Fortaleza recebe 10ª edição da Bienal da UNE

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – Chegando em sua décima edição, a Bienal da União Nacional dos Estudantes reúne política e cultura, de 29 de janeiro a 1 de fevereiro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A grande feira, com cerca de 100 atrações abertas ao público, irá promover atividades artísticas, oficinas, debates, visitas guiadas a comunidades da cidade, entre outras ações. Os músicos Tito Santa Cruz, Emicida, Gabi Amarantos, personalidades como Haddad e artistas do Teatro Oficina também fazem parte do festival. O encerramento do evento fica por conta da “culturata”, uma passeata cultural da UNE pelas ruas da Capital.

A edição, que ganhou o tema “Feira da Reinvenção”, é uma homenagem a resistência criativa e reinventiva brasileira, a partir da diversidade das feiras populares nordestinas e da cultura cearense. O festival pretende destacar a produção realizada atualmente dentro das universidades, além de reunir convidados que possam ampliar o debate sobre as questões que envolvem a juventude brasileira.

No período noturno, a Bienal apresentará diferentes artistas musicais. Quem comanda abertura, no dia 29, são as cantoras que estreiam o projeto “Elas Cantam Belchior”, seguidas pela banda “Selvagens à Procura da Lei”. Na segunda-feira, 30 de janeiro, o destaque é da cantora Gaby Amarantos. E para encerrar a última noite, sobem ao palco Erivan, Gueto Roots e o rapper Emicida.    

Os debates contarão com a presença de personalidades da cena política atual, como o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT); a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT); e a ex-deputada federal, Luciana Genro (Psol-RS). E, na área da cultura, os encontros serão com ex-ministro da pasta Juca Ferreira e o músico Tico Santa Cruz, além de outros convidados.

No dia 31, o Teatro Oficina, comandado por José Celso Martinez, compõe a noite com a encenação de “Navalha na Carne”. Os visitantes ainda poderão participar de uma aula, sobre o tema da bienal, ministrada por Zé Celso. Além das oficinas artísticas, o público poderá fazer parte da programação do Lado C, que levará estudantes de todo o Brasil para conhecer comunidades e projetos da cidade de Fortaleza.

A Bienal será encerrada com a “culturata”. A passeata cultural da UNE mistura festa e protesto, levando os estudantes a se manifestarem contra os ataques à democracia brasileira. A “ culturata” irá percorrer a Praia de Iracema e será acompanhada de atrações culturais da cidade, como um bloco de carnaval. 

O festival, realizado pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE (Cuca), já passou por Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Esta é a principal atividade cultural da União Nacional dos Estudantes, que celebra 80 anos em defesa da educação pública e da juventude. A organização, que teve o trabalho interrompido na ditadura militar, retomou as atividades em 1999 com a proposta das Bienais.

Serviço

10ª Bienal da UNE

Local: Centro Dragão do Mar

Endereço: R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza, Ceará

Quando: de 29 de janeiro a 1 de fevereiro

Aberto ao público.

*Pacote com acesso às atividades, alojamento e kit: R$ 200,00 ( apenas presencialmente)

Para mais informações: clique (aqui).

Apoio: UBES, ANPG, OCLAE, SESC, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Escola Porto Iracema das Artes, Governo do Ceará: Gabinete do Governador; Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Coordenadoria Especial de Politicas Públicas de Juventude.

Patrocínio: Qualicorp, Prefeitura de Fortaleza: Secretaria Municipal de Cultura, Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura – Instituto Dragão do Mar, Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará.

Realização: UNE, CUCA da UNE, Ministério da Cultura do Governo Federal.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador