BRICSEXIT ou EMPIREXIT?, por Fábio de Oliveira Ribeiro

por Fábio de Oliveira Ribeiro

A participação do Brasil na II Guerra Mundial foi, sem dúvida alguma, o mais importante realização externa do Brasil no século XX. Mas apesar de estar entre os vitoriosos, nosso país foi excluído do clube dos vitoriosos no pós- guerra. Derrotada por nazistas e aliados, a França (e sua sucessora colaboracionista, a França de Vichy) ganhou o poder de veto, sendo vetada a participação permanente do nosso país no Conselho de Segurança da ONU.

A formalização e fortalecimento do BRICS foi o ponto alto da política externa do Brasil no início do século XXI. A criação do bloco se tornou possível em razão de uma maior presença mundial econômica do nosso país. Fenômeno provocado pelo deslocamento operado na política externa brasileira por um gigante da nossa diplomacia. Ao invés de privilegiar os big players, Celso Amorim passou a dar mais valor e importância a small players com aptidão e interesse para realizar trocas não mediadas pela submissão diplomática automática (EUA) ou pela subalternização econômica implícita (União Européia).

O impedimento de Dilma Rousseff com a chegada de Michel Temer ao poder acarretou uma marginalização internacional do nosso país. Isto ficou bem claro quando da última reunião do BRICS, pois o usurpador foi impedido de participar das reuniões mais importantes. Michel Temer também não fez o sucesso que desejava quando discursou na ONU. A vitória eleitoral do protecionismo nos EUA certamente impedirá qualquer autonomia vantagem econômica ou autonomia diplomática para o Brasil caso o país decida privilegiar este big player.

Há alguns dias o comandante do Exército previu que o caos social aumentará em 2017. À crise interna se duplicará no plano externo, pois isolado economicamente o Brasil terá finalmente que decidir que rumo irá tomar: BRICSEXIT ou EMPIREXIT ?

Sair dos BRICS pode não ser uma opção enquanto o usurpador estiver no poder. De fato, o Brasil já foi informalmente colocado para fora do bloco. Entrar no império norte-americano também não será uma opção em razão da vitória de Donald Trump ter prejudicado a política externa imaginada pelo ingênuo, incompetente e amador José Serra.

Com ou sem a deposição de Temer o Brasil está condenado a ficar no limbo por uma década ou até que algo mude as regras do jogo na arena internacional valorizando o posicionamento do nosso país. Perdemos, pois a maior oportunidade internacional criada pelo e para o Brasil. Todo o esforço de Celso Amorim foi desperdiçado. De protagonista suave, o Brasil foi transformado num pária execrado ao sabor de eventos mundiais nos quais não está mais apto a interferir a priori.  

Fábio de Oliveira Ribeiro

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Kamarada Fabio
    Bom dia
    O

    Kamarada Fabio

    Bom dia

    O “patropi” é muito importante para ser excluido dos bric´s, não importando o “krapula” que estiver na presidencia!

    Todos querem nossas grandiosas comodities:

    Agua, grãos, carnes, minérios e petroleo!

    Abração

  2. O Brasil hoje está SEM acordo

    O Brasil hoje está SEM acordo internacional importante;

    Petrobrás sendo desmontada;

    Empresas de engenharia destruidas;

    Governo ilegítimo;

    STF covarde e ideológico;

    Confiança abaladada dentro e fora;

    Informação manipulada;

    Só eleições diretas Já são a saída, caso contrário, viraremos colônia de qualquer país industrializado!

    1. Construir a imagem

      Construir a imagem internacional de um país leva uma década.

      Destruir a imagem que foi construída pode ser feito em alguns meses.

      O estrago feito ao Brasil pela dupla Michel Temer/José Serra será duradouro. 

      Não creio que nosso país possa voltar a gozar de prestígio rapidamente.

      Nem uma eleição direta semana que vem seria capaz de limpar a merda que o golpe espalhou dentro e fora do Brasil política e economicamente.

      A oportunidade de desenvolvimento econômico e reconhecimento diplomático laboriosamente construída por Celso Amorim e sua equipe foi deliberadamente destruída.

      O golpe não será pago só pelos brasileiros pobres dentro do país. Em breve os brasileiros ricos também terão que pagá-lo fora do Brasil. 

      Esta gente orgulhosa e ignorante que promoveu o golpe e que chegou ao poder se informa através de jornais e telejornais que produzem notícias internacionais com um viés totalmente deformado pelo big money norte-americano. Os golpistas não tem a menor noção do prejuízo a médio e a longo prazo que terão em razão de acreditarem que tudo (inclusive a inserção de um país) pode ser reorientada no curso prazo. 

  3. BRICSEXIT ou EMPIREXIT?

    Que dúvida? É claro que foi exatamente para isso que o golpe foi dado e para mais nada. Da mesmíssima forma que em ’64 e nos anteriores.

    Podemos contar com anos em que vai ser muito, muito difícil uma prosperidade nacional. Em compensação os números da Economia vão melhorar (lembra que beleza eram durante a ditadura de ’64?), e nossos filhos, netos e mais algumas gerações talvez, nas escolinhas pré-primárias vistam-se como amish no Carnaval, “dançando, dormindo de olhos abertos à sombra da alegoria dos peregrinos embalsamados”¹. Corny ‘n cheeky…

    Tomara que eu esteja errado, que antes disso, surjam sentimentos patrióticos em nossos corações, e que dentre esses patriotas, surja um Lula, um Jango, um JK… e que, desta vez, não dê tempo ao inimigo de reagir.

     

    ¹ – Rancho da Goiabada, João Bosco e Aldir Blanc

    https://www.youtube.com/watch?v=oXAcGTyPDmQ

  4. a rigor, a saída do BRICS

    a rigor, a saída do BRICS começou com Dilma e sua miopia política. De Suggar Daddy e Serra, sinceramente, não se podia esperar mesmo outra coisa senão alinhamento com Bretton Woods,,,

    1. Não seja mentiroso

      Não seja mentiroso Fernando.

      Todo mundo sabe que Dilma Rousseff amplificou a importância do BRICS ao ajudar a criar o Banco do bloco.

      1. vc realmente acredita nisso?

        vc realmente acredita nisso? O NDB só saiu pq já estava no protocolo de intenções de formação do BRICS. O Summit de Fortaleza o criou por esforço sino-russo. Eles, sim, enxergaram um caminho e o seguiram com a audácia de quem tem responsabilidade. É só pesquisar na papelada diplomática… ou mesmo perguntar à equipe relações internacionais dela. não adianta a gente denunciar o golpe se não fizermos autocrítica. Isso só ajuda a criar mais mito e bate-boca

  5. A França

    Durante e após II guerra a França, la belle France, ela tinha De gaulle.!!!!

    E o que nos temos? 

    Tenho o habito de ver diariamente os canais de informações internacionais, Dw, France 24, RT, CCTV, Sky, Al jazzeera, etc

    Nada, nada de Brasil… sumiu totalmente!!!

    Importancia Zero!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador