Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Boicote às eleições: infantilização ou esclerose, por Aldo Fornazieri

Boicote às eleições: infantilização ou esclerose

por Aldo Fornazieri

De duas uma: o debate em torno do boicote das eleições de 2018 por parte do PT ou é sinal de infantilização ou de esclerose mental. Prática conhecida na América do Sul pela direita golpista venezuelana, trata-se de uma renúncia à luta em nome de uma atitude pueril e inconsquente. O resultado de tal atitude, se vier a ser adotada, será uma derrota ainda maior das forças democráticas e progressistas e o alargamento do campo de poder para os conservadores e reacionários, que crescem em suas investidas fascistóides.

O que o PT ganharia com o boicote? Nada, absolutamente nada. Não provocaria nenhum curto-circuito na sociedade e na estrutura do poder conservador. O PT foi incapaz de defender Dilma no processo do golpe. Não tinha exércitos, não tinha trincheiras e não tinha disposição e moral para a luta. E o partido ocupava várias estruturas do poder no Estado.

O PT foi incapaz também de defender os seus antigos líderes que foram sendo ceifados ao longo do tempo. Agora, o PT mostra-se incapaz de defender Lula, de mobilizar em favor do direito de Lula disputar as eleições. Diz que haverá uma “guerra” se Lula for impedido de concorrer, mas que será uma guerra que não será travada por petistas e sim do povo que foi às caravanas. Povo sem direção e comando não fará guerra alguma. O PT parece estar abdicando do ânimo de lutar. Fugir das eleições é não lutar.

A saída mais condizente com a virtude moral da coragem é lutar nas ruas para que Lula seja candidato, é Lula e o PT ficarem junto do povo, organizando-o, conscientizando-o e mobilizando-o. Se Lula for impedido, há que se participar das eleições, denunciando o seu caráter golpista, buscando fortalecer as forças democráticas e progressistas nos movimentos sociais, nas periferias, no Senado, na Câmara dos Deputados, nos governos estaduais e nas Assembléias Legislativas. Abdicar das eleições significa abdicar desses espaços de luta e de combate em prol dos direitos, da justiça, da igualdade e da democracia. Mesmo que se concorra a esses cargos, sem uma  candidatura presidencial ocorrerá um processo de despotencialização eleitoral.

O PT vem se arrastando confusamente na conjuntura desde o início de 2015. Está na hora do partido assumir responsabilidade e indicar um caminho de lutas e mobilizações para as forças democráticas e progressistas, buscando uni-las em torno de um programa para o Brasil e das reivindicações sociais e populares. O PT precisa descer dos tamancos da arrogância, que foi um dos fatores que produziu as derrotas recentes. É preciso encarar com sobriedade e responsabilidade o contexto de derrotas e dificuldades e buscar sua superação lutando, e não abdicando do combate.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política.

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ingenuidade

    O professor Aldo está sendo aparentemente ingênuo.

    Faz toda uma análise partindo da premissa de que o PT vai fazer campanha pelo boicote às eleições de 2018 caso Lula seja impedido de concorrer.

    Ora, ninguém no PT confirmou isso. Zé Dirceu foi mais longe: negou peremptoriamente a veracidade dessa informação.

    É ingenuidade fazer uma análise política como esta se baseando numa informação divulgada por um veículo que integra o PIG.

    1. Ingenuidade

      É assistir ao desmanche do estado de braços cruzados ou fazendo desfile na Av. Paulista. Ingenuidade é deixar depor uma presidente honesta (a própria se deixar depor) por vias e mãos golpistas. Ingenuidade é entregar os pontos aos traficantes e ladrões togados. Entregar sem resistir, isso sim é ingenuidade. Ingenuidade é aceitar ditames de juiz partidário, a favor de agenda política. Juiz que julga na midia, julga antes a favor dos amigos. Juiz que vai em eventos de tucanos e faz filme sobre si próprio.

      A Dilma deveria ter partido pra guerra, se é guerra que eles querem. Dançou, as instituições estão funcionando, só que não.

  2. Olha, o Lindemberg propôs

    Olha, o Lindemberg propôs isso. Uma vez. Não teve a menor repercussão (e a pouca que teve foi negativa, do tipo “eu gostava do Lindemberg, mas depois dessa não voto mais nele”, de forma que o Lindemberg não insistiu, e, pelo visto, está torcendo para que a gente esqueça que ele teve a ideia), e, pelo que eu conheço do meu partido, é algo que não vai acontecer, nem agora, nem enquanto as bancadas parlamentares tiverem alguma expressão na direção política.

    Enfim, fora a escorregada do Lindemberg, isso é só sonho da direita.

    O PT tem uma infinidade de candidatos viáveis, todos eles mais fortes do que o Ciro Gomes: Jaques Wagner, Gleisi, o próprio LIndemberg, Pimentel, Pimenta, Olívio Dutra, Wellington, Tarso, Haddad, a própria Dilma. Não tem o menor cabimento entregar a rapadura num arroubo de esquerdismo infantil – ainda mais para um partido que há tanto tempo prima pelo pragmatismo mais rasteiro.

  3. Apressado

    Sempre leio e considero os textos do prof. Aldo, as vezes com ressalvas. Desta vez, usou chumbo de caçar pato pra atirar num pardal. O comentário  de Cláudio  Freire mostra com clareza o quanto tem de precipitação a análise do professor.

    Porém, na conjuntura  que se apresenta,  num pleito limpo,  com chance real de vitória de Lula, é  evidente que haverá  novamente um Golpe. Ainda não  está claro qual será,  se a interdição forçada de Lula , adoção do parlamentarismo ou mesmo uma quartelada ( pelas declarações recentes dos generais ). Os golpistas contam com a impassividade do Povo…ou alguém  acha que haveria  fibra aqui para tirar os golpistas a chineladas de dentro dos tanques, a semelhança do que houve na Turquia  ?

    Se não  houver povo na rua, protestando forte pela Democracia,  os Golpistas  continuarão a tripudiar à luz do dia.

    A saída é lutar, mas ainda não  estão definidas  as armas….

    1. chinelada nos golpistas !!!!

      chinelada nos golpistas !!!! ..que beleza  ..é bem por aí  ..assim que se lida com MOLEQUES que usam suas armas pra apontar contra a sua PÁTRIA  ..na base da chinelada  ..parabens pela acertiva

    2. Não vai precisar de outro golpe

      Vai ser a continuidade do golpe do impeachment, com seu principal objetivo:impedir Lula de concorrer em 2018, através de sua condenação judicial. Até as pedras já sabem que ele será condenado em 2ª instância, que será barrado como ficha suja e que o STF e o STJ nada vão fazer.

      E as esquerdas, que por razões óbvias de sobrevivência deveriam se unir e atuar coesíssimas, estão no seu tradicional processo de autofagia, Ciro Gomes que o diga. 

      Acabou pro Brasil. Este país virou o mundo bizarro, e talvez volte ao normal dentro de uns 30 anos. Talvez…

    3. apressado…..

      Caro sr., penamos por 40 anos no deserto. E nos descobrimos todos perdidos. Não importa partido, personagens ou ideologias. Uma Constituição que não produziu absolutamente nada. O Estado Brasileiro é uma farsa. A Elite Parasitária ampliou o alto da pirâmide. Como disseram os Militares, há alguns anos, é preciso aumentar o bolo. E o bolo aumentou. Todos AntiCapitalistas do Messianismo Tupiniquim construíram seus cômodos na Casa Grande. A Casa Grande sempre existiu, mas agora virou Condomínio. Antes dos grunidos raivosos de fanáticos, quero que pesquisem como estão os novos bairros da Classe Média Brasileira: Lisboa, NY, Miami, Paris….Grande parte da Elite do Poder Público. Esquerdopatas aos montes. Pouco importa. Onde está o país prometido há 40 anos? Esta é a pergunta e esta é a resposta.  

  4. O que vc vai fazer se

    O que vc vai fazer se Nostradamus estiver certo ? e se o Juízo Final vier ? O armagedon ?  ..e se 2012 do calendário Maia (Agripino e Cesar Maia) chegar atrasado e estiver descasado do calendário gregoriano  ?

    sei lá  ..deixa acontecer  ..agora, que pelos desarrazoados espelidos por alguns Generais do Exército (Mourão e Heleno, até agora) que insistem em reescrever a história se baseando em manchetes da velha mída golpista, que fica difícil acreditar que vai haver eleições em 2018  ..fica !!!

    em tempo – como pode um General desconsiderar os recordes e consquistas sócio-econômicas maravilhosas que houve no BRASIL de 2003-2013 ? (em especial até 2010)  ..isso é preocupante, o nível intelectual destes brasileiros que andam por aí armados

    Será que isso é crise de ciúme pelo fato da aeronáutica com seus caças, e marinha com seus submarinos, terem alcançado um novo status em nossa defesa estratégica ?  ou será estupidez mesmo ? Leia o que disse Heleno:

    “Meu apoio irrestrito ao meu amigo de longa data e respeitado chefe militar (Mourão)”,

    “preocupante o descaramento de alguns políticos, indiciados por corrupção e desvio de recursos públicos, integrantes da quadrilha que derreteu o País, cobrando providências contra um cidadão de reputação intocável, com 45 anos de serviços dedicados à Pátria”. “Aconselho que, pelo menos, se olhem no espelho da consciência e da vergonha”

    “Em resposta a uma pergunta, colocada diante de uma plateia restrita (na Loja Maçônica de Brasília), ele (Mourão) limitou-se a repetir, sem floreios, de modo claro e com sua habitual franqueza e coragem, o que está previsto no texto constitucional. A ESQUERDA, em estado de pânico depois de seus continuados FRACASSOS, viu nisso uma ameaça de intervenção militar. Ridículo”

     

  5. José Dirceu já declarou-se

    José Dirceu já declarou-se contrário a essa burrice dos colegas.

    Essa idiotice guarda alguma semelhança como o feito de Jânio Quadros, que achava ser sua renúncia um mote para voltar ao poder nos braços do povo, e foi, enfim, mais lembrado por esse ato indigesto, ao ponto de toda a sua trajetória política de homem inteligente, culto, trasnformá-lo em um imbecil, ou donete da cabeça.

  6. Não há ingenuidade nenhuma no que diz Aldo Fornazieri

    Não há ingenuidade nenhuma no que diz Aldo Fornazieri, ele esta coberto de razão

    Independente ou não se o PT irá boicotar as eleições, ele tem toda razão em cobrar posições do PT.

    O PT tem estado sim de braços cruzados esperando uma sentença que é sabida, caso consumado, de que Lula será condenado pelo dignissimo Dr. Excelência Gebran  e seus pares do TRF 4°, da mesma forma que já se sabia a sentença do  Dr. Excelência Sergio Moro o faria.

    Da mesma forma que quando chegar ao STF o Dr. Excelência Gilmar mendes junto de seus pares irão impedi-lo de concorrer.

    Tudo isto está claro, desenhado, escrito a meses e cade a liderança do PT pondo gente na rua, convocando os militantes?

    A luta não é parlamentar, muito menos judicial, sãoas mesmas faces do golpe, a luta tem que ser nas ruas, dos democratas, através de manifestações!

    Vai´se ficar na janelinha olhando novamente, os militares vão passar por cima de todos.

    Estão soltando o Leão para espantar o gato do vizinho, mas quem vai prender o Leão na jaula de novo antes que ele resolva comer nossos filhos brincando no quinta?

    O PCO que é um partido minusculo tem feito mais que o PT

     

  7. Se vai haver boicote ou não o

    Se vai haver boicote ou não o que sei é que se prenderem Lula meu voto será nulo. Até porque os fascistas não tem mesmo apreço nenhum pelo voto e já mostraram que nesse país não precisam de voto pra chegar ao poder quando e como quiserem, seja através de quarteladas como em 64, seja através de golpe parlamentar como quando derrubaram Dilma. Portanto, se meu voto não vale nada, então que se dane.

  8. Sei não, mas creio que o Aldo

    Sei não, mas creio que o Aldo Fornazieri tem certa  ojeriza pelo esquerdismo ( ou direitismo?) petista. Não vi nem ouvi nenhuma liderança séria do PT tratar do assunto. Ainda vai rolar muita água debaixo da ponte até outubro/2018. Depois, numa hipótese, para mim bem remota, de o Lula se tornar inelegível, se o PT não tiver um plano alternativo  à altura de sua importância no cenário político nacional,, é hora então de se repensar uma nova esquerda, sem as pragas dos Palocci da política, capaz de agregar, de fato, as forças populares, sindicatos de trabalhadores e  movimentos sociais. Uma coisa é certa, se o trabalhador não tiver uma agremiação política na luta pelos seus direitos, o desequilíbrio sócio-político-econômico fará a balança pender em favor do mercado e dos patrões. 

  9. Se o pt propor o plano C, na

    Se o pt propor o plano C, na proposição de sua presidenta, será o fim deste partido. a esquerda agradece e sairá fortalecida. Se alguém pensa que a esquerda deixará de ter candidato e os eleitores deixarão de votar, está muito enganado.

  10. Nem como besteira em estado

    Nem como besteira em estado bruto essa hipótese de boicote deve ser avaliada. Se prosperar qualquer movimento nesse sentido nas hostes do PT será, ao lado de uma incoerência gritante, de uma irresponsabilidade política monstruosa. Um PT arrivista decerto perderia não só votos, mas confiança e respeito. 

    Os reacionários-abutres que dia e noite buscam motivações para conspirar contra o sistema teriam mais uma desculpa para solapá-lo. 

    Tudo na Democracia e pela Democracia. 

  11. O professor Aldo,mais uma

    O professor Aldo,mais uma vez,joiga para a plateia.

    Não se trata de boicote ou não.trata-se de discutir a democracia. Se a direita vai escolher com quem vai concorrer não existe democracia.

    Simples assim!

    Nada de querer compara com a direita venezuelana. Lá eles tinham força e boicotaram erroneamente as eleições e,por isso foram esmagados.

    Aqui,e esta é a diferença,já estão esmagando o PT antes. impedir o presidente Lula de concorrer é impedir a democracia ou será que o professor Aldo não percebeu o que ocorreu nas eleições para prefeito em outubro passado?

    A hipótese de boicotar as eleições devem ser consideradas,sim. Assim como a organização popular pela democracia.

     

  12. A carruagem do golpe avança, e o PT……..

    Quando inventaram o menssalão o PT se acoardou, deixaram o golpe correr souto, resultado DIRCEU E GENUÍNO NA CADEIA, junto com outros integrantes importantes do partido, abandonados à própria sorte : DOA A QUEM DOER.

    Logo logo viria a perseguição a DILMA, pessoa mais honesta nesse mundo não há, deixaram novamente rolar souta a bandidagem do golpe, eles adoraram, tanto que implementaram um golpe permanente, criaram um novo ódio ao PT e a LULA, e até a qualquer pessoa que tenha o atrevimento de defendê-los, seja em público ou em meios virtuais.

    Ora, enquanto DILMA era massacrada, discutia-se no PT, se deixavam o governo sangrar e chegaríamos às eleições invenssíveis, resultado a consolidação do golpe.

    Oproblema é que o PT não assume uma postura única e rígida, forte e clara, que passe a toda a sociedade, ou ao menos aos militantes e movimentos sociais, uma imagem nítida da honestidade do partido, e o comprometimento das lideranças na defeza de todos, dentro da lei, mas com convicção, até que se prove o contrário, ao contrário, ficam discutindo o futuro como se decidido estivesse, a direita adora e produz seus mais patéticos espetáculos, como no mensalão, no  impeachman e enfim na execração pública de LULA e do PT, AGORA PERMANENTE.

    Deve-se tomar uma atitude drástica e urgente, reúnam-se todos públicamente, vamos a ONU, levem intelectuais, juízes, promotores, delegados, autoridades e líderes religiosos,líderes de movimentos sociais, e juristas que conhecem os procesos nababescos e até pessoas comuns, todos que defendem enfáticamente nosso maior líder, INCLUSIVE LÍDERES MUNDIAIS QUE O CONDECORARAM, façamos uma anarquia mundial, ou esqueçamos que um dia tivemos um partido verdadeiramente progressista e trabalhista, adeus PT…

  13. “O PT precisa descer dos tamancos da arrogância ( . . . ) “

    Aldo: “O PT precisa descer dos tamancos da arrogância, que foi um dos fatores que produziu as derrotas recentes.”. Cansei de citar este fator seja há muito tempo (num outro cadastramento meu),seja num período de Visitante,seja há poucos dias. 2 participantes bem legais ao invés de partirem pro vulgar xingamento e insinuações me alertaram que era falar aos ventos, tempo perdido postar minhas opiniões.A trajetória do PT,fundada em parte,por religiosos,é plena de arrogãncia,de autorita-rismo, de pseudos processos de eleiçõees diretas (Vide o Caso Recife) – tal postura foi até compreensível num período de claro regime de ditadura civil-militar

    1. o infantilismo

      começa com minha permanência por aqui no GGN, não me incomodo com estrelinhas, nem com ilações burras, mas por ver que o GGN continua cada vez mais sectário, religioso (no sentido de fechamento, de veneração cega a ícones, de jamais dar espaço à dúvida, e de uma infantil vitimização). Claro que é o próprio blogueiro que tem parte dessa responsabilidade, dá mais Ibope ter uma parcela do público, que eu acho que é o baixo clero do petismo e do lulismo, arrogância mesclada com vaidade e necessidade de pertencimento a um grupo. Não é o petismo, nem o lulismo que critico (embora mereçam). Em vão, foi postar links de bons artigos e de entrevista no Youtube (André Singer, Perry Anderson, p. ex.). É a mesmice que se quer.

  14. Boicote no PT não vinga.

    Boicote no PT não vinga. Mesmo porque o Lula seria o primeiro a ser contra. Não podendo concorrer vai tentar jogar toda sua popularidade em outro. E do jeito que vai o governo Temer/PSDB é grande a chance dele eleger qualquer poste. Bolsonaro é pesadelo, por enquanto!

    Agora eu pessoalmente vou boicotar a eleição se for Dória X Bolsonaro. No caso do pig inviabilzar o poste do Lula de alguma forma.

    Mas só a presidencial. Para deputado e senador é talvez tão importante quanto. Alias acho que as esquerdas tem que focar muito nas eleições parlamentares. É aí que tem que se superar. Mesmo porque daria um nó no golpe do parlamentarismo

  15. O Aldo Fornazieri é um

    O Aldo Fornazieri é um trollador, ele vem com uma conversa que não existe e a provoca, ele pode até achar engraçado uma série pessoas entrarem na conversa dele, deve ficar com o ego lá em cima. É uma pena ver este tipo coisa partindo dele, mas não é de estranhar, é constrangedor. (Abaixo imagem de trollador)

  16. Da cartola

    Disse que o outro disse, que o outro ouviu e disse, e por aí vai.

    Porrada no PT.

    Da esquerda (?), da direita, de cima, de baixo, da dianteira e da traseira; mais pau que a massa cesce!

     

  17. O debate sobre a não

    O debate sobre a não participação e boicote nas eleições de 2018, caso Lula seja impedido de participar, precisa ser feito por todos os democratas. Se o candidato que está na frente das pesquisas, no caso Lula, for condenado injustamente, sem provas, só para tirá-lo do pleito, para que o golpe se consume, as eleições serão eleições do golpe e, portanto, FRAUDULENTAS.

    nós democratas devemos participar de eleições fraudulentas? Ratificar o golpe?

    Nada a ver com a situação da Venezuela qdo da decisão da direita de não participar das eleições, nesse caso, eleições LIMPAS, em que nenhum candidato da direita foi impedido de participar. 

    É nessa discussão que os pseudo democratas correm o risco de rasgar a fantasia.

     

     

  18. Não há a menor chance do PT

    Não há a menor chance do PT boicotar as eleições. E por um motivo muito simples = o político eleito ganha automaticamente um foro, só pode ser julgado pelo STF. Duvido que a própria Gleise não disputará eleição em 18, afinal ela também está enrolada com a justiça. 

    Uma coisa é certa = se, mesmo tendo toda a mídia oficial contra si numa campanha sistemática de perseguição e mesmo contando com um dos piores quadros da his´toria da PT, se Lula ganhar em 18 será um dos maiores feitos políticos do ocidente. 

     

     

  19. Eleição sem Lula é fraude

    Mas o Aldo não precisa se preocupar, pois o PT é o PT.

    José Dirceu foi preso sem provas, e o PT ficou calado;

    Genoino foi preso sem provas, e o PT continuou calado;

    Dilma foi derrubada, e o PT promoveu tímidos protestos.

    Se Lula for impedido de se candidatar, o PT arrumará algum candidato de última hora.

    Se o PT for colocado na ilegalidade, eles apoiarão Ciro.

    Se o Ciro for impedido de se candidatar, o PT apoiará outro candidato, nem que seja Aécio ou Alckmin.

    Se o segundo turno for entre Bolsonaro e Dória, o PT apoiará Dória, por ele ser um pouco menos nazista do que o Bolsonaro.

  20. Boicote às eleições?
    Bom, se

    Boicote às eleições?

    Bom, se contar, por exemplo, as abstenções nas últimas eleições municipais, pode deixar que tá no papo.

    Com PT ou sem.

    Mas aprofunda a caca feita e por se fazer.

    Por outro lado, já pensei, sinceramente, que os partidos de esquerda não deveriam lançar seus candidatos.

    Não penso nem no partido, no PT. Penso no eleitorado. Cá entre nós, posso estar errado, mas é um porre. Dilma como exemplo: é justamente uma “antipolítica”, mas num sentido muito específico, ela não sai na foto e nem busca like no Face; não joga pra platéia; o país emburreceu, ela saiu pois não tinha país pra ela, simplesmente o país evaporou.

    Já ouvi e li tanto que a Dilma é arrogante, mas qual o que. Cá entra nós, achar que sua saída melhoraria tudo… isso é sinal de arrogância. Agir e defender alguma coisa como se tivesse todos os pontos conhecidos de cór.

    Calcule isso com o desejo de ser bajulado (e enganado). Game over.

  21. Fora de pauta urgente:

    “Cura gay” (?!) e o Golpe: por que NÃO mudarei o meu avatar no Facebook! – um alerta para a esquerda

    Por Romulus

    SÚPLICA (!) CÍVICO-PATRIÓTICA DE… CASSANDRA!

    – Ei, você de esquerda!

    – Ei, você com esse coraçãozinho… ENORME!

    (um oximoro?)

    – Ei, você “prafrentex”!

    – Ei, você com as melhores intenções do mundo!

    – Ei, você…

    – Ei…

    Faz um favorzinho pra mim??

    (e pro Brasil??)

    – LÊ O ARTIGO ABAIXO??

    E, depois, responde se, como eu, você tampouco vai morder a…

    – … isca DA VEZ?

    E tampouco vai mudar o seu avatar no Facebook??

    *

    – “Obrigado!”

    – “De nada!”

    *

    Mas…

    Antes…

    Um pequeno pedido:

    (adicional)

    – Não (me) odeie!

    (ainda…)

    – PENSE!

    😉

     

  22. O que é aldo?

    aldo é um ser esquisito…

    Não começo aqui um colorário de críticas ad hominem…detesto isso…

     

    Durante os governos Lula e Dilma, aldo e uma certa esquerda alice passaram anos e anos noticiando acordos espúrios, alianças e etc, levando o debate para uma estranha zona semiótica, e fornecendo munição à direita (não que a elite necessitasse, mas como se sabe, nada melhor que “esquerdista puro” falando mal de traidores da esquerda)…

    Queriam que o PT inventasse uma realidade que não existia, e que empurasse goela a dentro da sociedade um estado de ânimo que ela nunca pareceu querer…

    A própria eleição do PT e de Lula em 2002 já foi conseguida com um porrilhão de concessões e salamaleques ao mercado a ao senso comum conservador…

    A duras penas a base parlamentar foi aumentando desde 2002, até o PT chegar perto de 100 deputados e outros tantos senadores, mas ainda assim, longínqua qualquer correlação de forças que permitisse prescindir da “negociação” com aqueles que depois, como era de se esperar, derrubariam o governo eleito de Dilma.

    Naquele momento, aldos, renatos e que tais passaram a exigir um troço chamado auto crítica, e culparam Dilma pelo golpe que sofreu, mais ou menos como se a estuprada e seu comportamemto ou roupas fosse culpada do ataque sexual…(nesse caso, a abusada nem foi só a presidenta, mas a Democracia)…

    Quando hoje sabemos, que Dilma caiu pelas suas virtudes, porque seus supostos defeitos (sua rendição ao mercado e possíveis alianças) agradavam em cheio a banca…

    Pois é…

    Claro que o dilema entre fazer a História e seguir seu curso é antigo…Hegel, Kant, Marx, etc ainda não deram conta disso, e Zizeck tem tentado, sem sucesso…Ideia ou matéria? Quem sabe?

     

    Mas o fato é que aldo e outros disseram que o caminho era aumentar todos os limites da institucionalidade, que na minha opinião sempre soou como um aceno a ruptura revolucionária, já que eu não sei como trocar o pneu do capitalismo com ele andando (nunca me convenci de que isso era possível, embora nunca tenha renunciado a luta pela melhoria de vida dos mais pobres)…

    Não vi o capitalismo ser superado pela via eleitoral e pacífica…aliás, nem o capitalismo nem outro modo de produção, foi sempre tiro, porrada e bomba nesse palco esquecido chamado luta de classes…

    Porém, agora que Lula quer ser candidato, e quando sabemos que as chances de sê-lo são reduzidas, porque ninguém dá golpe para entregar de volta o poder a quem depôs, com a conjuntura muitíssimo mais desfavorável que antes, ou seja, com chance de Lula ser eleito com um Congresso ainda mais conservador, justamente nessa hora, o aldo chama de esclerosado aqueles que questionam o jogo de cartas marcadas que se tornaram as eleições no Brasil e no resto do mundo, com o sequestro definitivo dos mandatos pela agenda do capital…

    Agora que entendemos que Democracia e capitalismo são opostos, inimigos mortais, o aldo quer nos convidar para as bodas impossíveis…

     

    Não, eu sou petista, militante há mais de 30 anos e não votarei em Lula e em ninguém, simnplesmente porque em 2016 me disseram que o meu voto nada vale.

    Não voto em Lula porque ele não vai me prometer fechar o Congresso e decretar o fim da globo, única maneira possível de começar a roçar na estrutura conservadora…

    Não voto em Lula e em ninguém porque não acredito mais nesse arquétipo de instituições e na farsa democrática…

    Não voto, porque a luta chamada de democrática, é mero aspecto formal, que só é validada quando confirma as expectativas das elites…

    Não sou idiota..

    Ou seja, agora que era a hora de aldo propor a revolução, ele e seus alices foram tomar café com a rainha vermelha…

     

    1. Duas observações, Hydra

      1)  Caso a auto-crítica tivesse sido ouvida lá pelos idos do mensalão, o partido não teria degringolado para uma gangue como as demais.

      2) Sobre revoluções, tiro, porrada e bomba, a Inglaterra sempre se orgulhou de ter implementado uma democracia constitucional sem precisar de um processo traumático como a Revolução Francesa, assim como os EUA. 

      A conclusão a partir dessas duas observações é a seguinte: O PT deveria ter investido em reformas, já que Lula foi o presidente com mais apoio em toda história – tanto popular quanto da classe média e da direita coronelista, bem como da direita mamadora da FIESP –  mas ele preferiu a manutenção do status quo em todas as esferas. Foi uma oportunidade histórica gigantesca a que perdemos em modernizar o país. E com isso deixaram para a direita legislar porcamente depois, fazendo reformas à sua maneira.

  23. O PT deve ser completamente renovado e reformulado

    Fugir da responsabilidade das eleições será o caminho mais rápido para deixar tudo como está no partido. E fazer com que ele caia na irrelavância de vez……

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador