América Latina: a Revolução negada (parte 1), por Arkx

América Latina: a Revolução negada (parte 1), por Arkx

a História da Esquerda na América Latina tem sido a exasperante repetição de um mesmo padrão, invariavelmente fracassado e levando a enorme sacrifícios – principalmente para o grosso da população, os mais pobres.
·
uma Esquerda incapaz de superar a ilusão de uma impossível conciliação com a classe dominante, tampouco da viabilidade do vanguardismo armado dissociado do movimento de massas.
·
uma classe dominante inapetente e incompetente de se mover para além da cômoda condição de sócia subordinada e minoritária do Imperialismo, abdicando de qualquer autonomia e projeção de poder internacional.
+
a História da América Latina, a nossa História, é a de uma Revolução negada: tanto a Revolução Democrática Burguesa quanto a Revolução Popular Socialista.
·
Bolívia, 2009:
·
em 2003 uma insurreição com epicentro em El Alto bloqueou com vagões de trem o acesso a La Paz, impedindo até mesmo a passagem de tanques militares, Sánchez de Lozada acaba renunciando.
·
em 2005 Carlos Mesa foi obrigado a deixar a presidência por um movimento ainda mais radical do que em 2003, mas Evo Morales intercedeu para canalizar a política das ruas para via parlamentar.
·
em 2009, após uma feroz campanha oposicionista da Direita, finalmente é referendada a Nova Constituição Boliviana, com Evo Morales sendo reeleito com 64% dos votos e o MAS conquistando maioria de 2/3 no Senado e na Câmara, levando a Direita parlamentar (Podemos) a se dissolver.
·
ainda assim, mesmo nesta correlação de forças amplamente favorável, com o “empate catastrófico” de 2003 tendo evoluído para uma vitória de goleada, Evo e o MAS fizeram uma fatal inflexão à Direita, paulatinamente estreitando seus laços com o poder hacendal-patrimonialista.
·
agora Evo submeteu-se a sugestão do Gal. Kaliman, renunciou e está exilado no México. Kaliman por sua vez, passou à reserva e mudou-se para Miami.
·
Bolívia, 1952:
·
uma insurreição popular liderada pelos mineiros não apenas derrubou o governo, como levou à dissolução do Exército e da polícia.
·
embora tão “vitorioso quanto impotente”, o movimento dos trabalhadores se rende a um pacto, cedendo o governo ao MNR (Movimento Nacionalista Revolucionário) – que acabou por se demonstrar de um nacionalismo insuficiente e muito pouco de revolucionário.
·
em 1956 o MNR já adota um programa de arrocho pautado pelo FMI. de capitulação em capitulação o regime agoniza, até ser substituído em 1964 por uma Ditadura Militar.
·
o golpe foi liderado por um oficial das Forças Aéreas, que não existiam em 1952, tendo sido constituídas pelos governos do MNR, sob orientação dos EUA.
·
Chile, 1973:
·
em junho de 1973, Allende logra debelar uma tentativa de golpe, o  “tanquetazo”, graças a resoluta e heróica postura do General Carlos Prats, então Comandante em Chefe do Exército do Chile.
·
entretanto, em agosto de 1973, Prats cede a pressão dos golpistas e renuncia, recomendando como substituto Pinochet. Allende aceita e nomeia seu carrasco.
·
na manhã de 11/09/1973, ao se ver cercado no Palácio de La Moneda sob bombardeio cerrado, Allende ainda bradava pelo socorro de Pinochet: “Onde está  Pinochet?”.
·
Pinochet estava no comando do golpe. Prats é assassinado no exílio, em 1974.
·
até os dias de hoje continua vigente a Constituição de 1980, que institucionalizou o neoliberalismo e foi promulgada sob Pinochet.
·
Equador, 2000:
·
em 09/01/2000, o governo de Jamil Mahuad decreta a dolarização da economia equatoriana, seguida de imediata macrodesvalorização, cujo impacto reduz o salário mínimo a US$ 4 e provoca 30% de queda da renda nacional em termos nominais.
·
uma imensa revolta popular leva a queda de Jamil Mahuad poucos dias depois (21/01/2000).
·
entretanto, o comandante da FFAA equatorianas trai o compromisso assumido com as lideranças populares. o governo é entregue ao Vice-Presidente e a dolarização se manteve até hoje intocada – inclusive pelo “progressista” Rafael Correa.
·
nas eleições de 2002 o movimento popular apoia o Coronel Lucio Gutiérrez, liderança militar surgida no levante de 2000.
·
Gutiérrez é eleito. tão logo toma posse trai o movimento popular e ratifica a dolarização, o austericídio e o alinhamento com os EUA.
·
Peru, 1990:
·
no final dos anos 1980, para a Esquerda peruana pareciam abertas as grande alamedas rumo a uma sociedade livre, visto o APRA social-democrata estar no governo tendo como maior força de oposição a Izquierda Unida, então franca favorita à sucessão.
·
na área rural, o vanguardismo armado da seita terrorista Sendero Luminoso regava a Revolução não só com o sangue dos camponeses, inclusive também pelo assassinato de lideranças políticas de Esquerda – entre as quais Maria Elena Moyano, exemplarmente dinamitada na frente de seus filhos.
·
pouco antes das Eleições de 1990, o grupo de Alfonso Barrantes racha a unidade da Iquirda Unida, em nome de conquistar o eleitor mais moderado.
·
Barrantes alcança apenas 5% dos votos. pela Izquierda Unida, Henry Pease não vai além dos 8%. com 22,5%. o candidato do APRA (Luis Alva Castro) perde a vaga no 2° turno para Vargas Llosa (32,6%) e Fujimori (29%).
·
Fujimori se elege no 2° turno como candidato anti-sistema, impulsionado pela palavra de ordem: “Vote não ao choque!” – contrapondo-se à proposta do liberal Vargas Llosa.
·
mas Fujimori era apenas contra o choque alheio, e logo tratou de impor o seu: o FujiShock, aplicando um ultra-liberalismo viabilizado através do terrorismo de Estado, imposto pelo auto-golpe de 1992.
·
o Peru ainda não se libertou da maldição a que foi condenado pelo duplo fracasso da Esquerda, seja pela via conciliatória – em suas duas versões, tanto do APRA quanto da Izquierda Unida – como do vanguardismo armado do Sendero Luminoso.
·
Colômbia, anos 1980:
·
em 1984 na Colômbia foram assinados os Acordos de La Uribe, ratificados pelas FARC consistiam num cessar-fogo bilateral em busca de uma saída política para a insurgência armada, incorporando-a à política institucional.
·
neste contexto de conciliação, surge em 1985 a UP (Unión Patriótica), uma frente de Esquerda que logo nas eleições de 1986 desponta como a terceira força política do país.
·
mas então as narco-milícias já dominavam a Colômbia, tendo como principal líder paramilitar Carlos Castaño, treinado em Israel, e assessorado por Yari Klein, mercenário israelense.
·
Castaño em sua autobiografia relata ter aplicado na região de Magdalena Medio, foco da insurgência, lições aprendidas no Líbano, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
entre 1988 e 1995, contabilizaram-se 6.177 assassinatos políticos e 10.556 assassinatos com motivações presumidamente políticas.
·
os mortos incluem quase todos os políticos eleitos pela UP, entre senadores, deputados,prefeitos e vereadores – além de dois candidatos à presidência.
·
na campanha presidencial de 1990, foram assassinados dois outros candidatos com inclinação progressista: Luis Carlos Galán, líder do novo liberalismo, e Carlos Pizarro, pelo M-19 – guerrilha que entregara as armas um mês e meio antes.
·
Argentina:
·
em dezembro de 2001, num contexto de greves e saques, com o movimento de massas ocupando as ruas sob a palavra de ordem “que se vayan todos”, Fernando de la Rúa decreta estado de sítio, mas é obrigado a fugir do palácio presidencial de helicóptero.
·
na semana seguinte, mais 4 presidentes se vão…
·
os cabildos (assembléias populares) com participação massiva se multiplicavam por toda a parte, não apenas para discussão como principalmente encaminhando ações concretas: no bojo do Argentinazo emergia o Poder Popular.
·
o peronista Eduardo Duhalde (ex vice de Carlos Menen) assume um mandato tampão, período no qual é decretada a moratória da dívida e o fim da convertibilidade – na prática o fim da dolarização.
·
com a desvalorização do peso e a disponibilização de recursos anteriormente comprometidos com o serviço da dívida, alavanca-se o crescimento econômico e a distribuição de 2 milhões de Plan Jefes de Hogar Desocupados – programa compensatório da pobreza e desemprego.
·
apoiado por Duhalde, o até então pouco conhecido Néstor Kirchner se elege em 2003, com apenas 22% dos votos – sua votação no 1º turno, vencido por Carlos Menem que abre mão de prosseguir na disputa.
·
os governos Kirchner, de Néstor e Cristina, entre 2003 e 2015, se inscrevem no projeto peronista de consolidação de uma “burguesia nacional” para levar a cabo a Revolução Democrática.
·
mais uma vez o peronismo, reciclado como kirchnerismo, interviu para canalizar a revolta das ruas na esterilizante via institucional/parlamentar, operando pela conciliação de classes em nome do reformismo burguês.
·
muito embora medidas concretas, embates genuínos e melhora das condições de vida da população (ainda que deva ser relativizada tendo em vista seu referencial comparativo com a pior crise já enfrentada pelo país) os governos Kirchner nunca ultrapassaram o limite de mínimo denominador comum entre a fúria das massas populares e as exigências da ordem burguesa.
·
ao mesmo tempo que bloquearam o avanço da Revolução Popular Socialista foram incapazes de concretizar a Revolução Democrática Burguesa.
·
o motor da economia argentina seguiu sendo a exportação primária, com o agronegócio ocupando cerca de 2/3 do total de solos cultiváveis, dos quais 90% dedicados ao plantio de soja transgênica, correspondendo a 1/3 das exportações do país.
·
referência: “uma história da onda progressista sul-americana (1998/2016)”
Fábio Luis Barbosa dos Santos
.
Redação

Redação

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

7 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

8 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

9 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

9 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

9 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

10 horas ago