Fernando Horta
Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.
[email protected]

Entre a vida e a economia, há mais escolhas que não estão lhe contando, por Fernando Horta

O “social distancing” tenta salvar APENAS a classe média urbana, capitalista e rica do país. Basta ver a campanha nas televisões.

Entre a vida e a economia, há mais escolhas que não estão lhe contando

por Fernando Horta

Há dois projetos de enfrentamento da crise do COVID19 no mundo ocidental. A disputa entre Bolsonaro e Doria vai muito mais além do que o interesse eleitoral. Entre o “herd immunity” (projeto do Bolsonaro) e o “social distancing” (projeto do Dória) há a classe trabalhadora para quem nenhum dos dois projetos traz qualquer sombra de solução da crise ou melhora de vida. É preciso que os trabalhadores e a esquerda brasileira tomem a frente para determinar o futuro que teremos. E ele está vindo muito rápido.

Litros de tinta já foram gastos para explicar que o sistema capitalista vive de crises. Uma atrás da outras, as crises têm um papel importante num sistema cuja base é a ideia de que tudo no mundo só tem valor pela sua escassez. A pandemia do Coronavirus (COVID19) não tem papel diferente, no capitalismo, do que as crises de 2008 ou de 2010. A recessão mundial que virá já era prevista há, pelo menos, dois anos. Muito antes, portanto, de qualquer ideia de pandemia. Dizer que a recessão mundial é causada pelo coronavirus é desconhecer a história econômica do mundo nos últimos 200 anos. É uma mentira semelhante a de Paulo Guedes quando diz que o Brasil “estava decolando” antes do vírus.

Não estava. A verdade é que o vírus fez tão somente o que as políticas neoliberais de Guedes e Bolsonaro fariam em dois anos. A pandemia é apenas catalizadora do processo todo e não criadora.

O mundo capitalista ocidental apresenta dois projetos como solução para a pandemia: o primeiro, chamado “herd immunity”, e o segundo, o “social distancing”. Nenhum dos dois pretende se preparar para crises semelhantes no futuro. Nenhum dos dois se preocupa efetivamente com os problemas do presente (mortes, crise econômica, caos social, pobreza, tensões urbanas e etc.), e ambos preparam o mundo pós-pandemia a partir de dois paradigmas diferentes. O “herd immunity” prepara um mundo a partir da manutenção e fortalecimento do controle político pelo sistema capitalista. Isto tomado de forma impessoal. O “herd immunity” como as perspectivas de eugenia racial do século XIX, traz como conceito essencial a “sobrevivência do mais apto biologicamente”. O sistema capitalista é tomado por sua mecânica pela ideia teórica de que ele “seleciona” os mais aptos social e economicamente. Os ricos, por esta visão, seriam os indivíduos que se adaptaram melhor durante os últimos séculos e, portanto, a melhor aposta para a continuidade da sociedade.

Esta visão é EXATAMENTE a que existia no fascismo e no nazismo. Eles eram defensores do SISTEMA capitalista e não dos capitalistas. Como tinham uma compreensão muito tosca do que era o capitalismo e muito pequena do que era a política, os nazistas e fascistas acreditavam que o capitalismo impelia “os melhores” e “mais aptos” e punia os incapazes. O comunismo e socialismo era, assim, visto como a perversão da “ordem natural” das coisas. Este é o mesmo pensamento que leva Bolsonaro, Trump e o primeiro ministro inglês Boris Johnson a defender a economia por sobre as pessoas. Não é meramente uma preocupação com o seu momento sócio-eleitoral (já completamente perdido), mas uma percepção errada de como todo o sistema funciona.

O “herd immunity” afirma que é melhor que toda a humanidade pegasse o vírus, o mais rápido possível. As mortes são vistas como efeitos incontornáveis que, na verdade, tornam a humanidade “mais forte”, já que ela desenvolve imunidade. Uma vez pago o imposto de morte cobrado para o vírus a economia se reorganiza, sem demora. Ainda, o vírus pode levar uma parcela significativa de “peso morto” para a economia produtiva. Aposentados, velhos e incapazes seriam os “grupos de risco” e certamente, há quem veja como benéfico o efeito de ver estas pessoas sumirem. Esta posição, aliás, foi externada pela presidente do FMI Christine Lagarde, muito antes do coronavirus, quando ela se preocupava com o “envelhecimento” das populações (https://www.dw.com/en/imfs-christine-lagarde-worried-about-asias-aging-population/a-40390777?fbclid=IwAR0rxkN8GorJBsvNa8Fb-16lf9_w7BusmWb5-T-Ciw2G6qZT2wdrTKDEGnc).

Bolsonaro, assim como Trump, defendem exatamente esta linha de ação. Ou inação. Não fazer nada é melhor porque “a economia se recupera” com maior facilidade e cada um que lamba suas feridas. Trump e Johnson foram trazidos à realidade por um estudo que mostra que não seriam 7 ou 20 mil mortos na Inglaterra ou nos EUA com a solução do “herd immunity”. Epidemiologistas e matemáticos alertaram para o fato de que esta estratégia redundaria em 250 mil mortos no Reino Unido e mais de um milhão nos EUA (https://edition.cnn.com/2020/03/17/health/coronavirus-uk-model-study/index.html). Lá, como há uma comunidade científica ativa e bem paga, ambos os decrépitos líderes tiveram que mudar de posição. No Brasil, como Bolsonaro é aconselhado por “figuras de peso” como Malafaia, Olavo de Carvalho e seu filho Carlos, ele segue de forma idiota no seu plano genocida.

O ponto mais importante do “herd immunity” não são as mortes ou o caos no presente, mas a certeza da manutenção do poder de estado e do sistema capitalista no futuro. Não importa o custo.

A segunda estratégia do ocidente é o “social distancing”, defendida no Brasil por João Dória. Esta estratégia é o neoliberalismo com cara humana, se é que é possível. O ponto principal continua não sendo “evitar mortes” ou “diminuir o custo da pandemia” como o governador de São Paulo tem incansavelmente colocado na televisão. Sua principal preocupação é com os ricos. Veja que o grupo que é dispensável para o “herd immunity” são os velhos, urbanos, de classe média ou classe alta. Este grupo é EXATAMENTE a elite política e econômica do mundo e do país. Ou seja, no cerne, os dois projetos são antagônicos e as brigas entre Dória e Bolsonaro apenas um reflexo disto.

O “social distancing” tenta salvar APENAS a classe média urbana, capitalista e rica do país. Basta ver a campanha nas televisões. Horas gastas para ensinar pessoas a “se exercitarem” em casa. Horas criando programas para “usar o tempo” de “forma saudável”. E tudo isto para quem tem um cômodo grande em casa para fazer ginástica, ou tempo e espaços suficientes para outras atividades. Nada – absolutamente nada – voltado a quem mora com quatro filhos em uma casa de um cômodo em que o espirro do vizinho em seu quarto está a menos de dois metros de distância dos outros. Toda a hipócrita campanha do “fique em casa” é implausível para quem tem que “caçar no almoço para comer no jantar”. Programas na internet, shows virtuais, BBB, canais do youtube e tudo o que a CLASSE MÉDIA tem acesso nos mostram efetivamente quem é o alvo da “segurança” que o “social distancing” procura dar.

Nada para os mais pobres. Nada para os mais vulneráveis. Nada para o proletariado.

A preocupação de Dória é “dar os anéis para salvar os dedos”. A classe política do mundo (e deste país) já sentiu que o coronavirus tem um potencial imenso de mudança social. O objetivo, portanto, é passar pela crise sem mudança alguma. Daí as propostas de ADIAR pagamentos (cobrando juros), manter empregos (relações de submissão) e conservar o poder político na mão de “líderes” que estão sendo pintados como os grandes solucionadores do problema (como a mídia já faz com João Dória). O “social distancing” não atinge proletários que são instados a continuar trabalhando no chão de fábrica. Não atinge técnicos e enfermeiros mas, ao mesmo tempo, volta a ungir no altar da superioridade médicos. O “social distancing” é a forma dos ricos se defenderem dos fascistas, mantendo os proletários e os pobres subjugados. O “herd immunity” apela para a força militar do estado, o “social distancing” para o poder simbólico da “ciência”. E enquanto os dois se digladiam, mantém os menos favorecidos como bucha de canhão a morrerem sem assistência.

Dória diz que a “economia vai se recuperar”, mas não diz que ela se recuperará EXATAMENTE como é hoje, se não pior. Junto com a manutenção dos empregos virá a manutenção dos juros. Junto com as liberações de cobrança de água, gás e luz, virá uma dívida que a classe trabalhadora vai ficar pagando por dez ou vinte anos. Assim como o “social distancing” usa as férias dos trabalhadores para pagar o custo da crise agora, usará a ferramenta da dívida para manter intactas as relações de desigualdade e submissão no mundo e no país pelos próximos anos. O objetivo desta estratégia é simplesmente matar na casca, junto com o vírus, toda tentativa de mudança social que vinha sendo traçada no mundo desde 2008.

A resposta do oriente à crise é completamente diferente. O China construiu hospitais de concreto e não tendas em estádios de futebol mostrando quem efetivamente quer estar mais forte para lidar com algo semelhante no futuro e quem está à espera de uma próxima crise para continuar subjugando as populações mais vulneráveis.

Enquanto no oriente se pensa em medidas para AUMENTAR a segurança social, o fascismo e o neoliberalismo no ocidente lutam para evitar que se institua O MÍNIMO de segurança. Afinal, para o ocidente tudo é escasso, menos o proletário que sempre pode se reproduzir, convencido de que PODE ficar rico, e mandar SEUS FILHOS como carne de abate para sustentar o sistema enquanto os velhos fazedores de hamburgueres ou de shows de TV têm seus respiradores garantidos no Albert Einstein se precisarem.

Se o vírus parou a produção por trinta dias e o capitalismo se posta de joelhos, que os proletários parem por mais trinta e garantam que o século XXI não será a barbárie desenfreada que foi o século XX. O capital não produz nada, apenas parasita quem efetivamente produz. Estamos escolhendo entre um vírus e um parasita. Nenhum deles significa vida.

Fernando Horta

Somos pela educação. Somos pela democracia e mais importante Somos e sempre seremos Lula.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Estamos escolhendo entre um vírus e um parasita. Nenhum deles significa vida.”

    Como se vê, não há escolha, eles se equivalem e se não vivem de nós (parasitas), nos destroem(os vírus).
    Mas, diferentemente do que nos possa parecer, ambos significam vida – para eles.

  2. O excelente texto nos serve para reflexão sobre o caminho que queremos, porém, tenho para mim que esta mudança está longe, mas que nunca esteve tão perto. A saída de Bolsonaro terá que ser no momento em que o mesmo atinja o pior desgaste, que, acredito que será na próxima semana, com a explosão dos casos de coronavirus. Espero que a população acorde deste terror que é o capitalismo tão cruel em nosso país.

    1. Cherry Up
      (Boba Marley)

      Cheer up, my Brothers, cheer up, my Sisters
      Cheer up, my Momma too, Lord
      Cheer up, my Father, let me say
      I know it won’t be long
      That change has got to come
      That change has got to come
      And I know that it won’t be long

      We’ve been down in captivity (captivity) so long, so long
      If we unite then we will be free (we will be free)
      So strong, so strong, come I want you to
      Cheer up, my (Brothers), my Sisters
      (Cheer up, my Sisters) let me say
      Cheer up, my my my Momma too, Lord
      Cheer up, my Father

      Let me say, we’ve been down in captivity (captivity)
      So long, so long
      If we unite we will be free (we will be free)
      So strong, so strong
      Cheer up, my my my my my my Brother
      (Cheer up, my Sister) cheer up, my Sisters
      (Cheer up, my Momma) my Momma too, Lord
      (Cheer up, my) my Father
      And I, I, I

      Cadê a minha velha roupa colorida, hein, Sr. Belchior?

      Não me diga que minha Companheira jogou fora pela enésima vez
      Oh, Deus, vem me ajudar, pois estou só aqui
      Eu não sei por onde vou, qual o caminho que vou seguir

      Valeu, Fevers!

  3. Estava passeando com os meus cachorros ao redor do quarteirão.
    Ruas semi-desertas.
    De repente um caminhão vira a esquina e aparece uma turminha barulhenta e (incrível) bastante animada, embora estivessem … trabalhando!
    Talvez a nossa tão querida “saúde pública” dependa muito mais dos nossos lixeiros/garis do que de hospitais. Agora e todos os dias.

  4. Natural Mystic
    (Bob Marley)

    There’s a natural mystic
    Blowing through the air
    If you listen carefully now you will hear
    This could be the first trumpet
    Might as well be the last
    Many more will have to suffer
    Many more will have to die
    Don’t ask me why
    Things are not the way they used to be
    I won’t tell no lie
    One and all got to face reality now
    Though I try to find the answer
    To all the questions they ask
    THOUGH I KNOW IT’S IMPOSSIBLE
    TO GO LIVING THROUGH THE PAST
    Don’t tell no lie

    There’s a natural mystic
    Blowing through the air
    Can’t keep them down
    If you listen carefully now you will hear
    Such a natural mystic
    Blowing through the air
    This could be the first trumpet
    Might as well be the last
    Many more will have to suffer
    Many more will have to die
    Don’t ask me why
    There’s a natural mystic
    Blowing through the air
    I won’t tell no lie
    If you listen carefully now, you will hear
    There’s a natural mystic
    Blowing through the air

  5. Tecendo a Manhã
    (João Cabral de Melo Neto)

    Um galo sozinho não tece uma manhã:
    ele precisará sempre de outros galos.
    De um que apanhe esse grito que ele
    e o lance a outro; de um outro galo
    que apanhe o grito que um galo antes
    e o lance a outro; e de outros galos
    que com muitos outros galos se cruzem
    os fios de sol de seus gritos de galo,
    para que a manhã, desde uma teia tênue,
    se vá tecendo, entre todos os galos.

    E se encorpando em tela, entre todos,
    SE ERGUENDO TENDA, ONDE ENTREM TODOS,
    se entretendendo para todos, no toldo
    (a manhã) que plana livre de armação.
    A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
    que, tecido, se eleva por si: luz balão

    Horta, adianta desratizar/desbaratizar sua casa, se seus vizinhos não fizerem o mesmo?

    Se o Brasil não neutralizar os ratos e baratas que infestaram o poder, não adianta os demais países se desratizarem/desbaratizarem

  6. Rui Ribeiro
    26/03/2020 at 09:40

    Seu comentário aguarda moderação

    Presidente do Banco do Brasil diz que a vida não tem valor infinito e que “depressão econômica também mata muita gente, principalmente os mais pobres”.

    Ora, $r. Presidente do Banco do Brasil, se a vida não tem valor infinito, qual o problema das pessoas, principalmente as mais pobres, morrerem em decorrência da depressão econômica?

    Eu sou correntista do BB. Agora vou migrar para a CEF

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador