Urariano Mota
Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".
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Dilma Rousseff e a comunicação*, por Urariano Mota

Por Urariano Mota

Das notícias desta semana, retiro:

“No discurso de abertura da primeira reunião ministerial do mandato, nesta terça (27), na Residência Oficial da Granja do Torto, a presidenta Dilma Rousseff determinou a seus 39 ministros que reajam aos boatos, travem a batalha da comunicação e levem a posição do governo à opinião pública.

Devemos enfrentar o desconhecimento, a desinformação sempre e permanentemente. Sem tréguas. Não permitam que a falsa versão se crie. Reajam aos boatos, travem a batalha da comunicação, levem a posição do governo à opinião pública. Sejam claros, precisos, se façam entender. Não deixem dúvidas”.

Agora comento, de modo mais livre. Chegam ao extremo de distorcer a voz da presidenta, como no Bom dia Brasil, de 29/01/2015. As matérias, os artigos, os comentários já deixaram de ser contra o governo. Passaram a ser contra o Brasil. São antipatrióticos. Entendam. Ninguém deve escrever para ser favorável ao governo. Mas se devia preservar um limite, aquele que não atropela o amor ao povo do Brasil, aquele de amar a cultura e história brasileira. Sei que é esperar muito, quando jornalistas que ascendem à telinha – e nada mais mesquinho que a luta interna, intestina, de intestino do corpo, e de intestino de fezes também, para ascender à telinha. Sei que é esperar muito quando astros da telinha fazem programas do gênero Manhattan Connection, ou das crônicas de Nova York, das neves que caem em Nova York, ou da eficiência e civilização inglesa, esquecendo que a tal Londres já matou brasileiro como terrorista, como foi o caso de Jean Charles de Menezes.

Mas não nos percamos, estamos no Brasil, e por isso observemos: para matar o governo, a mídia termina por querer matar o país. Para acertar um piolho, matam a pessoa inteira.  No Globo News Em Pauta, esta semana, foi estarrecedor. Ouvi e vi da comentarista de economia Thaís Herédia:

“A Petrobras divulgou um balanço meia boca. o comando da petrolífera não sabe dizer quanto perdeu com a corrupção investigada pela operação Lava Jato da Polícia Federal.  A única coisa que a Petrobras conseguiu esclarecer ao mercado, aos investidores e acionistas, é que o vácuo de gestão na empresa é grande e danoso. Para escapar de perdas bilionárias por quebra de contratos, consequência da não publicação das contas, a maior estatal do Brasil sangra e, assim como acontece com quem precisa dos hospitais públicos do país, não há leito nem médico para estancar a ferida. Até quando uma das maiores petrolíferas do mundo vai aguentar?” 

No que foi seguida pela loura, a galega do PSDB, Eliane Cantanhede: ela repetiu como um dogma a previsão de  Armínio Fraga, de que o Brasil vai quebrar, vai para o abismo junto com a Petrobras: “o risco é sobre toda a economia brasileira”, cantou Armínio.    

Uma comentarista no blog de Nassif Online comentou:

“Agora pela manhã, indo para o trabalho, tive que pegar um táxi. Sintonizado na Bandnews FM, Boechat ‘conversava’ com (desculpem!) Luiz Antonio Monteiro de Barros sobre os 88bi.. Riam, debochavam… E ainda fizeram insinuações de que todos os empregados da PB receberam Participações nos Lucros com conhecimento a priori de que eram fruto de corrupção”.

Já virou escárnio e deboche. Pelo twitter, humoristas, que aqui e ali se confudem com fascistas, já mandam a presidenta tomar. O cineasta Sivio Da-Rin observou em mensagem coletiva: 

“A matéria sobre o balanço da Petrobras na edição de hoje de O Globo é absolutamente criminosa e tendenciosa. Apresenta na primeira página, logo abaixo da manchete garrafal, uma comparação gráfica (“63 reformas do Maracanã, 2,3 Olimpíadas, 10 obras da linha 4 do Metrô”) entre o valor do ‘rombo causado pelos casos de corrupção investigados pela PF no âmbito da operação Lava-Jato’, só no meio da matéria, na página 21, esclarece: ‘Porém, a estatal frisou que o ‘ajuste’ não inclui somente o pagamento de propina, mas envolve outros fatores como câmbio, custo de capital, preço do petróleo e deficiência de planejamento de projetos’. Manipulação sórdida de verdade”.

Chegam ao ponto de, no limite da má vontade, torcer e distorcer uma notícia positiva, como hoje, aqui, nesta manchete: “Desemprego em 2014 foi de 4,8%, menor nível desde 2002, segundo IBGE”. Ora, se você não vai ao interior da notícia, você não perceberá que o caso é de comemoração. A notícia escondida no título: em 2014 tivemos o maior número de empregos no Brasil. O fato é que a mídia cria a notícia, depois se pauta pelo que ela criou, e tira todas as consequências possíveis, até com aspas de declarações que não houve. Como foi exemplo o “mensalão”.

A notícia virou ideologia, pura e simplesmente. Já passou de política, virou ideologia. Se não, olhem o caso da seca em São Paulo. Primeiro, não existia. Depois, havia crise hídrica, mas em alguns pontos, coisa pontual mesmo. Depois, quando estamos à beira de uma catástrofe, faz-se a generalização: o Brasil inteiro está em estado crítico de seca. O Brasil inteiro. E São Paulo, lá no meio, como um dos casos. .

Altamiro Borges em seu blog já deu o mote e o norte. E repito suas palavras:

“A área de comunicação do governo, que inclui todos os ministérios e os postos chaves de aliados no parlamento, ficou sem dar respostas aos novos ataques da oposição demotucana e da sua mídia. A presidenta foi acusada de ‘estelionato eleitoral’, de trair seu programa de campanha, de chefe de uma ‘organização criminosa’, de jogar o país na recessão e de todos os males que afligem a nação – inclusive pela falta de água em São Paulo. A resposta a esta onda devastadora foi tímida – para não dizer inexistente. Agora é conferir se a base de apoio do governo terá mais energia para travar a ‘batalha da comunicação’.

Além disso – e o que é pior –, durante o seu primeiro mandato, Dilma Rousseff manteve intacto o poder destrutivo dos monopólios midiáticos. Ela abortou qualquer projeto de regulação democrática dos meios de comunicação. Preferiu a repetir a platitude do ‘uso do controle remoto’. Não fez nada para regulamentar os preceitos inscritos na Constituição Federal, que proíbe – entre outras pragas – os monopólios neste setor. Ela arquivou as resoluções aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e as propostas elaboradas pela equipe do ex-presidente Lula.”

Ao que eu acrescento: essa mídia que luta pelo fim do Brasil é tratada com milionários anúncios, da Petrobras ao Banco do Brasil. Por quê? Será republicano? Ou será, na prática,  suicídio, enquanto o governo pensa que com tais bilionários incentivos adoça a mão do carrasco? Mas o carrasco já levantou o machado contra a cabeça do futuro do Brasil. Se uso a linguagem típica da Rede Globo, Veja e companhia, eu diria: o governo paga anúncios caros porque deseja corromper a imprensa. Mas que governo, hem? Pensar que a grande imprensa é corrupta, e que existe somente para seus negócios e negociatas, e não para o bem do Brasil. Essa enxurrada de propaganda mais parece um novo, seria como reabilitar a velha campanha dos tristes idos de 64:  “dê ouro para o bem do Brasil”. Ou mais precisamente, na realidade: “cria corvos, que eles te comerão os olhos”, como falavam e falam os espanhóis.

*Aúdio na Rádio Vermelho http://www.vermelho.org.br/noticia/257991-333

Urariano Mota

Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".

15 Comentários

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  1. Você não está enganado amigo,

    Você não está enganado amigo, as famílias midiáticas detestam o Brasil e seu povo, máxime se um governo trabalhista estiver no poder.

  2. Imprensa Corporativa e Brasil

    A estratégia perversa é essa mesma :

    . transformar a crise de abastecimento de água em SP em “crise de energia”

    . transformar a crise de abastecimento de água em SP em  “crise em todo o Brasil”

    . ampliar a crise na Petrobras e enfraquecer a empresa, mesmo que às custas de trazer a miséria e o desemprego para todo o país.

     

    Não sei o que esse país fez para ter uma imprensa dessas. Não sei o que esse país fez para ter uma elite dessas.

    Que alguém (Deus, o Papa ?) nos proteja.

  3. Tento, tento, mas não consigo

    Tento, tento, mas não consigo deixar de acreditar que Dilma – com todo respeito ao cargo que ela ocupa (uma instituição! ) – merece o tratamento dispensado pela mídia. Caso contrário, já teria deixado de desviar recursos públicos para anunciar em empresas que diuturnamente opostam contra a maioria do povo. Sem falar no fato de ter barrado o projeto contra o oligopólio na mídia.

     

    Repito: Dilma se comporta como masoquista!

     

    Então, ela merece todo o desrespeito da mídia.

     

     

  4. Parabéns pela bela postagem!!

    Parabéns pela bela postagem!! Isso que foi dito é o que vimos repetindo aqui no Blog do Nassif. Já que a Presidenta quer cortar gastos, porquê de cara não corta 50% da verba de publicidade?

  5. É MUITA LERDEZA …

    Pra mim é muito claro: trata-se do governo mais lerdo, diplomático, nonsense, perdido, bobinho, inocente etc etc etc da história dessa república. Dá nos nervos. Não tem militância para tampar tanto furo e lerdeza! Desculpem .. Dona Dilma é apenas legalzinha. Honesta, tenho certeza. Mas não foi feita para governar. É lerda. Demora para tudo. Tem medo, eu acho! É a única explicação que tenho. Não usa seus milhões de votos para governar. Age como se tivesse ganhado a eleição no tapetão. Os tucanos e a mídia deitam e rolam. Uma hora dessa acertam o alvo. Tenham certeza.

    EM TEMPO: Urariano, eu ouvi a conversa do Boechat com o grão tucano Monteiro de Barros, na BandNews FM. Olha quer saber a conversa deles, mesmo com risinhos, foi respeitosa perto do que vejo na Globonews, no jornal das 10. Que leio no Estadão. Estão cagando na cabeça da Dilma e dos petistas. Dá dó!

  6. Bonzinho

    Desculpem-me mas não dá para ser bonzinho com uma imprensa como a brasileira. Se declaram guerra, é guerra que terão e veremos quem manda.

    Estou cansando de ser objeto de chacota de um bando de desinformados que agem como papagaios desta mídia porca que domina os meios de comunicação de massa no país. Não dá mais. Ou o governo reage ou paro de defender esses covardes que comandam os ministérios e os órgãos públicos desta administração.

    O Brasil para mim é sagrado. Essa nova geração politicamente analfabeta não tem histórico nem interesse em buscar a verdade no passado recente deste país. Lêem as VEJAs, ISTO É, ESP, FSP, assistem a Globo, SBT, Band e repetem as informações totalmente distorcidas por preguiça de pensar.

    PUTA QUE PARIU!

  7. Urariano e pessoal, devagar (quae parando?…)

    Acho que não seria fácil cortar publicidades, o governo não teria força pra enfrentar a rebordosa, o troco pela mídia mais safada. Senão, Lula, Dilma, PT, já teriam feito. (Controlemos nossos desejos e tendências ao voluntarismo). /// Sobre Propaganda: O PT e o Governo (que são instâncias diferentes e devem ser) são péssimos , sempre foram em divulgar suas realizações que atingem principalmente o povão (linguagem, favor não verem pejorativo nisso) enquanto a classe média, ou as classes médias e multiplicadoras, até mesmo as pessoas simpatizantes, ficam ignorando, ficam desconhecendo porque não as atinge diretamente. Partidos minúsculos como o de tempos atrás, PCdoB tinha publicamente em bancas, pelo menos uns poucos exemplares; outro, o PCB de tempos atrás (me refiro a uns 25 anos) tinha maior tiragem em bancas pelo país. Há outras amostras (talvez sustentadas por fonte$s outras). – Por que os pensantes (creio que há) da Direção Nacional não tomam iniciativa? Nada adiantam revsitas como Teoria&Debate, nem uns poucos alternativos, só lidos por gatos pingados – e uma opinião muito particular: uma destas publicações, são mesmices de mesmices, não levam, não provocam reflexões, e sim catecismos ou entrevistas com quem a gente já sabe o que vai dizer. Ou estão no mundo da lua (PT) ou eu é que queria muito mais caindo no que criticava, meu voluntarismo (inconsciente).

    1. Justiça seja feita na Campanha:

      Foram exímios, tanto que fez Carta Capital corar de vergonha ao começar uma campanha de mesmo nível, capa da Marina maquiada parecendo o satanás (se mostrou uma Veja de sinal contrário, naquela edição) e na edição seguinte (já comentei isso na época) nova edição de CC internamente com uma reviravolta reportagem apontando despolitização de campanha e… surpresa! uma foto de Marina sorridente junto de algunos, crianças que visitava numa escola. Dito e feito: Despolitizou feio, campanha sob aplausos da Irmandade do Posts Recentes. Entre inúmeros, este é um exemplo de comoo se realimenta o antipetismo, a partir de nós próprios. Deixo pro pessoal relembrar a campanha e o nível. Repetir diante da Irmandade é em vão

      1. me refiro ao nível da campanha da frente de partidos de Dilma/PT

        acho que não foicou muito claro, não costumo reescrever, deixo esta nota aqui: a campanha de Dilma e o rebanho. Era e é a mais confiável, mas…

  8. Gente,
    Propaganda de governo

    Gente,

    Propaganda de governo não é propaganda do “governo Dilma”. É propaganda do Estado brasileiro, independente de quem seja o presidente. Existe uma legislação específica para isso.

    À Presidenta Dilma bastaria sair da solidão do Palácio do Planalto e começar a FALAR. RESPONDER, DEBATER, CRITICAR, SUGERIR, ELOGIAR, PRESSIONAR……

    O brasileiro médio não está nem aí se o governo trabalha direito ou não.  O Governo só precisa parecer que é bom, (mesmo que seja uma porcaria). No Brasil tudo é aparência. É ela que prevalece. O Alckmin por exemplo, é o cara do choque de gestão, ele está sempre “trabalhando” “Cara bão”! .  A mídia está com ele. Quanto custa esse apoio? Essa farsa? Creio que nunca iremos saber.

    Mas o que interessa agora é: Cadê a Dilma? Já passamos 4 anos assim e vejam pelo que passamos nessa eleições. Ela continua na mesma, calada, isolada. É o sonho de toda a mídia corupta brasileira: Bater, bater, bater. Com ou sem razão. À vontade.

    .

  9. Por favor, alguem poderia se

    Por favor, alguem poderia se incumbir de fazer um TOPICO exclusivo tratando da relação do Governo com a mídia??? . .  O que seria constitucional, o que poderia ser apenas uma postura do atual governo. O que compete ao governo fazer. O que o governo, por alguma questão legal estaria proibido de fazer . . . . . . . É porque vivemos esta já eterna discussão de que a Dilma deveria parar com publicidade na midia, e vem outro e apenas dá umas pinceladas dizendo que o goveno nao poderia fazer desta forma . . . . Enfim, PODE OU NAO PODE? DEVE OU NAO DEVE? . . . .  Por favor, este é um pedido de ajuda a alguem que tenha alguma competencia . . . .

  10. Enquanto isso a PB insiste no

    Enquanto isso a PB insiste no modelito de “campanha institucional”, a peso de ouro, nos mesmos veículos que a escarnecem, dizendo que vai “superar” todas os obstáculos, “todos eles”, diz, sem dar nome aos bois…

    Os tais “comunicadores” não foram capazes mencionar uma vezinha sequer a palavra “entreguismo”, conhecida de todos.

    Chique, né?

  11. Se o Governo não pode acabar

    Se o Governo não pode acabar de vez com o que dá para grande mídia, sob a forma de publicidade, pode sim ser mais honesta na distribuição. Temos TV pública precisando de recursos financeiros para melhorar osua programação, temos blogs que vivem da colaboração financeira de seus leitores e que ainda assim travam uma luta ferrenha para defender o governo da manipulação da grande mídia. Porque a verba publicitária fica concentrada na mão de poucos? Melhor distribuição já ajudaria e muito numa melhor mídia. Ontem a ssistindo ao último jornal da Band, cheguei a ter náuseas, pois a falta de água em São Paulo foi escamoteada numa matéria onde mostrava o semi árido nordestino a mingua. Entre uma matéria e outra, sempre a Petrobrás e nunca defendendo a maior Empresa brasileira. Entre os “patrocinadores” do jornal quem aparece? A Petrobrás. Parece que Governo e Petrobrás acreditam que dando dinheiro eles vão mudar o discurso. Será que 12 anos não ensinou nadaao Governo? Será que ainda pensa que está apanhando pouco? Às vezes dá vontade de jogar a toalha…

  12. É um caso perdido. Nem

    É um caso perdido. Nem adianta mais ler ou escrever a respeito. Que o governo continue enchendo as burras de dinheiro desse pessoal e se agüente. O pior é que perderemos todos. Mas a mulher é tinhosa. Fazer o quê?

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