Balanço da pandemia – que não acabou! Por Dora Incontri

Balanço da pandemia – que não acabou! Por Dora Incontri

A pandemia não dá sinais de arrefecer. Nova onda na Europa, enquanto aqui nem vencemos a primeira onda. Isso, apesar do negacionismo que grassa em várias partes do mundo, um negacionismo que está  atrelado a uma rejeição da ciência – coisa assustadora, que chega ao extremo do terraplanismo – e que em alguns casos talvez seja uma espécie de defesa psíquica, para não enlouquecer com a realidade que, convenhamos, não está fácil de digerir.

Seja como for, as mortes avançam, os contágios continuam e ainda não há notícias seguras de uma vacina.

Mesmo assim, os interesses econômicos, eleitorais, políticos de grupos se sobrepõem muitas vezes ao respeito à vida.

Mas o que podemos já tirar até aqui de lições possíveis desses tempos pandêmicos, que aparentemente se estenderão ainda por meses?

A primeira delas é o quanto a tecnologia não substitui o toque, o beijo, o abraço, a vibração presencial, mas que bom que temos pelo menos a possibilidade de nos conectarmos através dela. Entretanto, a exclusão digital que ainda atinge milhões (que nem comida têm) no Brasil e no mundo, demonstra o quanto os benefícios civilizatórios que alcançamos nos últimos 100 anos estão injustamente distribuídos e não chegaram à maior parte da população humana.

A segunda e inescapável lição – já muito proclamada nas redes – é que algo que nos é imprescindível é a arte. A arte nos salva, nos consola, nos exprime, nos humaniza. E é tão desprezada pelos radicais de direita e tão desconsiderada na educação, e tão desvalorizada pelo mercado! E quando digo que a arte é vital, não é só a arte a que podemos assistir, consumir, devorar com nossos ouvidos e olhos sedentos – mas a arte que todos podemos produzir. É preciso considerar que todos os seres humanos poderiam e deveriam ter formas de escape estético – seja na feitura de uma poesia, no cantar de uma música, no preparo de um prato bem feito, num bordado, num desenho… A arte é terapêutica.

Terceira reflexão que me parece óbvia: a espiritualidade também salva e consola. É uma âncora de esperança, uma possibilidade de infinito, um olhar acima. Justamente na pandemia, observamos que ela pode e deve ser praticada para além das igrejas e dos centros – ela é íntima, universal, livre. E com tantas notícias de gurus abusivos – o último a ser condenado a 120 anos de prisão é esse tal de Keith Raniere, responsável por toda espécie de crime, inclusive tráfico e escravidão sexual – fica evidente que a espiritualidade tem que ser crítica e não submissa a hierarquias, fechada em seitas, cega pelo fanatismo.

Outra reflexão necessária e aqui me estendo um pouco mais. A educação – esse lugar de heroísmo dos professores, mas de atraso completo em relação ao mundo contemporâneo. Minha maior militância existencial, sem grande sucesso, é verdade, é justamente a mudança da escola e do modo de se fazer educação. A escola é um lugar que costuma ser chato para os alunos, num ensino passivo, engessado, em que tudo está preso pela grade curricular, sem liberdade para escolha de assuntos, para a busca de projetos individuais e coletivos. Os alunos são coagidos a aprender tudo que se lhes impõem, todos na mesma sequência, no mesmo ritmo, com resultados medidos matematicamente, em competição com seus colegas. Desde o Instituto de Yverdon de Pestalozzi, no início do século XIX, à Escola de Summerhill, fundada nas primeiras décadas do século XX e ainda em pleno funcionamento, passando pela Escola da Ponte em Portugal, e outras muitas experiências alternativas, já está sobejamente demonstrado que a melhor escola é onde o aluno tem autonomia, liberdade de escolha, desenvolvimento integral e em interação cooperativa com docentes e colegas. Essa escola que está aí não estimula, não gera interessa e acaba matando a vontade de aprender. Por outro lado, a tecnologia já deveria há muito ter substituído a lousa, o giz, a prova… não o professor. Esse deveria ter sido elevado à condição de tutor, de orientador, de facilitador…

Pois todos esses atrasos se mostraram ainda mais impactantes durante a pandemia. Se houvesse projetos de pesquisa a fazer, escolhidos pelos alunos, ao invés de aulas expositivas e chatas, teriam sido muito mais suaves e prazerosas as aulas pelo Zoom. Vimos professores correndo desesperados para aprender como usar a tecnologia, de que a maioria sempre esteve afastada. Alunos entediados, com as câmeras fechadas, tentando (ou não) acompanhar aulas expositivas, que já são chatas presencialmente, ainda mais à distância.

O desumano e cansativo presencial se tornou muito mais desumano e cansativo on-line, tanto para professores como para alunos.

Assim, quando tudo isso acabar, como seria bom que pudéssemos dar uma guinada na educação. Não para torná-la totalmente on-line. Mas para aproveitarmos saudavelmente o que a tecnologia pode nos oferecer, sem perda do contato humano, porém com mais liberdade, afeto, criatividade e motivação para alunos e professores.

Enfim… em tempos de reflexão de crise, em parada forçada e trabalho e tensão multiplicados, apeguemo-nos ao humano, ao transcendente e ao criativo, para nos reinventarmos em graça e beleza!

 

Conexões – espiritualidade, política e educação - Dora Incontri

Dora Incontri é paulistana, nascida em 1962. Jornalista, educadora e escritora

Conexões – espiritualidade, política e educação - Dora Incontri

Dora Incontri é paulistana, nascida em 1962. Jornalista, educadora e escritora

View Comments

  • Enquanto o Amapá sofre há dias apagão de Enegia Eletrica, o Brasil todo sofre Apagão dos dados da Covid-19. O primeiro em decorrencia do desmonte do setor, o segundo é mais do que deliberado. A midia alternativa ainda nao se tocou. O GGN que faz o acompanhamento impecavel dos dados PRECISA ALARDEAR essa denúncia.

Recent Posts

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

22 minutos ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

3 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

3 horas ago

Aniversário do poeta Manuel Bandeira – a Evocação do Recife, por Urariano Mota

Me ocorreu – descobri, talvez -  que o seu eterno poema Evocação do Recife é…

5 horas ago

A volta do terrorismo fiscal, por Luís Nassif

Nem se anunciou déficit, mas meramente uma redução do superávit. E o mundo midiático entrou…

5 horas ago

Carga tributária cai, mas gasto com juros cresce e chega a 25,7% da arrecadação

As despesas com juros dos governos cresceram com vigor, a despeito da redução os juros…

5 horas ago