As elites, o golpe contra Dilma e Bolsonaro, por José Guimarães

As elites, o golpe contra Dilma e Bolsonaro

por José Guimarães

O editorial da Folha de S. Paulo do dia (22), uma injustificável ofensa rasteira à presidenta Dilma Rousseff e à verdade histórica, tem o m´rito de escancarar a hipocrisia da elite brasileira, que apoiou o golpe contra Dilma em 2016, embora sem nenhum crime, e o respaldo ao genocida Jair Bolsonaro, a quem deu apoio em 2018 e continua sustentando-o, a despeito do extenso rol de crimes cometidos pelo capitão-presidente em pouco mais de um ano e meio de governo.

Dilma foi vítima de uma campanha sórdida, uma verdadeira sabotagem empreendida por setores da mídia e das elites inconformadas com a quarta derrota eleitoral para o PT na campanha presidencial de 2014. Um projeto que tinha o objetivo de garantir a soberania nacional e a exploração das riquezas nacionais para o bem do povo brasileiro – o petróleo do pré-sal, por exemplo – foi pulverizado com uma campanha midiática sórdida promovida pelos barões da mídia.

Ganância e desigualdade – Como lembrou o ex-presidente Lula, o golpe contra Dilma foi impulsionado pela ganância dos extremamente ricos numa sociedade desigual e injusta. De fato, ocorreu uma manifestação de intolerância dos poderosos diante de qualquer projeto de transformação de uma sociedade arcaica que ainda se inspira nas pérfidas relações entre casa grande e senzala.

As narrativas continuam na mesma toada, para defender um modelo neoliberal cruel, iniciado com o golpista Michel Temer e aprofundado pelo atual governo. Tentar convencer a opinião pública de que Dilma promoveu gastos excessivos é insistir na tecla de que o golpe foi correto.

A ex-presidente mostrou a verdade: a pretensa “irresponsabilidade fiscal” a ela atribuída foi uma sórdida mentira para sustentar o golpe de 2016. Entre 2011 e 2014, as despesas primárias cresceram 3,7% ao ano, menos do que no segundo mandato de FHC (4,1% ao ano), por exemplo. Em 2015, já sob efeito das pautas bombas comandas por Eduardo Cunha e o derrotado Aécio Neves, houve retração de 2,5% nessas despesas.

A verdade dos números – As dívidas líquida e bruta do setor público chegaram, no mandato de Dilma, a seus menores patamares desde 2000. E mais: mesmo com a elevação, em 2015, para 35,6% e 71,7%, devido à crise que precedeu o golpe, elas ainda eram muito menores que no final do governo de Temer (53,6% e 87%) ou no primeiro ano de Bolsonaro (55,7% e 88,7%). Eis a verdade dos números. Como se vê, o noticiário da mídia é seletivo.

Os ataques a Dilma, pela Folha, não vêm de hoje. Torturada, perseguida pelos militares, a ex-presidenta é alvo preferencial do jornal desde sempre. Chegou até a publicar uma ficha falsa do DOPS para tentar atingir a honra da honesta e íntegra Dilma. O mesmo jornal praticamente ignorou a defesa da tortura que o atual presidente fez publicamente .

A realidade é que a situação se agravou a partir de uma conspiração que envolveu agentes externos, interesses econômicos, os perdedores da eleição de 2014 e atores como o partido da Lava Jato em Curitiba, cada vez mais desmascarados pela descarada atuação política para tirar o ex-presidente Lula da eleição de 2018, com tramoias e ações à margem da lei.

Governo genocida – O resultado é que o Brasil se vê hoje nas mãos de um presidente e ministros genocidas, promovendo retrocessos civilizatórios inimagináveis. Do corte de direitos à destruição da imensa biodiversidade da Amazônia e o desrespeito à vida dos povos indígenas, do apoio a milicianos ao desprezo à vida de dezenas de milhares de brasileiros que morrem de Covid-19 em consequência de uma política irresponsável e genocida, o Brasil regride e se transforma num país periférico e sem importância no planeta. Não passa hoje de motivo de piada por conta de um presidente totalmente desequilibrado.

Esses retrocessos têm o dedo da elite brasileira, que mesmo sob o risco de comprometimento do futuro do país prefere apoiar um modelo neoliberal, antinacional e entreguista, o qual indica a privatização de empresas públicas a preços irrisórios, num verdadeiro crime de lesa-pátria.

Privatização criminosa – Fala-se de frases grotescas de Bolsonaro – perigosas, pois induzem seu exército de pessoas robotizadas a agir como bárbaros – mas não se abordam os crimes contra o futuro do país: educação às moscas, militarização de instituições civis, fatiamento criminoso da Petrobras, aceno à privatização de instituições seculares como o Banco do Brasil e CEF, que geram bilhões de lucros à União. A seletividade do noticiário mostra o verdadeiro caráter das elites.
O fato é que a elite está nua. A oposição a Bolsonaro demonstrada por setores da elite é, na verdade, um jogo de faz de conta. No caso de setores da mídia, a movimentação aparentemente é por interesses superficiais contrariados – como o deslocamento de verbas publicitárias – ou uma tentativa de convencer seus leitores e telespectadores que têm um mínimo de posicionamento crítico.

Entretanto, o fulcro da questão não aparece no noticiário: o atual governo é antinacional, antipopular e se move por uma agenda neofascista que só vai aprofundar o o fosso social e a entrega das riquezas nacionais às elites nacionais e ao capital estrangeiro que o apoiam.

José Guimarães – Deputado federal (PT-CE) e líder da Minoria na Câmara dos Deputados

Redação

Redação

View Comments

  • Lúcida descrição do triste quadro vivido pelos brasileiros... parabéns ao autor... apenas trocaria o termo "elite" por classe dominante... isso aí acima descrito não é elite... plutocleptocratas mequetrefes!!!

  • Realmente é uma lúcida descrição, mas infelizmente a lucidez é algo estanho à população brasileira, é na verdade algo que não lhe diz respeito. Cada povo tem não aquilo que merece, mas aquilo pelo que luta e trabalha. O brasileiro trabalha e "luta" por pão e circo.

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

8 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

9 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

10 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

10 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

10 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

11 horas ago