São Paulo terá corredor de grafite na 23 de Maio

Jornal GGN – A Prefeitura de São Paulo está realizando um projeto que vai reunir cerca de 200 artistas para grafitar mais de 70 muros na Avenida 23 de Maio. Serão 15 mil metros quadrados de murais com arte urbana, desde o Terminal Bandeira, até o antigo Detran. No acesso à 23 de maio pela Radial Leste, os artistas de rua já estão realizando diversas intervenções. A Prefeitura resolveu participar e a ideia é que o projeto seja concluído entre janeiro e fevereiro do ano que vem.

Enviado por Miriam L.

Avenida 23 de maio ganhará um dos maiores corredores de grafite da América Latina

Da Secretaria Executiva de Comunicação

Capital.sp.gov.br

Trabalho envolverá mais de 200 artistas na produção de 15 mil metros quadrados de arte em 70 muros, entre o Terminal Bandeira e o antigo Detran. Intervenção poderá ser expandida para outros locais da cidade

Mais de 70 muros da avenida 23 de maio, entre o Terminal Bandeira e a passarela Ciccilio Matarazzo, em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), antigo Detran, ganharão intervenções de grafite a partir da primeira semana dezembro. O projeto feito pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reunirá mais de 200 artistas na produção de 15 mil metros quadrados de murais com a arte urbana. A ideia é que o projeto seja concluído entre o fim de janeiro e início de fevereiro, se tornando um dos maiores corredores de grafite da América Latina, a frente dos murais da Copa do Mundo, na zona leste, até então considerado o maior.

O anúncio aconteceu na tarde desta sexta-feira (7) durante reunião entre o prefeito Fernando Haddad, o secretário Juca Ferreira (Cultura) e um grupo de artistas que participam da curadoria do projeto e ajudam a escolher grafiteiros que participarão da iniciativa. Além dos materiais para a produção do grafite, a Prefeitura auxiliará na segurança dos artistas com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), na limpeza dos muros, ampliação da iluminação e corte de grama com a Coordenação das Subprefeituras e a Secretaria Municipal de Serviços. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dará apoio na organização do trânsito durante o trabalho.

“Esse tipo de arte existe no mundo inteiro, mas aqui em São Paulo, é um dos mais desenvolvidos, porque foi assimilada pela paisagem urbana. Essa arte tem a função de dialogar, colorindo o cinzento da cidade, substituindo muros frios e que dividem por muros artísticas que melhoram o padrão e humanizam a cidade”, afirmou Juca Ferreira. “A ideia é de trazer a arte para a rua, humanizar a cidade e democratizar o acesso a arte”, afirmou.

Para se ter uma ideia do tamanho do projeto, o grafite nos muros da Linha-1 Vermelha do Metrô, no caminho da Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste, contava com menos de 10 mil metros quadrados e quatro quilômetros de extensão. O projeto da 23 de maio atingirá de 5,4 quilômetros de extensão de muros em 15 mil metros quadrados.

“Estamos contentes com essa porta aberta, temos muita coisa para fazer e a 23 de maio é só o começo. Vamos apresentar projetos para as quebradas, a periferia e outros espaços públicos ociosos, que estão sujos e feios. A arte urbana tem custo benefício de retorno bem positivo. É barato e dá um resultado bom para a cidade”, afirmou um dos precursores do grafite na cidade, Rui Amaral. “O que é mais importante e bacana é que estamos com uma liberdade de poder criar, sem diretriz e sem tema”, disse.

“Essa é uma demonstração de respeito e reconhecimento pelo trabalho que a gente desenvolve há muitos anos. É uma porta que está se abrindo para diversos outros projetos. Nesse momento, é ainda um abre portas. A preocupação com a escolha dos artistas, do conteúdo, estrutura é para fazer com que as propostas novas cheguem e aconteçam”, afirmou o artista e curador da 3ª Bienal do Graffiti, Binho Ribeiro.

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha singela visão

    Grafitti, pixação (*) ou que nome ou distinção for usada, sendo considerada arte ou não, é indiscutivelmente uma forma de expressão.

    Podemos gostar ou não desta forma. Ou ainda, podemos gostar de algumas expressões e não de outras.

    O fato é que mesmo que eu ache um Rembrandt belíssimo, pode ser que eu não o queira na minha casa modernista (certamente no meu cofre) ou um Muró em minha sala renascentista.

    Por mais bela que seja a arte feita numa pedra de uma praia “virgem” eu sempre preferirei a pedra limpa, sem arte. Ou como arte da natureza.

    Portanto, artistas que impõem sua “expressão” (ainda que arte) ao publico, escolhendo o que e onde a veremos ou perceberemos, sem nos perguntar acaba me alimentando antipatia por esta arte anárquica (e frequentemente depreciativa dos lugares onde é anarquicamente praticada. Afinal arquitetura e decoração não é um tema unânime.

    O que não significa que não possa haver um processo democrático para que eles se expressem.

    Haddad mais uma vez mostra esta capacidade. Espero que gostemos, em maioria.

     

    (*) Aqui, preconceituosa ou elitistamente, distinguem “grafite” de “pixação”, dando à primeira uma conotação artistica e à última uma conotação predatória ou vândala, mas o fato é que “grafitti”, pelo menos no inglês, define tanto a escrita como o desenho ou pintura, com aerosol, pincel, rolo ou o que for. A definição sintética que eu daria: “expressão gráfica em elementos públicos”.

  2. Como 95% dos paulistanos

    Como 95% dos paulistanos adoram uma boa grafitada, especialmente nos muros de suas residências, esse projeto vai ser suça…

  3. A Marta Suplício já comunicou

    A Marta Suplício já comunicou Lula que ela quer ser candidata a prefeita.

      Pouco importa se Haddad tiver 1 000 por cento de aprovação.

          E a Martataxa liga pra isso?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador