Automação e o futuro do trabalho ganham destaque na 49ª edição do Fórum de Davos. E o Brasil o que tem a dizer?, por Arnaldo Cardoso

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Alan Santos/PRJair Bolsonaro, embarca para Davos

Automação e o futuro do trabalho ganham destaque na 49ª edição do Fórum de Davos. E o Brasil o que tem a dizer?

por Arnaldo Cardoso

A escolha do tema “Globalização 4.0: Moldando uma Arquitetura Global na Era da Quarta Revolução Industrial” propõe para discussão na 49ª edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos, o avanço dos processos de automação da produção e suas consequências para o futuro do trabalho.

Não é a primeira vez que a Quarta Revolução Industrial ganha destaque no fórum que reúne anualmente líderes empresariais, políticos e intelectuais do mundo todo. Na edição de 2016 o tema foi “Para dominar a Quarta Revolução Industrial”, ocasião em que um dos fundadores do fórum, Klaus Schawb. que é seu presidente executivo, publicou o livro “A Quarta Revolução Industrial” em que caracteriza e discute as radicais transformações em curso marcadas pela  velocidade, profundidade e impacto sistêmico.

Para a edição de 2019 do fórum foi convidado o historiador e escritor holandês Rutger Bregman que ganhou muita visibilidade com a publicação de seu último livro “Utopia para realistas” em que trata dos impactos das transformações tecnológicas sobre o mundo do trabalho e endossa o alerta feito por vários outros estudiosos sobre o aumento da desigualdade no mundo.

No referido livro, depois de expor no primeiro capítulo sua fé no poder das utopias para provocar mudanças necessárias, Bregman apresenta no segundo capítulo, sua mais controvertida proposta, a da criação da renda básica universal. Certamente não é uma idéia nova. Sobre o tema há importantes pesquisas acadêmicas realizadas por economistas e outros estudiosos pelo mundo, além de experiências concretas nesse campo, mas com o lançamento do livro de Bregman, escrito em linguagem mais acessível ao grande público e tendo já sido negociado o direito para publicação em 20 países, o tema ganhou maior atenção, inclusive levando-o para a mesa de discussão no Fórum de Davos.

Embora o livro não tenha o formato das teses acadêmicas e não se dedique a demonstração e detalhamento do como fazer, respalda-se numa extensa relação de fontes, apresentadas em 28 páginas de Notas ao final do volume, convidando o leitor mais exigente a fazer suas próprias pesquisas.

Citando pesquisadores da Universidade de Oxford repõe que “pelo menos 47% dos empregos nos Estados Unidos e 54% dos da Europa correm alto risco de serem usurpados por máquinas. E isso não acontecerá daqui a um século, mas dentro dos próximos 20 anos. A única diferença verdadeira entre entusiastas e céticos é o prazo.”

Na exposição de sua argumentação lembra que ao longo do século XX ganhos de produtividade e crescimento do emprego se deram com razoável paridade mas, por volta do ano 2000 começou a se dar o que economistas do MIT chamaram de “grande desacoplamento”. Recorrendo a artigo de David Rotman (How Technology is Destroying Jobs) expõe o problema de que “A produtividade está em nível recorde, a inovação nunca foi tão rápida e, mesmo assim, temos a renda média em queda e menos empregos.”

Bregman discorre sobre o tema mostrando que hoje os novos empregos estão concentrados principalmente na parte mais baixa da pirâmide.

O autor discorre ainda sobre a crescente dificuldade de muitas pessoas em conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, mesmo detendo uma boa formação escolar, que leva muitos, especialmente na Europa, a deixar seus países, como é o caso de jovens tecnólogos espanhóis buscando postos em Amsterdã, engenheiros gregos em Sttutgart, uma miríade de jovens italianos no Reino Unido e, em situações ainda mais críticas, em economias periféricas, a aceitação de empregos precários, mal remunerados, como única alternativa ao desemprego.

Bregman argumenta que essa realidade faz com que o trabalho, cada vez mais, seja visto como fardo e consuma as energias do trabalhador sem desenvolver suas melhores potencialidades, resultando em baixa produtividade e crescente insatisfação.

Pode-se observar que, ao mesmo tempo avança uma dinâmica de “competição”, com gaps de tempo, entre mão-de-obra barata e abundante e processos de automação. “A mão de obra asiática, africana ou até robôs sempre sai mais barato. E enquanto ainda é mais eficiente (para as nações mais industrializadas) terceirizar para o exterior, utilizando o trabalho barato da Ásia e da África, no momento em que os salários e tecnologias desses países começarem a se aproximar dos que há nos países desenvolvidos, os robôs vão prevalecer lá também.”

Já tem vários anos que temas como desemprego estrutural, desigualdade, conflitos de variados tipos vem ganhando maior espaço nesse fórum que reúne a elite do capitalismo global. As críticas ao FEM ganharam mais corpo a partir da criação, em 2001, no Brasil, na cidade de Porto Alegre, do Fórum Social Mundial, com o slogan Um outro mundo é possível.

Nesta 49ª edição do Fórum de Davos, não parece nada sensato que as lideranças presentes se furtem do reconhecimento de que o cenário mundial inspira preocupação. É sintomático que um dos fatos políticos dessa edição seja as ausências de Donald Trump, controvertido presidente da maior economia mundial; de Emmanuel Macron, presidente francês que enfrenta a mais grave onda de protestos desde o emblemático maio de 1968; de Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido que sofreu dias atrás histórica derrota no Parlamento ao apresentar proposta para saída do Reino Unido do bloco europeu, e de outras ausências como a do presidente argentino Maurício Macri que assumiu o governo três anos atrás com marcado discurso liberal e levou seu país a uma gravíssima crise econômica.

Quanto ao Brasil no fórum, o país se apresenta nesta edição sob o comando de um novo presidente, cuja eleição ganhou espaço incomum em jornais e noticiários de televisão em todo o mundo. Sobre sua agenda para o evento, de acordo com entrevista concedida dias atrás, pelo Ministro-Chefe da Casa Civil a Jamil Chade, correspondente em Genebra do jornal O Estado de São Paulo, o presidente dará ênfase em sua apresentação no Fórum às suas propostas de reformas econômicas, com destaque para a da Previdência Social (depois de reforma trabalhista já realizada pelo seu antecessor) e um roteiro de privatizações, com um rol de empresas estatais a serem vendidas. O que se pode inferir disto é que o país aposta mais uma vez na capacidade de atração de investidores como meio para promover a sempre desejada “retomada do crescimento”.

Na agenda de temas preparada para a participação do novo presidente no fórum, conforme entrevista com o ministro, não há ênfase em propostas para enfrentamento dos complexos problemas que a 4ª Revolução Industrial vem desencadeando pelo mundo e que incidem de modo mais problemático sobre economias como a do Brasil marcada por sérios problemas intimamente relacionados com o sistema de educação e formação profissional de seus jovens, no contexto da Segunda Era das Máquinas.

Entre estudioso há consenso no reconhecimento de  que a preparação das novas gerações para esta “nova era” demandará muita inteligência e investimentos.

Como posto pelo historiador Rutger Bregman, convidado para o Fórum de Davos “não é a tecnologia em si que determina o curso da história. No fim, somos nós humanos, que decidimos como dar forma ao nosso destino. O cenário de desigualdade radical que se desenha no mundo não é a única opção.”

Ao Brasil esta colocação cala fundo, afinal ocupamos desde muito, vergonhosa posição de destaque nos rankings internacionais de desigualdade e baixo desempenho em exames internacionais de educação. É cada vez mais urgente respostas equivalentes a gravidade dos problemas pois, como se tem visto, seus impactos não se restringem a performance econômica das nações mas sim tem se mostrado degeneradores da vida social e da própria democracia em diferentes sociedades pelo mundo. 

.

 Arnaldo Cardoso, é cientista político, pesquisador e professor universitário.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o Marx?

    Engraçado como ninguém cita Marx, que já previra esta situação desde fins do século XIX. A teoria marxista, embora velha, ainda é bem melhor que o sociologismo barato de MITs Harvards Oxfords e afins. Só não vê quem não quer…

    Por que tanto medo do barbudo judeu-alemão?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador