Meio ambiente por inteiro, por Rosângela Vig

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Imagem: Divulgação

Do Obras de Arte 

Meio ambiente por inteiro

por Rosângela Vig 

“Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barco primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore e veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.

Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende a tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
E certeza tranquila a teu esforço.
Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
E a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e paz.”
(CORALINA, 2004, p.311)

Não são necessárias palavras rebuscadas para se exteriorizar o verdadeiro sentido da vida. Para Cora Coralina, o ser humano está por aqui de passagem, numa breve estadia. A Terra é sua única casa e dela vem sua vida, sua família, seu sustento. Cuidar bem do planeta significa cuidar de nosso futuro e do futuro das próximas gerações. A compreensão dessas palavras entretanto parece árdua a muitos e prossegue a deterioração do meio ambiente, a passos largos, a céu aberto, a despeito de todo o conhecimento que se tem sobre as consequências a todos. Deixar de pensar nisso e de se tomar atitudes, significa não cuidar da grande casa em que vivemos.

As atitudes contradizem o discurso simples da poesia, a respeito de que devemos, com urgência, tratar bem o planeta, nossa única nave. Vão se tecendo redes de corrupção, de maldade, de devastação, numa corrida desenfreada e ilusória pelo ter e pelo poder. O magnetismo que tal cadeia exerce sobre o espírito prevalece sobre o verdadeiro sentido da vida e parece apagar o objetivo maior, que é a tranquilidade da alma, de que nos fala Cora Coralina.

São as pequenas atitudes que podem despertar a tomada de consciência sobre o que estamos fazendo em nossa casa e levar cada um a agir da forma correta para que se possa ter um mundo melhor, no futuro. Assim pensam os artistas do Grupo Artenavida. Assim são as exposições que os artistas estão realizando. E a próxima exposição será o Meio Ambiente por Inteiro, no Hotel Mercure Paulista, na rua São Carlos do Pinhal, 87, Bela Vista, em São Paulo, de 1 de julho a 8 de setembro de 2017, com vernissage no local, no dia 30 de junho de 2017, às 19h e 30 minutos. Talvez sejam essas as pequenas, mas as melhores marcas que cada um pode deixar nesse planeta.

As obras inéditas dos artistas tem como tema o meio ambiente e despertam para a tomada de consciência sobre o que estamos fazendo por nosso mundo, nossa única casa. O olhar da Arte seduz por meio de cores, de formas, mas sobretudo de esperança, antes que o planeta, o lar de todos, torne-se um deserto inóspito.

Artistas participantes:

Adriana Konrath

Ana Mora

Bia Black

Dircéa Mountfort

Flávio Martins

Iolanda Cimino

Jair Rhuys

Jeremias Ortiz

Patrícia Amato

Paulo Lionetti

Paulo Tajes Lindner

Rafael Murió

Rita Caruzzo

Rogério Della Valle Martins

Rosângela Vig

Sandra Honors

Sérgio Grecu

Soso Botture

Stella Gomide

Vanda Ramirez

Walmir Teixeira da Silva

Artista Convidado:

Everson Fonseca

Referências: CORALINA, Cora. Melhores Poemas. São Paulo: Global Editora, 2004.

 
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador