A invasão dos Doppelgängers bolsonaristas, por Fábio de Oliveira Ribeiro

A invasão dos Doppelgängers bolsonaristas, por Fábio de Oliveira Ribeiro

No auge da Guerra Fria, o filme Invasion of the Body Snatchers (1956) reciclou o mito do Doppelgänger https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Doppelg%C3%A4nger para aterrorizar o público. Assim que dormem os personagens começam a morrer e ser substituídos por clones gerados por sementes alienígenas. O duplo assume o lugar do falecido.

À medida que mais Doppelgängers são criados, a situação dos seres humanos restantes se torna desesperadora. Eles não tem para onde fugir. Os que sabem o que está ocorrendo são tratados como se fossem loucos pelos demais. Ignorância e preconceito ajudam a propagar a epidemia.

A tematica do filme é obviamente a neurose de uma sociedade dividida por razões ideológicas. Os dois grupos são mutuamente excludentes e não podem coexistir no mesmo espaço geográfico. O predomínio de um significa a total destruição do outro.

Desde 2016 o ambiente social aterrorizador ficticiamente criado por Invasion of the Body Snatchers se tornou realidade nos EUA e no Brasil. A bestialidade racista e violenta neoliberal se espalha com ajuda da religião evangélica e da negação científica. Fugir não é uma opção.

Amigos e parentes infectados pelo bolsonarismo tem sido isolados, desprezados e até bloqueados nas redes sociais pelas pessoas que rejeitam a normalidade do novo cotidiano anormal. Ironicamente, os Doppelgängers do neoliberalismo agem como se eles fossem as pessoas saudáveis.

Os Doppelgängers cinematográficos não são pessoas; eles podem ser impiedosamente destruídos. Os bolsonaristas não são duplos alienígenas e sim seres humanos iludidos por um terrorista que somente existe politicamente em virtude do predomínio artificial da lógica do terror.

É óbvio que cada pessoa reage a dinâmica anti-social bolsonarista segundo suas próprias inclinações. Todavia, não pode ser considerado normal empresários espancarem mendigos ou arrastarem eles vivos amarrados nos seus carros.

O cadáver do operário da companhia de energia elétrica pendurado morto no poste após ter sido abatido a tiros por um fazendeiro é uma prova aterrorizadora de que o mal está se tornando banal. Não existe mais proporção entre aquilo o que os bolsonaristas imaginam sofrer e o sofrimento real que eles estão dispostos a causar.

A politização do uso da máscara, a rejeição da vacina, etc produzem um estrago social imenso e cumprem apenas uma finalidade: estimular o ódio. Nesse sentido, um debate sério acerca daquele filme de ficção poderia ser usado como um antídoto para a ficcionalização da ciência.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

6 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

7 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

8 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

8 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

8 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

9 horas ago