Sesc Pompeia é eleito um dos dez melhores prédios de concreto do mundo

Do São Paulo São

Jornal britânico elege Sesc Pompeia entre os dez melhores edifícios de concreto do mundo

No início deste mês o jornal britânico The Guardian publicou uma matéria em que elegia os dez “melhores edifícios de concreto do mundo”.  Do Panteão de Roma à Unité d’Habitation de Marseille, de Le Corbusier, a lista, elaborada por pelo crítico de arquitetura Rowan Moore, conta ainda com o Banco de Londres em Buenos Aires, do arquiteto Clorindo Testa, e com o Pavilhão Nacional Português, de Álvaro Siza.

Falar de concreto sem mencionar obras do brutalismo brasileiro seria quase inadmissível para um crítico de arquitetura, e Moore sabe disso, por isso, entre os dez melhores elegeu, talvez, o exemplo mais interessante dentre todos os edifícios de concreto do Brasil: o Sesc Pompeia, emblemático projeto de recuperação e anexos para uma antiga fábrica de tambores na cidade de São Paulo, realizado por Lina Bo Bardi em 1986.

Sesc Pompéia, fábrica de tambores. Imagem: “Sesc Pompeia, 30 anos”. Reprodução.

“Uma piscina, quadras internas de futebol e outros esportes são empilhadas na mais larga deste grupo de torres; os vestiários estão em outra delas, conectadas por dinâmicas pontes que transformam o movimento normalmente monótono em um teatro urbano. A terceira torre, cilíndrica, armazena a água. Sabendo que uma mudança de direcionamento político poderia acabar com projetos de intenção social como este, Bo Bardi o fez como uma fortaleza: uma citadela da liberdade, como era chamado. As aberturas das janelas, que parecem ter sido feitas aos murros por homens das cavernas, são incríveis”, escreve Moore sobre o Sesc Pompéia.

Leia a matéria completa na página do jornal britânico.

***
Com informações do ArchDaily via The Guardian.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguém ficará surpreso se o

    Alguém ficará surpreso se o governador de São Paulo usar o dinheiro roubado da merenda para incendiar este prédio afim de privatizar as cinzas a preço de banana? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador