Agro é tec, pop, tudo, inclusive rabo entre as pernas, por Rui Daher

Agro é tec, pop, tudo, inclusive rabo entre as pernas, por Rui Daher

Para o GGN: Tão ágil em conceder registros de agrotóxicos, inclusive de alguns proibidos na Europa, o MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, amontoa processos para liberação de fertilizantes importados que chegam ao porto de Santos, essenciais para o plantio já iniciado da nova safra. Os fiscais são poucos, ineficientes, e descontentes com o que Guedes prepara para os servidores públicos. Com isso, os importadores enfrentam atrasos no abastecimento, pagam altos valores sobre o tempo de estadia dos navios, e de armazenagem até a liberação dos produtos. Sofrem, também, os agricultores com a falta dos insumos à tempo e hora de aplicação.

Publicado originalmente em CartaCapital:

Assim se pronunciou o ministro da “Só Economia”, Paulo Guedes, sobre as reformas: “Vamos fazer a coisa certa. Adoraria zerar (o déficit). Adoraria vender todas as empresas. Mas não é possível”.

Chegou a pensar que seria, sacripanta neoliberal? Possível é tomar o chá das cinco, comendo biscuits e muffins na varanda da casa de Olavo de Carvalho, em Richmond, Virginia, EUA.

Pois então, vá! Sua incompetência e falta de visão social infelicita 99% da população brasileira. Os demais estão salvos e frequentam sua mesa de repasto.

À política econômica, adite-se o pouco preparo do chanceler Ernesto “War” Araújo, blasfêmias sobre meio ambiente de Ricardo Salles, deseducação de Weintraub, alucinações de Damares, e os sacos de bondades e maldades agrárias de Tereza Cristina.

Desde que o Regente Insano Primeiro, Jair Bolsonaro, foi eleito e indicou seus filhos para governarem, dou tratos à bola sobre quais os ministros piores. No parágrafo acima, devo ter esquecido vários deles. O astronauta, por exemplo. Assessorias e gabinetes militares, sem dúvida.

Sabemos que bancada no Congresso, federações, confederações, grandes proprietários de terras, ruralistas, ligados ao agronegócio, apoiaram e votaram no capitão, sem qualquer criticismo, mesmo sabendo das suas históricas inoperância política e despreparo.

Acabar com a moratória da soja na Amazônia é de uma estupidez crassa. Governo e Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), argumentam contra o poder das tradings. Dão um tiro no pé. Sabemos que as ações deletérias delas não estão aí, mas na concentração. A moratória funciona, e bem, há mais de uma década. É justo o compromisso de não se comprar grãos da oleaginosa de áreas desmatadas do bioma. Irão perder mercados importantes, na medida em que o comércio exterior, se pauta cada vez mais pelo fair trade.

Mais: como a destruição ou entrega da Amazônia parece prioridade para o governo atual, o zoneamento agroecológico, criado em 2009, fazia o Banco Central limitar os financiamentos para o plantio de cana nos biomas da Amazônia e Pantanal. Decreto de Jair e Tereza, publicado no Diário Oficial, em 6 de novembro, libera geral. E durante tantos anos reclamamos que não tínhamos planejamento agrícola regionalizado.

E enquanto bondades ambientais, sociais e de costumes vão saindo do saco, como o registro recorde de agrotóxicos, a posse de armas com autorização de matar, pois sempre serão julgadas como em legítima defesa, exploração de minérios em terras indígenas, emasculação de INCRA e FUNAI, fazem na Esquina do Arrocho, o agronegócio se encontrar com as maldades de Paulo Guedes.

No mesmo sentido, a agropecuária de exportação toma uma invertida na diminuição dos subsídios aos juros do crédito rural, o anunciado fim da Lei Kandir, que vigora desde 1996 e garante isenção de ICMS sobre produtos primários e semielaborados exportados. Isto, afetará em R$ bilhões todas as cadeias exportadoras do agronegócio.

Por outro lado, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que o produtor rural poderá incluir todas as suas dívidas em caso de recuperação judicial.Quem? Eu, você, agricultores familiares? Saberão caboclos, campesinos, sertanejos, lidar com esse bicho? É minoria a de agricultores constituídos como empresas. Têm cadastro na Junta Comercial? Pois é.

Mas tudo que está ruim pode piorar. Não é assim?

O governo prevê para os fertilizantes, sementes e defensivos, aplicados em taxas crescentes nos plantios brasileiros, até abril de 2020, extinguir o Convênio 100, criado em 1997, que permitiu reduzir a base de cálculo do ICMS nas movimentações interestaduais e, também, autorizar os Estados a criar incentivos (diferimento/isenção) em operações dentro dos próprios Estados.

Na época, o objetivo foi o de baratear o custo dos insumos para os agricultores. Vai-se.

A produção nacional, após as privatizações dos anos 1980/90, tornou-se insuficiente (só as estatais investiam em aumento de capacidade) e concentrada. Hoje em dia, a dependência de importações está entre 75% e 80%, originárias de países onde também há concentração, muitas vezes à beira de estarem oligopolizadas.

Se esses e outros fatores, que o espaço me impede citar, já faziam os insumos agrícolas custarem o “olho da cara” para os agricultores, com o fim do Convênio 100, passarão a custar muito mais, com reflexos, inclusive, nos preços dos alimentos.

E aí? Agro é tec, pop, tudo? Sei não. Talvez esteja mais para rabo entre as pernas.

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

32 minutos ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

2 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

2 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

3 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

3 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

3 horas ago