Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

Eleições 2014: vamos por partes, por Percival Maricato

Vamos por partes

LIÇÕES DAS URNAS

A eleição trouxe muitas lições e já são possíveis algumas conclusões: O PT, aparentemente, perdeu posições: de partido em ascensão viu mantida sua bancada de senadores e perdeu mais de 10% dos deputados; sua candidata a presidente nunca teve tão poucos votos no primeiro turno. Talvez venha a servir de consolo as boas votações da base aliada, especialmente o PDT e o PSB. As vitórias de Serra e outros opositores ferrenhos, a espetacular votação de Alckmin, são mensagens da complexidade da sociedade brasileira. Relevante considerar a derrota do PT nas eleições para a assembleia legislativa de São Paulo e de outro lado, a vitória espetacular , mais uma vez, de Tiririca, e do PSDB para deputados federais (juntos superaram os 11% do total de votos, disputados com mais de 500 outros candidatos.

AlcKmin é bom de voto e nele nem acusações de corrupção e nem a falta de água pegam. O PSDB também mostrou sua penetração no Paraná. Para o PT foram positivas as vitórias em Minas e na Bahia, mas é pouco para quem estava crescendo e pode perder o Distrito Federal e o Rio Grande do Sul. Interessante em São Paulo a derrota do cacique do PDS, Roberto Freire, apesar de tudo que gastou com propaganda nos jornalões e da  polêmica Soninha Francine.

Ao perder na Bahia, o DEM, consolidou-se definitivamente como nanico. De 18 senadores em 1994,  elegeu cinco nestas eleições, Mas outros partidos de direita estão em ascensão, especialmente os de evangélicos. A direita mostrou força ainda em Goiás (Ronaldo Caiado!) e no Rio (Bolsonaro). O PT teve votação expressiva no Nordeste, muito influenciado pelo desenvolvimento resultante do bolsa família e outros programas sociais (muito justos). A maior surpresa foi a confirmação da vitória de um governador do PC do B no Maranhão. Da mais extremada oligarquia, à eleição de um comunista. Merece um estudo sociológico. Se Dilma vencer, é bom se preocupar com os quatro estados mais ao sul do país. O PT não tem políticas que agradem nesse canto do país, onde mora  40% da população.

PELO DATA FOLHA TEREMOS EMPATE TÉCNICO NO 2º TURNO

Dilma teve quase 41,59% dos votos, Aécio mais que 31,55%, Marina mais que 21%. Pelo datafolha, 60% destes declararam optar por Aécio e 25% por Dilma no 2º turno. Dilma e Aécio se aproximariam dos 49 milhões de votos. Mas é de se imaginar que boa parte dos votos de Luciana Genro irão para o PT, enquanto os 1% do pastor evangélico irão para Aécio. Por outro lado, o data folha fez a pesquisa quando Marina ia deixando de ser opção para derrotar o PT e perdendo o posto para Aécio. É mais que evidente que milhões de “votos úteis” migraram na última hora para o mineiro. Os que sobraram com Marina podem acabar divididos. As pesquisas anteriores sobre voto no 2º turno também são dignas de credibilidade. Marina pode apoiar Aécio ou Dilma, desgostando milhares de seus eleitores? E o apoio do PSB, não iria para Dilma? Enfim, o segundo turno pode ser a mais disputada eleição que o país já viu depois da redemocratização.

MARINA

Marina pode não ter conseguido todos os votos que queria nas eleições. Nem poderia ser de outro modo, pois teve que chafurdar nos conceitos e na realidade, na lama exigida pela política tradicional. Impossível ser independente e ético quando se tenta ganhar gregos e troianos. No entanto, mostrou que tem uma liderança sólida e pode ocupar  parcela significativa do poder no país, algo não muito distante de qualquer outro grande partido e muito acima dos médios e nanicos. É o suficiente para ajudar nas correções de rumo, tão necessárias.

28 PARTIDOS

A falta de apetite dos políticos pela reforma política está criando uma situação que será irreversível sem uma revolução ou grande choque institucional. Os partidos nanicos se multiplicam e com eles parlamentares, em geral oportunistas, que passam a compô-los em troca das benesses legais e ilegais (verbas, tempo de TV ou venda desse espaço, poder de negociação, venda de espaço na legenda etc). Pelo resultado desta última eleição teremos 28 partidos representados na Câmara, ou número aproximado, contra 22 que existiam. Toda reforma política para reduzir o número encontrará resistência cada vez mais forte. Ou a sociedade consegue a reforma agora ou não consegue sem o tal choque ou revolução.

PETROBRÁS E O PT

A corrupção e aparelhamento da Petrobrás, mostra o lado ruim do PT, igual a qualquer outro partido. Sem dúvida o PT tem ainda muito o que fazer na distribuição da renda, consolidação da independência nacional, política externa independente e diversos outros campos. Mas com a mesma energia deviera entregar-se à missão de resgatar a velha ética e o idealismo dos primeiros anos. Será que a lição das urnas será entendida?

GILMAR MENDES NA HORA H

O Ministro Gilmar Mendes mais uma vez foi decisivo. A Revista Veja, que faz campanha aberta e constante contra o PT  (liberdade de imprensa x neutralidade da imprensa), publicou que o partido pagou propina para evitar divulgação de escândalo que poderia influenciar nas eleições. O tal escândalo é um tanto vago, mas a acusações é firme e explícita. O PT foi ao Judiciário e obteve do TST o direito de resposta. Mendes acudiu revogando liminarmente a decisão  do TSE, declarando ainda que a resposta só é admitida quando a informação é “falsa, errônea” e no âmbito restrito do processo eleitoral é inviável de se fazer a prova.  Na prática, a notícia dada pela Veja, foi praticamente confirmada pelo Ministro como sendo verdade. Mas  cada caso é um caso e cada cabeça uma sentença. O pleno do Tribunal poderá mudar a decisão, mas ao primeiro turno já era. Quem sabe para o segundo? No mínimo o tal escândalo deve ser revelado, se existiu.

MARX VITORIOSO

Nas atuais eleições a teoria da luta de classes, que Marx desenvolveu há quase dois séculos, é mais uma vez confirmada. Pesquisas e votos indicam coerência:   Aécio, candidato conservador, recebe cada vez mais apoio, a medida que a renda do eleitor cresce, acontecendo o contrário com Dilma, candidata pela esquerda. Aécio ganha de Dilma apenas entre os que ganham mais de dez salários mínimos. Isso demonstra que estávamos certos quando escrevemos em artigo anterior que a salvação dos tucanos depende dos governos petistas. Quanto mais estes conseguem distribuir a renda, mais cresce o eleitorado do PSDB. Pode até ser que as gerações atuais que chegam a classe média, por agradecimento e memória, ainda votem majoritariamente no PT. Mas no futuro isso será bem improvável. O PT tem escorregado para a direita, mas também para o corporativismo para si e outras corporações. E a classe média detesta corporativismo, o que é positivo.

O PACOTE DE ABRIL  DE GEISEL PREJUDICANDO OS CONSERVADORES

A situação que está sendo criada pela proliferação de partidos é um tanto semelhante ao que o eleitorado de São Paulo enfrenta em decorrência do Pacote de Abril, pelo qual, em 1975, o general ditador escalado pela ditadura militar para presidente, para evitar novas derrotas de seu partido, a ARENA, elevou cinco territórios em estado, determinou que tanto estes como outros com menor população teria direito a eleger oito deputados federais, no mínimo, e fez um redutor pelo qual a população de São Paulo só poderia eleger 70 deputados, em vez de mais de cem, como seria possível se vigorasse a proporcionalidade. Evidente que esses deputados privilegiados pelo Pacote não irão renunciar as benesses e sequer permitirão que o voto dos paulistas tenha o mesmo valor que o voto de um acreano. Na eleição de deputados, o voto de um eleitor desses estados menores vale sempre dez vezes  mais do que o de um paulista. O que não se esperava é que um dia esse expediente prejudicaria os conservadores. Os estados populosos no sudeste tem votado significativamente em deputados tucanos e de outros partidos de direita. E em muitos estados que foram formados a partir dos antigos territórios, o PT vem crescendo. Tudo indica que a vítima tem sido a classe media: estava a esquerda da ditadura militar, está a direita do governo do PT.

FOTO DO CORRUPTO E VERGONHA DO FILHO

Os corruptos deviam lamentar, antes da perda dos cargos, grana ou prestígio, pela situação dos filhos.  Dá para imaginar como se sente os filhos dessa gente, quando o pai, de herói , autoridade, alto funcionário, de repente aparece algemado e fazendo acordos com a polícia para livrar a cara?  De filho de personalidade de destaque positivo no meio social, para filho de ladrão? Como será na sala de aula, perante os amigos? Trata-se de uma punição social que seria pior que cadeia, não fosse o ladrão um ladrão.

Percival Maricato

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A eleição do Serra só foi boa para o Serra

    Serra senador é péssimo para o PSDB, que vai ter conviver com a sua candidatura já em 2016 para prefeito e 2018 para presidente. Ou seja, para o PSDB Serra é um estorvo do qual não conseguem se livrar. E o PSDB continuará mais paulista do que nunca. 

      1. Se Aécio ganhar, Serra será

        Se Aécio ganhar, Serra será ministro de alguma coisa(ele gostaria de ser da fazenda), mas com Arminio acho que será da Saúde.

        Ou seja, para Aécio terá que conviver com Serra.

        1. Ministro do

          Ministro do Planejamento.

          Esperemos que Aécio não ceda e nomeie Bolsonaro para o Ministério da Justiça e Eduardo Cunha para a Saúde/Educação/Comunicações e Feliciano para o Ministério da Cultura.

           

  2. Minas Gerais, terra que

    Minas Gerais, terra que conhece de perto o “trabalho” do Aócio:

    Em Minas Dilma venceu por 43,48% contra 39,75% de Aócio.

    Governador eleito: Pimentel do PT

    Senador: Anestesia PSDB

    Deputados Federais: PT – 10, PSDB – 6

    Deputados Estaduais: PT- 10, PSDB – 8

    O Aécio perdeu em seu estado em quase tudo, só venceu o Senador, mostrando a insatisfação da população com seu governo, mais do que com o Anestesia, pois ele ainda foi eleito senador.

    Suas credenciais não são nada boas. Se fossem por elas, jamais seria eleito Presidente. Mas como sabemos que o candidato não é o Aécio e sim o Anti-PT insuflado diariamente pelo PIG há 12 anos, então tudo pode acontecer. 

     

     

     

     

    1. Como pode ?

      Pois eh MarFig, mas a grande mídia vive martelando que o Aécio saiu do governo de Minas “com mais de 90% de aprovação”. Como é possível isso ?  Aliás, esses números são verdadeiros ?

  3. acho que épreciso apoiar e

    acho que épreciso apoiar e valorizar a

    proposta de plebiscito feita por dilma.

    só com reforma política ampla

    e abrangente pode mudar essa política meio oligárquica

    do país em vários setores e regiões.

  4. “E a classe média detesta

    “E a classe média detesta corporativismo…”

    Os 10 milhões de votos dados pelos paulistas ao Aécio parece contrariar essa lógica, já que corporações que representam os interesses financeiros e econômicos atuam livremente em São Paulo sem o incômodo de CPIs e outros mecanismos de controle social.

  5. “Classe média detesta

    “Classe média detesta corporativismo”?

    Deve ser piada!

    A classe média detesta o discurso corporativista…Mas isso não impede que na praticam se beneficiem dele.

  6. Gente, só para lembrar, quem

    Gente, só para lembrar, quem é mesmo o vice do Aécio? Não é aquele Aloysio, amiguinho de carne e unha do Serra? Quem ainda acha que Aécio vai governar?!! Nem a irmã dele vai ter tanto espaço.

  7. “Aécio ganha de Dilma apenas

    “Aécio ganha de Dilma apenas entre os que ganham mais de dez salários mínimos. Isso demonstra que estávamos certos quando escrevemos em artigo anterior que a salvação dos tucanos depende dos governos petistas. Quanto mais estes conseguem distribuir a renda, mais cresce o eleitorado do PSDB. Pode até ser que as gerações atuais que chegam a classe média, por agradecimento e memória, ainda votem majoritariamente no PT.”

    Então será bom que o Aécio vença. Aí este pessoal que ascendeu graças ao PT terá um choque de realidade.

  8. E a Marina, será ministra do

    E a Marina, será ministra do Meio Ambiente ou da fazenda, caso o Aócio vença hahaha ? Já devem estar escolhendo o ministério para ela.

  9. Se Dilma não levar essa,

    Se Dilma não levar essa, seremos obrigados a engolir Aecin. Ela e o PT sobreviverão de acordo com o andar da carruagem. É certo que os tucanos tem à seu favor a imprensa golpista, mas não podemos nos esquecer das manifestações de rua, que a oposição quer passar como tendo sido ações contra o Governo Federal. Não foram, mas poderão ser, caso o novo presidente crie situações que mexam com ele (o povo). Seria uma forma do povo refletir e dizer; “Volta Lula”. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador