Grande imprensa finge não existir apoio ao pacto, por Augusto Diniz

Enquanto a grande imprensa abre espaço ao PSDB para ironizar suposto aceno do governo ao diálogo com seus críticos, ignora atos de governadores eleitos (inclusive da oposição) do Norte-Nordeste pela governabilidade.

É como se posição às conversações pelo pacto se resumisse aos indignados do partido de FHC.

A “Carta de Manaus”, assinada em fórum de governadores da Amazônia Legal, propõe canais imediatos de diálogo com o governo federal em várias frentes para enfrentar a crise. Dias antes, governadores do Nordeste divulgaram um manifesto de apoio ao cumprimento de mandato de Dilma e também pelo diálogo.

São ao todo 18 estados nesse grupo, das regiões Norte-Nordeste e um do Centro-Oeste (MT), de partidos diversos da base aliada e da oposição – somam-se a eles os estados de GO, SC, RJ e MG (este governado pelo PT), cujos governadores têm se manifestado contrários à interrupção de mandato da presidente, sendo um deles pertencente a um partido declaradamente de oposição (o de Goiás, do governador Marconi Perillo, do PSDB).

O pacto com os governadores, se consolidando, tende a desafogar Dilma – e os próprios governadores que precisam tocar seus projetos de campanha (Dilma promete encontro com todos eles nos próximos dias).

A opção definitiva com o velho PSDB paulista crítico ao governo escancara de vez uma imprensa tradicional indiferente aos vários Brasis – e a luta desesperada pelos seus interesses em meio à crise econômica.

Rejeição provável às contas do governo pelo desacreditado TCU, a animosidade do Congresso ao Planalto (ainda sob os últimos atos da era Cunha) e as manifestações previstas a favor do impeachment lideradas pela extrema direita prometem um agosto tenso – e propício às pautas de interesse da mídia, abafando momentaneamente as propostas de pacto já declaradas por boa parte dos governadores recém-eleitos.

No fim, quem perde é a sociedade, que segue desinformada do que pensa os diferentes Brasis, como sempre aconteceu.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Excelente comparação

      Realmente, dá pra comparar o GGN com a Globo e o resto da imprensa em termos publicitários.

      Se for reclamar de patrocínio estatal, então vai reclamar na Veja também, que até bem pouco tempo recebia verba de publicidade do governo Federal…

      Argumento que é bom, nhé…

  1. Se realmente ocorrer a queda da Dilma

    na manhã seguinte , por um passe de mágica , de repente , todos esses que só protestam e reclamam e fazem uma boa parcela da população acreditar que o Brasil está no fim do mundo , vão descobrir que o país não está tão ruim assim.

    O que realmente está ocorrendo hoje é um golpismo barato da oposição.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador