A Saída Temporária e a Prisão Perpétua, por Samuel Lourenço Filho

A Saída Temporária e a Prisão Perpétua

por Samuel Lourenço Filho

Apesar da empolgação, devido à liberação para saída temporária, às vezes o preso sofre, angustiado, sem saber ao certo como vai ser sua soltura e seu contato com vizinhos ou pessoas próximas. É tudo muito confuso.

Ele passa a pensar nos gastos da família com sua soltura. Por outro lado, passa a temer uma eventual execução por qualquer motivo, relacionado à sua prisão ou não. É medo. Medo do vizinho, do miliciano, dos bandidos da facção rival, que se instalou no bairro. Medo. Medo e desconfiança.

Apesar da empolgação, se angustia pelos companheiros que ficaram. Por aqueles que estão muito mais tempo no regime, mas não obteve, da justiça, a autorização para sair. Aí ele sofre. Pode parecer estranho, mas sofre por empatia. Isso mesmo: preso tem empatia.

Se angustia, pois sabe que vai voltar. Encarar a cadeia, depois de alguns dias de liberdade, é irracional. Pergunte ao passarinho depois de solto, se ele deseja voltar pra gaiola. A conta não fecha. Voltar é um exercício de muita resiliência. Pensando num futuro livre, o cara volta pra cadeia, como se a prisão fosse a semente da liberdade. Isso é completamente louco, paradoxal e humanamente reflexivo.

Saída temporária, mobiliza muito mais os raivosos que pouco sabem sobre ela, do que propriamente os presos e seus respectivos familiares. Sem comoção, romance ou drama. Sai gente pra fazer merda? Sai. Mas tem gente que nunca foi presa e que também faz merda. Logo, estar na prisão ou não, não é precedente para crime.

Tem gente que sai e não pode voltar pra mesma cadeia, tem que pular da facção, expor a família que mora numa área dominada por tráfico. Tem gente que sai da cadeia, mas chega atrasado, e sabe que dificilmente vai sair outra vez. Geralmente, quem faz isso acontecer, não é só o atraso dele. É o servidor que não bate ponto, mas cobra pontualidade. É o juiz que se atrasa na audiência por conta do trânsito, mas vê como mentalidade voltada para delinquência aquele que se atrasou por 10 ou 20 minutos no horário de adentrar – novamente- na prisão

Os pontuais da ocasião, cobram uma disciplina e rigor com horário, sem mesmo obedecerem o ponteiro, em seus respectivos trabalhos. Horror. E sabendo que atraso as vezes, vai trancá-lo por mais tempo, o sujeito preso, evade. É o suspiro de liberdade, é a expiação do medo pela clamdestinidade do viver foragido. No fim, é uma prisão.

Saída temporária, acalenta o amor do condenado por seus familiares, enquanto o ódio de muitas pessoas na cidade e nos campos, só aumenta. Isso não é precaução ou segurança. É ódio mesmo, pois, após o crime cometido, as pessoas se acham no direito de determinar que o preso não pode mais sorrir, abraçar e ser abraçado… Não é anulação de direito apenas. Trata-se de desprovimento de afeto, esse povo não ama o próximo, nem os seus.

Em meio às frustações pessoais, os tais encontram um “bom” motivo pra odiar… A saída temporária, ainda que temporária seja, gera um ódio eterno em alguns. Nesse contexto, a única prisão perpétua, é a do ressentimento, e nela estão presas muitas pessoas que sequer cumpriram pena, elas odeiam bandidos soltos, enquanto escolhem ficar presas no ódio, alegando serem vítimas da insegurança…

 

Samuel Lourenço Filho

Samuel Lourenço Filho

View Comments

  • Bandidolatria. 90 anos replicados em 40 anos de farsante Redemocracia. Pobre país rico. Quase 1 século construindo e enchendo a Latrina. Principalmente a Ideológica. mas de muito fácil explicação.

  • Indulto Natalino não é liberar pra sei lá quantos mil presos saírem. É um perdão da pena do preso, que fica livre pra sempre (ou até cometer e ser julgado por outro crime). Ocorre por decreto presidencial, a partir de um direito previsto em constituição. É diferente de "saídas temporárias", onde presos que já tem o regime semi-aberto, a partir de vários critérios, recebem o direito de "tirar folga da prisão" no período de datas especiais (como dia das mães e natal). A mesma lei que autoriza a saída nestas datas, também autoriza o preso em regime semi-aberto para estudar (sim, dependendo do caso ele pode sair de segunda a sexta).
    O boato é antigo, e nem se dão ao trabalho de mudar a mensagem. https://www.boatos.org/brasil/indulto-natal-libera-27-mil-presos-hoje.html
    Projeto de ressocialização de presos essa direita raivosa não tem.

Recent Posts

Serviços caem 0,9% em janeiro mas crescem 1,1% em 12 meses, por Luís Nassif

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o setor caiu 0,9% no mês de…

7 horas ago

Conflito no Oriente Médio leva ministério a monitorar preços do petróleo

Portaria será publicada nos próximos dias; equipe contará com representantes do Ministério de Minas e…

7 horas ago

Inflação desacelera em todas as faixas de renda, segundo Ipea

Enquanto índice para famílias de renda muito baixa atingiu 0,22%, percentual para faixa de renda…

8 horas ago

Alexandre de Moraes vira alvo de lavajatistas, bolsonaristas e nazistas, por Márcio Chaer

Juntaram-se em uma corrente só lavajatistas, bolsonaristas, nazistas e piratas de alto coturno, em busca…

9 horas ago

Estratégia federal busca assentar famílias e ampliar acesso à terra

Projeto também busca ajudar na resolução de conflitos agrários; plano Terra da Gente pretende favorecer…

9 horas ago

Israel faz ataque aéreo contra o Hezbollah, no Líbano

A comunidade internacional está aflita com a possibilidade de escalada da guerra no Oriente Médio…

10 horas ago