Coronavírus: Nova Zelândia abre shoppings, escolas e bares nos próximos dias

Amigos e familiares também podem se reunir de diferentes regiões a partir de quinta-feira. As equipes esportivas podem jogar

Do NZ Herald

Shopping centers, cafés e restaurantes reabrem a partir de quinta-feira e as escolas retomam na próxima segunda-feira, mas os bares devem esperar 10 dias enquanto o país avança para o nível 2 em 48 horas.

Na quinta-feira, lojas, shoppings, cafés, restaurantes, cinema e outros espaços públicos poderão reabrir. Todos exigem distanciamento físico. Os serviços de saúde também serão reiniciados.

O prazo era 23h59 na quarta-feira, o que significa que o nível 2 de alerta efetivamente começou na quinta-feira, disse a primeira-ministra Jacinda Ardern.

Ela não achava que o nível 2 “necessariamente” existisse por mais tempo do que o nível 3, mas dependia de fatores como o número de novos casos do Covid-19.

As restrições nas fronteiras permaneceriam por muito tempo, assim como a expectativa das práticas públicas de higiene das mãos.

“Se relaxarmos, podemos seguir na direção errada”, disse Ardern.

Amigos e familiares também podem se reunir de diferentes regiões a partir de quinta-feira. As equipes esportivas podem jogar, mas a reunião social depois não deve ter mais do que 10 pessoas.

“Esta é uma transição de nossas bolhas”, disse Ardern.

A partir de segunda-feira, 18 de maio, todas as escolas e centros de educação infantil serão abertos.

Questionado sobre as escolas, Ardern disse que os pais devem se sentir seguros de que estarão em ambientes seguros.

No entanto, os bares terão que esperar 10 dias – até quinta-feira, 21 de maio – antes de poderem abrir.

Os restaurantes poderão servir bebidas alcoólicas, disse ela.

Bares e restaurantes serão fechados se eles quebrarem as regras, disse Ardern.

As autoridades do Ministério da Saúde recomendaram manter as grades fechadas por duas semanas, mas o Gabinete se estabeleceu em 10 dias.

Fechar as barras por mais tempo foi rejeitado foi uma decisão “equilibrada”, disse Ardern, considerando as salvaguardas, incluindo que todos deveriam estar sentados, as mesas separadas e um único servidor por mesa.

O nível “seguro e normal” 2 será revisado em duas semanas e, se houver progresso, o tamanho do grupo poderá aumentar.

Os bares representavam maior risco e Ardern observou que a Coréia do Sul havia aberto os bares, mas depois os fechou novamente após um novo surto.

Ela disse que esses poucos dias extras permitiram ao país obter os ganhos obtidos até o momento.

‘Rompendo nossas bolhas’

A diretora geral de saúde, Ashley Bloomfield, disse que a Austrália passou de 10 para 20 para 50 para 100 pessoas para reunir restrições, e o próximo limite da Nova Zelândia dependerá do que acontecer nas próximas semanas.

Bloomfield disse que as pessoas com mais de 70 anos ou com problemas de saúde devem ser incentivadas a sair e fazer as coisas com segurança, e cabe a elas e a todos nós mantê-las em segurança.

Mas há um limite superior de 100 no nível 2.

A política em torno de casas de repouso e visitas a hospitais estava sendo atualizada, disse ele, observando que são ambientes de alto risco e que todas as visitas terão regras rígidas de segurança.

Máscaras não eram recomendadas, mas as pessoas podiam usá-las se quisessem.

“Não é uma questão de fornecimento. É uma questão de evidência e a evidência está em equilíbrio”, disse Bloomfield.

Havia um sentimento de que muitas pessoas não estavam cumprindo as regras de nível de alerta, mas seu senso era de que a maioria estava cumprindo.

Bloomfield disse que um gatilho de volta ao nível 3 pode ser sobre o número de casos e onde eles estavam acontecendo, e a capacidade de controlar os surtos “muito rapidamente”.

Ele disse que medidas regionais podem ser implementadas para contornar um surto, e essas medidas podem ser mais restritivas do que o resto do país.

Bloomfield disse que não houve casos de Covid-19 nas prisões.

Um caso confirmado é alguém que trabalhou em correções, mas não teve contato com prisioneiros, e a transmissão ocorreu dentro da família.

Ele disse que as visitas aos prisioneiros devem ser feitas com segurança.

Ardern esclareceu que o limite de 10 pessoas era consistente. “Se você está socializando com um grupo de seus amigos, você deve mantê-lo em 10.”

Em 10 dias, a maioria das empresas seria reaberta, muito antes da maioria dos outros países do mundo.

“Tem que haver um novo normal”, disse ela.

“Estaremos saindo de nossas bolhas. Estaremos perto de mais pessoas”.

Ardern disse que não tinha planos de voltar a viajar pelo país imediatamente, e que agiria da mesma maneira que incentivou os neozelandeses a agir.

Mas ela estava ansiosa para abraçar a irmã: “Isso será legal”.

As reuniões sociais devem ser pequenas por enquanto, disse ela.

Ela observou que grupos haviam surgido de reuniões sociais, inclusive em bares, e reduzir a socialização era a melhor maneira de reduzir o risco por enquanto.

“Festas, grandes eventos sociais, qualquer coisa projetada para misturar ou misturar não será permitida para multidões maiores que 10.”

As barras não poderão receber reservas de grupos maiores que 10.

Ardern disse que o tamanho de um grupo significava que o rastreamento de contatos seria muito mais fácil.

Reuniões maiores de pessoas estarão no cinema, mas serão espaçadas. As multidões esportivas também podem ser espaçadas.

Essas empresas terão que operar de maneira diferente durante o “próximo período”.

Ardern acrescentou que uma família com mais de 10 anos não significava expulsar alguém de casa.

Mover-se pelo país não é um problema, então “vá ver sua mãe” e talvez visite uma empresa de turismo local.

O nível de alerta será revisado em duas semanas e, se os números ainda estiverem bons, reuniões de tamanhos maiores serão permitidas.

Ardern disse que os níveis 4 e 3 haviam quebrado a cadeia de transmissão, mas o nível 2 significava que as pessoas estavam fora de casa. “Quase todas as partes da economia” serão abertas novamente, então ela pediu aos neozelandeses que fossem “incrivelmente cuidadosos” no “novo normal mais seguro”.

Mantenha distância, fique em casa se estiver doente – “deve haver uma barra muito baixa” – e lave as mãos como as principais mensagens de alerta de nível 2, assim como acompanhar onde você esteve e quem já viu.

“Estamos procurando oferecer mais apoio às empresas mais afetadas”, disse ela, e o orçamento na quinta-feira será chamado de “reconstrução conjunta”.

A abordagem da desigualdade e da infraestrutura degradada, bem como os desafios ambientais, estariam no orçamento.

“Mantenha-o pequeno, mantenha distância e seja gentil”, disse Ardern a todos os neozelandeses quando o nível 2 de alerta começar.

“Por favor, seja vigilante no nível 2.”

Quebrar as regras levará a Nova Zelândia para trás, disse o Primeiro Ministro.

Questionada sobre o policiamento de nível 2, especialmente para grandes reuniões, ela disse que a polícia pode impor as regras a um grande grupo de participantes, mas disse que também se baseia nos neozelandeses e na “responsabilidade pessoal”.

Ela disse que os restaurantes podem acomodar mais de 10 pessoas, mas deve haver apenas 10 pessoas em um grupo.

“Espere”, disse ela quando questionada sobre os planos de casamento das pessoas.

Esse limite de 10 pessoas será revisado em duas semanas. Ela disse que um limite de 10 pessoas recebeu “consideração difícil” devido às dificuldades que as pessoas tiveram com funerais e tangi, mas foi uma decisão equilibrada, levando em consideração a segurança.

Ardern disse que um e-mail embaraçoso de seu escritório na sexta-feira dizendo aos ministros que não comentavam sobre a liberação de documentos de bloqueio não era uma “ordem de engasgo”. Mas ela notou o feedback e tentaria avisar sobre o lançamento e liberar esses documentos pela manhã no futuro.

Ela disse que o idioma no email não era o idioma que ela usaria.

Ardern disse que o governo ainda estava trabalhando em uma maneira de diminuir os aluguéis comerciais e rejeitou a sugestão de que a NZ First estivesse bloqueando o progresso.

Todas as questões estavam sendo trabalhadas em consenso, disse ela, quando perguntada se a NZ First estava bloqueando a abertura do acesso a benefícios sociais para os trabalhadores migrantes.

Sacrifícios das últimas seis semanas e meia

Ardern reconheceu os sacrifícios das últimas seis semanas e meia, como pessoas que perderam entes queridos que não tiveram a chance de lamentar adequadamente ou pessoas que perderam seus empregos.

Ela disse que os neozelandeses estavam determinados a vencer a “guerra” contra o Covid-19, formando um muro de proteção.

Ardern compartilhou uma carta de uma mãe cujo filho tinha um sistema de saúde comprometido, que lhe disse que todas as pessoas que ficavam em casa haviam feito isso por seu filho.

O muro significava que o vírus não poderia alcançar aqueles que levariam facilmente, disse Ardern.

Os casos Covid-19 permanecem baixos, disse ela, e o valor de R permanece baixo no nível 3.

Existem apenas 90 casos ativos e apenas dois no hospital. “Nada disso foi por sorte, e sim por trabalho duro”.

Ardern disse que até 12.000 testes por dia podem ser realizados e 3,5% da população já foi testada.

O rastreamento de contatos também foi aprimorado para rastrear 185 casos por dia, incluindo 10.000 ligações telefônicas por dia.

Ardern disse que os testes e o rastreamento rápido de contatos, se eficientes, podem ser 90% mais eficazes que uma vacina.

Mas a velocidade era essencial, e Ardern disse que todas as pessoas com um fungo ou dor de garganta precisavam ser testadas: “Por favor, não seja um Kiwi estóico”.

“Todos sabemos que há mais a fazer. Podemos ter vencido algumas batalhas, mas não vencemos a guerra. Ainda estamos registrando casos na maioria dos dias”.

Nível de alerta 3 nos últimos 14 dias

A Nova Zelândia está no nível de alerta 3 por 14 dias, após 33 dias no nível de alerta 4, e muitas empresas estarão ansiosas para saber quais podem abrir e quais podem ser as restrições.

Ardern já estabeleceu as regras para o nível de alerta 2 , mas era possível que alguns aspectos pudessem ser introduzidos em fases por um período mais longo.

Três novos casos hoje

O número de casos Covid-19 foi zero ou quase zero por nove dias e em um dígito por mais de três semanas.

Hoje houve três novos casos de Covid-19 – incluindo um caso importado em quarentena perto do aeroporto e duas enfermeiras no Hospital Waitakere vinculadas ao Hospital St. Margaret’s & Rest Home em Auckland.

Ambas as enfermeiras haviam sido assintomáticas ao longo de um período de repouso que passaram em auto-isolamento por precaução em casa.

Eles foram testados como parte dos requisitos de rotina para seu retorno seguro ao trabalho e os resultados foram positivos. Eles permanecem isolados, aguardando mais testes.

O total de casos confirmados e prováveis ​​na Nova Zelândia agora é 1497 e, com a maioria das pessoas se recuperando, agora existem apenas 90 casos ativos na Nova Zelândia.

Ardern disse anteriormente que alguns dos aspectos mais arriscados do nível 2 podem ser introduzidos, dependendo dos últimos conselhos de saúde pública.

Ela não articulou quais aspectos seriam esses, mas reuniões internas e externas de até 100 pessoas, empresas de hospitalidade e viagens domésticas são todos considerados de maior risco.

Isso ocorre porque muitos dos casos do país se originaram de reuniões sociais, como um casamento ou uma festa de despedida de solteiro.

Estar em contato próximo com estranhos também apresenta maiores desafios no rastreamento de contatos, permitindo viagens inter-regionais abre a possibilidade de transmissão de local para local.

Ardern entrou em contato com seu colega australiano Scott Morrison – ambos fecharam suas respectivas fronteiras para não-cidadãos ao mesmo tempo – e Morrison optou por facilitar as restrições na Austrália em etapas.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador