Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

A quem interessa o caos no Brasil?, por Ion de Andrade

É mesmo a direita capaz de pular do cadafalso?

Recente artigo de Raul Jungmann faz o que poucos “estrategistas” conservadores fizeram até aqui: prospectar o dia seguinte a um eventual impeachment. Ele antevê o caos por inúmeras razões que podem ser lidas aqui

O problema que está posto é a decisão de alguns deputados de dar início a um ´processo de impeachment na câmara dos deputados. Se conseguirem estarão confrontados a uma vitória de Pirro. Terão feito a leitura da tomada do poder como um fenômeno restrito e se isolarão do conjunto dos movimentos sociais, da CNBB, das Centrais Sindicais ao tempo que terão que conduzir uma política econômica de restrições que, se forem tocadas no banjo da direita, corresponderão a um extraordinário arrocho passando por privatizações e desemprego em massa…

A receita leva ao caos social. Um governo impopular e sem nenhuma base social. A recente Fundação da Frente Brasil Popular em Belo Horizonte, demonstra, aliás, que apesar de crítica ao governo, a base de apoio a Dilma continua intacta e numerosa.

Por si só, essa receita golpista deveria ser evitada. A insistência nela, quando inexiste na sociedade brasileira qualquer luta de vida e morte entre as classes fundamentais demonstra que orquestram essa movimentação forças externas ao cenário brasileiro, pois se há uma luta de vida e morte atual é contra o que sobrou de poder colonial em nosso país.

As forças golpistas foram refreadas no mês de agosto, quando tinham armado o bote, mas retomaram a iniciativa num âmbito em que, teoricamente, não podem ser contidas: a Câmara Federal presidida por Eduardo Cunha…

Na esteira do artigo de Jungmann, é muito importante que as lideranças políticas da direita reflitam longamente sobre o que pretendem. Se vier o impeachment (golpe), afundaremos no caos. Mas o Brasil será maior do que esse caos e cedo ou tarde, apesar do sofrimento social inevitável, o país voltará a algum reordenamento social e ao Estado de direito, incontornável dada a complexidade da nossa sociedade e ao quanto se ampliou o Estado.

Reflitamos. O caos foi implantado no Oriente Médio, na Ucrânia, agora na Europa.

A América do Sul é a bola da vez.Os líderes dos partidos da oposição devem refletir. Compreendam que vivemos hoje o país do “A que horas ela volta?”. A Europa viveu essa fase no pós guerra e as bases do capitalismo estão mais sólidas que antes. Reflitam enquanto há tempo: NINGUÈM vai aceitar a volta do miserê.

A vitória de Pirro de que fala Jungmann poderá mostrar terrívieis contornos.

E os que promoveram o caos em toda o mundo, riem de nós todos inclusive dessa direita golpista e manipulável que pula do cadafalso.

Devemos deixar a Caixa de Pandora fechada, jogar o jogo da democracia e deixar o país navegar. As dificuldades do cenário econômico e político, sem golpe, já são suficientes.

 

 

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah, tá….

    O governo faz um monte de burrada, se alia a banda podre da política brasileira, faz vista grossa com a corrupção, comete um “estelionato eleitoral” prometendo uma coisa e fazendo outra oposta e se revoltar com isso é golpismo?

     

    Então temos que ser como ovelhas e aceitar tudo sem reclamar?

     

    Faça-me o favor…

     

    1. Uai…

      Quando a “banda podre da politica”  é eleita por este sistema injusto de financiamento empresarial, o que se pode fazer??

      Se vc mora no morro do alemão, tem que contar com o apoio dos traficantes  prá qualquer evento, ou se retira !!

      Pimenta no “CADASTRO UNICO ” nos outros  é refresco !!

      1. A liga contra o Brasil e sua população

        O presidente do congresso parece ser o agente externo infiltrado que irá comandar o golpe contra o povo e a população.

        Acorda, Brasil!

    2. “Faz um monte de burrada”…

      “Faz um monte de burrada”… Vejamos:

      1- Qual banda podre? Aliou-se a Cunha e Renan? Exatamente o oposto. Sofre represálias o tempo todo e não tem como tirá-los de lá, só com o processo já em andamento. Aguardemos.

      2- Qual vista grossa? Deixando a PF e MPF agirem à vontade para apurar e punir? Deveria “engavetar” como fhc? Ou se esquece que os sujeitos que entraram lá foram demitidos por ela há 3 anos?

      3- Qual estelionato? TODOS os programas sociais estão intactos, apesar da banda “nazi” pedir cortes exatamente lá.

      Informe-se melhor, para não falar asneiras…

       

  2. O Judiciário está nú.

    Esse judiciário: 

    Condena o mensalão do Pt e abafa o do psdb.

    Condena a corrupção do PT na petrobras e abafa a origem da corrupção na mesma que foi do psdb e esconde os maiores corruptos que são todos do psdb e cupinchas.

    E muitos outros crimes em conluio com o pig.

    O preço que já estão pagando: DESQUALIFICAÇÃO , que ainda se ampliara.  

     

     O temor do Senhor é escola de sabedoria, e antes da honra está a humildade. (Pr 15,33)

  3. sem paranoias

    O caos foi implantado no Oriente Médio, na Ucrânia, agora na Europa. A América do Sul é a bola da vez

    O autor parece acreditar que o Império quer implantar o caos em todo o planeta. Cuidemos dos nossos problemas internos sem paranoias, que só impedem sua solução. De resto, concordo que o impeachment, ideia fomentada por oportunistas irresponsáveis, é um mergulho perigosíssimo no escuro.

  4. Mas pode ser jogo de cena…

    … as manobras pelo impeachment, seja  para desgastar e queimar o filme de Lula a 2018, seja para tornar a situação de Dilma insustentável e forçar a renúncia. Talvez os defensores do impedimento não sejam bobos. Até o limite,  jogam e continuam calculadamente apostando  e alimentando a tese do quanto pior melhor. 

    O prognóstico do impeachment, sim, aponta para sérias consequencias, como privatizaçoes e retrocessos sociais. Só tenho dúvidas se as pressões sociais pela retomada das conquistas e avanços são assim tão certas num cenário caotico que disputa migalhas na luta pela sobrevivência. Durante muito tempo achei que o tempo ruim e o sofrimento pressagiam homens e tempos melhores, mas descobri que também podem aviltar. Das misérias econômica e social também sobrevêm a indigência cultural e dos valores.  A prova está aí  para quem quiser ver.

  5. Brasil a grande Europa no mau sentido

    Para mim está muito claro o que a direita atrasada quer. Acabar os programas sociais, precarizar o trabalho. Entregar o mercado interno e a riquezas as multinacionais.Ensino e saude  previdencia grande parte privatizado. Sindicatos e organizacoes sociasi sobre pressão permanente e desarticulados.

    Vamos- nos tornar a grande Europa sem os aspctos positivos que existem nela. Só vamos ter os aspectos ruins.

    La tem a geração mil euros ( os contratos de trabalhos  precarios são de mil euros), nos vamos ter a geração mil reais.

    Pobres vão viver no sufoço e a  classe media vivierá muito mal. Uma minoria vai nadar de braçada. 

    Alguém pode dizer que não sei o que estou falando. Leio os jornais eletronicos todos os dias e tenho familiares em Portugal e Espanha.

  6. A bola da vez

    Um certo império instala o caos onde não pode governar direta ou indiretamente, como o fêz no caso dos países árabes e do norte da África, como fez na Síria, na Ucrânia. A Amérioca Latina é a bola da vez e, como em outros países, conta com grupos internos que apóiam e/ou se beneficiam destas manobras. A muitos destes grupos interessa o caos, não nos iludamos. A Rússia – outro alvo – simplesmente proibiu ONGs deste império de atuarem lá.

  7. O CAOS TOMA CONTA DA EUROPA,

    O CAOS TOMA CONTA DA EUROPA, ORIENTE, AFRICA E AMEAÇA A AMÉRICA DO SUL.

    DOS EUROPEUS PORQUE SEMPRE FORAM CAPACHOS E AGORA SOFREM AS CONSEQUÊNCIAS DO SEU CAPACHISSMO E, A AMÉRICA DO SUL POR TENTAR DEIXAR DE SER O QUINTAL.

    MAS, OS FOMENTADORES DESSE CAOS CONTINUAM COM SEU TERRITÓRIO LIVRE DE AMEAÇAS E ESTÃO EMPURRANDO A INFLAÇAO DELES PARA OS OUTROS. ATÉ QUANDO?

     

  8. partido

    Os leitores do PIG se transformaram em vários partidos políticos:

    PBD           partido da boiada desgovernada,

    PTP            partido do tiro no pé

    PBP            partido dosbatedores de panela

    PMAD           partido da massa acrítica e desmiolada

    PARO         partido abaixo a roubalheira dos outros

    PHG           partido dos hipnotizados pela globobo

    os vários outros eu não me recordo o nome, 

    Todos, unidos, formam o bloco FPEPUM   frente partidária esse pais é uma melda.

  9. “Sem esses apoios, um governo

    “Sem esses apoios, um governo pós-impeachment, para encontrar estabilidade, terá que apelar para a repressão, como fazem os governos tucanos em São Paulo e Paraná. O resultado, naturalmente, será desastroso.”

    Em São Paulo e no Paraná não se pode esperar outra coisa senão a polícia batendo em trabalhadores. Mas, e nos outros Estados? Há vários governadores que apoiam a presidenta. Estes deixarão a polícia descer a lenha nos trabalhadores? Podemos ter Estados que não aceitam este golpe se contrapondo aos que o apóiam. será o caos. e as greves?  podemos ter conflitos de rua? acredito que sim. seria só uma manifestação de movimentos sociais encontrar uma de coxinhas.

    Penso que aqueles que pregam o impeachment por não aceitarem a derrota nas urnas cometem crime e por isto deveriam ser combatidos como criminosos. até porque muitos deles são rúes em processos de corrupção e roubalheira.

    Penso que deveriam estar atrás das grades. inclusive os donos da mídia.

  10. Um país continental e de grandes riquezas naturais…

    E com um potencial de crescimento muito grande. A riqueza inegável do “Pré Sal”…  A  exuberância  da Amazônia… A água doce…  Olhos abertos é muito pouco… Ao menor vacilo o Brasil seguirá o destino do México. E o pior, com o auxílio de muitos maus políticos e de uma parcela da sociedade totalmente mal informada. Acordem brasileiros !!!   Parabéns ION !!! 

  11. Para mim é claro a quem interessa.

    Para a dúvida que é aqui levantada e nos últimos dias também em outros locais, venho tentado de forma insistente de respondê-la desde 26/12/2014, como sendo uma estratégia de política global dos países centrais. Isto pode ser visto tanto no artigo que intitulei Eles escolheram a barbárie como uma resposta global na continuação deste num segundo artigo intitulado Eles escolheram a Barbárie II  de 09/02/2015, porém neste último como uma ação voltada contra o Brasil e América Latina.

    Para mim o raciocínio é simples, na inviabilidade de refrear o desenvolvimento dos países periféricos através de diversas tentativas políticas ou mesmo na inviabilidade de recriar um neocolonialismo para diminuir o consumo de recursos naturais e não encarecê-los para a importação destes países centrais. 

    Há décadas, desde o Clube de Roma, e com posteriores ações semelhantes, os países centrais vem detectando a inviabilidade de aumentar o nível de consumo no mundo inteiro por motivos de carência e esgotamento de recursos naturais e problemas correlatos como a poluição. Como ideias de autocontrole do consumo no primeiro mundo, lançadas por teorias de decrescimento, não tiveram resposta nem nos países que tradicionalmente desperdiçam todo e qualquer tipo de recurso, fica mais cômodo simplesmente barrar o crescimento dos outros países ou mesmo retroceder o nível de consumo nos mesmos.

    Podemos ver claramente nas ações tanto contra o Iraque como a Líbia que possuíam níveis de vida muito alto para as regiões que estavam, sendo que a Líbia era o país com maior renda per capita da África. Devido a isto o consumo interno de petróleo destes países crescia exponencialmente. Este consumo inviabilizava em longo prazo manter este recurso natural como reserva de exportação. Substituir o ditador de plantão por outro não serviria em nada, pois pior e mais ligado ao grande capital que fosse este ditador, sua base social deveria continuar a receber as benesses deste crescimento, substituindo um grupo por outro e continuando o crescimento de forma quase que inevitável.

    A partir desta hipótese se explica o porquê que países são reduzidos a níveis de consumo de trinta a cinquenta anos sem que se pense em reconstruí-los, o interesse não é dominá-los mas sim reduzir tanto a capacidade de reação a influências externas como os níveis de organização e consumo da sociedade, afinal quem tem direito aos recursos naturais são as grandes nações.

  12. A bagunça não é só no Brasil, na Austrália já começou

    Governo mundial, com moeda única, sonho de verão de Bancos Centrais.

    Para que medidas impopulares sejam aceitas, nada melhor do que um caos, onde eles surgem como os salvadores da pátria.

    Golpe antigo.

    2015.75 parece que está ressucitando estás nefastas práticas contra populações e países.

    Na Austrália AAA a economia já derrubou o primeiro ministro.

    Australia Overthrows its Prime Minister in the Blink of an Eye

    Posted on September 16, 2015 by 

    Abbott Tony

    In Australia, we are seeing signs of political unrest. Australian Prime Minister Tony Abbott has been a complete disaster. It is really a wonder how these people are elected and what goes through their minds. Abbott appears stunned by the swift pace of the challenge to his leadership. His collapse in the polls warned that he was off the mark, becoming an embarrassment for Australia as a nation on the world stage.

    Essentially, for the past seven months following a no-confidence vote, Tony Abbott was overthrown this week in a leadership challenge from his popular former communications minister, Malcolm Turnbull, who won the Liberal Party vote 54-44 in Canberra just hours after declaring his leadership bid.

    SATURNUS

    This is the peak in government. During the fall of the Roman Empire, between 244 AD and 268 AD, there were 26 Roman Emperors within a period of 24 years. As the economy begins to turn down, we should expect to see this type of response within politics. This is the type of trend we are entering post-2015.75. This is what we should expect to see as people become disillusioned by government and confidence collapses.

     

      1.  O comentarista “emerson57”

         O comentarista “emerson57” disse tuto, tudinho…quando deixou o link http://www.scriptaetveritas.com.br/livros/misterio/Os_Protocolos_dos_Sabios_de_Siao.pdf 

        Para entender o jogo que está sendo jogado é só ler essa cartilha, a cartilha dos que estao por trás dos bastidores controlando tudo. Nenhuma naçao se salvará desse caos premeditado, aliás rompimento mais do que necessário, para implementacao da Nova Ordem Mundial que “eles” querem. Esse “eles” é essa elite golbal engajada no mais puro ocultismo e composta por pouco mais de uma dúzia de mega banqueiros e uma tal “família de linhagem manjada” e que ainda mantém a sua realeza diante dos tais “súditos” cegos e totalmente manipulados. Todas as naçoes devem dinheiro para esses banqueiros, e sao esses mesmos que estao por trá de toda dívida das naçoes. A ONU é fantoche deles. “Essestodos” sao uma única “celúla”.

        Eua? Eua-político, nao o seu povo, sempre jogaram o jogo do lado dessa elite, mas sabem que está chegando a sua hora de  “quebrar”, e será prá valer, porque isso sempre esteve previsto e teria o seu tempo para acontecer, Sempre souberam que eram peça fundamental dessa engrenagem, desse plano ou projeto, para possibilitar um novo sistema que será implementado. E a coisa ficará feia por lá para servir de exemplo para o mundo e garantir o efeito desastroso em castata ou o famoso efeito dominó.

        Nao acredito que vai demorar muito, nao, Antes de dezembro e a coisa colapsa por lá e o mundo assitirá assustado o que acontecerá à Naçao que até entao teve a hegemonia mundal. Aliás, o povo americano tem sido incentivado pelo governo, em verdadeira campanha governamental mais parecida com terrorismo pisicologico, para que armazenem comida, água, remédio etc, para se preparar para uma “catástrofe” nao anunciada explicitamente, mas que parece irá acontecer muito breve, e que está fazendo o povo antever uma tragédia sem precedentes. Tudo faz parte da “quebra” que eu falei acima. Esta mais para uma tragédia natural com uma “mansinha” do HAARP. que, na verdade, será um “ataque” de falsa bandeira. Por quew Porque sabe-se que os Eua detém tecnologia para provocar terremotos, secas, inundaçoes e sabe-se lá mais o que. Antecipar seria conveniencia do momento, afinal, existem mesmo falhas geológicas importantes em terras yankees.

        De concreto, para aqueles que levam a sério a “cartilha” maldita que está na cabeça dessa gente maldita, e eu sou dessas crédulas nisso, sabe-se é que a crise e o caos tem que ser mundial para possibiltar a Nova Ordem Mundial, um plano muito antigo e que, parece, chegou a hora para a sua plena execuçao. 

        Bem, as placas tectonicas estáo se movendo, mas até aí nada de novo sob o sol. Ledo engano.

        Nada com0 um mega terremoto e depois um mega tsunami para colocar os Eua num cenário de tragédia e isso provocar um desastre economico em escala global porque as implicaçoes disso sao muitas no cenário economico mundial.

        Para os que tiverem “saco”, leiam no link abaixo a cartilha que está sendo seguida à risca desde sempre para implementaçao da tal Nova ordem Mundial que, ao contrário daqueles que a consideram pura teoria da conspiracao, ela está em plena execuçao e só nao ve quem nao quer. http://www.scriptaetveritas.com.br/livros/misterio/Os_Protocolos_dos_Sabios_de_Siao.pdf

        É triste, mas o destino está seguindo o seu caminho, e isso foi previsto há mais de 2 mil anos, quer queiram aceirtar ou nao.

        É isso.

         

         

         

         

         

  13. caos no mundo é provocado pelas politicas de ‘austeridade’

    Quem está implantando o caos no mundo tudo é a aristocracia financeira com suas politicas de ‘ajuste’ e ‘austeridade'(para os outros). Foram essas politicas que implataram o caos na Europa, e na Ucrânia (que aliás fica na Europa…). A ministra das finanças do governo ucraniano pós-golpe é ligada a um fundo de investimentos. É a aristocracia financiera, que ratificou o pacote fiscal de Dilma/Levy/Trabuco através da FEBRABAN que interessa o caos, com ou sem impechment, com ou sem ‘revoltas coloridas’. Basta a submissão de um governo, qualquer governo, a seus ditames e o caos está instalado.

  14. E ……………………………….

    “Por si só, essa receita golpista deveria ser evitada. A insistência nela, quando inexiste na sociedade brasileira qualquer luta de vida e morte entre as classes fundamentais demonstra que orquestram essa movimentação forças externas ao cenário brasileiro, pois se há uma luta de vida e morte atual é contra o que sobrou de poder colonial em nosso país.” 

    O texto pinçado acima já reflete todo o conteúdo, e faço questão e realçar em negrito minha maior preocupação que até então, ou talvez por intenção alguns que dpregam o golpe fazem questão de esconder !!!! 

    Isto e comprovadamente, aliados aos traidores nacionais !!!!

    Cadê a ABIN ?????????????????????????????????????????????, ou será que seus integrantes também fazem parte daqueles interesses ?

  15. Ótima análise sobre o golpe e
    Ótima análise sobre o golpe e o cenário que se seguiria a ele no país. Só discordo em alguns pontos: 1. O texto fala num caos social e no povo não aceitando a cartilha da direita que seria imposta depois, com muita miséria e retrocessos. Eu discordo da análise dele, porque estamos vendo, no país, um fenômeno de histeria em massa. A mídia, dona da narrativa política hoje no Brasil, convenceria a todos que é “tudo culpa do PT” (como já faz hoje, aliás) e faria isso pelos anos seguintes. E quem não concordasse, é porrada, com criminalização dos movimentos sociais. Não há qualquer base ou elemento para que a população, mesmo a mais informada em tese, saiba colocar os pingos nos is e entender de quem é a culpa do quê e o que, de fato, está em jogo. A mídia tem feito esse papel de desinformar ao longo dos anos e esse seria um dos efeitos. Há uma chance de ele estar certo sim. Só coloco que, no entanto, isso não é tão simples assim e há os problemas acima mencionados. A história está do meu lado nessa, pois a reação popular foi nula (ou quase nula) no golpe contra Jango, por exemplo. 2. Nem todos, no Brasil, perderiam em relação ao golpe. Há que se entender que, para alguns setores do mercado financeiro, somente a submissão total do Estado aos seus interesses é o desejável. Mesmo para outros setores, que em tese perderiam com ele, também podem desejar o golpe, porque sabem que, se continuarmos com governos de centro-esquerda, uma hora os avanços populares vão mexer com os seus ganhos e aí não vai ter mais como impedir. Trata-se, portanto, de um movimento estratégico, olhando para o médio e longo prazo. O texto, no entanto, é muito feliz ao atribuir a interesses geopolíticos internacionais uma parte dos intentos golpistas que aqui vemos. E isso não é de hoje, provavelmente já tem dedo ianque desde o junho de 2013 e até antes. “É o petróleo, estúpido”. 3. A nossa elite é predatória, submissa aos interesses dos Estados Unidos e com tendências fascistas. Não se pode presumir, dela, um cálculo e uma racionalidade. Ela simplesmente vai se colocar contra governos populares, pronto e acabou. Mesmo que nós achemos que não é popular. Para eles, é suficientemente, chegando ao ponto até de taxar ciclovias ou programas de combate à fome como “socialistas”. É uma elite que respira a guerra fria e que treme ao imaginar o povo conquistando alguma coisa na vida e frequentando os mesmos lugares que frequentam. Sentem-se ameaçados e prejudicados, mesmo que objetivamente não sejam. É esse o padrão em países com desenvolvimento tardio, com grande desigualdade social. Em países que já foram desenvolvidos a mais tempo (como os países do chamado primeiro-mundo), a elite foi e ainda é um tanto mais desenvolvimentista. Se ela precisar recorrer a golpe para impedir os processos de inclusão social, ela vai recorrer. E isso mesmo quando, em tese, esses processos de inclusão não mexe com seus interesses e não altera a ordem capitalista. É assim que é.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador