Festa do Saci em São Luiz do Paraitinga, por Mouzar Benedito

Por Mouzar Benedito

Todos os anos, desde 2003, comemoramos em 31 de outubro, em São Luiz do Paraitinga, o Dia do Saci e seus amigos. É mais que uma festa “folclórica”, é uma afirmação da nossa identidade, a defesa da cultura popular brasileira, contra a invasão cultural representada especialmente pelo raloín.

A festa acontece em vários outros lugares. Não temos como divulgar todas elas, então, mandamos a programação do que acontecerá apenas em São Luiz do Paraitinga, sede da Sosaci – Sociedade dos Observadores de Saci.

sacicapa
 

Como o dia 31 cai num dia de semana e muita gente de fora não teria condições de ir lá, comemoraremos a partir de 28 (sexta-feira), à noite. Sábado é o dia de muitos eventos, com programação especial para crianças (oficinas de artesanato, música, espetáculo teatral, brincadeiras…) e também para adultos (música, seminário de cultura caipira, lançamentos de livros e cartazes, passeio saciclístico…). Um destaque é a fanfarra da cidade, que se apresentará na sexta à noite. É considerada uma das melhores de São Paulo e do Brasil, e não se limita a músicas “típicas” de fanfarras. Vale a pena conferir.

A programação está no cartaz. Mas ir a São Luiz do Paraitinga vai muito além da festa: tem o convívio com sua população, passeios, cachoeiras, o excelente requeijão de prato, cachaças, bares, restaurantes, o mercado com produtos locais… Repito: vale a pena conferir.

 

Blog do Mouzar: http://www.revistaforum.com.br/blogdomouzar/2016/10/25/festa-do-saci-em-sao-luiz-do-paraitinga-3/

Facebook Sosaci: https://www.facebook.com/sosaci.observadores/

 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  Fantástica essa iniciativa

     Fantástica essa iniciativa do pessoal de São Luiz do Paraitinga. E já tem alguns anos. Se contrapor à importação estúpida do “raloin” pelas escolas brasileiras, valorizando os personagens do folclore nacional, foi uma belíssima idéia. Que outras cidades no Brasil copiem e façam tb as suas festas  similares nesse período. Para

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador