União e Olho Vivo comemora 50 anos e promove série de ações

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – Celebrando 50 anos, o Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV) abre as portas de sua sede, no Bom Retiro, para uma série de ações que irão relembrar sua trajetória. As atividades gratuitas, contemplado com a 28ª edição do Programa de Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, começa no dia 28 de janeiro e se estenderá pelos próximos cinco meses. O público poderá participar da revitalização da sede do TUOV, além de oficinas artísticas, que irá resultar no próximo espetáculo do grupo.

O União e Olho Vivo, criado em 1966, é um dos grupos de teatro brasileiros mais antigos e conhecido por promover a arte além dos palcos, sobrevivendo à época da ditatura. A programação de 50 anos começa com uma oficina de dramaturgia, coordenada pelo diretor e dramaturgo Cesar Vieira e pelo ator Neriney Moreira, que será composta com um uma sequência de movimentos: música, figurino, cenografia, vídeo e roteiro teatral.

Uma das etapas desta oficina será desenvolvida pela artista multimeios Graciela Rodriguez, que tratará a história e memória do TUOV por meio de imagens. Nesta fase também serão demonstradas noções básicas da captura pelo olhar da câmera, com a orientação de André Cruz e Nana Ribeiro. A ação, que irá questionar cada participante sobre a sua própria existência, após as pesquisas e entrevista pretende trabalhar improvisações de cenas.

A sequência de música, com coordenação do cantor e compositor Cesinha Pivetta, passará por exercícios e reflexões sobre os modos de criação e funcionamento da musicalidade de um espetáculo. Além de contribuir com uma pesquisa musical voltada para a história do bairro do Bom Retiro. Ao final, a oficina fará um trabalho experimental na fabricação de um texto teatral. O texto inicial, após a avaliação geral, será impresso em formato folheto de cordel e distribuído para cada participante das oficinas.

Ao longo do projeto, o grupo irá desenvolver de forma coletiva sua pesquisa e, ao final do projeto, surgirá um novo espetáculo, que terá como tema o bairro do Bom Retiro, onde fica a sede do TUVO desde 1982. O objetivo desta ação é unir estudantes de teatro e o público em geral, promovendo a produção coletiva e a troca de experiências.

Outro destaque do projeto é a exposição “Em Busca de um Teatro Popular”, com a curadoria de Alexandre Benoit. A mostra, que será aberta ao público no dia 4 de fevereiro, apresentará a importância do Teatro Popular União e Olho e Vivo para a cultura e história do Brasil, de 1966 a 2016.

O grupo de teatro, lembrado como um ícone de resistência por sobreviver à ditatura, é dirigido por César Vieira junto e Neriney Moreira.“Entendemos que nossa maior justificativa para realização do projeto é seguir na trajetória de resistência e luta através de um teatro inteiramente popular, pensado e destinado a todo instante ao público e à cidade de São Paulo, principalmente seus bairros populares e periféricos”, comentou César Vieira.

Em cinco décadas, o Teatro Popular União e Olho Vivo já realizou cerca de quatro mil apresentações, atingindo mais de três milhões de pessoas. Entre festivais de teatro e outros trabalhos, o grupo já passou por países como França, Itália, Polônia, Portugal, Peru, Bolívia, Egito, Panamá, Nicarágua, Angola. Além de ser contemplado com os prêmios: Ollantay (Caracas, Venezuela), Casa das Américas (Havana, Cuba), Festival Mundial de Teatro (Cairo, Egito), Festival Internacional de Teatro (Nanci, França); OAB do Brasil; Shell do Brasil, entre outros.

Serviço

Oficinas TUOV 50 Anos

Local: Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV)

Endereço: R. Newton Prado, 766 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01127-000

Quando: a partir de sábado, 28 de janeiro, das 15h às 19h

Temporada: até junho de 2017

Inscrições: [email protected]

Mais informações: pelo telefone 011 3331-1001, ou clicando (aqui).

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E pensar que eu testemunhei o

    E pensar que eu testemunhei o nascimento desse grupo! Indiretamente me sinto meio fundador do mesmo.

    Muita emoção para um velho coração. 

    Um abraço a todos os integrantes do valoroso grupo.

    Força Cesar Vieira. Força Neriney. Força Graziela.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador