Salve São Benedito! Salve o Ticumbi em Conceição da Barra!

Chegada ao cais de Conceição da Barra

O Ticumbi é um folguedo folclórico do norte do Espírito Santo, especificamente da região de São Mateus e Conceição da Barra. De tradição quilombola, sua história se confunde com a história das cidades. A área de Barra de São Mateus recebia com frequência navios negreiros que vinham abastecer as fazendas da região. Com o passar dos anos e a abolição da escravidão, o então canto que motivava a fuga para os quilombos é absorvido pela igreja católica e passa a louvar a São Benedito, santo negro que era o responsável pela proteção dos africanos e descendentes.

Em Conceição da Barra, o início é no dia 31 de dezembro, com a busca da imagem em Barreiras, subindo o Rio Cricaré com uma procissão de barcos. A imagem é (re)conduzida para a igreja de São Benedito no dia seguinte, não sem antes passar na igreja Matriz e na prefeitura para “pedir licença” pra louvar São Benedito. Junto ao grupo de Ticumbi, seguem os grupos de Jongo de Cosme e Damião e Jongo de São Benedito. O Ticumbi tem o nome emprestado da apresentação que acontece no primeiro dia do ano, um Baile de Congos, em que o Rei Congo duela com o Rei Bamba pela primazia de realizar a festa em louvor a São Benedito. Após a apresentação, na porta da Igreja de São Benedito, o grupo segue para a casa dos festeiros, que recebem os personagens. O primeiro festeiro a receber o grupo, neste ano de 2015, foi o Tertuliano Balbino – Seu Terto, mestre do Ticumbi por décadas.

Em meio ao espírito de carnaval axé-baiano que domina a cidade de Conceição da Barra, o Ticumbi segue firme e um tanto quanto invisível à massa que veraneia na cidade. E em meados de janeiro acontece em Itaúnas. Salve São Benedito!!!

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador