Balanço do primeiro ano de Bolsonaro preocupa, por Pablo Ortellado

Jornal GGN – Ao final do primeiro ano do governo Jair Bolsonaro, já foi possível perceber que a autonomia das instituições subordinadas ao Executivo gera muita preocupação.

Em seu artigo no jornal Folha de São Paulo, Pablo Ortellado, doutor em filosofia e professor no curso de gestão públicas da USP, explica que o fenômeno das democracias liberais não é caracterizado por uma mudança brusca de regime, “mas por uma corrosão institucional progressiva”.

Segundo Ortellado, essa corrosão pode ser explicada de diversas formas. Dentre elas, destacam-se a tentativa de interferência na designação do superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro (que não deu certo por incidir em área sensível à base de apoio do governo), a suspensão de edital para filmes LGBT com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, o desrespeito às indicações da lista tríplice em 43% das nomeações de universidades – contrariando uma prática de 15 anos.

No Meio Ambiente, o estrago foi enorme. Bolsonaro mudou o comando do Ibama e do ICMBio, tornou o Fundo Amazônia inviável e mudou a composição do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Além disso, o servidor que autuou o presidente por pesca ilegal em Angra dos Reis foi demitido, o Ibama anulou a multa e encontra-se em análise a mudança do estatuto da reserva.

Na outra ponta, o Congresso derrubou metade das medidas provisórias apresentadas por Bolsonaro, o STF (Supremo Tribunal Federal) conseguiu corrigir medidas tomadas pelo presidente e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, retirou da pauta todas as propostas ligadas a agenda de costumes.

E ainda faltam três anos para o fim do mandato.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • "Bom, faço um balanço aqui..."
    Cara, foi conforme o esperado. Os desgostos que possam vir - inclusive dos aliados do Bolsonaro - eram previsíveis.
    Esse tipo de análise é como se alguém fizesse estatística sobre uma pilha de cadáveres. É o tipo de "paralisia analítica", que não serve para a ação, é mais como uma pintura que não causa nenhuma impressão, uma descrição sem maiores consequências.
    Os métodos do Bolsonaro se parecem com aqueles realizados pelas últimas gestões na USP (pelos menos nos últimos 7 ou 8 anos). Alguns vão dizer "ah, mas são locais diferentes, são circunstâncias diferentes", o de sempre. Excelente para a paralisia da análise e deixar tudo como está. São uns gênios.
    Que venha 2021, pois 2020 já se sabe o que vem.

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

13 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

14 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

14 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

16 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

16 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

16 horas ago