Eugênio Aragão: MPF não se livrou da “praga do punitivismo” com Raquel Dodge

Foto: Agência Brasil

Por Eugênio Aragão

O DNA punitivista do MPF

Não surpreenderam as alegações finais apresentadas ontem pela Procuradora-geral da República, Doutora Raquel Dodge, contra a Senadora Gleisi Hoffmann e o ex-Ministro Paulo Bernardo. Como na parábola do escorpião e da tartaruga, Sua Excelência não podia negar sua natureza. Afinal, para chegar lá, não contou com a indicação de um chefe de governo eleito e com contas a prestar à sociedade. Contou tão e só com eleição corporativa na qual, para constar de ilegítima e ilegal lista tríplice, teve que prometer rios e fundos a seus colegas, muitos dos quais não primam por sentimentos democráticos e fidelidade à constituição. A grande maioria do colégio eleitoral de Raquel Dodge aplaude o punitivismo tosco e redentor que fez a instituição descarrilhar e se alimenta da bronca antipetista disseminada pela mídia tupiniquim.

Não foi por outra razão que a Senhora Procuradora-geral da República escolheu para compor sua equipe criminal os procuradores da República José Alfredo, Raquel Branquinho e Alexandre Espinosa, todos eles do time de Antônio Fernando e Roberto Gurgel, que despontaram na elaboração da canhestra denúncia do Mensalão e em suas pornográficas alegações finais, ambas obras primas da ficção jurídica que talvez só encontrem par nas peças do processo Dreyfus, na França do final do século XIX.

A Doutora Raquel Dodge tem virtudes ausentes em seu antecessor. Não fica a tagarelar para a mídia. É comedida e assentada. Tem maior e melhor conhecimento técnico. Elabora mais. Não parece conspirar. Internamente, ninguém jamais teve dúvida sobre seu lado. Mas, por não saber se desvencilhar da marca genética de sua corporação, acaba por torná-la tão perniciosa quanto o ex-PGR para a democracia brasileira.

O Ministério Público Federal (MPF) se livrou do aventureirismo de Janot, mas está longe de se livrar da praga do punitivismo que foi plantado contra o PT e acabou por se alastrar por toda a política, para ceifar, por igual, guerreiros democráticos como Gleisi Hoffmann e atores reacionários e antipopulares, que têm no patrimonialismo e no clientelismo corruptos sua prática cotidiana.

Nisso o MPF não é diferente dos generais que reprimiram a sociedade brasileira por vinte e um anos. Também eles jogaram no mesmo saco pessoas que qualificavam de subversivas – os democratas – e os que rotulavam de degenerados ou corruptos. Decapitavam-nos por igual com uso de seus atos institucionais. E deixaram um triste legado para o processo de redemocratização, quando todos, anistiados também por igual, retornaram à vida pública podendo, sem distinção, se gabar de terem resistido à ditadura. Misturaram os heróis e mártires com os aproveitadores e canalhas que, por algum acaso mal calculado, tropeçaram na rede da repressão que haviam sustentado.

Nossa democracia pagou um preço alto por isso. Formou-se, ainda antes da Constituinte de 1987-1988, o centrão político infestado dos falsos resistentes da ditadura, que passou a chantagear todos os governos eleitos desde então. Plantaram, com essa anistia para os reacionários descomprometidos com a causa nacional, a semente o golpe de 2016.

Não tardará de a sociedade se conscientizar do estrago promovido pelos arroubos autoritários do MPF, que provocaram não só o maior terremoto político da jovem democracia pós-constituinte, mas destruíram um promissor projeto de inclusão social e, de lambuja, todo parque industrial da construção civil pesada, da engenharia naval, da produção petrolífera e da engenharia nuclear, sem falar da instalação do governo mais alheio à probidade da história do país. O problema, ao acordar desse pesadelo, será mais uma vez, como na anistia de 1979, distinguir entre os que lutaram contra o atraso e o golpismo dos que, aliados do golpe, foram igualmente apeados pelo MPF em sua fúria redentorista. Todos foram vítimas do arbítrio e do excesso de poder persecutório. Mas nem todos são bons para a reconstrução democrática.

Já passou da hora de acordarmos dessa letargia e de enfrentarmos esse processo de deformação de nosso esboço de Estado democrático de Direito. É urgente reavaliar o modo de o MPF trabalhar, com uso de ficções processuais e delações programadas, tendentes, apenas, a tornar hegemônica sua ideologia fascista de depuração moral e, com isso, realizar seu projeto de poder corporativo. A revisão constitucional do papel e dos poderes do ministério público é, do mesmo modo que a superação da ditadura militar, pressuposto para a recuperação das instituições democráticas e, quanto antes acontecer, menos dificuldade teremos para separar, na política, o joio do trigo, entre os vitimados pelo abuso de autoridade.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bons modos e civilidade não

    Bons modos e civilidade não vão alterar o curso dessa marcha insana rumo ao medievalismo. Como previsto,quem mobiliza e sacode a apatia popular ,dirige,dá os rumos e mantém o ânimo aguerrido,é a mídia( a qual não ouso mencionar seu nome)…..

  2. OS ATAQUES CONTRA O PARTIDO

    OS ATAQUES CONTRA O PARTIDO DOS TRABALHADORES E DE SEUS REPRESENTANTES ELEITOS OU NÃO MERECEM DE NÓS PETISTAS MUITO MAIS QUE INDIGNAÇÃO,A JUSTIÇA BRASILEIRA É UMA JUSTIÇA CORRUPTA E FASCISTA,O STF,O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL,A PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA E A POLÍCIA FEDERAL, COM INTENSO APOIO EIVADO DE MENTIRAS E UM TERRORISMO DA MÍDIA BANDIDA QUE NUNCA CONTRIBUIU COM A VERDADE DOS FATOS NO BRASIL PROMOVEM NÃO SOMENTE CONTRA O PARTIDO DOS TRABALHADORES MAS COM TODOS OS FILIADOS MILITANTES SIMPATIZANTES E O POVO POBRE E TRABALHADOR UMA CAÇADA QUE FARIA INVEJA A GESTAPO DE HITLER.SAIBAM POIS ESTES FASCISTAS QUE NÃO ASSISTIREMOS PASSIVAMENTE A ESTA ESBÓRNIA INSTITUCIONALIZADA E ESTAREMOS PRONTOS A DEFENDER COM NOSSAS VIDAS O ESTADO DE DIREITO,A VERDADE E A JUSTIÇA,NÃO EXISTIRÁ AMEAÇAS DE PROCESSOS DE PRISÃO OU DE MORTE CAPAZES DE NOS AFASTAR DA LINHA DE FRENTE NA DEFESA DO BRASIL E DE QUALQUER PERSEGUIDO QUE NOS INIBA NO COMBATE A ESSE ESTADO DE EXCEÇÃO QUE IMPLANTAM EM NOSSA PÁTRIA. QUE OS CANALHAS QUE SERVEM A ESCUSOS INTERESSES SAIBAM QUE EXISTEM BRASILEIROS DISPOSTOS A MORRER NA DEFESA DO BRASIL E DE SEU POVO ETERNAMENTE HUMILHADO POR ESSA GENTE RICA E POR SEUS SOLDADOS NO CRIME TRAVESTIDOS DE SERVIDORES DA LEI.

  3. Parece que  Eugenio Aragao 

    Parece que  Eugenio Aragao  errou nos seus  prognosticos a respeito de  Raquel Dodge nao foi  Aragao? póis li  quando o amigo a defendeu, esperando é claro que ela  tivesse uma reputaçao ilibada ,Lêdo engano, ela nao foi escolhida por acaso,foi escolhida porque tinha ligaçoes  com esses procuradores que ela requisitou para seu time corrupto. Infelizmnete Aragao, os petistas e o PT estao só apenas  apoiados por 3 ou 4 partidos de esquerda principalmente o  PCdo B, Nao adianta ficar fazendo passeatas sem ter  uma açao  bem planejada em  Brasilia  onde todos os partidos de esquerda, MSTS, sindicatos, movimentos das mulhres e outros  invadir  aquele  congrtesso e  botar esses canalhas pra correr. Se nao for  feito isso  o Brasil  nao vai tomar jeito e americanos vao deitar e rolar em nossa pátria. Se ficarmos esperando  por essas forças armadas dominada, e lambe botas de  americanos, nao vamos pra lugar algum. Infelizmente sou oabrigado a admitir  isso. 

  4. Conciliar, nunca mais !

    A anistia de 1979 tratou como equivalentes os que resistiram à ditadura (política ou militarmente) e os que durante a ditadura agiram como torturadores ou assassinos de pessoas presas.

    Espero que desta vez não haja complacência com os fascistas que estão destruindo o Brasil. Que cada um responda pelos crimes que cometeu. Assim, o sistema judiciário poderá ser um Poder Democrático e Republicano.

     

  5. do estrago feito tanto pelos cínicos, como pelos acovardados

    Quando homens como Nassif e Aragão acreditam que uma pessoa possa realizar um trabalho republicano, como acreditaram e talvez ainda acreditem em relação à senhora Raquel Dodge, não o fazem por ingenuidade poliana…… Ambos têm informações de um passado relativamente honesto, profissional daquele(a) agente público…..

    O MÍNIMO que podem e DEVEM fazer é dar um voto de confiança à pessoa, e talvez até conceder a ela um incentivo e MOTIVOS para que haja de modo digno no exercício de um cargo de tamanha responsabilidade com o próprio destino do país. .

    O próprio Janot, foi interessante sob o ponto de vista de vermos mais uma vez “o que é o ser humano”, vê-lo iniciar hesitante, pisando em ovos, até ser picado pelo escorpião do PODER ABSOLUTO, sagazmente lhe concedido pela mídia, quando ele e Moro fizeram a “dobradinha do inferno”.

    O estrondoso “sucesso” da operação Lava Jato, à medida que ia apertando o torno de ferro em volta de Dilma, Lula, PT, e a exaltação do rebanho tosco antipetista aos procuradores da Lava Jato, o transformaram numa criatura “sem alma” – nada mais lhe interessava além do GOZO dos aplausos, sendo inclusive nítido o aumento da torpeza aliada ao sadismo.

    Imaginemos o quanto pode ter de êxtase o homem comum, MEDÍOCRE, de repente alçado a um dos homens MAIS PODEROSOS do país, viajando de primeira classe para a Europa e EUA, sendo recebido pelas autoridades desses países com tapete vermelho, claro, tanto ele como os procuradores e Moro lhes atendiam todos os interesses, enquanto destruíam toda uma cadeia de indústrias pesadas brasileiras, provocando aqui o desemprego e aniquilando nossa possibilidade de um dia, no mínimo na próxima década, de incomodar a concorrência estrangeira. Melhor, impossível! .

    Como devem ter se sentido um Calos Fernando, um Moro, um Dellagnol, um Janot, vendo os outrora intocáveis, arrogantes donos das maiores empreiteiras, sucumbindo, um a um, ao peso da tortura curitibana…? Haja orgulho para um homem comum, ver de joelhos, gaguejante à sua frente, disposto a “confessar” tudo o que lhe pedissem, um homem da estatura de um Marcelo Odebrecht, um Léo Pinheiro… –  Freud teria se espantado e deliciado em ver ao vivo exemplo tão cristalino do gozo sexual sádico dessa gente primitiva e perversa, por conta meramente do EXERCÍCIO DO PODER ABSOLUTO……

    Estão esses senhores, entre os mais indignos seres humanos a ocuparem cargos públicos em nosso país.

    Não me parece o caso da procuradora….. Seus olhos e expressão corporal denotam mais a TIBIEZA covarde dos fracos! A coisa de se conformar, como uma espécie de “gelatina”, ao que lhe impõe a corporação, o senso social – que odeia o PT – e a grande mídia. O trágico, é que em termos de estragos, tanto o perverso sádico medíocre quanto o medíocre por covardia, na prática fazem o mesmo mal, as mesmas torpezas, enquanto deixam de cumprir sua sagrada missão institucional.

    Lá se vão nossas esperanças, mais uma vez…..

  6. O que há por trás do punitivismo

    Os petistas não entenderam que por trás de cada perseguição ao PT, há um motivo específico, motivo de outra natureza sim, mas direcionado pelos negócios.

    A PGR não agride ” gratuitamente ” o PT, apenas por ” bronca anti petista “. Poucos dias atrás, o PT encaminhou ao Ministério Público uma denúncia contra Temer, por este ter entregue parte do pre-sal para a companhia inglesa Shell.

    Preciso re-lembrar aos petistas que todo o motivo do golpe foi a entrega do pre-sal. Qualquer um que atrapalhar nosso odioso presidente em sua tarefa que foi incumbido pelas grandes potências, de entregar o petroleo, será ameaçado com processos judiciais, e se teimar, vaI para trás das grades mesmo. E como Gleise é a presidente do PT, e está cada dia mais ousada contra a entrega do pre-sal, nada mais natural que recaia sobre ela a perseguição.

    É assim que as coisas funcionam.

    Pouco tempo atrás a mídia começou a denunciar as malas de dinheiro de Temer, então ” misteriosamente ” os EUA desengavetaram um processo contra a mídia por propinas de transmissão de jogos de futebol, e – a mídia se calou sobre as malas de Temer, na verdade até começou a falar bem dele. Nosso odioso presidente  dobrou até a mídia, dá pra acreditar? Para um cara que conseguiu ameaçar com sucesso até a mídia, não vai haver limites, com certeza.

    O PT, apenas com seu heroísmo ” Dom Quixote ” não vai longe. Sem ter as bençãos de um poder maior, de um Império, nada conseguirá com suas denúncias, que se perderão inúteis.

    Uma pena que o PT esteve mais de uma década no poder e não nomeou um Ministro sequer do STJ, nem um PGR sequer que lhe fosse incondicionalmente fiel. Um preço terrível que o PT pagará agora, por desprezar Maquiavel.

    ” Este jogo  não é para tolos, nem para ingenuos, mas apenas os Mestres em Xadrez e Discipulos fervorosos de Maquiavel podem ter alguma esperança de jogar com êxito. “

  7. os procuradores, ou coisa parecida.

    No alvo, Ministro, no alvo. Sua argumentação bem pode servir de uma justificação inicial para uma reforma de parte de nossa constituição. É tempo de articular melhor os serviços de um poder irresponsável, a PGR, que tem servido para o cultivo de um ambiente de desordem institucional, o ambiente preferido daqueles que fazem política valendo-se apenas da exploração dos baixos instintos de nossa classe média. Porque não confinar os procuradores às estruturas do Judiciário? Teriam, desse modo, coragem suficiente para constituir seitas políticas, como hoje? E os meios de comunicação os serviriam do mesmo modo?

    Res sacra miser non est! 

  8. Suas palavras me lembraram outros episódios.

    Nos USA, todos os líderes dos Pantera Negras, foram condenados por crimes comuns. Julgados em tribunais só de brancos, herdeiros do Macartismo, e tementes da luta pelos direitos civis.

    USA se orgulha de não ter presos políticos?????!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador