Dilma e o PROER da mídia muito desejado pelos arquitetos do impeachment

Por Fabio de Oliveira Ribeiro

Todos os portais de internet trazem estampada hoje a notícia que servirá de leitmotiv para a semana que vem:

“Datafolha: reprovação a Dilma bate recorde e chega a 65%”

De acordo com o levantamento, essa taxa de reprovação é a pior desde o ex-presidente Collor em setembro de 1992. 

A impopularidade de Dilma Rousseff é teatralmente noticiada com preocupação. A imprensa quer convencer o respeitável público que está realmente preocupada com a fragilização política da presidência do Brasil. Melhor faria se comemorasse sua vitória, pois não é segredo que a maioria das empresas de comunicação apoiou Aécio Neves e lamentou profundamente a derrota eleitoral do PSDB. Além disto, desde o início do ano jornalistas influentes encenam um “terceiro turno” e se esforçam para destruir o PT, para comprometer a imagem de Dilma Rousseff e, sobretudo, para criar as condições indispensáveis ao Impeachment muito desejado pelos tucanos e pelos próprios barões da mídia. Isto explica porque a imagem da presidenta foi agora deliberadamente ligada à de Fernando Collor no momento em que ele foi deposto.
Há, portanto, três fatos nesta notícia:

1- Dilma Rousseff é temporariamente impopular;
2- A imprensa teve êxito na sua campanha para transformar em derrota imagética a vitória eleitoral do PT:
3- A suposta preocupação da imprensa com a impopularidade da presidenta é apenas uma artimanha para esconder a alegria sentida em razão da vitória política almejada, perseguida e obtida.

A impopularidade da presidenta não é necessariamente um grave problema. Ser popular ou impopular é algo transitório. O mais importante para um presidente é conservar o poder e ter influência na escolha do seu sucessor. Além disto, como sugere Maquiavel, um príncipe “não deve se incomodar em ficar notório pelos vícios sem os quais é difícil preservar seu poder”. Pela mesma razão, Maquiavel afirma que um governante “não deve se preocupar em incorrer na reputação de crueldade” sem a qual pode perder o controle de suas tropas e colocar em risco sua posição de comando.

É evidente que os barões da mídia e que seus principais escribas também usaram o “O Príncipe”, de Maquiavel, como um verdadeiro manual de redação. Maquiavel afirmou que é “muito muito mais seguro ser temido que amado” e os donos das empresas de comunicação empregaram esta lição mesmo correndo o risco de ser odiados pelos petistas. Quando começaram a agir de maneira concertada para criar injustamente o clima de Impeachment contra Dilma Rousseff (reeditando o que foi feito com justiça para depor Fernando Collor) as empresas de comunicação deixaram bem claro que exerceriam seu poder econômico e simbólico para reduzir, anular ou destruir a soberania popular que fundamenta o poder politico legítimo outorgado nas urnas à presidenta. Os barões da mídia desejavam e desejam ser temidos e não amados pelo governo eleito e empossado.

Agora que conseguiram seu intento (criar o clima para depor a presidenta, para limitar a soberania popular e para destruir alguém que consideram uma inimiga), as empresas de comunicação trocaram Maquiavel por Cícero a fim de convencer o respeitável público de que Dilma Rousseff pode ser deposta porque deveria ser amada. Em seu “De Officiis”, Cícero afirma que o “medo é uma frágil proteção do poder duradouro” e que no amor “pode-se confiar para mantê-lo para sempre”. Se Dilma Rousseff divulgar um Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Empresas de Comunicação Brasileiras para salvar a mídia da sua crise financeira/empresarial ela será amada pelos barões da mídia como Fernando Henrique Cardoso foi amado pelos banqueiros ao lançar o PROER (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro)?

O estrangulamento financeiro das empresas de comunicação é bem mais vantajoso ao PT e ao governo. Afinal, como disse Maquiavel o príncipe deve perceber que a avareza é “um daqueles vícios que lhe permitem governar”. Ao se recusar a aceitar a derrota eleitoral do seu candidato, a imprensa declarou guerra ao regime constitucional brasileiro e não deve, portanto, dele se beneficiar. Nenhum Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Empresas de Comunicação Brasileiras deve ser criado até empresas como a Folha, Estadão e Rede Globo declararem falência. Os barões da mídia não devem apenas perder esta guerra, devem perder tudo que tem.

Dilma Rousseff, tratada como inimiga desde que tomou posse para o segundo mandato, pode agora ser extremamente cruel negando aos golpistas dinheiro público para eles reconstruírem ou ampliarem seus impérios. Resumindo: a presidente eleita pelo povo não deve ter medo da impopularidade artificialmente construída pela imprensa e precisa ser mais temida do que amada pelos barões da mídia.

A imprensa brasileira quer ser tratada com amor, mas espalha o terror no “campo político”. Os barões da mídia desejam ser financiados pelo dinheiro público, mas conspiram abertamente para destruir a soberania popular. Os inimigos da CF/88 e de Dilma Rousseff querem ser tratados com base na moralidade de Cícero, mas usam apenas a lógica fria e calculista de Maquiavel. Não vejo porque Dilma Rousseff e o PT devam se submeter à este tipo de duplicidade. Quem agem de forma maquiavélica deve ser tratado apenas com maquiavelismo. Tenha coragem presidenta e acelere o ocaso da mídia criando uma grande empresa pública de comunicação. Atropele sem piedade os inimigos do Brasil e do povo brasileiro…
 

Fábio de Oliveira Ribeiro

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. #DelendaPIG

    é isto ou será o FIM da nossa Repúblca Federativa.

    Logo, escolha é simples:

    #DelendaPIG, não há outra saída dentro da Democracia.

     

    Excelente artigo!

  2. Não é homem pra isso!

    Sem ser machista, apenas um velho ditado. Não acho que a presidenta seja capaz e tenha coragem para fazer isto. Seria: não é home pra isso! Getúlio também não foi homem pra isso. Acho que Dilma está mais pra Getúlio.

    1. Dilma já aguentou (na pele)

      Dilma já aguentou (na pele) coisa que muito marmanjo não aguentaria nem um dia, Dilma não tem nada para provar a nínguem em questão de coragem, é uma heroína brasileira.

  3. O PT?  Que está morrendo

    O PT?  Que está morrendo bovinamente nas mãos da midia e pmdb? O PT que deixa politicos mediocres dominarem o congresso? O PT que deixa um juiz longinguo, incompetente (no sentido juridico dotermo) destruir  a maior empresa do país? O PT que se cala em so quando o cidadão está bebendo agua amarelada com m……, como a que sai hoje de minhas torneiras? O PT que se comparta como um partido neoliberal tungando o trabalhador enquanto enche as burras de quem lhe quer a cabeça? Desitam, a presidente já virou uma rainha da inglaterra, e vive num mundinho virtual, só dela.

  4. Um tabuleiro de xadrez

    Uma bom jogador deveria prever a cada jogada, quais serão as dez próximas que advirão desta.

    Dilma tinha 30% de popularidade. Por isto o judiciário e a midia a respeitavam de leve. Temiam que um ataque a Dilma sucitasse uma guerra civil com os 30%. Aí Dilma resolveu aumentar os juros. Má ideia. Péssima hora para fazer isto. Seus 30% de popularidade começaram a diminuir.

    Sem o apoio da militância petista, que começa a ser arrochada pelo desemprego e crise, Dilma ficou sozinha. A midia, o judiciário e a direita tomam coragem. Partem para a perseguição. Coisas que queriam há muito tempo jogar no ventilador, foram jogadas, pois se sentiam seguros.

    Aí surge a lava jato.

    Agora Dilma está sem o seu apoio dos eleitores, e encurralada por seus adversários. Lula não teria nem de longe cometido os erros de sua sucesora.

    Provavelmente a oposição só vai parar quando prender Lula e Dilma, ou quando acabar com o país, o que vier primeiro.

     

    A únca solução do país para esta crise seria uma reforma Constitucional que desse mais poder para a presidente, mas isto o PT teve dez anos para fazer e não fez. Agora com um congresso conservador menos ainda.

    Ou fazer esta reforma, ou deixar a oposição governar, uma vez que ela é blindada pela midia contra ações e inqueritos. Mas se a oposição ganhar o povo perde. Perde no desemprego, arrocho salarial, etc,

    É uma partida de xadrez. Um erro, no começo do jogo e  fica mais dificil, ou quase impossivel ganhar depois. E a oposição joga xadrez como se Mestres fossem, com o Maquiavel do lado deles e tudo o mais. Cade o enxadrezista do PT?

  5. Neoliberalismo na mídia neoliberal

    Se o Governo Federal usar dinheiro público para salvar empresas privadas de comunicação da sua própria incompetência, será a maior vergonha de todos os governos do PT. Nada de partenalismo, de Estado interventor leviatã, de subsídios, de comunismo. A livre iniciativa não precisa disso. Quem é competente se estabelece. O governo pode e deve ensinar a pescar, através de cursos de empreendedorismo via Sebrae ou Pronatec, para esses empresários. Nada de dar o peixe, porque esmola envergonha ou vicia o empresário. As empresas de comunicação têm que conquistar seus leitores por mérito, e não com mais gastos públicos. Os ralos de gasto público têm de ser fechados, para não causarem inflação. O governo precisa reduzir seus gastos com publicidade na TV.  Choque de capitalismo já! Chega de Estado intervencionista. Pela livre concorrência do mercado, pela lei da oferta e da procura nos meios de comunicação. Abaixo o comunismo! O governo fedral precisa fazer sua parte, suprimindo esse tipo de gasto. Aqui não é Cuba!

  6. Neoliberalismo na mídia neoliberal

    Se o Governo Federal usar dinheiro público para salvar empresas privadas de comunicação da sua própria incompetência, será a maior vergonha de todos os governos do PT. Nada de partenalismo, de Estado interventor leviatã, de subsídios, de comunismo. A livre iniciativa não precisa disso. Quem é competente se estabelece. O governo pode e deve ensinar a pescar, através de cursos de empreendedorismo via Sebrae ou Pronatec, para esses empresários. Nada de dar o peixe, porque esmola envergonha ou vicia o empresário. As empresas de comunicação têm que conquistar seus leitores por mérito, e não com mais gastos públicos. Os ralos de gasto público têm de ser fechados, para não causarem inflação. O governo precisa reduzir seus gastos com publicidade na TV.  Choque de capitalismo já! Chega de Estado intervencionista. Pela livre concorrência do mercado, pela lei da oferta e da procura nos meios de comunicação. Abaixo o comunismo! O governo fedral precisa fazer sua parte, suprimindo esse tipo de gasto. Aqui não é Cuba!

  7. Só Deus agora e sempre!

    A Presidenta tem que ir no figado do inimigo. Lamento que ela não tenha convidado o Requião, o Ciro ou Garotinho. Essas pessoas são lideranças regionais que fizeram a diferença nas eleições…SUADA. Esse é o preço que paga o PT por usar os amigos e agraciar os inimigos. Seu ministério é sofrivel, mal assumiu levou dois supapos no queixo: A eleição do Cunha e a demissão de seus ministros…INACREDITAVEL. O Congresso impoem uma agenda, que talvez num governo conservador jamais teriamos e o preço quem pagará: Gerações inteiras no futuro. Sua promessa de reforma Políca, Ela se calou, se deu por vencida e ficou por isso mesmo.

  8. Falta Dilma vir a público

    E deixar de ter medo de panelas. E colocar alguem que encare fazer as divulgações de governo. Um ministro das comunicações que enfrente a rede Globo. Não aquela merda de Paulo Bernado. E umm ministro da justiça que emparede a rede globo e sua dívida fiscal. Se ela tiver coragem para isto, venceremos. Senão?

    1. Vir a público tartamudear? (by Ubaldo)

      Teria efeito contrário. Não que eu achasse ruim, hehe….

      Mas pergunto a você o que comentaristas tagarelaram anos atrás, quando ainda (eles) não percebiam o desastre: como é pertencer à minoria dos 10%?

  9. Então estou nos 45% que Apoiam a Presidente!

    Creio que a pesquisa tenha escolido reduto coxinhas… De qualquer forma o PIG não me manipula, não mais!

     

    Em meu blog vou continuar mostrando o Brasil que está dando certo com o governo da Presidente Dilma!

    1. Eu desconfio seriamente

      Eu desconfio seriamente dessas pesquisa, tenho 54 ano e nunca, nunca respondi a qualquer pesquisa relacionada a política, eleições,  nem meus familiares, amigos e conhecidos. Os números até podem ser verdadeiros, voto no PT  e tenho sérias críticas ao mesmo: ajuste fiscal, não taxar o andar de cima, péssimo em comunicação, não percebeu que a governabilidade já era, não reage, não se defende, não ataca, não fez a regulamentação da mídia, Dilma mantém o Zé, Katia Abreu….mas o não projeto  do PSDB/PMDB não dá, neoliberal, entreguista. Enfim ando angustiada com esse clima de terror, de sangria de um governo eleito democraticamente e uma oposição que defende interesses escusos e contrários aos interesses do país e da população.

       

  10. Dilma sabe que as víboras são

    Dilma sabe que as víboras são republicanas, deve mais empanturrá-las com o dinheiro nosso de cada dia.

    Creio que dentre presidenciáveis somente o Ciro Gomes para aplicar um golpe mortal e arrancar as cabeças, uma por uma, das víboras. Nem sei se Requião seria capaz disso.

    Da forma que caminhamos, a tendência é até o fim da década elas estarem firmes e fortes, a Petrobras em mãos alheias e Moro no STF. E se duvidar, para piorar ainda mais, não mais sob um Estado laico, mas sob um evangélico.
    Que tristeza.

  11. Tá querendo demais

    De uma presidente que não tem nem coragem de inventar uma desculpa prá não ir no casamento da filha do senador que enfiou ela na enrascada do 85/95.

  12. Não há Proer que salve a

    Não há Proer que salve a imprensa. Primerio, porque não vale a pena. Ela, a imprensa, foi ultrapassada por se tornar descartável para leitores  exigentes e com massa crítica. Depois, porque não há como ser hegemônica diante das possibilidades que a Internet oferece, apesar do alto grau de fragmentação. É dinheiro jogado fora investir numa imprensa golpista.

  13. Encima do Muro

    Ela não é covarde, ela fica mais encima muro do que fora dele. Ela não é do tipo que vai ou racha, pois deveria ser assim, se fosse assim ninguém estaria sapateando encima do seu governo muito menos a mídia golpista.

  14. Tem mané aqui achando válida a pesquisa

    Para pegar trouxa da falha de SP. Caramba. Estamos em 2015. O idiota acha que estamos em 2017? Será que ele pegou maquina do tempo e não tá sabendo que está viajando longe demais?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador