As oportunidades e as crises desperdiçadas pelo Brasil, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Antes de começar, peço ao leitor para ler com calma o fragmento de “A felicidade paradoxal” abaixo transcrito:

“Toda a vida das sociedades superdesenvolvidas se apresenta como uma imensa acumulação dos signos de prazer e da felicidade. Vitrines rutilantes de mercadorias nas publicidades resplandecentes de sorriso, do sol das praias nos corpos de sonho, de férias com divertimentos midiáticos, é sob os traços de um hedonismo radiante que se mostram as sociedades opulentas. Por toda parte se erguem as catedrais dedicadas aos objetos e aos lazeres, por toda parte ressoam os hinos ao maior bem-estar, tudo se vende em promessas de volúpia, tudo se oferece como de primeira qualidade e com músicas ambiente difundindo um imaginário de terra da abundância. Nesse jardim das delícias, o bem-estar tornou-se Deus, o consumo, seu templo, o corpo, seu livro sagrado.” (A felicidade paradoxal, Gilles Lipovetsky, Companhia das Letras, São Paulo, 2010, p. 153)

Se levarmos em conta o sucesso planetário do capitalismo, regime cujas virtudes e vícios se expandiram velozmente na Rússia e na China nos últimos 20 anos, é difícil contestar essa afirmação de Gilles Lipovetsky. Até mesmo no Brasil, durante os governos Lula e Dilma Rousseff, uma classe “C” economicamente afluente chegou a acreditar que o consumo era um substituto para a cidadania e que seria possível consumir as mesmas coisas que a classe média tradicional (viagens de avião, estadias no exterior, etc…) sem despertar ressentimentos.

A pandemia acabou com a farra. O corpo humano voltou a ser o que sempre foi: um hospedeiro e retransmissões de doenças infecto-contagiosas fatais. O culto do bem-estar se tornou uma impossibilidade, pois as viagens de avião foram suspensas e o turismo interrompido. O consumo se tornou uma atividade arriscada, pois o vírus pode ser transportado tanto pelo ar quanto na superfície dos objetos comercializados nos Shoppings ou via internet. As delícias proporcionadas pelas sociedades opulentas foram substituídas pelo Lockdown e pelos sentimentos de angústia, incerteza, temor e, nos casos mais graves, dor provocada pela morte de familiares e amigos.

No Brasil a farra já havia acabado. Desde o golpe de 2016 a capacidade de consumo da classe C havia começado a declinar. Quem sentiu mais o impacto da pandemia foi a classe média tradicional. No momento em que os pobres deixaram de viajar de avião as companhias aéreas foram obrigadas a paralisar suas atividades. O consumo de pacotes de turismo no exterior se tornou uma impossibilidade por causa das proibições sanitárias impostas por europeus e norte-americanos.

Os prejuízos econômicos causados pela pandemia empurraram uma parcela da classe média tradicional para baixo. Portanto, no caso brasileiro é impossível deixar de notar um fenômeno curioso e engraçado. A classe média tradicional apoiou o golpe de 2016 porque não admitia ser igual à classe C. Consolidado o golpe, ela empobreceu ou no mínimo foi obrigada a amargar o Lockdown e suas consequências.

A natureza não produz as desigualdades sociais. Mas ela tem o poder de reduzir todos à modesta condição de seres frágeis ou fragilizados.

Nas redes de TV e na internet, o sistema de propaganda descrito por Gilles Lipovetsky, que sustenta o capitalismo glorificando o consumo, tenta se adaptar à pandemia. Durante os telejornais, duas narrativas contraditórias são transmitidas de maneira superposta.

Entre os blocos do telejornal as propagandas arrojadas, alegres e sedutoras de carros, celulares, computadores, motocicletas, etc…, objetos brilhantes e mágicos, capazes de transmitir aos consumidores sensações indescritíveis de prazer, poder, segurança ou superioridade. Durante o telejornal as estatísticas deprimentes das mortes causada pelo COVID-19. A situação econômica piorou, o desemprego não diminuiu, a fome retornou às periferias pobres.

Caminhões tombados e supermercados estão sendo saqueados. A inflação aumentou, as reservas internacionais deixadas por Lula e Dilma Rousseff estão evaporando. Sérgio Moro tentando inutilmente voltar a ser notícia. E para piorar a vida da classe média tradicional brasileira o turismo voltará a ser interrompido na Europa e nos EUA por causa da aceleração do contágio e das mortes nas últimas semanas.

É óbvio que a pandemia não feriu mortalmente o hedonismo. As praias cariocas lotadas provam satisfatoriamente que há algo de podre na cultura brasileira. Todavia, ele se tornou anacrônico. De que adianta ter dinheiro e não poder desfrutar os prazeres do consumo. Os brasileiros que correm riscos para continuar consumindo se defrontam com duas esfinges terríveis. Uma delas é a realidade da pandemia e da morte, que continua dominando a atenção da mídia. A outra é a inevitabilidade do distanciamento imposto pelas pessoas que preferem tomar cuidado ao invés de se aproximar e aplaudir ou invejar os objetos novos que foram comprados.

Quem encontra a felicidade em si mesmo consegue suportar a tensão da anormalidade imposta pela pandemia. Quem só consegue ser feliz porque se sente o centro das atenções de uma platéia certamente está sofrendo em dobro agora que o jardim das delícias está fechado.

A divindade criada pelo capitalismo se voltou contra o consumo. O estrago que a pandemia produzirá na teologia da prosperidade é evidente. Empobrecida uma parcela dos fiéis deixará de pagar o dízimo. As disputas por recursos escassos podem provocar inimizades e violências no interior das igrejas evangélicas. O aumento das desconfianças e das animosidades entre os bispos milionários será inevitável. Eles lançaram milhares de candidatos para compensar a crise avançando nos orçamentos municipais.

O jogo eleitoral é incerto. As apostas são grandes, as derrotas não serão pequenas ou facilmente acomodadas no interior de instituições religiosas obrigadas a conviver com lucros decrescentes. Não gosto de fazer previsões, mas suponho que o desemprego, o desespero e a fome ajudarão bastante os partidos de esquerda. Uma interrupção do projeto teológico-militar-político dos evangélicos seria muito bem vindo.

Na China toda crise é encarada como uma oportunidade. No Brasil todas as oportunidades são desperdiçadas porque os banqueiros, juízes, militares, barões da mídia inventam crises sempre que os candidatos deles perdem as eleições. Lá o autoritarismo tira as pessoas da miséria. Aqui geralmente ocorre exatamente o oposto: as ditaduras são criadas para empobrecer os pobres e reforçar hierarquias sociais e estruturas econômicas arcaicas herdadas do período colonial.

Os comunistas chineses usaram a pandemia para reaproximar o Estado do povo. Os neoliberais brasileiros se esforçam para distanciar o Estado de uma imensa parcela da população. Dessa vez nós não perderemos apenas uma década. O Brasil está criando as condições para entrar num século perdido.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

4 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

5 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

5 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

6 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

8 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

8 horas ago