Citações, profecias e a nova ordem, por Frederico Firmo

Citações, profecias e a nova ordem, por Frederico Firmo

A religião e as igrejas têm história e contexto embore sempre se refiram de forma  atemporal.

Em nosso contexto mais mundano, o Brasil de Bolsonaro, um temor gerou um frio em minha espinha.  Ultimamente, depois de tantos séculos, tenho lido e ouvido falar que a Terra é Plana, que Einstein e Darwin estão errados. Surgiu até um novo profeta, Olavo, o preferido do Jair Messias. Mas o temor surgiu quando  estava lendo um livro muito bonito sobre a matemática: “Gamma:Exploring Euler’s constant” Julian Havil e Freeman Dyson. Um livro para quem gosta de ciências e matemática. Mas eu gelei quando me deparei com a citação.

“O Bom Cristão deve se precaver contra Matemáticos, e todos os que fazem profecias vazias. O perigo  existe de que os matemáticos tenham feito um acordo com o diabo para obscurecer o espírito e confinar o homem presos às correntes do Inferno”
“St. Agostinho

Se isto for lido pelo ministro da Educação eu temo que venham propor um decreto para uma nova reforma na educação, eliminando a Matemática. Assim  ficaríamos apenas com o português ( sem interpretação de textos) e inglês ( com interpretação do texto).

Eu fiquei com muito  receio, pois o novo ministro defendeu o anticientificismo. Talvez esta postura venha de suas leituras  Santo Augustinho. O Santo numa outra frase nos brinda com:

Existe uma outra forma de tentação ainda mais carregada de perigo. Esta é a doença da curiosidade…. É a que nos dirige para tentativa de descobriros segredos da natureza, cujos segredos estão além da nossa compreensão, e que não nos trarão nada e sobre as quais o homem não deve desejar aprender.
 

— Saint Aurelius Augustinus Augustine
In Dragons of Eden by Carl Sagan (1977)

Talvez por isto ele goste tanto da atual reforma que eliminou Ciências da grade obrigatória.

Numa tentativa hermenêutica ( pós lava-jato o termo  interpretação foi trocado por hermenêutica),  de reconciliar o mundo atual com o profeta e Santo,eu pesquisei  e descobri que os matemáticos na época do Santo  eram os escribas do templo e cuidavam da colheita e dos dinheiros. Ou seja eles eram economistas. Após esta descoberta tudo ficou mas claro e  me permitiu  reescrever   a frase.

“O Bom Cristão deve se precaver contra Economistas, e todos os que fazem profecias vazias. Pois,  perigo existe  de que os Economistas  tenham feito um acordo com o diabo para obscurecer o espírito e confinar o homem presos às correntes do Inferno”

“St. Agostinho”

Vejam como Santo Agostinho é atual.

Mas  para me conciliar definitivamente eu fui buscar uma frase de São Tomaz de Aquino

“Desconfiem de um homem de um único livro……”
 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pôxa Márcio

      Sinto muito mas não estava escrevendo nenhum tratado, e voce tem toda razão é de segunda mão mesmo.Inclusive eu citei de onde tirei a frase. Da próxima eu cito em latim, mas o que eu sinto mesmo é que voce não tenha entendido a piada.

  1. Nova ordem

    Interessante… Santo Agostinho parece um pouco mais progressista dentro da igreja que isso… Pelo que ja li sobre sua trajetoria, ele estudou bastante filosofia jovem, ainda na Tunisia e depois na Italia. Em todo caso, esse é bem o pensamento de parte desse governo. 

    1. Maria Luiza

      Sem dúvida Santo Agostinho é bem mais do que estas frases, e é sobretudo um homem de seu tempo, onde estas frases tinham um significado  condizente com aquele momento . O impressionante é que algumas destas frases sejam utilizadas hoje por alguns como pedaços da ” única verdade”.  No que concerne a ciência e ao conhecimento tem um livro muito interessante de A. J Crombie- História da Ciência de Santo Agostinho a Galileu- siglo XIII da Alianza Universidad.  Acho  que este livro mostra mais o papel dele na História da Ciência. Mas a brincadeira aqui é que na velha briga entre exatas e humanas, um energumeno, (professor universitário ) que não vou citar  o nome, levantou a hipotese de acabar com os cursos de humanas nas Universidades Federais, em nome do escola sem partido.  Para fazer uma provocação eu usei esta frase sobre matemáticos para alertar que as exatas também estão em perigo  diante deste atual governo.

      A frase dos economistas no entanto foi uma atualização da minha parte..

      Um abraço

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador