Ciclovias seriam feitas por qualquer prefeito, diz Leão Serva

Jornal GGN – Em artigo publicado hoje na Folha de S. Paulo, o colunista Leão Serva diz que as ciclovias não “esquerdismo” e que elas seriam implantadas independentemente de quem ocupasse a cadeira de prefeito de São Paulo. Serva argumenta que, durante a campanha eleitoral de 2012, todos os candidatos mais fortes se comprometeram a multiplicar as rotas para bicicleta na cidade, e que não há “improviso nem voluntarismo” na gestão de Fernando Haddad.

O colunista relembra que a gestão de Paulo Maluf, entre 1993 a 1996, consolidou e inicou a implementação de um plano de 300 quilômetros de ciclovias, assim como os anos Serra-Kassab  produziram planos que chegavam a cerca de 1.000 quilômetros de ciclovias e 400 km de ciclorrotas, mapa que guiou o plano de mobilidade que o atual prefeito levou ao Ministério das Cidades. Por último, Serva defende que é preciso desincentivar a circulação de carros, com redução de velocidade, criação de ciclovias e “outras medidas que irritam os que acham que carro é sinônimo de mobilidade”.

Da Folha

Ciclovias não são esquerdismo, elas seriam feitas por qualquer prefeito

Qualquer prefeito que ocupasse o cargo neste mandato implantaria a rede de ciclovias que está sendo criada pela gestão de Fernando Haddad.

Na campanha eleitoral de 2012, todos os candidatos mais fortes andaram de bicicleta e prometeram multiplicar as rotas para bike na cidade. Trabalhavam sobre um plano produzido por sucessivas administrações municipais, de diferentes partidos.

Ou seja, não há improviso nem voluntarismo de Fernando Haddad. Talvez o pecado da atual gestão seja querer fazer crer que inventou a bicicleta e iniciou uma tendência mundial. É um problema de marketing exagerado, não de concepção de mobilidade.

Tampouco se pode associar a realização de ciclovias a esquerdismo, como fazem petistas e adversários. A administração Paulo Maluf (1993-96), conservadora, consolidou um plano de 300 km e iniciou sua implantação (ele está incorporado no atual conjunto de 400 km).

Na gestão Serra-Kassab, que petistas combatem, foram produzidos planos que somados chegavam a cerca de 1.000 km de ciclovias e 400 km de ciclorrotas (sem segregação).

Esse mapa norteou o plano de mobilidade que Haddad levou ao Ministério das Cidades, para implantação até a próxima década.

Daniel Guth, consultor de mobilidade e ciclista, lembra que a ciclovia da Faria Lima foi concebida em 1980 (administração Reynaldo de Barros, malufista); foi implantada por Kassab, que dizia não ser “nem de direita, nem de esquerda”.

Há defeitos pontuais no conjunto de ciclovias implantado, certamente.

No caso daquelas onde ocorreram acidentes nos últimos dias, a de São Mateus (zona leste) ficaria melhor se tivesse mais segregação; a sob o Minhocão tem pontos que produzem confusão entre pedestres e ciclistas, além de parecer apertada demais ao lado das colunas de sustentação do elevado. Mas isso são questões que podem ser melhoradas, não põem em xeque a política municipal e nem mesmo as duas rotas.

A partir dos anos 1960, quando desmontou a eficiente rede de VLTs (chamados bondes), a Prefeitura de São Paulo cometeu o crime de privilegiar o carro sobre todas as outras formas de mobilidade.

Isso criou os congestionamentos monstruosos que se tornaram a principal causa de estresse para 80% de seus moradores, segundo a pesquisa publicada no guia “Como Viver em São Paulo Sem Carro – 2014”.

 

Agora, é preciso desmontar a quimera. E o único jeito é desincentivar a circulação de automóveis: bloquear áreas, reduzir velocidade, eliminar faixas, fechar ruas e criar ciclovias, entre outras medidas que irritam os que acham que carro é sinônimo de mobilidade. Eles resistem. Precisam ser convencidos.

18 Comentários

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  1. Incrível essa linha de

    Incrível essa linha de argumentação de mais esse anti-petista doentio: “as ciclovias seriam feitas de qualquer jeito, por qualquer prefeito”.

    Claro que a questão da mobilidade urbana paira acima de questiúnculas partidárias e ideológicas. É um imperativo de humanização de nossos grandes centros urbanos. Mas esse argumento pobre é que é pra lá de ridídulo.

    Todas as vezes que a direita é confrontada com algo que não fez (porque não tem compromisso em fazer) vem sempre esse baleloso discurso de que isso ou aquilo seria feito por qualquer um. Tá certo, tudo bem… Mas a questão é: por que é então que não foi feito antes quando se teve oportunidade de fazê-lo?

    Se uma gestão de esquerda teve o mérito de fazer, isso deve ser reconhecido sim. E esse argumento de que qualquer um faria não cola, porque qualquer um não fez antes. E quem o fez tem sim, goste-se ou não, os méritos por ter se comprometido e realizado o que outros não realizaram.

    A direita no Brasil é cínica e se alimenta de seu próprio cinismo. Primeiro seus apologistas criticam algo que dá certo e em geral qualificam como medida “oportunista”, “populista” ou outros besteiróis do gênero. Depois quando a crítica não convence passam para dizer que qualquer um faria isso ou aquilo, apenas esquecendo-se de justificar porque deixaram de fazê-lo.

    Se o prefeito Haddad fez o que já deveria ter sido feito por outros, de esquerda, direita ou centro pouco importa. Importa que ele fez. Méritos pra ele sim, se ele é de esquerda, problema. Importa é que teve o mérito de realizar o que outros deixaram de fazer ou não consideraram prioritário.

    1. Ao fim e ao cabo, tudo é uma

      Ao fim e ao cabo, tudo é uma questão de quem fez ou está envolvido. Até hoje não tem gente dizendo que quem criou o Bolsa Família foi o THC?

  2. Pelamordedeus! Malharam o

    Pelamordedeus! Malharam o quanto puderam, agora que a decisão do Prefeito Haddad vai se revelando como correta e ganhando até reconhecimento internacional, surge esta porcaria da folha com a ideia de passar aos seus persistentes leitores de que o Prefeito não fez mais do que sua obrigação. Vindo da folha, iria se esperar o que?

  3. Ele compara “planos” feitos

    Ele compara “planos” feitos pelas administrações anteriores, com a efetiva implantação feita pelo Haddad. Pra quem está acostumado a inaugurar maquete, volume morto e transposição de pó, faz sentido.

  4. Não sei se é intencional, mas

    Não sei se é intencional, mas toda foto da ciclofaixa mostra ela vazia.

    Se ninguém usa, porque construir.

      1. Ao Barros e Dama!
        Qua! Qua! Qua!
        Caramba! Ri muito das respostas! E ele eh daqueles que acha que soh funciona hospital, trens, metros quando esta superlotado!
        Rs. Ri muito! Qua! Qua! Qua! Qua! Qua! Qua!

    1. Fizeram essa mesma perunta a

      Fizeram essa mesma pergunta a Thomas Edison antes dele comercializar suas primeira lampadas incandescentes, ha mais de 130 anos atras. A mesma pergunta foi feita a Henry Ford tambem, por aqueles que se sentiam satisfeitos em andar de charretes puchadas por cavalos.

      Sua duvida eh perfeitamente compreensivel. Sao topicos que uma mente conservadora jamais ira entender.

  5. Sempre a mesma ladainha

    É desse jeito que o PSDB é o pai do bolsa família, do plano real… Reacionários são sempre bem intencionados, possuem boas intenções e só não as praticam porque a prioridade é sempre seu próprio umbigo. 

  6. Elite facista.ismo

    Alguém questiona a serventia das calçadas?

    Moro em Sorocaba faz 12 anos. Os Prefeitos do PSDB fizeram ciclovias/ciclafaixas. Nas vias com ciclofaixas no canto da rua asfaltada a velocidade é baixa – 40Km/h. Não amo o PSDB, mas admiro o trabalho.

    As ciclofaixas são fundamentais para ordenar o trânsito para que quer ir de bicicletas, assim como as calçadas são essenciais para os pedestres.

    As ciclovias parecem vazias diante das faixas para carros, como algumas calçadas assim parecem por vezes.

    O problema de se fazer isso em São Paulo resume-se a histeria anti-PT e aos problemas de convivência no trânsito, como hoje existe na sociedade em geral nessa cidade refém de uma elite facista.

    Simples assim.

  7. Babaca dos ultimos dias!
    Como se no Brasil, carro ainda se associa ao capitalismo e transporte publico ou de massa aos socializantes!
    Eh so ver no aqui o arquivo que um colega pediu para tirar ou desviar a linha do trem pq causava engarrafamento aos carros.
    Quando o prefeito comecou foi uma gritaria e com esta folha servindo de cumplice, agora acordou?
    Pq nao defendeu antes?
    Pq seus chefes nao informou a populacao quando se mexeu nas vias publicas. Ate a cor foi associada ao PT!
    Cara de pau!
    Ainda coloca para baixo o trabalho do prefeito, “qquer um fazia”, bundao! Otario! Ainda compara com os prefeitos que riubaram sampa!

  8. Claro, claro..
    depois que ele

    Claro, claro..

    depois que ele fez ficou fácil falar que todos fariam e fariam melhor.

    Vocês tem de parar de repruzir essas opiniões que de nada servem. De um coxa que não fez nada e ainda vem desmerecer quem fez.

    O cara compara o projeto das ciclovias com as Operações Urbanas. Só por ai já mostra seu total desconhecimento da questão urbana. 

    O cara vai na internet le textos sobre a questão da mobilidade (escrito por esquerdistas) e faz uma pauta como se ele fosse um perito no assunto. Tem gente na frente já faz anos, já faz dias, como diria o poeta.

    Quem luta por mobilidade a tempos sabe muito bem do valor das politicas de mobilidade do Prefeito, ele não criou isso da cabeça dele mas resolveu abraçar a causa. Até mesmo por causa dos protesto do aumento das passagens, isso não deslegitima sua realização, quem teve a  coragem de enfrentar os autocratas, não foi o Maluf, nem o Cassab, nem a Marta e muito menos o Serra. 

    Veremos como o proximo governo de direita vai tratar a questão da mobilidade. 

     

    Este artigo é um factoide unico e exclusivo para atacar o prefeito e não colabora em nada na discussão de mobilidade. Perdeu achance de ficar calado.

     

     

     

     

     

  9. Uma coisa que mata o trânsito……

    Essa mania dos donos  de veículo: de querer parar em frente a loja, a padaria, ao açougue…..é que mata qualquer chance de fluidez no trânsito.

    E  é fruto de uma preguiça física  e  mental ao extremo, já que pode-se estacionar em qualquer transversal ou paralela do local e  acessar o seu destino sem prejudicar os demais…

    Na ciclovia aonde o menino foi atropelado domingo passado, este fenômeno fica  evidente !!

    Agora, depende das autoridades implementar uma linha-dura  contra os preguiçosos, parasitas  e  outros tipos de sedentários que circulam por aí em seus propulsores automotivos !!!

  10. A argumentação é brilhante.

    A argumentação é brilhante. Maluf não fez, Pita não fez, Marta não fez, Serra não fez, Kassab não fez, logo qualquer um faria.

     

  11. Caro Nassif
    Tem gente que

    Caro Nassif

    Tem gente que acha lindo a Suécia, respeita as ciclovias, de lá, aqui, acham horrorosas  e ainda se acham no direito de estacionar o carro sobre elas.

    Eles se acham civilizados.

    Saudações

  12. Ciclistas: respeitem os PEDESTRES, pfv !!

    PEDESTRES em SP RECLAMAM MUITO e FREQUENTEMENTE de CICLISTAS QUE NÃO PARAM NOS FAROIS vermelhos e atravessam a faixa de pedestres COMPETINDO o espaço de passagem com os pedestres.

    O problema não é as faixas de bicicleta e, muito menos, de pedestres.

    O PROBLEMA É o COMPORTAMENTO DOS CICLISTAS que NÃO RESPEITAM os pedestres, especialmente CRIANÇAS  e IDOSOS.

    MUITOS BIKERS noturnos comportam-se como coletivos de motociclistas HDavison (Hell’s angels) quando algum pedestre reclama de seus abusos. Já fui testemunha disso na Avenida Paulista. É incrível: reclamam (com direito sim) dos abusos dos carros, das motos e dos ônibus, mas quase não consideram o BEM ESTAR e a SEGURANÇA dos PEDESTRES. 

    Faixa de bicicleta em vias públicas é algo inovador, progressista e moderno. RESTA a muitos ciclistas relevarem comportamentos CIVILIZADOS e não paquidérmicos como o desrespeito aos pedestres. 

     

     

     

     

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