A revisão proposta por Putin sobre a 2ª GM pode impedir uma nova guerra

Por Helga Zepp-Larouche Da Executive Intelligence Review O artigo detalhado e muito direto de Vladimir Putin sobre os antecedentes da Segunda Guerra Mundial, balizado com importantes documentos históricos, e seu discurso no desfile militar de 24 de junho na Praça Vermelha para comemorar o 75º aniversário da vitória soviética sobre o fascismo, são leituras obrigatórias urgentes para todos os políticos e pessoas politicamente conscientes ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, definitivamente, deve-se assistir ao desfile militar inteiro, mas lembre-se de que a grande maioria da população russa já havia lido o artigo de Putin enquanto via o desfile na televisão. O texto revela uma abordagem para entender os motivos do 9 de maio ser o feriado mais importante da Rússia, como também a determinação quase sobre-humana, ainda existente hoje, que permitiu à população soviética sobreviver ao ataque bárbaro da Wehrmacht e obter a vitória sobre a Alemanha nazista, apesar da perda de 27 milhões de pessoas. Mas Putin também estende um ramo de oliveira ao Ocidente, exortando todos os países a publicar os documentos históricos ainda secretos de antes e durante a Segunda Guerra Mundial, e usá-los juntamente com o relato de testemunhas contemporâneas para iniciar um debate em busca da verdade entre historiadores. Refletir sobre as razões da Segunda Guerra Mundial deve fazer com que as forças políticas do mundo de hoje tirem as lições necessárias e despertem enfaticamente o mundo para o crescente perigo de guerra, a fim de evitar repetir os mesmos erros.
Dado o gigantesco poder destrutivo das duas guerras mundiais do século XX e a quase certeza de que a humanidade não sobreviveria a uma terceira guerra mundial, desta vez termonuclear, é útil perceber o ponto em que essas guerras mundiais não poderiam mais ser evitadas. Putin responde muito claramente a essa pergunta sobre a Segunda Guerra Mundial, dizendo que foi a “Traição de Munique”, como os russos realmente a chamam (ou “Pacto de Munique”, como chamado no Ocidente) que desencadeou a guerra.
Da esquerda para a direita: Chamberlain (Reino Unido), Daladier (França), Hitler (Alemanha), Mussolini (Itália) e Ciano (Itália), retratados antes da assinatura do Acordo de Munique, que entregou a Alemanha ao Sudetenland, parte da Tchecoslováquia, 1938
O artigo de Putin também responde a várias deturpações históricas, como a declaração do Parlamento Europeu de 19 de setembro de 2019, que atribuiu a mesma culpa aos nazistas e à União Soviética pela Segunda Guerra Mundial, ou a numerosas narrativas que mencionam todos os participantes da coalizão na luta anti-Hitler, com exceção da União Soviética, ou a alegação de que foram principalmente os Estados Unidos e a Grã-Bretanha que derrotaram a máquina de guerra nazista. Não há mais nenhuma consciência pública no Ocidente de que a União Soviética, em reação ao blitzkrieg realizado com um poder destrutivo nunca antes visto pelos nazistas em 22 de junho de 1941, realizou uma evacuação sem precedentes de pessoas e produção instalações para o leste. Dentro de um ano e meio, a União Soviética havia superado a produção militar da Alemanha e de seus aliados. Conforme citado no relatório de 1945 da Comissão Internacional de Reparações, chefiado pelo diplomata russo Ivan Maisky, o número de soldados destacados pela Alemanha na frente soviética era pelo menos dez vezes maior do que em todas as outras frentes aliadas, quatro quintos dos tanques alemães foram implantados lá e cerca de dois terços das aeronaves alemãs; no total, a União Soviética representou cerca de 75% de todas as operações militares. A apresentação do Roosevelt Fireside Chat ao povo americano em 28 de abril de 1942 é citada: “Essas forças russas destruíram e estão destruindo mais poder armado de nossos inimigos – tropas, aviões, tanques e armas – do que todas as outras Nações Unidas juntas“. Além disso, Churchill escreveu uma carta a Stalin em 27 de setembro de 1944, onde diz que “foi o exército russo que arrancou as entranhas da máquina militar alemã”. Putin expressa gratidão pelos esforços de todos os países e povos que lutaram em diferentes frentes e pelo apoio eventual dos Aliados ao Exército Vermelho através do fornecimento de munições, alimentos e equipamentos, responsáveis ​​por 7% da produção militar total do exército da União Soviética. Segue-se que uma das correções mais importantes a serem feitas nos relatos da Segunda Guerra Mundial é enfatizar, ao contrário do que é feito hoje, o papel destacado da União Soviética na vitória sobre o fascismo.
Putin faz uma distinção clara entre a população alemã e os nacional-socialistas, que exploraram habilmente a intenção dos aliados ocidentais de assaltar a Alemanha sob as condicionalidades do Tratado de Versalhes e levaram a Alemanha a uma nova guerra. Ele observa que os Estados Ocidentais, especialmente as forças políticas no Reino Unido e nos Estados Unidos, direta ou indiretamente, tornaram isso possível; certos círculos financeiros e industriais investiram ativamente em fábricas alemãs que produziam produtos militares, e havia muitos apoiadores de movimentos nacionalistas de extrema-direita entre a aristocracia das nações ocidentais e estabelecimentos políticos.
Adolf Hitler, Time magazine’s “Man of the Year”: 1938.
Pode-se acrescentar que Hitler era totalmente “socialmente aceitável” nesses mesmos círculos: o New York Times apoiou Hitler integralmente até 1938, e a revista Time o declarou “Homem do ano” naquele mesmo ano. O que Putin declara apenas sumariamente aqui foi documentado em grande detalhe por Lyndon LaRouche e autores associados a ele – desde o apoio a Hitler vindo de Averell Harriman e Prescott Bush até o de Montagu Norman, chefe do Banco da Inglaterra, bem como o apoio aberto do movimento eugênico americano aos ensinamentos raciais dos nazistas. O sócio bancário de Prescott S. Bush, Fritz Thyssen, em seu livro I Paid Hitler, de 1941, admitiu abertamente que era o defensor mais generoso de Hitler. Putin também menciona o estabelecimento deliberado de fronteiras arbitrárias sob o Tratado de Versalhes (pode-se acrescentar Sykes-Picot e Trianon), que se destinavam a ser bombas-relógio para manipulação geopolítica. Putin toca um ponto particularmente sensível quando aborda o fato de que os políticos do Ocidente não gostam de ser lembrados do Pacto de Munique, no qual, sob o disfarce de uma política de apaziguamento, o espólio foi dividido. A Tchecoslováquia foi traída por seus aliados, França e Grã-Bretanha, e a guerra entre a Alemanha e a União Soviética foi, em princípio, pré-programada. Estava absolutamente claro para os geopolíticos britânicos e franceses que “a Alemanha e a União Soviética inevitavelmente entrariam em choque e sangrariam mutuamente”, escreve Putin.
Também são citados documentos que mostram como os lados britânico e polonês tentaram impedir a formação de uma coalizão anti-Hitler, e que a assinatura do Pacto de Não Agressão, que de fato fez da União Soviética o último país a assinar tal tratado com a Alemanha, ocorreu no contexto da ameaça real de guerra contra a União Soviética em duas frentes, pois o Japão já estava envolvido em ferozes lutas no Gol Khalkhin. Que a França e a Grã-Bretanha se apegaram firmemente ao seu plano de destruir a Alemanha e a União Soviética, tornou-se ainda mais claro quando, após a invasão de Hitler, nenhum dos países veio em socorro da Polônia, movendo-se militarmente alguns quilômetros para o território alemão, para dar a aparência de uma atividade militar, uma farsa chamada “guerra falsa” (Sitzkrieg na Alemanha e drôle de guerre na França). Putin cita o general Jodl durante os julgamentos de Nuremberg, dizendo que a Alemanha não perdeu a guerra desde 1939, apenas porque as 110 divisões francesas e britânicas, que estavam contra 23 divisões alemãs no Ocidente, permaneceram completamente ociosas durante a guerra com Polônia. Não agradará aos ocidentais que escrevem uma história revisionista da Segunda Guerra Mundial e seu prelúdio há algum tempo, mas Putin descreveu neste artigo o processo essencial dessas manobras que criaram a maior catástrofe da história. Até a presente data. Ele agora pede a todos os Estados, cada um dos quais em vários graus de culpa por causa de seus interesses geopolíticos, que cooperem nessa reavaliação histórica. Cada um acreditava que poderia ser mais esperto que os outros, como Putin escreve. Mas, no final, foi a miopia de se recusar a criar um sistema de segurança coletiva, que selou o caminho para a grande guerra.
O apelo de Putin para criar um arquivo abrangente da história da Segunda Guerra Mundial e do período pré-guerra, no qual todo material cinematográfico e fotográfico, todos os documentos já publicados e documentos ainda a serem divulgados estejam disponíveis para os historiadores, deve ser realizado sem demora. Estou profundamente convencida há muito tempo que a população alemã, por exemplo, nunca obterá liberdade interna e sua soberania até entender que Hitler e os nazistas não eram um fenômeno puramente alemão, mas um projeto apoiado por razões geopolíticas por círculos britânicos e americanos. Por esse motivo, publiquei The Hitler Book em janeiro de 1984, que aborda alguns dos antecedentes que levaram aos nazistas através de uma das muitas tendências da Revolução Conservadora que foi apoiada pela oligarquia internacional. Esse debate internacional público também é urgente porque as pessoas que pensam que podem reconhecer rapidamente os paralelos com a política de hoje. O plano da época, que era permitir que a Alemanha e a União Soviética se sangrassem, agora é um plano para cercar a Rússia e a China e provocar mudanças de regime contra os governos de ambas as nações, e nos Estados Unidos é o “Maidan” em andamento contra o presidente Trump, que empreendeu sua campanha presidencial de 2016 com o compromisso de estabelecer um bom relacionamento com a Rússia e que estava construindo, no início de sua Presidência, um bom relacionamento com a China.
O presidente Putin termina seu artigo com uma referência à cúpula dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, que ele propôs, e com os quais os outros quatro chefes de estado já concordaram. Essa cúpula, diz ele, deve discutir francamente, entre outras coisas, questões de preservação da paz e, em particular, de superação da economia. O blog O Cafezinho publicou recentemente a tradução na íntegra do discurso de Putin. Para acessar, clique aqui. O artigo também pode ser acessado em sua tradução para o inglês como apresentado no site oficial do governo russo (clique aqui)
Redação

Redação

Recent Posts

Brasil no G20: Liderando a agenda por uma Transição Verde Justa Sustentável

Transição verde sustentável refere-se à mudança de emissões de gases de efeito estufa para uma…

1 hora ago

O que diz relator da ONU sobre o silêncio do governo Lula diante do golpe de 64

Relator da ONU sobre Verdade, Justiça e Reparação, Fabian Salvioli, fala sobre a decisão do…

2 horas ago

60 anos do golpe: Brasil não fez acerto de contas com o passado e vive com legados da ditadura

Estruturas da segurança pública, das Forças Armadas e do capitalismo nacional foram cristalizadas durante o…

3 horas ago

Haddad sobre crise interna: “fizeram um bolão de quanto tempo eu duraria”

Ministro resume embate interno de correligionários diante com as medidas econômicas na pasta

3 horas ago

MPF em Curitiba insiste em usar provas invalidadas pelo STF

MPF tem solicitado à construtora informações do sistema Drousys, as quais, conforme decidiu o ministro…

3 horas ago

Jesus histórico: como estão as pesquisas que tentam comprovar a real existência e a aparência de Cristo

Ciência tem municiado teses sobre quem teria sido Jesus, e ajudado a reduzir influência eurocêntrica…

4 horas ago