Companhia Circo no Asfalto realiza cortejo artístico em Santo André

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: João PimentaGrupo Rosa dos Vendos

Jornal GGN – Apesar das férias de julho ter chegado ao fim, a programação artística no estado de São Paulo continua em agosto e hoje à noite, dia 1, o Espaço Cultural do Circo no Asfalto realiza um cortejo circense a partir das 19h30, com apresentação do  Poin – Pequena Orquestra Interativa, no Jardim Bom Pastor, em Santo André. A programação é gratuita e contará com outras ações que serão promovidas ao longo do mês, na sede da Companhia Circo no Asfalto.

Com o casal de palhaços Fran e Douglas Marinho, além de Ricardo Avellar, a Cia. Circo no Asfalto apresentou ao público seu espaço cultural em 2015. Agora com o projeto “Juntos Somos Mais Fortes”, contemplado pelo edital PROAC – Territórios das Artes (Espaços Independentes) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a trupe leva arte e cultura circense pelo estado.

As atividades de agosto começam hoje, dia 1, com um cortejo que pretende contemplar brincadeiras musicais. A apresentação e as atividades contará A POIN, um grupo formado por músicos que tocam violão, acordeon, flauta, violino, sousafone e percussão, que tem como característica a interatividade com o público. Entre músicas dos balcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana, as ações irão explorar o ritmo, afinação, coordenação motora e memória.

No dia 07 de agosto, às 20h, é a vez do grupo Mamulengo Fuzuê apresentar um espetáculo de Teatro Popular de Bonecos chamado “Benedito, Abençoado e Bendizido”. O nome do grupo faz referência a uma brincadeira aprendida com as tradições, essência que acompanha as montagens da trupe, que recebeu o prêmio de ‘Melhor Espetáculo de Rua’, no Festival de Cultura Popular de Ilhéus.

Já em 08 de agosto, às 20h, quem se apresenta é o grupo de artistas populares de rua Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente. Entre teatro, música, técnicas circenses e palhaços, o grupo apresenta atividades que mergulham na diversidade cultural e popular brasileira.

Seguindo com a programação, nos dias 15 e 16 de agosto, de 14 às 17h, o diretor e ator natural da Espanha, Pepe Nunez, realizará a ‘Oficina de Iniciação a Arte do Palhaço’, já com vagas esgotadas. Pepe Nuñez já dirigiu vários espetáculos de grupos como Companhia Pé de Vento Teatro, de Florianópolis, (onde mora desde 2000) e Teatro do Anônimo (RJ). Em 1998, o artista montou o seu próprio espetáculo “Bom Apetite”, que ele apresenta no Espaço Cultural Circo do Asfalto, dia 17 de agosto, às 20h.

Durante as terças e quintas-feiras de agosto, das 16h às 19h, o grupo The Pambazos Bros ministrará uma ‘Oficina de Montagem de Número’, com vagas esgotadas. A oficina será baseada na experiência de 16 anos de trajetória deste grupo, formado pelos uruguaios Diego Martínez e Jorge Za, que utiliza as linguagens do teatro, do circo e da música.

Finalizando as atividades culturais de agosto, acontecerá a ‘Oficina de Fotografia’, no dia 20, ministrada por Ricardo Avellar, fotógrafo oficial da Companhia Circo do Asfalto. O artista circense e fotógrafo já expôs trabalhos na UFLA – Lavras-MG, no Festival Paulista de Circo em Piracicaba, na Casa de Cultura de São Bernardo do Campo, entre outros polos culturais.

A Circo no Asfalto tem sua pesquisa voltada para arte circense de rua e a cultura popular brasileira, com o  objetivo de levar atividades à pequenas comunidades, vilarejos, aldeias e quilombos brasileiros. Com quatro espetáculos, a companhia já circulou por todas as regiões do Brasil, chegando em alguns países da América Latina.

Programação Espaço Cultural Circo do Asfalto – Agosto

Dia 01 de agosto, as 19h30  – POIN – Pequena Orquestra Interativa – Duração: 60 minutos

Cortejo pela comunidade no entorno do Espaço Cultural Circo do Asfalto

Poin: Renata Mattar – sanfona e voz, Gustavo Finkler – violão e voz, Micaela Nassif – violino, Mateus Mapa – flauta e flautim, Renato Farias – sousafone, Nina Blauth– percussão, Gustavo Souza – percussão

Concepção direção musical, composições e arranjos – Gustavo Finkler | Figurinos: Renata Mattar

Classificação Livre

Dia 07 de agosto, as 20h – Mamulengo Fuzuê – Duração 40 a 60 minutos

Espetáculo Benedito, Abençoado e Bendizido

Elenco Thiago Francisco (Bonequeiro/Brincante) e Trio de Músicos Brincantes

Enfrentando os desmandos do Capitão João Redondo, que tudo quer comprar e dominar com seu dinheiro e poder, Rosinha, Benedito e o Boizinho Fuzarca lançam mão de muita esperteza para fugir de perigos representados pela fantástica Cobra Anaconda. Os personagens dessa brincadeira convidam o público a um singelo e alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro, guiados por canções populares executadas por músicos brincantes ou bonecos tocadores.

Classificação Livre 

Dia 08 de agosto, as 20h – Rosa dos Ventos – Duração: 50 minutos

Espetáculo Super Tosco

A trama do espetáculo é super tosca, porque é real, feita por palhaços que com suas histórias e números de divertimento não vão achar outra forma de heroísmo que não a tosca… A grandiosidade do Super aparece em espantosas acrobacias habilidades, número de equilíbrio, músicas cantadas e tocadas ao vivo com naipe de sopros e uma banda completa de um homem só, o Maestro Nicochina. Uma farra circense para rir, e muito!

Elenco: Luís Valente, Fernando Ávila, Tiago Munhoz e Robson Toma | Adaptação, criação, direção, figurinos e cenografia: Rosa dos Ventos | Trilha e Música original: Robson Toma

Classificação Livre 

Dias 17 de agosto, as 20h – Pepe Nuñes – Duração: 60 minutos

Espetáculo Bom Apetite

Bom Apetite é um espaço de brincadeira, um espetáculo aberto, para todas as idades, jogos e cumplicidade marcam o compasso na orquestra que formam público e palhaço, e rindo de si mesmos, trazem a tona o que todos nós temos de mais irreverente, descontraído e ingênuo.

No “cardápio” da peça, tem música, mágica, malabarismo, jogos coletivos e naturalmente, muito humor.

Classificação Livre

 

Dia 20 de Agosto – Oficina Fotografia com Ricardo Avellar 

* Toda programação é gratuita e acontecerá no Espaço Cultural Circo no Asfalto, que fica na Rua Sebastião Pedroso, 30 , Jardim Bom Pastor, Santo André – SP.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador