Legado Arte e Grupo Design Armorial apresentam “Afluentes”

A mostra estreia sua temporada em agosto, na galeria Legado Arte, em São Paulo

Foto: Beta Germano

Jornal GGN – Em agosto, a galeria Legado Arte recebe a mostra “Afluentes”, apresentada pelo Grupo Design Armorial. O projeto, com curadoria de Beta Germano, ficará exposto até dia 6 de setembro, em São Paulo.

A exposição, traz o artesanato como design, que é a linha dorsal do Grupo de Design Armorial, passando do pré-industrial para o semi-industrial e industrial. Criando um novo arsenal a partir da cultura material nordestina, unindo aspectos de sua imagem pública e privada.

Para “Afluentes”, os autores Rodrigo Almeida e Rodrigo Ambrosio comandaram uma reunião de quatro artesãos que vivem na beira do Rio São Francisco. Por sete dias na Ilha do Ferro, em Alagoas, o ambiente alimentou o processo de criação, com a união da estética naif e bucólica com o design recheado de signos urbanos.

“O resultado é lírico e um tanto surreal. Há, por fim, a criação de novas espécies. São novos seres extraterrestres, extrabrasileiros: um boi-vaso; uma carranca-vaso; um calango-banco; um pássaro-luminoso-navegante; um jabuti-luminária; e, um canguru-pomba-cobra-girafa-cadeira.”, contou Beta Germano.

Dentre os autores da mostra estão Rodrigo Almeida, Zé Crente, Rodrigo Ambrosio, Mestre Valmir, Maria Amélia Vieira, Petrônio, Dalton Costa e Jasson.

O movimento Armorial, nascido nos anos 70, tem  por objetivo  criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do nordeste brasileiro. Um dos fundadores e diretores foi o escritor Ariano Suassuna.

Serviço

“Afluentes” 

Local: Legado Arte

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 500 – Jardim America, São Paulo – SP, 01442-000

Temporada: de 8 de agosto até 6 de setembro

Leia também:  Cultura e arte latina no 15º Festival América do Sul Pantanal

Horário: de segunda a sexta-feira, das 11h às18h

aos sábados, das11h às 15h, domingo não abre

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome