Em defesa da democracia, direita e esquerda precisam se unir contra Bolsonaro, por Steven Levitsky

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – “Com a vergonhosa exceção de Paulo Guedes, poucas figuras da elite se alinharam a Bolsonaro. Mas esse é só o primeiro turno. É o segundo turno, em que Bolsonaro enfrentará Ciro ou Haddad, que me preocupa. Será então que os brasileiros terão de enfrentar escolhas difíceis, que podem salvar ou matar a democracia”, afirmou o cientista político, Steven Levitsky.
 
Autor do livro “Como as Democracias Morrem”, Levitsky aponta em artigo para a Folha de S. Paulo que a escolha de veto de parte da população que não quer que o PT assuma o poder e, assim, pensa em votar em Bolsonaro para evitar a gestão petista, é perigosa.
 
Isso porque “estão errados” os leitores que acreditam que “o PT é ‘tão ruim quanto’ Bolsonaro”, uma vez que estamos falando de um candidato “abertamente autoritário”. “Ele é o Chávez brasileiro”, descreveu o especialista.
 
Quando se fala em eleições, estamos tratando de uma das principais sustentações da democracia. E se os erros que recaem contra o PT são desde uma má gestão até acusações de corrupção ou gastos públicos irresponsáveis, “nenhum observador razoável pode negar que o PT governou democraticamente”, conclui.
 
Por isso, mesmo aqueles que defendem posicionamento político da direita, não podem defender um candidato que é contra um dos preceitos fundamentais de uma sociedade, a democracia. Por isso, caso seja necessário, PT e PSDB deveriam se unir, defende Steven Levitsky, para evitar Bolsonaro nas urnas.
 
“Caso não o façam, poderiam seguir o caminho dos liberais italianos e dos conservadores alemães — e perder sua democracia”, alertou.
 
Leia a íntegra do artigo na Folha.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pois é, que coisa

      Pois é, que coisa esquisita…

      E, além do mais, fora das organizações partidárias a direita já está é com o Boçalnaro!

      Todos viram o fracasso da campanha inicial do Alckmin, dizendo que “não é na bala que resolve”. Apostaram que causaria grande impacto, com a repercussão da imprensa amiga… Soou falso; até contraditório. A fascistada e a trouxinhada embarcaram nessa burrice toda sobre os DHs, assim como nos tais “valores da família” contra a “ideologia de genero”, outra mistificação demagógica. Além, é claro, do cinismo “contra a corrupção”.

      Ou desmoralizam logo essa turma, dão uma atenção aos indecisos, ou cerebrinam uma tese comparando com o Trump. Eu sugiro só o título: O Trump do lado de baixo do Equador.

      O Boçalnaro – que não entende coisa nenhuma de nada, e está só fazendo o acerto de contas dele com a guerra fria – viu que dizer que é “liberal” e que vai “privatizar tudo” poupa de dar qualquer resposta que faça sentido sobre qualquer assunto. Ou seja, passou a perna, puxou o tapete da “direita” partidária. Levou Milenium, UDN, TFP, coxinhas, pentecostais, UDR, AGRO, sertanejo universitário…tudo; até fã clube de Emilinha e de Marlene ele juntou ao lado dele. Está tudo com ele, contra o “petista eteeerno”.

      Acho bom é não descartar a hipótese de acontecer o que aconteceu na prefeitura de São Paulo, quando o Dória ganhou no primeiro turno. 1/3 dos eleitores cansaram dessa chacrinha toda; não estão é com ninguém: é branco nulo ou abstenção. São, portanto, 2/3 do votos do eleitorado que estão em jogo. Trinta e tantos por cento, consequentemente, fecham a fatura no primeiro turno. Não ficarei nem um pouco surpreso se tiver voto util pro Boçalnaro, isso, sim.

      “Unir” direita e esquerda…

  1. https://www.youtube.com/watch

    https://www.youtube.com/watch?v=tGNnBgSWW4Q

    não consegui acessar o texto na íntegra

    o link acima apresenta um “resumo” de debate do autor no instituto do fhc

    argumentação me parece ridícula

    ele diz que havia democracia na venezuela pré-chaves, no equador pré-correa, na nicarágua pré-ortega, nas filipinas antes do cara que está

    argumentação simplória

    me parece coisa de think thank conservador americano dando uma de liberal

     

  2. Bolsonaro

    Um detalhe parece ter escapado ao Sr Steven Levitsky:

    O PT e a esquerda em geral já combatem o fascismo de Bonsonario e aliados faz tempo.
    Quem precisa se posicinar no combate é a direita consciente (sic)…

  3. Como as democracias morrem

    1. Pela concentração inimaginavel do poder financeiro nas mãos de um minusculo grupo de atores, altamente conectados. Esse poder permite anular a autoridade do Banco Central, manipular em proveito próprio os ciclos de expansão e contração econômica, causando desemprego em massa, crises politicas , guerras, e miséria de todos os tipos.

    2. Pela controle dos canais de comunicação social por um grupo minúsculo de atores, altamente conectados entre si e com o primeiro grupo, que permite a esses grupos manipular toda a construção simbólica que a sociedade utiliza para compreender a realidade em que está situada, constituir seus valores, criar e reproduzir seus padrões culturais e artísticos, ter uma idéia racional  e sadia de si mesma.

    3. Pelo controle da classe política por esses grupos de atores, tornando o jogo democrático um jogo de cartas marcadas, o Congresso e o Judiciário meros instrumentos de garantia da continuidade do poder economico e politico na mão desses pequenos grupos de atores.

    4. Pela consolidaçãode um jogo subterraneo de interesses defendidos por esses grupos e representados pelo deep state ou Estado permanente, que não é controlado pelo jogo democrático, ao contrário controla-o através de mecanismos sem nenhuma transparencia e muito menos controle social.

    5. Por uma mega-concentração de poder economico, militar e tecnológico e cada vez mais, institucional, nas mãos de uma potencia capaz de interromper ou simplemente manipular o jogo democrático ao seu bel prazer em qualquer canto do globo, com cada vez mais raras exceções.

    Talvez não tenha sido esse o diagnóstico do autor em seu livro que não conheço, mas pelo andar da carruagem, ou a discussão sobre democracia assume um tom mais responsável, ou o Fascismo de fato se instalará.

  4. “Bolsonaro. Chavez

    “Bolsonaro. Chavez brasileiro??????????????”

    Devo evitar a água que ele bebe.

    A ervinha estava estragada,só pode ser.

    Ou ele é, ideologicamente, quem organiza o JN.

     

  5. “nenhum observador razoável

    “nenhum observador razoável pode negar que o PT governou democraticamente”

     

    Esse sujeito passou os últimos 15 anos lendo a vesga e assistindo o jornal nazional e não aprendeu (ou está dando de bobo). O PT implantou uma ditadura comunista no Brasil, aparelhou o judiciário, recebeu dinheiro das Farcs, do Kadafi, e, segundo janaina pascoal, a musa do golpe, abriu a fronteira para o exército Venezuelano invadir o país. Isso tudo aconteceu na bolha que esse senhor viveu nos últimos 15 anos e agora ele quer negar? Vira casaca.

    1. Pois é. Com qual direita

      Pois é. Com qual direita “razoável” esse cara está buscando conversa? Cadê ela? Não está no “mercado” nem na mídia; não está na Universidade; não está nas igrejas; não está na FIESP nem no agronegócio. Cadê?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador