Centro-esquerda vencerá em 2018 com Lula ou sem Lula, por Alexandre Tambelli

Por Alexandre Tambelli

A centro-esquerda vencerá em 2018 com Lula ou sem Lula, se houver eleição

Se as eleições acontecerem e forem dentro da normalidade com os resultados corretos aceitos pelos que deram o Golpe, vencerá a candidatura de Oposição ao Golpe.

Não podemos esquecer que todo o aparato midiático oligopolizado e Judiciário aliado nem com Mensalão e Lava-Jato foi capaz de evitar que os brasileiros dessem a vitória ao candidato do PT em 2014. 

Em uma Eleição de 2018 a situação ficou mais confortável para uma candidatura de centro-esquerda nos moldes Lula e/ou Dilma. Por quê? As reformas e o caos social consolidam-se.

Querem cabo eleitoral mais negativo do que a Reforma Trabalhista? Não existe. 

O candidato que disser que vai propor um referendo revogando as medidas impopulares e antinacionais de Temer & Congresso será vencedor, terá chances de vencer (em caso de ter mais de 1 candidato de oposição ao Golpe e ao legado Temer). 

E como ficará a candidatura da direita ou extrema-direita que tiver de se comprometer com o Eleitor em dizer do referendo revogatório e na posse não realizá-lo, tergiversar, abandonar a promessa de campanha? Será que dura quanto tempo no Poder, o brasileiro ficará sempre calado, aceitando “mentiroso” no Poder?

Vivemos uma realidade em que se podem haver comparações dos tempos de bonança até o primeiro mandato da Presidenta Dilma e o período do Golpe.

Se nem a Lava-Jato conseguiu destruir o PT e o Lula não será uma campanha eleitoral que o fará. Será o contrário, o PT e o Lula tendem a crescer em 2018. 

Nós precisamos pensar que o eleitorado brasileiro é + ou – dividido em 30% de anti-petismo (contando aqui extrema-direita e extrema-esquerda), 30% de eleitores que vão com o PT em qualquer circunstância e 40% de eleitores que votam pelo bolso. Conta feita retirando os votos brancos e nulos + abstenções que não entram na contagem dos votos válidos.

O Golpe tirou todas as chances de uma vitória dos golpistas e aliados do Golpe. 

Uma campanha centrada na revogação da Reforma Trabalhista, do retorno do FIES e do Ciência Sem Fronteiras, da revogação do congelamento por 20 anos do orçamento público, da volta dos investimentos públicos na construção civil, na indústria pesada, na Petrobrás, na indústria Naval e de Defesa, no setor de óleo e gás, na garantia da volta da geração de empregos, no aumento do salário mínimo acima da inflação, na contenção dos aumentos dos preços da gasolina, do gás, da energia elétrica, etc. como ficaria a candidatura da direita ou extrema-direita, aliada do mercado e do Imperialismo?

Nós precisamos, penso eu, dissociar militância de rua, capacidade de organização para reivindicar direitos, da ideia de que por isto o brasileiro concorde com o que está acontecendo e que o brasileiro não sabe votar. Não é correta a afirmação. Foram 4 eleições vencidas mesmo com todo o aparato midiático-judicial oligopolizado e capitaneado pela Rede Globo & Cia. para que não vencessem as eleições Lula, Dilma e o PT.

O “poste” de Lula venceu 2 eleições contra tudo e contra todos. Por que outro “poste” na atual conjuntura de caos econômico-social não vencerá?

Tendo eleições dentro da normalidade e sem fraudes a centro-esquerda vencerá. E se me falarem, mas vão apelar para todo tipo de moralismo religioso, moralismo ligado à temática da honestidade, aos direitos civis e aos costumes eu digo, mesmo assim não vai adiantar.

Serra em 2010 e 2012 tentou e não deu certo. 2014 não funcionou com o radicalismo na internet de alguns pastores neopentecostais, só dando certo em 2016 numa excepcionalidade do pós-golpe e de um transe social, quando a Lava-Jato atingiu seu ápice e a perseguição ao Lula, à Dilma e ao PT foi até a estratosfera e a sociedade do ódio estava em pleno funcionamento. 

Hoje, se observarmos as pesquisas de opinião sobre as reformas de Temer dá mais de 80% de desaprovação e o seu Governo sobrevive na margem de erro de pesquisas, tendo aprovação de 3% se tanto. 

Não confundamos o que surgiu da Lava-Jato desembocando no fenômeno Bolsonaro com o eleitorado num todo. Bolsonaro adentrou na classe média e médio-alta tradicional e, talvez, num pedaço do eleitorado ligado ao fundamentalismo religioso, que, no final das contas, já era anti-petista e nunca foi o eleitorado do voto pelo bolso. Estão, muito mais, nos 30% anti-petistas e em parte do eleitorado fundamentalista religioso, penso eu, os votos em Bolsonaro, ali ficarão.

Por isto não vencerá e assumirá as rédeas do Governo a centro-esquerda em 2018 em 5 hipóteses:

1) Não deixarem nenhum candidato dela concorrer;

2) Se criarem um semipresidencialismo;

3) Se criarem o parlamentarismo;

4) Se não houver eleição;

5) Se derem um Golpe Militar (opção desesperada).

E para as hipóteses 2 e 3 darem certo precisam, os golpistas, combinar com os russos, porque quem pode garantir que o poder econômico vai ser capaz de construir uma maioria parlamentar da turma do Golpe? A probabilidade de um Congresso com maioria progressista, de centro-esquerda e nacionalista tem tudo para vingar. 

Se me perguntarem o caminho para a vitória se confirmar em 2018, casando voto no executivo e legislativo, será preciso menos marquetagem e mais diálogo direto com a população e estar mais próximo do eleitorado, saindo das bolhas virtuais e seus algoritmos a militância pró outro Brasil, soberano, com Justiça Social e desenvolvido.

O eleitor está em busca do verdadeiro candidato, contrário aos passos econômicos, sociais, culturais, etc. dados pelo Golpe, cabe à centro-esquerda dar a ele o caminho e dizer na urna que somos nós os anti reformas e que estamos ligados à volta dos direitos sociais, da valorização da Educação pública, do direito ao consumo e lazer para além do básico, se muito, e da inclusão e ascensão social das classes menos favorecidas. 

Cuidemos de não ir fazer aliança com quem vai se colar na imagem de Lula e/ou de seu candidato no santinho eleitoral e não ser o candidato dos que vão estar na luta do nosso lado após a eleição.

Sabemos que para se eleger anda valendo dizer o que bem entender, se fingindo contra Temer e votar tudo o que seu Governo aliado do mercado, dos capitalistas mais radicais e suas corporações e do Império e grandes potências.

Lula ou o candidato de Lula e/ou apoiado por Lula em 2018 vencerá. 

PS.: Sempre lembrando que o eleitorado que vota pelo bolso (40%) pode ir na direção do Governo ou da Oposição. No tempo do PT se convencia parte desse eleitorado do voto pelo bolso que nada funcionava com Lula ou Dilma, se convencia, via mídia oligopólica, a votar no candidato do PSDB, o da oposição, como chance de melhorar as coisas.

Hoje, como convencer do contrário, que votar na continuidade do que está ai é bom? A margem de aprovação do Governo Temer dá 95% de votos pra oposição, certo? Antes, dava, se tanto, quando do período das eleições de 2014 e a Lava-Jato, a chance de ter menos de 50% de votos para a oposição.

 

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na campanha de 2018 mais do

    Na campanha de 2018 mais do que nunca vai ser necessário ressaltar, com campanha massiva, a importância do voto nos deputados e senadores. Lembrando que o Senado vai renovar 2/3 dos seus membros, são 54 novos senadores em 2019.

  2. Muita gente ainda vai

    Muita gente ainda vai desembarcar, e já sair da canoa furada do Jair. Muitos o adotaram por pirraça, pra não dar o braço a torcer que caíram de patinho.

  3. Legislativo: poder decisivo

    Pela perspectiva institucional, nada adianta apenas eleger Lula.

    Todos os deputados federais e 2/3 dos senadores poderão ser trocados por pessoas comprometidas com o povo brasileiro. Para fazer o referendo revogatório e todas as mudanças democráticas, Lula precisará de forte apoio no Legislativo.

     

    1. Concordo com o Marcos

      As forças de esquerda nunca estiveram com a faca e o queijo na mão, como agora. Se trabalhares direito, fazem a maioria no congresso.

      Ah, e meu sonho de consumo é ver o Aécio, o grande articulador do golpe, perder para deputado em 2018.

  4. Voto no Lula  e no PT para

    Voto no Lula  e no PT para senador, deputado, governador. Quero uma campanha forte para o senado e deputados federais.

     

  5. Alexandre, boa sua análise.

    Alexandre, boa sua análise. Penso que o discurso mais forte de 2018 será Nacionalismo x Entreguismo, Nosso Brasil x Interesses Estrangeiros. Isso sai da esfera petista, sai da esquerda, é muito mais amplo.

  6. sonho anestésico.

    2018 irá re-eleger todos os golpistas. Porque bandido, só sai do poder sobre revolução. As verbas parlamentares garantem seu curral eleitoral e a reforma politica garantirá o voto distritão. Desgraça traz desgraça, Não traz redenção alguma. Isso é outro aspecto. 

  7. O PT sabe muito bem que essas

    O PT sabe muito bem que essas reformas são necessárias e está doido para o governo atual conseguir aprová-las, mesmo que o PT vote contra. Assim o ônus de fazer as reformas recai sobre os adversários políticos e o PT surfa na onda. Foi exatamente o mesmo que aconteceu em 2003. Lula não reverteu nada do que FHC fez, pois não é burro.

    Referendo pra extinguir reformas? Bom caô pra contar na campanha.

  8. Os golpistas estão em uma sinuca de bico. Se se condenarem e pre

    Os golpistas estão em uma sinuca de bico. Se se condenarem e prenderem o Lula o transformará em mártir; se condenarem e deixarem ele solto será o mais eficiente cabo eleitoral com a continuação das caravanas e se não condenarem ele será eleito presidente. Ao contrário do que muitos acreditam o Lula está no controle da situação, deu um xeque mate no moro e na força tarefa da lava jato!

    1. To escutando estas BOBAGENS

      To escutando estas BOBAGENS poliânicas anestesiantes e conformistas faz tempo  ..enquanto isso a turma do Gilmar vai comendo pelas bordas

      LULA, prestes a ir pra cadeia, e nós, passivos ao vermos uma meia duzia de GOLPISTAS tomar conta de tudo ESCANCARADAMENTE  ..e tem gente que diz que “vencemos”  ,,que Deus fará justiça  ..francamente 

      Papos como o seu ouço antes de DILMA cair  ..antes das reformas trabalhistas e previdenciárias, antes da PEC pelo congelamento dos gastos, pelo LEILÃO de um bom punhado do patrimônio LUCRATIVO da Petrobrás ser leiloado 

       ..antes da derrocada do projeto nuclear, de submarinos, de incentivo a industria local, a Naval e Construção Civil ir pro saco junto com um conjunto de proteção social e educacional 

      ..ouço essa conversa mole antes da isenção de 1 tri ser dada pras petroleiras, antes da Pré sal ser aberta a estrangeiras, ou da mala do Rocha Loures ou das Caixas do Gedel aparecerem  ..antes mesmo da Marisa morrer

      acorda companheiro . .a ralidade é muito mais feia do que você quer fazer parecer  ..e isso só vai mudar se o POVO (oras povo) se fizer presente e participe desse jogo medonho pelo Poder

       

      1. O Lula está fazendo a coisa certa com as caravanas…

        O Lula está fazendo a coisa certa com as caravanas. Está atraindo a juventude e restabelecendo o vínculo com sua base social. Ele está fazendo o que está ao seu alcance. E tem feito atos importantíssimos em cidades do Nordeste, de Minas Gerais, do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

        Está propondo abertamente a regulamentação dos meios de comunicação e o referendo revogatório. Também, etá ampliando o diálogo com a comunidade acadêmica, científica e artística. Aos poucos o Lula vai recuperando sua capacidade de mobilização e de enfrentamento. Ele é o único líder capaz de liderar a resistência contra tudo o que está ocorrendo.

        Só é possível avançar com o apoio popular. Se quiser radicalizar sem base social sugiro que você siga o Zé Maria do PSTU. 

         

        1. Não quero radicalizar nem

          Não quero radicalizar nem teria como  ..gostaria de ver Justiça com GILMAR e Moro, pelos arbítrios, na cadeia (mas isso é outro problema)

          FATO – SEM as FORÇAS ARMADAS (e igrejas) não há saída  ..eles tem as armas e LULA precisaria do apoio deles  ..a essa altura não me interessa a UNE (sequer centrais sindicais tem demonstrado força de mobilização)

          ..estamos enfrentando TIRANOS ..não adianta ficar  sonhando, muito menos sendo otimista enquanto a vida duma pessoa, do maior dos nossos líderes, esta sendo DESTRUÍDA

          a tatica de esperar pra ver como é que fica já nos da pista do que nos espera  ..a supressão completa da democracia

           

  9. Segue o Golpe…

    …enquanto aumenta o desgaste dos golpistas. Esta contradição  é  cada vez mais nítida. Não há mídia comprada que que apague isto. Cabe a nós explorar este fato e torná-lo  cada vez mais nítido .  O Judiciário  está no comando e esbanja força, mas a verdadeira Vitória  é  política . Vamos ver o quanto conseguem  ir adiante com a válvula da panela de pressão entupida….

  10. Mas que coisa  ..estamos no

    Mas que coisa  ..estamos no meio dum GOLPE e tem gente que ainda fala em eleição  ..se LIGA meu ??!!

    A GLOBO e o Estadão pediram cadeia pra LULA e o TRF4 respondeu  ..o nosso STF ainda se pauta por MANCHETES de jornais decadentes

    O POVO, cadê o povo ?? Com a decisão de EXCEÇÃO em antecipar e acelerar o julgamento de LULA, o golpe esta fechado

    Afinal, pq condenam este líder ?

    A POSSE dum bem só é dada por contrato, escritura, mediante acordo tácito comprovado e pagto identificado ..o TRIPLEX nunca foi de LULA !!

    O MÁXIMO que os GOLPISTAS poderiam dizer é que haveria um compromisso e/ou reserva pela aquisição futura  ..MESMO ASSIM haveria que se provar deste acordo  ..fora que ninguém pode provar que qdo efetivado o “acordo” LUIZ INACIO não iria pagar pelo bem, ou pela diferença deste com o apto que ele já tinha e declarado em Imposto de Renda

    ADEMAIS, nunca foi provado, e foi admitido por S.Moro, a conexão da OAS – Petrobrás e o Triplex  ..afiançando-nos que sequer este processo deveria estar correndo pela Vara de Curitiba

    NÂO se enganem e nem enganem  ..LULA esta condenado  ..se houver eleição qq candiato que não agrade os golpistas, ou será deposto, ou impedido de governar  ..isso, se não houver mudança de regime com fechamento de direitos

    E os principais culpados disso tudo, NUNCA SE ESQUEÇAM, é o PMDB de Ulisses e o PSDB de Dom Fernando Henrique  

     

  11. Centro-esquerda vencerá em 2018 com Lula ou sem Lula

    Lula será julgado dia 24 de janeiro, pede revisor em tempo recorde

    Brasil em Transe: 2018 um ano longe demais, nem começou e já tem data antecipada para acabar. quanto mais a realidade se mostra, ainda mais o delírio prevalece.

    – um golpe não pode ser derrotado pela via parlamentar;

    – o núcleo do setor dominante (banqueiros, rentistas, exportadores de commodities + interesses globalizados) não admite nenhuma conciliação, apenas rendição incondicional;

    – o setor majoritário da Esquerda (Lulismo) jamais pretendeu contrapor o golpe com um amplo movimento de massas. nem agora, nem antes, nem depois;

    – a cada vez que o movimento de massas de levantou contra o golpe (Ocupação de Curitiba, Greve Geral, Ocupação de Brasília) o setor majoritário da Esquerda (Lulismo) operou para revertê-lo;

    – a grande tragédia brasileira está apenas começando. estamos no epicentro de uma guerra mundial híbrida. a Batalha do Brasil tem dimensões épicas. sua importância geopolítica é ainda maior do que o Oriente Médio. quem controlar o Brasil, dominará o mundo.

    .

  12. Maçonaria: uma verdade inconveniente pra muitos.

    Tenho lido nesse blog artigos muito bem elaborados e alguns (poucos) comentários igualmente bem embasados, mas não vejo uma linha sequer sobre a atuação política da Maçonaria, apesar de muitos bloguistas e comentadores, sendo pessoas de boa formação e com acesso a informação de qualidade, terem ciência da perversa ingerência das diversas “Obediências Maçônicas” no processo político brasileiro.

    Fico me perguntando, por que que as pessoas não comentam nada sobre a Maçonaria?

    Resolvi, então, listar, para reflexão, algumas possíveis respostas e o juízo de valor que faço de cada uma delas:

    A) Sou maçom e fiz juramento para não falar nada sobre a Maçonaria – Posição plenamente justificada pelo risco que corre;

    B) Não sou maçom mas tenho negócios com empresas/pessoas ligadas à Maçonaria e não quero correr o risco de perder meus contratos – Explica mas não justifica. Melhor entrar para a Maçonaria já que está tão envolvido com ela;

    C) Não sou maçom mas meu chefe é e tenho medo de não ser promovido ou até mesmo de ser demitido – Situação complicada. Difícil fazer um julgamento. Depende muito das alternativas de cada um;

    D) Não sou maçom mas tiro proveito do esquema através de um amigo ou parente – Posição deplorável, interesseira e submissa;

    E) Tenho medo que Lúcifer venha a atormentar a minha vida ou a de parentes próximos – Nem sei o que dizer, nesse caso;

    F) Nunca ouvi falar desse assunto. Do que se trata? – É o caso de procurar se informar melhor sobre o assunto;

    G) Não estou nem aí para o que os maçons fazem. Problema deles. Isso não me afeta em nada – Idem ao anterior. Melhor se informar melhor a respeito da atuação política da Maçonaria, pois ela afeta e muito a vida de todos nós;

    H) Só Deus (ou GADU) sabe – Sem comentário.

  13. Desculpa, mas isso é bem mais

    Desculpa, mas isso é bem mais torcida do que análise.

     

    Comete pelo menos um erro básico ao desconsiderar a mudança na Globo de 2016 para cá.

     

    Até as eleições de 2014 a Globo, apesar de sempre preferir os candidatos contrários ao PT, se mantinha razoavelmente isenta. De 2016 para cá é que a coisa ficou feia, vieram com tudo para cima e com todo o seu Poder, que não é pequeno. Nas eleições provavelmente irão continuar com essa estratégia. E este fator essencial não entrou na sua análise.

     

    Outro ponto que não entrou foi a questão do financiamento.

     

    Outro ponto que não entrou foi a questão do marketing de campanha, o PT acabou de perder os serviço do melhor e mais vitorioso da história, isso não é pouco.

     

    Isso tudo tem que ser levado em conta pessoal. Não cabe sermos ingênuos.

  14. Teve um momento nesse golpe

    Teve um momento nesse golpe nojento que eu tive a esperança de que o povo teria uma reação e que o Brasil voltaria a ser uma democracia (com todos os seus defeitos de sempre). Mas a falta de coragem e ação do povo brasileiro nos últimos meses me surpreendeu. É triste dizer isso, mas parece-me que a escravidão está no nosso DNA.

    O golpe venceu. Nosso verniz de democracia sumiu de vez. Somos controlados por uma elite de escravocratas assassinos que não se importam em condenar um povo à fome e a miséria. O Brasil só terá uma nova chance quando o Império do Norte cair (o que vai levar décadas ainda). Até lá, esse país será um Haiti de proporções continentais, arrastando a América Latina inteira para sua decadência permanente.

    Apesar de tudo, existe algo que me conforta nessa tragédia. É quase um prazer sádico e vingativo, admito, mas é verdadeiro. Da mesma maneira que o trabalhador brasileiro está atualmente comendo o pão que o diabo amassou após apoiar o impeachment de uma presidenta inocente, o povo sofrerá o inferno na terra por condenar o maior líder brasileiro e um dos maiores estadistas do mundo quando condenarem Lula à prisão. Temos a chance de impedir essa injustiça terrível, mas não o faremos. Toda a fome, a miséria, desemprego, violência e desespero que o povo sofrer a partir dessa condenação… Tudo isso será justo. Infelizmente, não há como negar: a fome é um professor implacável, e o povo brasileiro precisa dessa educação.

    Penso muito nisso: se Deus for de fato brasileiro (como diz o ditado popular), então nós, o povo, temos um longo período de penitência pela frente para pagar pela nossa covardia e canalhice.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador