Cadeia da ilegalidade, por Ricardo Melo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Folha

Cadeia da ilegalidade, por Ricardo Melo

A mídia aderiu com tudo às passeatas que pedem desde o impeachment de Dilma à intervenção militar

Adoro rádio. No meu apartamento, alugado, tenho cinco aparelhos ou mais. Sempre ligados em notícias, alternados por momentos musicais. Mídia impressa, televisão, internet –presto atenção a tudo, mas nunca deixo de apreciar a rapidez com que o rádio nos informa.

Neste domingo levei um susto, ou um choque de realidade. Uma das emissoras que eu sempre sintonizo dedicou sua programação inteira à cobertura de atos contra o governo. Nem o futebol transmitiram.

Lembrei do poder do rádio com a Cadeia da Legalidade. Em 1961, quando os militares ensaiavam um golpe contra o vice João Goulart diante da renúncia de Jânio Quadros, o governador gaúcho Leonel Brizola foi à luta. Assumiu os transmissores da rádio Guaíba e passou a disparar apelos pelo respeito à regra do jogo. Ou seja, que Jango assumisse conforme mandava a Constituição da época. Uma bandeira justa do ponto de vista da democracia. Foi bem sucedido, por três anos. Até 1964.

Agora vemos o inverso. A mídia mainstream aderiu com tudo às passeatas que pedem impeachment da presidente, fim da corrupção, afastamento do ministro Toffoli (!!!) e, por que não, intervenção militar. Faltou protestar contra a epidemia de dengue, racionamento, escalada da violência, falta de material escolar –vai ver que não cabia nas faixas.

Não interessa se neste 12 de abril houve mais ou menos pessoas do que em manifestações anteriores. Quem teve a chance de conhecer países em que a democracia existe há tempos sabe que atos como estes são corriqueiros. Você chega a Paris e é surpreendido por uma greve de metrô ou protestos contra o desemprego. Em Barcelona, manifestações quase diárias pedem a independência do povo basco. Nos Estados Unidos, atos contra ou a favor de alguma causa acontecem diariamente. Nada disso impressiona. O que impressiona é a cobertura digna de Copa do Mundo destinada a tais manifestações ocorridas no Brasil. Jornalistas de verdade gostam de notícias. Mas o que poderia ser mais tedioso e revelador do que ouvir o dia inteiro a mesma narrativa (palavra da moda) sobre atos esvaziados ou inflados artificialmente?

O Brasil já viveu campanhas épicas. Entre outras, a mobilização pela Anistia, o movimento pelas Diretas, o impeachment de Collor, as manifestações de 2013. Todas tinham um objetivo definido, a partir de fatos comprovados. E agora? Querem o impeachment? Então assumam. Faz parte. Só não esqueçam de providenciar os motivos e de que os responsáveis maiores por este tipo de decisão na Câmara e no Senado encabeçam a lista de acusados na Lava Jato.

FRASES QUE FICAM

“Você não pode olhar do ponto de vista moral. Os grupos econômicos se articulam. […] Você não perguntou, mas posso dizer aqui para a mídia: cartel virou sinônimo de delito, mas não é nada mais, nada menos que monopólio. São empresas que combinam preço, não que tomam preço. Esse é um fenômeno supercomum no mundo inteiro. […] Quando jornais do interior combinam de aumentar e diminuir preço do jornal, há cartel aí […] Isso não significa que cartel é delito. De repente, em estação de Metrô, em obra pública, diz que se formou cartel e parece que é ‘opa, tem cartel aí’, mas é o mesmo que se dizer que se formou um monopólio, oligopólio.”

(José Serra, PSDB, em 25.ago.2014, quando candidato ao Senado, durante evento para empresários do setor de comunicações. À disposição na internet.)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem te viu e quem te vê….

    A Rádio Jovem Pan virou um esgoto a céu aberto.

    Onde foi parar o jornalismo desta emissora?

    Aliás, a Mona Dorf explicou como “apareceu” uma conta na Suiça em seu nome?

  2. Foi patética a transmissão da

    Foi patética a transmissão da globo news. Se prepararam para transmitir um mega jogo de final de copa do mundo e na realidade foi um jogo de várzea. Ver o Camarotti, a Cristina Lobo, a Lo Prete, entre outros, tentar inflar as manifestações foi impagável. No final, como não tinha o que dizer, retomaram o “petrolão”, o vargas. o Paulo Roberto Costa, o Vaccari…Não admira que na disputa política Globo tem perdido todas.

    1. o que me interessa a rádio que

      o decepcionou?  Entende-se que dessa radio, ele não esperava tal postura, mas foram todas, foi uma cadeia da “ilegalidade” e isso passa a ser secundário com o desenrolar do texto ao demonstrar que não há razões ou motivos específicos para a reivindicação dessa Media Golpista e do quanto “pior melhor” e que se dane o pais e a Humanidade, em resumo é a expressão máxima do capital sob a falta de ética do Neo Liberalismo, “fique rico e não importa como”.

  3. Além da dificuldade de inteligir o que quer dizer…

    Confundir cartel com oligopólio ou monopólio não é ignorância, ainda mais vindo de quem vem. É má-fé mesmo.

    No mais, ótimo artigo do Ricardo Melo. 

  4. Faltou geografia

    Ricardo Melo pecou na geografia. Diz que em Barcelona são comuns manifestações pedindo a independência do povo BASCO!?

    Em Barcelona, capital da Catalunha, seria de se esperar a manifestação pela independência do povo Catalão…

    Os Bascos protestariam em Bilbao, não é?

    1. Não sei qual a inteenção do

      Não sei qual a inteenção do Melo, mas de que adianta pedir a independencia do país basco em Bilbao? Faz mais sentido ir a Barcelona.

  5. Isso porque ele não assistiu

    Isso porque ele não assistiu a Globonews. A emissora da Globo transmitiu a sessão inteirinha do Vaccari na quinta, na sexta deu cobertura com destaque para a prisão do ex-PT André Vargas determinada no dia “combinado” pelo “indefectível” Moro e seus promotores 171 e no domingo o dia inteiro enfiou as manifestações goela abaixo dos telespectadores.

    Mas como a Dilma mandona disse que era contra a Lei dos Meios quando tinha 80% de aprovação agora tem que engolir o que querem fazer com o seu governo. Nunca vi uma falta de sintonia tão grande porque agora que está rolando ladeira abaixo teve a falta de senso de dizer que ia fazer a Lei dos Meios.

    O restinho de sobrivência do seu governo se deve aos blogs sujos que desmontam as tramóias da grande imprensa. Enquanto isso os blogs se batiam para conseguir sobreviver a Secom despejava dinheiro na Rede Globo em troca da presidente conseguir um espaço para fritar ovo na Ana Maria Braga.

    E novamente o governo demorou demais para entender os movimentos da mídia já delineados lá atrás no Instituto Millenium. Mas agora vai… Na posse do Edinho a presidente disse ser a favor da pluralidade dos meios e resolveu mexer nas verbas da Secom. Agora presidente?

  6. “Você chega a Paris e é

    “Você chega a Paris e é surpreendido por uma greve de metrô ou protestos contra o desemprego. Em Barcelona, manifestações quase diárias”…….

    Engraçado não reclamavam que o brasileiro é apático politicamente, um alienado.

    A critica é porque é contra o PT.

    1. #aceitaDilmaVez que para de

      #aceitaDilmaVez que para de doer, coxinha.

      É bom ler de novo o texto. Liaás quanats evzes fo neecssario.  Assim quem sabe o senhor não consegue entender o texto. Não é dificil de entender, viu?

    2. Não, a crítica é pela

      Não, a crítica é pela cobertura exagerada e manipulada das manifestações. Você lembra quando a Globo divulgou que o comício pelas diretas era festa do aniversário de São Paulo?

      Ocorre a mesma coisa agora só que em sentido inverso. Qualquer aglomeração é notícia com o intuíto de enfraquecer e derrubar o governo.

      1. “Qualquer aglomeração é

        “Qualquer aglomeração é notícia com o intuíto de enfraquecer e derrubar o governo.”

        A não ser que seja greve dos professores em São Paulo ou manifestação contra o Beto Richa, no Paraná.

          1. Como no Diretas Já da Sé, né?

            Desculpe, a maior rede de mídia do país noticiou rapidamente a “festa de aniversário da cidade”.

            E olha que devia ter umas 10 pessoas!…

            Vc inventa estas regras estapafúrdias ou usa ponto no ouvido?

             

        1. Os professores de SP estão em

          Os professores de SP estão em Greve? Alguém acha ruim o governo Richa? Não lembro de ter lido, visto ou ouvido qualquer coisa sobre estes assuntos nos últimos meses.

           

          Entendeu a diferença?

  7. Ontem, estava voltando de um

    Ontem, estava voltando de um passeio com a família e no rádio do carro estava sintonizada a Jovem Pan. No quadro “Chuchu Beleza” havia a sátira a uma entrevista de uma suposta colunista com um suposto representante do governo.

    Que coisa mais desavergonhadamente reacionária. Nem disfarçavam. A “colunista” repetiu pelo menos umas dez vezes que a presidenta prometeu não aumentar os impostos e fez isso após ser eleita. E o entrevistado “governista” respondendo que isso não importava, o importante mesmo é que o povo tinha bolsa família e por isso votava no governo.

  8. O PT deveria cobrar do

    O PT deveria cobrar do governo do estado qual o interesse em facilitar a vida desses movimentos que não tem grande representatividade, por que fechar a paulista, por a pm para dar segurança, abrir catracas do metro? Qual o interesse da cidade ou do governo nisso tudo? vai ser dado o mesmo tratamento aos movimentos de esquerda? Vão fechar a paulista e abrir as catracas tambem? O alquimim vive dizendo que é contra o impitimam mas adora facilitar a vida desse movimento golpitsa, e quanto a rede golpista, espero que vá para o ralo da Historia junto com seus jornalistas mal intencionados.

  9. Pela manhã de ontem, antes de

    Pela manhã de ontem, antes de outras emissoras apresentarem as manifestações, a Record News mostrava os primeiros manifestantes chegando à Esplanada dos Ministérios. A manchete era “Manifestações contra o governo”. E destacava as faixas contra Dilma. Isso também é tendencioso.

    Com relação às rádios, nenhuma supera a CBN. Esta passa o dia alimentando o ódio contra o PT. Tudo que ficaria mal no JN, ou por falta de tempo para exposição, cai direto nessa rádio, com direito a reprodução dias inteiros até que outra reportagem mais violenta supere aquela. Álvaro Dias e Aécio Neves até parece serem funcionários daquela rádio, porque a todo instante tem seus nomes citados, ou o microfone para eles dizerem o que pensam. É uma coisa muito nojenta, mas assim é que funciona porque as rádios tem mais alcance, sobretudo por poderem ser ouvidas em qualquer lugar. 

  10. Cabe alguma medida legal?

    Será que não cabe alguma medida legal a ser tomada contra essas emissoras, que são concessões públicas?

    Será que o movimento sindical, por exemplo, não pode entrar na justiça alegando falta de isonomia?

    O MPF não pode ser provocado a respeito?

    A Direção Nacional do PT não pode entrar com interpelação?

    O ministério das Comunicações não pode advertir publicamente essas emissoras?

    A SECOM não deveria se pronunciar a respeito, não das manifestações em sí, mas da cobertura enviesada feitas por emissoras que detem concessões públicas?

    Não há nada do ponto de vista jurídico/legal, que possa ser feito?

    Se as respostas a esses questionamentos forem “não”, então, realmente, estamos no mato sem cachorro e sem gato, para substituí-lo.

     

    1. Seria, no mínimo, uma grande

      Seria, no mínimo, uma grande oportunidade para os comentaristas daqui repetirem o seu bordão preferido: “não vai dar em nada”…

  11. Ver não é para que tem apenas os olhos!

    Mas, ver é somente para quem quer e não para quem apenas possui os olhos. 
    Em muitos casos, alguns agem apenas como uma cambada de imbecis a gritar, sem nem saber o que estão gritando! 
    Nem sabem a quem andam apoiando em suas gritarias ditas “patrióticas”. 
    Patrióticas como se não estão ao lado do povo? 
    Patrióticas como se estão a comer seus próprios pés e bocas? 

    he he he Rindo para não chorar de dó! Agradecendo sempre aos 54 milhões que nos livraram desta cambada homofóbica, racista, preconceituosa, elitista, nazista, cretina e covarde.

    #ForçaDilma 
    #AceitaDilmavez

  12. Essa é muito boa. O Ricardo

    Essa é muito boa. O Ricardo Melo cunhou a expressão perfeita. O pig criou a “cadeia da ilegalidade”. Se existia alguma dúvida que o pig é golpista, essa se dissipou completamente ontem. Não precisa ser petista, governista, ou bolivariano para constatar esse acachapante realidade.

    O que espero então é uma mudança radical do governo em relação ao pig. Espero, no sentido de desejo, pois nada garante. Mas se o governo sair das cordas, e começar a governar, terá condições de atravessar razoavlemente bem a “era ajuste do Levy”. Se assim for, o país volta ao crescimento, e tem condições de retomar a distribuição de renda.

    Numa realidade assim, a Dilma recupera popularidade, embora dificilmente como no começo do primeiro mandato. De qualquer forma, terá condições de dar um chega para lá no golpismo cara-de-pau do pig. O que essa imprensa brasileira faz é inadimissível em qualquer democracia decente do mundo.

     

  13. “Em Barcelona, manifestações

    “Em Barcelona, manifestações quase diárias pedem a independência do povo basco.”

    Não seria em Bilbao, não?

    Ou já chegamos ao ponto em que haverá manifestações em Manaus contra a falta dágua em São Paulo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador