Fraude eleitoral. Ratos fugindo do porão. E a democracia, ó!, por Armando Coelho Neto

Fraude eleitoral. Ratos fugindo do porão. E a democracia, ó!

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Resolver tudo na bala e ou na porrada. A regra é (era?) essa nas cidadelas e republiquetas. Até que, num avanço civilizatório, trocaram balas e porradas por votos, para atender os interesses das famílias em luta pelo poder. Para isso, foi preciso convencer o povo de que o voto era/é bom para ele (povo).

Não tenho ilusões democráticas, nem fé nas instituições. Tanto quanto o voto, aí estão para resolver os conflitos delas – das famílias do dinheiro, da bala e da porrada. A justiça serve para resolver herança, dirimir conflitos civis (deles), com Direito Civil para rico e Direito Penal para pobre. A polícia? Serve para dar porrada no povo.

Em escala maior, basta trocar a palavra famílias por grandes conglomerados, que com guerras comerciais, dumping, sabotagens, golpes de estado e mísseis resolvia tudo. Nesse caso, justiça, polícia, Ministério público a serviço das famílias/conglomerados e ou dos grandes grupos políticos aos quais servem.

Nesse pretenso estágio civilizatório, há casos em que abrem mão dos recursos drásticos para influenciar o voto. Mas, para isso, é necessário dizer ao povo que votar é bom para ele. Para os “esclarecidos”, a ilusão do voto como cidadania, participação política, direitos humanos, processo civilizatório, coisa e tal.

Vamos sair da republiqueta. Volto no tempo e entro num sítio na cidade de Santa Isabel/SP. Minha sobrinha Analu (oito anos) me deu uma lição. Quando perguntei se acreditava no Coelho da Páscoa, respondeu: “acreditar, acreditar… Mas a fantasia, a brincadeira é tão bonita”. Ela não queria abrir mão da ilusão de fantasia.

Como Analu, não quero abrir mão das instituições, mesmo não crendo nelas. Sei quem as move: a elite. Mas, se preciso entro na Justiça, chamo a polícia. Quem sabe?  Na minha fantasia, defendo a legalidade, instituições, Constituição e abraço utopias. Sem ilusões puristas ou falso moralismo. Sonho é sonho, né Analu?

Pouco importa que digam que defendo corruptos, que direitos humanos são coisas de bandido. Mas, não vou distribuir flores na guerra, enquanto Moros, Marinhos, Malafaias, Bozos e milicos sem princípios e traidores disparam tiros contra o povo. Helenos, Ajaxes, Mourões e Villas Boas sabem que Brasil tem dono, e “não é nóis”.

Ratos fugindo do porão, vejo que a febre aftosa afetou o gado, e o rol de comunistas aumentou: Malta, Bebiano, Frota, Janaina, Kataguiri, Joice, Bivar, Dória, Witzel, Mandetta, Caiado. A lista dos comediantes também: Fagner, Lobão, Gentile, Weintraub e o marido da “conja”. Todos com a honrosa chancela “Já vai tarde”.

O lobo de plantão no STF usa peruca. Como disse uma jornalista, o que esperar de alguém que não assume uma simples carequinha? Tanto quanto o Fachin, o Peruca também é deles. Portanto, neles, “We Trust”, não é Moro e Dallagnol? A corrupção acabou, as queimadas, a pandemia e a vergonha na cara também. Cara de pau!

Eis o país da fraude eleitoral. Protógenes Queiróz (exilado na Suíça) leu nosso texto da semana passada e disse que fraudaram a eleição de 2014. Urnas onde teriam votos certos advindos de pessoas certas, para ele, sumiram. Protógenes contatou dois procuradores eleitorais e ambos constataram a fraude. Mas, deu em nada.

Desculpa: ir em frente abalaria o pleito majoritário, detonaria isso e aquilo. Se Protógenes foi demitido é porque tocou na ferida. Já Moro, foi preservado pois só quebrou o Brasil e garantiu a cor da bandeira. Mas, quis ser mais realista que o rei e levou rasteira do Bozo. Fico imaginando a vaidade caipira “freviando nos juízo”.

Fraude eleitoral. O professor NIldo Ouriques pergunta: como acreditar num processo eleitoral que não pode ser auditado? Até a Venezuela, onde tem voto eletrônico, os resultados podem ser auditados pois têm recibo, diz ele. Aqui, as urnas desmentem institutos de pesquisa na cara de pau, e os institutos calam, aceitam a mágica.

Esse texto, a rigor, é extensão e ou continuação do artigo da semana passada, no qual resumidamente ficou demonstrado que nenhuma providência específica foi tomada para garantir eleições limpas. Nenhuma medida foi tomada pelo TSE para demonstrar a lisura do pleito, e nós temos que acreditar que é por que é …

Para urnas intocadas e inauditáveis, fake news caem como luva. A ineficiência do processo já tem a desculpa ideal. Não há lei para um fato novo e grave capaz de destruir a democracia. Empresas continuam vendendo disparos em massa, enquanto veículos fiscalizáveis, como rádio e televisão, tiveram o tempo reduzido.

Não há medidas para julgamentos urgentes. Os crimes eleitorais são genéricos e dependem de resposta a uma questão: a fraude teve condão de desequilibrar o pleito? Mas, qual a dúvida de que os atos de Moro e Globo contra o PT desequilibraram o pleito? E a disseminação do discurso de ódio? E a grana?

– Não, não misture, leitor! A “fakeada” merece texto à parte. É preciso ler um pouco sobre Odorico Paraguaçu, personagem de O Bem-Amado (TV Globo).

O TSE age como se roubar pouco não fosse roubo porque não quebrou o banco. Se é fraude, mas não desequilibra a eleição, não é fraude. Como diz Dilma sobre a Vaza Jato, “se há vazamento foi um hacker. Se houve vazamento e foi um hacker, o vazamento não tem importância”. Se há fraude e há hacker não tem importância.

Nada ou quase nada foi feito contra fraude. Como juntar os mesmos números e esperar resultado diferente? O TSE se limitou a transferir ao povo a responsabilidade de descobrir aquilo que é dever da PF e do Ministério Público combater. Aquilo que cabe à grande mídia denunciar. Aquilo que é dever do Estado impedir que ocorra.

É como transferir ao doente o dever de ler as letrinhas miúdas de uma bula gigante antes de tomar o remédio. É como mandar o povão ler (e entender) as artimanhas de um contrato draconiano num banco; de uma loja que vai cobrar dele quatro vezes o valor do celular, geladeira, brinquedo da criança. Assim tudo bem, né TSE?

Falo de descrença nas instituições burguesas, de fraude eleitoral porque nada mudou. O inquérito de fake news ganhou força porque o grupo ameaçou o Supremo e porque o gado rachou. Não por que haja interesse  em desmascarar a farsa de 2018 que levou os militares ao poder. Não por que prenderam que iria vencer.

Falo de descrédito nas instituições burguesas. Mas que não sirva de desânimo, e sim de pilha para a luta. Mesmo desacreditadas elas representam em si um avanço, quando comparadas a um tempo em que sequer existiam, e tudo era resolvido na bala e na porrada. Ainda que bala e porrada para alguns soem como solução.

E a democracia, ó!

Armando Rodrigues Coelho Neto – jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

View Comments

  • Não há saída com essas instituições apodrecidas. A tarefa número no momento é derrotar o Bolsonarismo e ato contínuo a convocação de uma assembleia constituinte, que ponha abaixo essaa instituições e promova uma ampla distribuição de riqueza.

  • Excelente texto!
    O que o autor escreveu faz sentido, pois quando temos um PRESIDENTE DO STF que articula com a Farsa á Jato e o PRESIDENTE DO STE que é OFFICE BOY DA GLOBOSTA , então é de perder mesmo a confiança nas INSTITUIÇÕES e ficar apenas com os SONHOS ... de um PAÍS MAIS JUSTO E IGUÁLITÁRIO.
    Acredito mesmo em FRAUDE ELEITORAL...

    Por outro lado, eu gostei mesmo foi da

    lista de Ratos que fugiram do Porão: isso mesmo :

    Malta, Bebiano, Frota, Janaina, Kataguiri, Joice, Bivar, Dória, Witzel, Mandetta, Caiado. A lista dos comediantes também: Fagner, Lobão, Gentile, Weintraub e o marido da “conja”.

    Todos com a honrosa chancela “Já vai tarde”.

    INTÉ O PRÓXIMO...

Recent Posts

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

58 minutos ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

1 hora ago

Moro e Dallagnol deixaram EUA atropelar leis brasileiras em ação contra a Petrobras

Relatório da correição por na Lava Jato narra novos detalhes da ação dos americanos em…

2 horas ago

Manifestantes ‘sequestram’ espírito do cachorro de Milei

Estudante viraliza com vídeo em que diz ter como refém cachorro morto em 2017; político…

2 horas ago

O Direito à Cidade x O Direito ao Futebol, por João Marcus Pires Dias

A triste realidade é que as dinâmicas do neoliberalismo estão tomando conta do mundo do…

3 horas ago

Brasil bate recorde do século com mais de 1,7 mil mortes por dengue confirmadas este ano

País soma 3.809.060 registros de casos prováveis de dengue, com 50.223 novas infecções registradas em…

5 horas ago