpeza na Petrobrás.

    Olhem as notícias, lembrem os fatos, tirem suas conclusões, em 12 de abril de 2012, Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Jorge Zelada, foram demitidos da Petrobrás, pela Presidente Dilma (antes da Lava-Jato).

    “Como previsto, após uma reunião da diretoria da Petrobrás, foram anunciados os nomes dos diretores desligados da quarta maior petrolífera do mundo. Paulo Roberto Costa, diretor de abastecimento, Renato Duque, de engenharia e Jorge Zelada. Nenhuma surpresa para os visitantes do Petronotícias.

    Hoje, os três diretores se despediram do comando da empresa. Duque e Zelada saíram por decisão do Conselho. Paulo Roberto Costa (foto) foi demitido diretamente por Graça Foster, que deve chamar alguém de sua confiança. Ele deu adeus, mas disse que não compreendeu o motivo de sua demissão. Graça já havia mencionado o desejo de eliminar ligações partidárias entre as diretorias da empresa e está movimentando suas cartas, para desgosto dos partidos políticos que já obtém nomeações do PT e do PMDB.http://www.petronoticias.com.br/archives/8187

    Dois fatos, em meio a tantos, mas com uma simbologia inexcedível.

    Quem compactua com a corrupção jamais faria a limpeza que Dilma fez, mas, em sentido contrário, quem fazia parte ou compactuava com tais desmandos, faria tudo contra este novo modo de fazer política.

    A estas atitudes de Dilma, levantaram-se toda a imprensa Globo, Veja, Folha SP, e com eles, a parte dos políticos que desde longa data se beneficiaram de tais práticas desonestas e corruptas.

    Seria até mesmo desnecessário citar Eduardo Cunha, mas, perante esta campanha insana da imprensa, que deliberadamente protegia este deputado, dentre outros, finalmente, põe-se em pratos limpos, o porquê do verdadeiro ódio que ele e um grupo de oposicionistas devotava ao governo.

    Explica-se agora, que este ódio sem medidas, tem um fundamento, ou Dilma derrota o Monstro, ou o monstro toma conta novamente das estruturas econômicas do Estado.

    Duas medidas simples, mas reveladoras das intenções da Presidente Dilma, e capazes de destruir todas as infâmias que incessantemente a imprensa (golpista – e a cada dia temos mais provas disso) tenta impingir a população brasileira.

    A honestidade e a decência não podem ser condenadas, porque, nos momentos mais difíceis, vem seus atos e suas obras em sua defesa.

     

     

  11. Já tive oportunidade de

    Já tive oportunidade de comentar aqui: a bancada do Cunha mais a oposição durante todo o ano de 2015 somente em uma votação teve em torno de 300 votos. Acho que foi a da maioridade penal. Nas demais ficou ali em torno de 260.

    Os provocadores da lava jato estão partindo dessa vez pra cima do PTB e o Janot já atirou no PP. Vamos ver como é que vai ficar.

    1. foi wemopcionante

      foi wemopcionante mesmo….

      depois de ser massacrado diturnamente pela grande mpídia golpista et caterva,

      colocar uma multidão dessas na praça parece um milagre

  12. O Brasil inteiro num

    O Brasil inteiro num genuflexial respeito ao carisma de LULA  segue o seu chamado pela luta em defesa de nossa Democracia. É emocionante o que estamos vivendo depois de uma temporada de ódio, mentiras, difamações e armações de uma quadrilha que pretendia nos atacar, sob o imbuste, de que estariam combatendo a corrupção quando, na realidade, os corruptos são eles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador