Cartas do Tarô inspiram a exposição de Andrea Annunziata

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

A exposição inédita “Portas do Infinito” ganhou temporada no Espacio Uruguay, com a curadoria de Enock Sacramento

Jornal GGN – A exposição “Portas do Infinito” da artista plástica Andrea Annunziata, acontecerá no Espacio Uruguay, em São Paulo. O público poderá apreciar as obras inspiradas na interpretação das cartas de tarô, de 3 a 24 de julho. A exposição, gratuita, tem a curadoria de Enock Sacramento e traz no tema uma composição visual que expressa os sentimentos que acompanham cada indivíduo durante sua trajetória de vida.

A montagem, totalmente inédita, marca a volta da artista ao Brasil após sua atuação na Europa e nos Estados Unidos. Andrea Annunziata é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAP (Faculdade de Artes Plásticas da FAAP), e desde 1998 se dedica à arte intensamente e conta que a ideia para a composição dessa instalação surgiu há muito tempo.

“Tive um sonho em que abria uma porta atrás da outra, sendo que a primeira era bastante moderna e a última muito antiga, como se eu tivesse voltado no tempo. O interessante é que em seguida, fui encontrando portas abandonadas em um canteiro de obras ao lado do meu atelier. Há dois anos numa sessão de tarô, à medida em que escolhia as cartas, comecei a vê-las em cada porta que juntei. Mais interessante ainda é que o número exato de portas que tinha se encaixava com as cartas que tirei”, contou Andrea.

O objetivo da exposição é que o público passeie ao redor das portas e sinta a energia que elas revelam. A primeira porta da instalação chama-se “O Infinito” e é o verso do baralho, a viagem que ainda não foi descoberta. O verso da primeira porta é “O Mundo”, que se trata da última carta dos arcanos maiores no tarô. A última (que na exposição é a primeira) representa a força da mãe natureza, que transmite coragem para seus filhos, incluindo o livre arbítrio que leva cada um à sua história de vida.

A segunda porta, “O Papa”, também conhecida como Sacerdote ou Hierofante, descreve a firmeza de um sábio diante de um aluno perdido. O professor orienta o curioso para que siga com integridade e verdade. O arco-íris liga o céu à terra enquanto o guia, o professor entrega a chave da sabedoria na mão de seu aluno para que não se perca no meio do caminho e complete seu ciclo vitorioso. O verso dessa porta é “A Papisa”, uma figura dotada de um dom fora do comum. Ela é capaz de enxergar toda a bagagem do curioso, seja seu passado, presente ou futuro. Ela ensina esse ser a caminhar sozinho e no silêncio usando toda sua intuição e sua luz própria.

A exposição ainda traz a “A Justiça”, “A Morte”, A Imperatriz”, “A Eremita”, “O Imperador”, “O Julgamento” e “A Torre”, que simboliza a despedida do curioso do mundo dos sonhos para a vida real.

Serviço

Exposição ‘Portas do Infinito”

Local: “Espacio Uruguay” do Banco Republica do Uruguay

Endereço: Av. Paulista, 1776 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000 *Edifício Parque Avenida – 9º andar – Elevadores 3 e 4

Coquetel de Abertura: 2 de junho, quinta-feira, das 18h30 às 21h30.

Exposição: de 3 de junho a 24 de junho de 2016.

Visitação: de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h.

Ingresso: Gratuito.

*Estacionamento com manobrista no edifício (terceirizado CARPARK)

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. livre arbítrio

    Meu comentário não diz respeito ao trabalho da artista plástica, pois não conheço.

    Acho curiosa a idéia de “livre arbítrio que leva cada um à sua história de vida.”

    Tenho a impressão que esse conceito de “livre arbítrio”, num mundo cão como o nosso, é uma crueldade sem tamanho.

    Ele é usado como se a vida fosse um supermercado infinito e nós os consumidores que podemos escolher qualquer coisa, quantas vezes desejarmos. Nesse supermercado infinito tem produtos de primeiríssima linha e tem aqueles mais ordinários, mas todos podem escolher o que quiserem, basta escolher, ou melhor, basta exercer o “livre arbítrio”.

    Será que é assim mesmo?

    Tenho dúvidas, mas suspeito que não.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador