35 Anos do PT. Momento de Auto-Crítica, por Marcelo Zelic

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 

35 Anos do PT. Momento de Auto-Crítica, por Marcelo Zelic

Nos 35 anos de fundação do PT, Lula faz um balanço do partido e mais que isso, propõe que os petistas façam auto-crítica sobre o distanciamento do Manifesto de Fundação de 1980 e as praticas de gabinete enraizadas na forma de fazer política hoje, como uma necessidade para se enfrentar o momento atual e continuar mudando o país.

É importante o desafio de auto-crítica proposto pelo Lula.

Se acontecer, se os petistas construírem esse processo não em gabinetes ou para inglês ver, se o fizer de forma coletiva com sua base social, será um fator de avanço da luta no Brasil, pois não é só nas denúncias de corrupção que aparecem hoje o distanciamento ético e político do manifesto de 1980.

A defesa e legitimação da ação da Polícia Militar, ao chacinar 13 jovens baianos, feita pelo governador petista do estado da Bahia, por exemplo, são posturas que precisam de auto-crítica e mudança de conduta dos gabinetes. Em vez de efetivar uma investigação, criminaliza-se a população atingida para abafar mais uma chacina realizada no Brasil por policiais militares.

Que relações existem entre a posição do governador baiano e o abandono da Comissão de Direitos Humanos e Minorias pela bancada petista da Câmara dos Deputados?

A articulação do governo e do partido no Congresso ao permitir que parlamentares contrários ao tema assumissem o controle de comissão tão importante e cara aos direitos humanos, priorizando as comissões econômicas e de gestão do legislativo, mostraram a mesma separação entre economia e direitos humanos praticada pelos outros governos.

O tratamento dado aos povos indígenas, é outro grave exemplo.

Tiveram seus direitos rifados pela ex-Ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann e o atual Ministro da Justiça, “você sabe quem”, que paralisaram o processo de demarcações de suas terras, visando facilitar acordos eleitorais no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e outros estados. Perderam em todos os citados e é outro ponto que mostra a necessidade da auto-crítica proposta pelo Lula.

Em 1980 quando o PT era fundado, os índios do Brasil continuavam lutando pela demarcação de suas terras e respeito aos seus direitos constitucionais. A União das Nações Indígenas, contemporânea à fundação do partido, foi construída como resposta a um processo duríssimo de violência estatal-desenvolvimentista que os índios sofreram antes e durante a ditadura militar.

A bandeira da demarcação de suas terras levantada pela UNI em Brasília e nos estados, foi incorporada como bandeira de luta na fundação do partido. A Comissão Nacional da Verdade apontou que este segmento da sociedade foi o mais atingido na ditadura militar. Os índios brasileiros morreram aos milhares e continuam morrendo e recomendou como medida de reparação agilizar a demarcação de suas terras e dar continuidade à investigação das violências contra indígenas.

Entre 2003-2013, para usar o período da auto-crítica, foram assassinados mais índios no Brasil do que os mortos e desaparecidos políticos reconhecidos pela Comissão Nacional da Verdade. Esses assassinatos são fruto também de uma politica indigenista sucateada, sem recursos e com demarcações de terras, efetuadas em sua maioria, só com autorização ou por ordem do judiciário.

A auto-crítica sobre a pratica política petista e os povos indígenas é necessária e urgente, pois é preciso interromper o processo de retirada de direitos que o Ministro da Justiça é parte, prevaricando ao não assinar os documentos disponíveis em seu gabinete, utilizando-se, tal qual os ruralistas e setores do judiciário de medidas protelatórias e da judicialização para obstruir o processo de efetivação dos direitos originários do índio brasileiro, quando não e tão grave quanto, reprimindo o legítimo movimento de retomadas de terras feito pelos indígenas brasileiros com Forças Federais como na Bahia, Mato Grosso do Sul e outros estados, inclusive com assassinatos, prisões, ações de repressão psicológica sob a comunidade e ameaças.

Nestes 35 anos do PT e 12 de governo há acertos e erros, avanços e retrocessos. A auto-critica petista é um passo a frente e poderá construir pontes entre o partido e a sociedade. Se feita não só em papel, mas através de gestos concretos, como por exemplo a assinatura de demarcações de terras indígenas ou a punição dos policiais militares baianos, educará a sociedade redirecionando as praticas políticas para a construção de um desenvolvimento com respeito.

Muda mais Brasil. Para quem votou, não era somente um mote de campanha, toda acolhida e apoio a uma auto-critica petista.

https://www.youtube.com/watch?v=F2Ll2EcPtDE width:700 height:395

Marcelo Zelic – Vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Coordenador do Projeto Armazém Memória

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ALCKMIN APÓIA HADDAD EM 16, LULA APÓIA ALCKMIN EM 18

    Antes das eleições municipais de 2016, depois de muito impiximã correr debaixo da ponte, LULA tem que mostrar o mestre que é para enfrentar o rolo compressor “Cunha & seus miquinhos amestrados” e com isso preservar e ampliar todas as conquistas oriundas do seu primeiro governo de 2003! Junto com o PSD de Kassab  (que com o próprio atrairá Temer e seu grupo para o novo partido) vai costurar uma aliança inédita e impensável: PT/PSDB + PSD.

    Qui nimium properat, serius absolvit

  2. O risco da Unanimidade no blog (ou qq lugar,o pensamento único)

    ingenuidade minha? Ou de quem pensa o contrário? E achismos neste blog, como em qq e outro lugar, é o que não faltam.  Acho que até passou da hora, faz um bocado de tempo, os “antigos”. O risco da Unanimidade. Acho tão perigoso quanto golpe, tentativas ou pensamentos de impeachment, ou certezas absolutas (talvez eu mesmo esteja com ceerteza abosluta de que há sérios riscos de unanimidade, as exceções não passam de exceções – e não é peitica minha.

    1. Sem tirar nem por, reproduzoinclusive o estilo do autor )

      de um outro blog, por um sociólogo desses raros ditos marxistas que realmente leu e releu Marx, e seus sucessores, e revisores, e de direita inteligentes, e o desenvolvimento do capitalismo (este foi o centro de Marx, e  nem a religião, nem receitas do que venha a ser num futuro desejado, em cada tempo e em cada realidae específica) Sociólogo que jamais nem vem olhar o GGN Posts Dos Dias, quer distância por achar um atentado…por motivos que , coincidentemente, umas vezes apontei: .E PRINCIPALMENTE É UM  OLHAR  PRECONCEITUOSO.OLHE  MAIS. E  TENTE  VER  OUTRAS  DESCRIÇÕES , OUTRAS ANÁLISES E OUTRAS INTERPRETAÇÕES “

       

  3. é claro que o pt só avançará

    é claro que o pt só avançará com a participação

    de todos movimento sociais e sindicais e da sociedade civil…

    mas precisa ser acuado, se preciso, mas apoiado para que possa

    tomar atiudes coerentes com os interesses desses movimentos.

    meter o  pau só para criticar, só piora a situação,,,,

  4. A incompetência e covardia de um governo e seu partido

    As dificuldades do momento são enormes. Não há como não se levar isso em consideração.

    Mas essas enormes dificuldades são fruto do que não se fez lá atrás, pela soberba inicialmente e depois pela incompetência e covardia do governo e do PT.

    Incompetência e covardia que já se manifestavam desde o mensalão.

    Não perceberam desde lá que foi ficando cada vez mais claro que o projeto não era atingir aquele governo de Lula (no início pode até ter sido), mas sim a existência do PT.

    Um a um foram sendo aniquilados os nomes do PT (Dirceu, Genoíno, Gushinken…), mas não era para atingi-los individualmente. 

    Numa clareza assustadora, tomavam corpo as palavras de Bornhausen: 

    “Vamos extirpar essa raça”.

    É a raça, não o indivíduo.

    O que poderia justificar o afastamento de Paulo Lacerda da ABIN, ainda mais da maneira como se deu? Somente a falta de visão e a covardia do governo em enfrentar o esquema que se manifestava naquele momento.

    O que é hoje a Polícia Federal se não um reflexo disso?

    Quem enfrentou Gurgel?

    E agora, quem enfrentará Janot, que comete o crime de (ir)responsabilidade de ir aos Estados Unidos, que andou bisbilhotando a Petrobras (por que terá sido?), para pedir para investigar… a Petrobras.

    Janot, além do crime que comete ao país, não titubeia em passar um atestado da sua incompetência e da PF por se sentirem incapazes de investigar o que ele acha que ainda precisa de mais investigação, deixando-nos a nítida sensação de que outros objetivos o norteiam.

    Quais serão esses objetivos?

    O que significam as frases de Lula aos golpistas que “vão prestar contas à história” e de Dilma “temos força para vencer o golpismo”, nos 35 anos do PT?

    Nada.

    Significariam, como significaram, há algum tempo. Hoje não mais.

    Não conseguem mais perceber a dramaticidade dos dias atuais.

    Em um momento como esse, em que o Brasil está sendo literalmente incendiado, dizer frases que nada mais têm a ver com a realidade atual do PT, acovardado na defensiva que vai completar 10 anos, como a clássica figura do lutador jogado às cordas esperando soar o gongo pedindo a Deus que acabe a luta, refletem a perpetuação da inercia.

    Inercia que está matando a militância aguerrida do PT, militância que ultrapassa os muros do partido porque também composta hoje por alguns blogueiros que, mesmo não sendo alguns deles petistas, heroicamente têm cerrado fileiras por entenderem que é uma luta de todos nós.

    Blogueiros para os quais o governo também dá as costas.

    Ou vocês acreditam de verdade que uma eventual entrevistazinha, perdoem-me pela aspereza, aos blogueiros “sujos” representa alguma coisa diante do que cedem à “verdadeira” imprensa.

    Só posso imaginar que no imaginário do governo os blogueiros não são imprensa, constituem uma raça inferior.

    O governo e o PT não têm mais nada a dizer ou a fazer?

    Vamos viver agora temendo tudo e todos?

    Que tal se dirigir ao povo brasileiro e fazer algumas “perguntas”?

    Quem é o juiz Sergio Moro?

    O juiz Sergio Moro tem alguma ligação com o PSDB?

    A esposa do juiz Sergio Moro possui algum vínculo com o PSDB?

    Quem é Alberto Youssef e se em algum outro momento da sua vida ele fez delação premiada?

    A quem ele fez essa delação premiada?

    De que partido eram os delatados?

    Quem é Paulo Roberto Costa?

    Por acaso ele era funcionário de carreira da Petrobras desde a década de 1970?

    Em que governo ele passou a ter promoções dentro da Petrobras?

    Quem é Pedro Barusco?

    Por que delatores como Pedro Barusco, Fernando Baiano e outros disseram nos seus depoimentos que começaram a receber propina desde o primeiro governo Fernando Henrique Cardoso mas a Lava Jato ignora?

    A Lava Jato investiga a Petrobrás ou o governo?

    Por que a imprensa só divulga o que ocorreu NESTE governo?

    Por que a imprensa esconde até hoje o trensalão, onde a corrupção está comprovada e não denunciada por bandidos?

    Por que agora políticos do PSDB no episódio do Trensalão, do qual o povo brasileiro sequer tomou conhecimento, tiveram seus processos arquivados e o partido mais corrupto do mundo continua sob fogo cruzado?

    Será que o governo e o PT conseguem fazer perguntas tão simples?

    Será que o governo e o PT têm coragem para fazer perguntas tão simples e ao mesmo tempo não percebem que a obviedade dos fatos praticamente se encarregaria de dar as respostas à sociedade?

    Chega de incompetência e covardia. 

  5. Sem formalidades entre nós(mesmo alguns sendo cerejas do bolo)

    cerejas,ou pestes do bol – outros inacreditáveis “simples assim”, “é um troll”, 1 ou zero estrelinha -sinalizam q peixes fora d’água não devem mais levar água ao moinho de um pensamento único,comentários q se repetem 100 vezes mais do q Nickname já postou),mas q servem pra “comprovar” o “debate” “democrático” deste ou daquele ,qq. outro Blog ou Site alternativo,q incorre ou já incorreu,no pensamento único- não creio q tenha sido esta idéia inicial do Nassif,mas é um achismo meu,não o acompanho desde os primórdios.A presensa de um Leõnidas,ou um texto de Aldo Fornazieri,são algumas amostras de pseudo-abertura do GGN Posts Do Dia. Muito melhor é só asistir,não enviar colaborações de boa vontade, mesmo sob risco de errar ou de acertar.

    1. PQ HITLER SUBIU AO PODER: DIVISÃO ENTRE AS ESQUERDAS e…

      Vejam o conselho q tirei de um outro Blog a essa hora de Brasília. E ainda pretende,ó,ilusão,q contribuem como trincheira e brilhantes idéias pr  Presidenta e pro PT (quantos erros ao longo de sua história,quantos e quantos abundam,e os oportunismos do pessoal,de q Comunicação e Temperamento e Assessores está pegando,mas pega, e nãochegará ao povo de todas as classes sociais.Não mexer,não peitar a Mídia foi um desses erros(mas quem sou eu pra avaliar os contextos e  seus  nunca conhecidos, unca públicos e os melhores ou escanteados pela vaidade humana das querelas internas intermináveis. Hitler subiu ao poder não apenas por te feito muita coisa boa pra parte da população alemã, mas pela DIVISÃO ENTRE AS ESQUERDAS.

    2. Escrever

      Cara, eu acho que você precisa aprender a escrever, passar a limpo, pontuar, juntar sujeito, verbo e predicado…

      Eu acho que você precisa até aprender a respirar.

      Se você quer brincar de fluxo contínuo de verborragia desconexa, então avise primeiro aos leitores que é melhor que eles tomem um ácido antes de tentarem ler o que você escreve.

  6. Auto-Crítica , uma ova !

    O PT que eu vi nascer , com base em movimentos operários, pastoral da terra, intelectuais de esquerda, movimentos pela saúde pública, pequenos comerciantes e professores, ainda mantem vivo suas convicções e lutam por elas. São milhares de pessoas espalhadas pelo país que preservam suas integridades, suas vidas simples e suas bandeiras políticas. Construíram o PT com seus ideais e não com dinheiro e permacem assim até hoje. 

    Falo de uma época em que o poder econômico do PT era nada e a “elite petista” não era ninguém.

    Auto-crítica deve fazer quem se apoderou do trabalho destas milhares de pessoas para fazer concessões em nome de todas elas . Chegaram ao poder , ocuparam cargos públicos , gostaram demais deles e se “elitizaram “.  Não se lembram mais de quem foram, de onde vieram e muito menos , daqueles que trabalharam por eles.  

      

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador