Fim de semana com festival gastronômico árabe em São Paulo

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

O projeto “Um dia nas Arábias”, além de promover a cultura árabe usando a culinária como elemento principal, tem o objetivo de apoiar e gerar empregos para os refugiados sírios no Brasil. Com entrada gratuita, os visitantes podem colaborar com a causa doando um 1kg de alimento não perecível ou produtos de higiene

Imagem: Reprodução/Facebook

Jornal GGN – A Vila Butantan, em São Paulo, foi o espaço escolhido para mais uma edição do festival gastronômico “Um dia nas Arábias”, que acontece neste final de semana, nos dias 20 e 21 de maio. Sob a temática “De volta para as Arábias – Despedida do Ali”, o evento contará com 30 expositores, entre refugiados sírios e descendentes árabes, que apresentarão diferentes elementos culturais como: pratos culinários, artesanatos, danças, além de promover debates. A feira será aberta às 11h e vai até às 21h.

A edição, organizada pelo Studio Mock em parceria com a Associação Juventude Armênia, é uma homenagem ao mascote do festival, o ‘Ali’, criado para interagir com o público nas redes sociais e que está se despedindo para ir ao Líbano. O projeto, idealizado por Said El Hajj, além de promover a cultura árabe, tem o objetivo e apoiar e gerar emprego aos refugiados abrigados no Brasil.

“Apesar de ser um evento em um formato mais exclusivo e trazer como tema o Ali, o festival permanece com o conceito que surgiu – apoiar os refugiados sírios no Brasil. Temos o orgulho de ver todo o trabalho sendo reconhecido, essa é uma pequena forma que encontramos para ajudar essas famílias que buscam viver com dignidade e ter uma oportunidade de emprego”, explicou Said El Hajj.

Durante o festival, os visitantes poderão saborear pratos da culinária árabe como: saj, shawarma, falafel, arroz marroquino, trigo libanês , mjadra, charuto de folha de uva, esfiha, kibe, tabule, hommus, doces sírios, entre outras opções, que custarão entre R$ 5,00 e R$ 20,00. O público também encontrará acessórios, artesanatos e roupas, além de tatuagem em henna e maquiagens.

A feira ainda traz outros elementos da cultura árabe e os interessados poderão vivenciar experiências como saber do futuro por meio da borra de café; dançar dabke; assistir apresentações de música e danças do ventre; e participar de debates com refugiados sírios.

“Durante o evento, os visitantes poderão conhecer o trabalho da entidade criadora do projeto ‘Experimente nascer de novo’, que presta assistência às crianças na Síria e aos refugiados sírios no Brasil, e ainda poderão contribuir com a causa, doando alimentos não perecíveis, fraldas e utensílios de higiene básica”, completou o idealizador.​

A última edição do festival, em abril deste ano, contou com cerca de 20 mil visitantes e arrecadou 230 kg de alimentos, além de 10 sacolas de roupas. Todos esses ganhos estão sendo distribuídos na Ocupação Leila Khaled.

Assine

Serviço

Festival Um dia nas Arábias: “De volta para as arábias – Despedida do Ali”

Local: Vila Butantan

Endereço:  R. Agostinho Cantu, 47 – Butantã, São Paulo – SP, 05501-010

Quando: dias 20 e 21 de maio, das 11h às 21h

*5 min da estação do metrô Butantã

Entrada gratuita ou 1kg de alimento.

Confirme sua presença clicando (aqui).

 
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maravilhosa iniciativa mas a

    Maravilhosa iniciativa mas a comida que lá se expõe é sirio-libanesa, que é muito diferente da cozinha do Iraque, da Arabia Saudita, dos Emirados, do Kuwait, do Egito, da Libia, da Argelia. Não há uma ” cozinha rabe”, existem multiplas cozinhas no mundo arabe, muito diferentes. Se alguem pedir um quibe ou uma esfiha em Bagdah não sabem o que é, a comida é carneiro de todas as formas, peixe do rio Tigre, na Argelia é o cous-cous, arroz com pedaços de carneiro, etc.,cada Pais com sua culinaria especifica.

  2. ” masgouf “

       Tipica de Bagdah ,  peixe do Tigre , grelhado aberto em um tipo de churrasqueira marinado em tamarindo, sal e pimenta, acompanhado de arroz basmati com toques de tomate e açafrão, e depois um carneiro tambem fortemente temperado acompanhado de amendoas e passas, e claro : arroz. 

        A “comida arabe ” conhecida no Brasil, esta mais para uma suposta “cozinha mediterranea”, até histórica pelas trocas entre as duas margens deste mar interno, tem até um prato muito semelhante a “paella” que é tipico do litoral, tanto da Tunisia como da LIbia.

        Algo dificil, é visitar as cidades/aldeias/povoados no Bekaa ( Libano e Siria ), e cada “hama” afirma possuir a melhor receita, tipo de um simples falafel, ou de um guisado de carneiro, e vc. ter que provar, pois em casa arabe, não importa se mediterraneo ou do golfo, a “visita” o “convidado”, tem que comer, a educação assim o exige.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador