A toda velocidade, por Marco França

A toda velocidade

por Marco França

Está claro — e bastante batido pela imprensa — a narrativa dos juros baixos nas economias maduras e mais recentemente no Brasil. A Selic na casa de 2% vai forçar movimentos nunca vistos. Na superfície destes movimentos, vemos a bolsa voltar a patamares pré-crise, a despeito da Covid e das incertezas no curto prazo relativas ao mercado. A confiança de empresários e gerentes em geral ainda não voltou, apesar dos 100 mil pontos da B3.

Os últimos acontecimentos de compras e ofertas agressivas de empresas listadas demonstra a busca pelo controle do fluxo — e estão menos pautados na clássica arbitragem de múltiplos de valor entre empresas listadas e não listadas. Quem pode está tentando controlar o fluxo de qualquer forma.

No lado das empresas não listadas, continuamos a perceber a dificuldade dos agentes financeiros mais tradicionais de ponderar a liberação de crédito com sobrepeso na análise clássica de balanço patrimonial, subestimando a análise do modelo de negócios e a capacidade do time gestor.

Ainda que reconheçamos a beleza e a dificuldade de se emprestar às Pequenas e Médias Empresas (PME) com base em critérios mais abrangentes, entendemos que o modelo mais tradicional de liberar dinheiro ainda vai preponderar e deixará órfã boa parte do mercado por algum tempo. Sairão na frente os fundos e agentes que tiverem a competência e método para escalar uma nova forma de análise. Talvez a combinação de operadores de empresa experientes aliados à análise de crédito seja a solução no médio prazo.

O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, o chamado FDIDC, está se multiplicando para o benefício da economia real. E ainda existe muito espaço para crescer no mal explorado nicho de PME e de empresas em situações pontuais de estresse, sem falar na área de Fundos de Situações Especiais (Special Situations no jargão inglês).

A briga pelo processo de originação vai acontecer nos anos vindouros, e veremos as taxas de juros cair substancialmente aos tomadores de crédito. Bom para as empresas, uma vez que elas terão mais chance de sucesso, lucratividade, longevidade e de acesso a juros que caibam no seu orçamento.

Apesar da queda da Selic, as taxas de crédito disponíveis à PME estão na casa de sete vezes a Selic para uma vasta gama de empresas no Brasil. Há que desconsiderar os movimentos recentes de produtos com subsídio de governo que ficam em torno de 10%. Mas a demanda aqui é infinita, e o capital finito. O lucro bruto das empresas PME situa-se, em média, em torno de 10 a 15% ao ano – isso sem considerar necessidades de giro e investimento que afetam o caixa líquido no fim do dia.

Aos sobreviventes da Covid haverá uma onda de consolidação de empresas e oportunidades de crescimento. Veremos empresas, agentes econômicos e plataformas de tecnologia se amalgamarem de forma cada mais intrincada nos próximos anos. A velocidade com que as peças estão se mexendo no tabuleiro da economia brasileira é surpreendente.

Marco França é engenheiro pela PUC, tem MBA em Finanças (COPPEAD) e é sócio da Auddas

Redação

Redação

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

5 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

6 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

6 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

7 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

7 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

7 horas ago