Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

Decisão da ONU é declaração de guerra ao Judiciário brasileiro, por Ion de Andrade

Por Ion de Andrade

A “recomendação” do Comitê de Direitos Humanos da ONU em favor do direito de Lula de ser candidato à Presidência da República, embora cercada da habitual linguagem impessoal e técnica que caracteriza os informes e comunicações do Órgão não pode ser interpretada com leveza.

Todos sabem, sobretudo Sir Geoffrey Robertson, que a sabotagem da candidatura Lula é o maior objetivo do golpe de Estado perpetrado no Brasil em 2016.

Um Comitê habituado ao enfrentamento de atrocidades de magnitude maior não é formado nem por ingênuos, nem por neófitos. Tampouco poderíamos imaginar que a desobediência às suas recomendações viesse a ser respondida com um obsequioso silêncio comparável à frouxura do CNJ no julgamento de seus pares.

Esse Comitê também não exprime apenas a si mesmo e a seus membros como personagens isolados de uma ópera bufa como a que tantas vezes o judiciário tem encenado quando arquiva os processos de uns enquanto pune outros (de esquerda).

Não, esse Comitê, inúmeras vezes usado no contexto da guerra fria para instabilizar o mundo socialista com denúncias de desrespeito aos direitos fundamentais, é formado por gente que entende muito bem do que faz.

Não é um Comitê de esquerdistas. E também por isso, desfruta de elevado conceito junto ao cidadão comum do mundo Ocidental. Essa recomendação ao Estado brasileiro de que deixe Lula concorrer é a antecipação de um conceito, e todos entenderam isso, sobre o que esse Comitê realmente pensa quanto ao que está em andamento por aqui: um desrespeito flagrante da democracia e dos direitos humanos.

Embora não se trate de uma Corte Penal Internacional, a visão que esse Comitê sedimentar da realidade do país tomará inevitavelmente parte do processo penal que decorrerá de um veredito favorável ao juízo de que Lula teve os seus direitos fundamentais desrespeitados.

O documento se apressa, mas não se trata de sentença tranquilizadora, em dizer que “esta solicitação não sugere que o Comitê tenha chegado a uma decisão a respeito da questão atualmente em exame”. Para bom entendedor, e tenho certeza que a Lava Jato entendeu o recado, o que está dito é que é melhor obedecer porque o que segue agora é apenas um aperitivo. O prato principal está no fogo e será servido mais tarde.

Bem interessante é perceber que qualquer movimento que o golpe faça agora o leva à derrota. Se permitir a candidatura Lula a derrota eleitoral, hoje certa, estará selada; se não permitir agrava o quadro do julgamento do mérito, quando então a desobediência do ente estatal figurará como mais um ato de parcialidade partidária da justiça e do Poder Executivo.

Mas o golpe não tem margem de manobra. O turbilhão que poderá levar os seus responsáveis às prisões internacionais em alguns anos tem força G incalculável, e o mais provável, na minha opinião, é que o golpe favretize a ONU e mantenha Lula preso e cassado…

Geoffrey Robertson é inglês. Em 1945, quando os alemães haviam firmado aliança com os russos para repartir a Polônia, foram os ingleses que induziram os franceses a declarar guerra à Alemanha. É pouco provável, com a cultura internacional que tem, que não tenha pensado em como retaliar duramente a provável desobediência em que incorrerá o Estado brasileiro. Geoffrey Robertson provou que não é um Thompson Flores, não improvisará! O mais provável, aliás, é que tenha estudado à minúcia, como bom inglês, todo o teatro de operações.

Reconheçamos, para o bem ou para o mal, que se há um país ganhador de guerras é a Inglaterra. Assessor da Rainha, esse movimento de advertência do Estado brasileiro quanto a Lula, não poderia ter deixado de ser antecipado à coroa britânica. É grande demais. Há, portanto, chumbo grosso no armário.

Portanto, quero crer que o sr. Aloysio Nunes e o dr. Barroso devem ponderar muito, mas muito mesmo as suas decisões. Antes de ser julgado e condenado pelo tribunal de Haya, o ditador croata Slobodan Milosevic, que suicidou-se ante a sentença de prisão perpétua, foi também condenado pelo comitê de direitos humanos da Dalmácia.

Esses crimes contra os direitos humanos são imprescritíveis e essas condenações em comitês de direitos humanos pesam muito no conceito dos tribunais penais internacionais, principalmente quando envolvem a morte de pessoas, tal como a de Dona Marisa Letícia que, não fosse a exposição contínua a uma pressão insuportável, sobre ela e sobre os seus entes mais queridos, talvez ainda estivesse entre nós, para a felicidade dos seus filhos e netos e de Lula.

Se Lula for inocentado no mérito no simpático Comitê de Direitos Humanos da ONU é realista que os responsáveis por seu calvário sejam responsabilizados, na sequência, num dos Tribunais Penais Internacionais. É esse comitê que recomenda que Lula seja respeitado no seu direito de ser candidato.

Festa para o Brasil!

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lá e cá
    Pelo que se ler aqui e acolá percebe-se o esforço do pensamento dito de esquerda fazendo contraponto com mídia da direita. Muito divertido, instrutivo , mas desanimador no esclarecimento dos fatos. Lamentável.

  2. Não precisa ser muito esperto
    Não precisa ser muito esperto pra saber o que farão……

    Vão acelerar os processos e recursos, e daí Lula miltiplamente condenado será a resposta que estão preparando, com a justificativa que teve todos os recursos julgados.

    Resta saber se a turma de fora vai engolir a patacoada, que a mídia daqui irá vender de bom grado, bandida e quadrilheira que é…..

  3. Só o tempo dirá como o Estado
    Só o tempo dirá como o Estado brasileiro pagará por está insubordinação aos acordos internacionais e em especial à solicitação que vem da ONU. Lembrando que o Brasil não possui a força política internacional dos EUA, ao contrário, o respeito conquistado nos governos Lula e Dilma, está se diluindo com as arbitrariedades do judiciário sob comando do governo ilegítimo. O Brasil será esmagado moralmente pelas forças internacionais caso não mude os rumos nestas eleições.
    Manda quem pode. Obedece quem tem juizo. Aqui cabe a frase do ditador.

  4. Pelo que entendo, caro Ion,

    Pelo que entendo, caro Ion, não é uma recomendação, é uma deteminação. O comitê é de natureza jurídica. Foi o que disseram. Celso Amorim, P Sergio Pinheiro e o casal Zanin.

    Se não é cumprido imediatamente é porque falta a parte operacional. Ou seja, não tem como emitir ordem judicial para que Lula comece a fazer campanha hoje mesmo, gravando vídeo e etc.

    E é bom lembrar que mesmo que tivesse, a PF, no caso do Lula, não age sem antes consultar “o dono do pedaço”, como disse o proprio delegado lá de Curitiba. É assim que as milícias fazem, consultam o grande chefe, “e aí patrão, o que fazemos com o elemento?” 

    As instituições brasileiras já estão a margem da lei, o que faltava era formalizar a nivel internacional por quem de direito, a ONU. Agora não falta mais.

    Elas podem cagar e andar para ONU? Podem, assim como o Talibã. Só não podem reclamar depois das consequências. E o negócio das “instituições estão funcionando” está cada vez mais pateticamente acintoso. Será que Carminha e Barroso continuarão na ladainha? Não duvido

    1. É verdade, se trata de uma

      É verdade, se trata de uma determinação, a recomendação é uma figura de linguagem. Concordo. Por isso coloquei a palavra entre haspas. A decisão do comitê obriga o Brasil. Saudações

  5. E LULA MOSTRA OUTRA VEZ QUE É IMENSAMENTE MAIOR QUE O PT

    O partido já estava fatiado em diversas facções. E todas na ânsia pelo Poder. Poder pelo Poder. Alguns até já começavam a ensaiar criticas e abandono do seu Líder na cadeia. Os alicerces da Política Brasileira estremecem. Mas era este o Projeto Redemocrático de Nação? Bom para o Lula, ruim para Tucanos, estranho para Aliados. Mas e daí? E o Brasil? Eleições Fascistas e Obrigatórias? 1.700.000.000,00 de reais divididos entre Bandidos e suas Facções? Ou não assistimos e lemos a Imprensa? 550.000.000,00 de Reais por esta Eleição? Biometria Obrigatória em Planeta de Urnas de Plástico Reciclável e Cédulas de Papel? Referendos e Plebiscitos recorrentes e usuais? Aqui a Opinião Soberana da Nação é jogada no lixo numa deturpação e demolição do Plebiscito do Desarmamento. Estado e Legislação Fascistas guiarão Governos, quaisquer que sejam, a partir de 2018? Lula se salva de Moro? Mas quem é Moro? O Elefante realmente tem medo do rato? Estado e Judiciário que ajudou a erguer? A Obra cair sobre sua cabeça é culpa dos ‘outros’? Mas e o Brasil? Continuaremos financiando a Indústria da Pobreza, Obra Fascista reerguida e comemorada até os dias de hoje? Continuaremos escravizados por meia dúzia de Coronéis, um dito Centrão, de meia dúzia de Estados com IDH’s animalescos que controlam o Trabalho por quem não trabalha? Que controlam o Capital que não produzem? Que controlam o Conhecimento que não tem? Que controlam o país que não construiram? E daí se voltar Lula? Seguiremos neste Estado Fascista que completa 88 anos?   

  6. Kkkkkkkkkkkkkkk
    Quer dizer,
    Kkkkkkkkkkkkkkk
    Quer dizer, então, que vocês acreditam que a Inglaterra vai entrar em guerra por causa do Lula?
    Cara, nem dá pra dizer que isso é burrice. Vocês estão parecendo o cabo no monte, kkkkkk!

  7. Kkkkkkkkkkkkkkk
    Quer dizer,
    Kkkkkkkkkkkkkkk
    Quer dizer, então, que vocês acreditam que a Inglaterra vai entrar em guerra por causa do Lula?
    Cara, nem dá pra dizer que isso é burrice. Vocês estão parecendo o cabo no monte, kkkkkk!

  8. É Lula Presidente

    O resultado é óbvio, o PJ ( Partido da Justiça ) não acatará a decisão da ONU.

    Lula ganha em qualquer cenário.

    #HaddadNoGovernoLulaNoPoder

  9. decisão da ONU

    Quem percebeu que essa rasteira apelidada de golpe foi aplicada no Brasil logo que nosso Exuberante Pais conduzido pelo Grande  LULA , saiu do indigno 15º posto e rápidamente superou a Inglaterra no elenco de riqueza dos paises?

    Portanto, creio que o desrespeito por essa recomendação da ONU vai ser incentivado pelos proprios autores, para desqualificar, desmoralizar cada dia mais um dos territórios mais ricos do planeta, habitado por sub-consumidores esfomeados,  colonizados culturalmente, com as relações sociais prevertidas entre condôminos e os de fora do condominio.

    Brasilia é o Cavalo de Tróia do Brasil.

  10. decisão da ONU

    Quem percebeu que essa rasteira apelidada de golpe,  foi aplicada no Brasil logo que nosso Exuberante Pais conduzido pelo Grande  LULA saiu do indigno 15º posto e rápidamente superou a Inglaterra no elenco de riqueza dos paises?

    Portanto, creio que o desrespeito por essa recomendação da ONU vai ser incentivado pelos proprios autores, para desqualificar, desmoralizar, incapacitar cada dia mais um dos territórios mais ricos do planeta, habitado por sub-consumidores desorganizados,  colonizados culturalmente, com as relações sociais maldosamente pervertidas entre condôminos e os de fora do condominio.

    Brasilia é o Cavalo de Tróia do Brasil.

    1. Concordando com o comentário do Taddeo

      Concordando com o comentário acima e reforçando de que existe um grande movimento ( força) internacional com ajuda dos GOLPISTAS E TRAIDORES internos, para impedir o Brasil, que estava no caminho correto da independência, de fato, dos EUA Pegaram o País (Brasil), MAIS RICO EM RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS DO MUNDO E, CRIMINOSAMENTE, A  PASSOS LARGOS, TRANSFORMANDO NUMA  COLÔNIA MISERÁVEL. 

      Não podemos esquecer, que tudo denunciado pela Organização Sueca Wikileaks, foi 100% comprovado e, ela denunciou que o Moro foi treinado pelo FBI/CIA, para aprontar esse desequilíbrio no país,  que o Temer foi informante da Embaixada dos Estados Unidos.  E a embaixadora dos Estados Unidos, Liliane Ayalde, era a mesma pessoa que coordenou a desestabilização do governo de Honduras e do governo eleito do Paraguai.  Observamos que o Brasil, nesses últimos 13 anos, conseguiu se impor perante ao Mundo, como poucas vezes em toda a sua história. Estamos falando do país mais importante do mundo; para não alongar muito, mencionaremos apenas 5 ítens:    1)  Um país continental com a maior percentagem de Terra Agricultável do planeta,  2)  A maior percentagem de Água Potável do planeta,  3)  Dono de uma das maiores Reservas de Urânio do mundo e detentor de uma tecnologia com   reconhecimento internacional para produzir combustível para usinas nucleares,    4)  A maior Reserva de Silício e uma das pouquíssimas do mundo,  5)  Com o Pre-Sal, constitui uma das maiores Reservas de Petróleo do mundo Vamos lembrar aqui, o saudoso amigo Professor Bautista Vidal (pai do Pró-Álcool), que gostava de citar um ítem do documento estratégico de Washington, para tentar manter o Brasil sempre amarrado: “Não podemos permitir que surja abaixo da Linha do Equador um novo Japão”  

  11. ATENÇÃO ION…..HÁ MAIS MORTE A QUESTIONAR

    ION, VOCÊ ESCREVEU SOBRE A MORTE DE MARISA LETICIA COMO UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DE TODA ESSA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA CONTRA LULA.   Mas lembre-se que, para continuar com essa perseguição, outra morte precisava acontecer e interessava muito a alguém:  A MORTE DE TEORI ZAVASKI, que não poderia ficar vivo para dar um segundo puxão de orelhas em alguém (puxão de orelhas esse por causa de uma gravação ilegal, criminosa, da então presidenta da República).    Afinal, com que cara Teori ficaria só em mais um puxão de orelhas quando um verme pela gravação criminosa viesse a continuar perseguindo Lula até à condenação sem provas.   Sim, a morte de Teori podia interessar muito a quem precisava continuar burlando a lei para continuar com sua sanha criminosa.       E agora, só nos resta torcer e muito para que algum tipo de jornalismo investigativo declare que não foi apenas um acidente que matou Teori.      Prova disso?    Para quê?    Afinal, se só convicção valeu para  tudo que fosse contra Lula, por que essa suspeita, essa convicção de que há um ASSASSINO POR AÍ, ENDEUSADO PELOS IMBECIS E PROTEGIDO PELOS GOLPISTAS EM GERA NÃO VALERIA?……..E PRECISO FALAR MUITO DISSO………O BRASIL PRECISA DESCONFIAR DISSO…..

  12. A ONU, o devido processo e o primado do Direito Internacional

    Uma declaração de guerra ao quadro de exceção. Recupera-se a ONU. Pronunciando-se na causa do Presidente Lula, pronunciou-se em muitas. A voz da ONU importa e muito a todas essas causas, assim como elas à causa da ONU: o primado do Direito Internacional.

    Imagem da contracapa de uma publicação aqui ao lado de 2002:

    Seminario Imunidade de Jurisdição e o Judiciario Brasileiro

     

  13. Vaidade!!!

    Parece-me que o judiciário e os ministros do Supremo entraram nesse barco, do Golpe, por vaidade e não por enriquecimento pessoal ou familiar. Mesmo Moro tem como objetivo ser reconhecido e adorado pela midia e no futuro ser professor de uma universidade dos Eua. A Vaidade tem sido a motivação, para destruir milhoes de empregos e levá-los para a miseria abosoluta.

    Assim como ficará esses vaidosos com essa condenação da Onu? Provalmente isso afetará a lugar de Moro na Univeridade dos Eua e seus prêmios internacionais irão diminuir. Como ficará a filha de Barroso que estuda nos Eua, onde seus pares saberão que seu pai desobeteceu uma resolução da Onu e um Tratado assinado pelo Estado Brasileiro? Barroso dará sua filha advogada a condenação moral e ética. E um futuro apenas no Brasil, pois nos Eua e Europa será condenada devido ao seu pai. Portas irão se fechar!! 

    Lula e o PT conseguiram atingir no ponto mais mortal desses caras: a vaidade. A condenação desse judiciário não estará apenas na história do Brasil, mas agora mundial. 

    Vida Longa a Lula e ao PT!!!!

  14. Também sem escalas…
    Sem esquecer de Eduardo Campos, às vésperas do pleito em que DVR, contra todas as “previsões”, derrotou o “vencedor”, AN.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador