Hannah Arendt e o resgate da dignidade humana, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Hannah Arendt e o resgate da dignidade humana

por Fábio de Oliveira Ribeiro

A ditadura militar confiscou nossas liberdades políticas, mas foi incapaz de confiscar a valentia de uma geração que a combateu com audácia, arte e até com armas de fogo. Fernando Collor confiscou nosso dinheiro e foi afastado da presidência por um Impeachment doloroso que destroçou até mesmo a família dele. Sempre que aparece em público e abre a boca, Jair Bolsonaro consegue confiscar algo muito mais valioso do que a liberdade e o dinheiro.

Há quase dois anos nossa dignidade humana está sendo confiscada. A oposição reage como pode, mas o estrago feito à imagem dos brasileiros diante de si mesmos e do Brasil na arena internacional é inevitável.

Nada é mais perigoso do que o ódio, exceto a vingança. Tudo o que somos obrigados a reprimir para viver em sociedade é menos destrutivo do que a impossibilidade de consumar a vingança quando não conseguimos deixar de odiar um líder político odiável. Bolsonaro faz questão de ser odiado. Ele se diverte confiscando o princípio mais precioso inscrito na Constituição Cidadã e espalhando uma pestilência que é pior do que a pandemia.

A Justiça é incapaz de fulminar esse criminoso? O Estado enfraqueceu tanto que se tornou um simulacro nas mãos de um simulador? Até quando a Lei continuará a sabotar sua própria essência civilizatória?

Num debate sobre o filme Hannah Arendt, a atriz Barbara Sukova cita a pensadora que interpretou:

“Living in a totalitarian state is like being interned in a mental institution where everyone has the same psychosis and just don’t know anymore what is the truth.”
https://www.youtube.com/watch?v=kGBdqLU5OhQ&feature=youtu.be

Tradução: “Viver num Estado totalitário é como estar internado numa instituição psiquiátrica em que todo mundo tem a mesma psicose e ninguém mais sabe o que é a verdade.”

Desde que Bolsonaro tomou posse na presidência, nós lemos a Constituição Cidadã e não sabemos mais quais dispositivos dela são verdadeiros ou não. Os brasileiros estão sendo condenados a experienciar a mesma psicose deformou os pensamentos e sentimentos de um líder político que sonha criar um Estado totalitário.

Pior, me parece evidente que Bolsonaro já conseguiu realizar uma façanha: ele transformou o Brasil num imenso Sanatório em que a dignidade humana não tem qualquer valor institucional específico. Doente, ele faz questão de contaminar as pessoas à volta dele. E ri dos procuradores e juízes incapazes de fazer cumprir a Lei Penal que criminaliza essa conduta.

O comum agora é contar os corpos, pois o direito à vida deixou de ser uma realidade? A regra agora é admirar a baixeza do mito ou se rebaixar ao nível dele para atacá-lo fazendo-o exultar ao se mostrar em público cada vez menos humano e mais repugnante? O confisco da sanidade mental da população levará à construção de um país melhor ou povoar cemitérios maiores?

Na noite de terça-feira, André Mendonça usou o Twitter para informar que mandou a PF instaurar um Inquérito Policial contra o colunista da Folha de São Paulo, Helio Schwartsman https://jornalggn.com.br/noticia/ministro-manda-pf-investigar-colunista-da-folha-que-torce-pela-morte-de-bolsonaro/. Ao que parece, o serviçal do tirano zombeteiro que deliberadamente coloca em risco as vidas de milhões de brasileiros acredita que a segurança do patrão dele é mais importante do que a dos outros cidadãos.

O abuso cometido pelo Ministro da Justiça me parece evidente. Primeiro porque a Lei de Segurança Nacional é incompatível com a Constituição Cidadã. Segundo porque a Lei Penal pune o ato criminoso e não os atos preparatórios (exceto quanto o próprio ato preparatório for tipificado como crime, o que não é o caso). Terceiro porque torcer pela morte de alguém não é crime, especialmente quando o candidato a defunto coloca em risco sua vida e as vidas de outras pessoas desafiando as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

No Brasil ninguém tem direito a vida, exceto Bolsonaro? Na verdade essa questão pode ser colocada de outra maneira. Como um tirano pode se sentir seguro se suas ações absurdas e potencialmente criminosas forem reportadas de maneira corajosa e irônica pela imprensa? A agressão do Ministro da (in)Justiça contra o colunista da Folha de São Paulo é mais uma quartelada encenada pelo capitão expulso do Exército porque era vagabundo, desonesto, mentiroso, ambicioso e terrorista.

Sabe com quem você está falando… No país da carteirada, Bolsonaro não chega a ser novidade um Ministro da (in)Justiça mandar a PF abrir um Inquérito para ameaçar o jornalista e cercear a liberdade de imprensa. O problema: a vigência da Lei 13.869/2019 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13869.htm. Importante notar que o Ministro também pode ter cometido um abuso ao usar o Twitter para comunicar o ato administrativo abusivo que praticou.

Toda noite quando coloco a cabeça no travesseiro fico ruminando o ódio durante algum tempo. Depois faço aquilo que aprendi a fazer com Hannah Arendt: começo desidratar o sentimento mórbido com argumentos racionais.

Não compete a mim decidir quem deve viver ou morrer. A vida ou a morte de um líder não é capaz de modificar o contexto político em que ele foi criado. A abreviação violenta do mandato Bolsonaro pode acarretar o surgimento de um líder ainda pior do que ele. Nenhuma ação minha é inevitável, pois sou livre inclusive e principalmente para não fazer absolutamente nada. Todo fenômeno político é passageiro. O bolsonarismo desaparecerá se o ódio que ele inspira for combatido com humor. Os danos que o mito causar ao sistema constitucional podem ser reparados. O Brasil era Brasil antes dele nascer e certamente será Brasil depois que ele morrer naturalmente.

Esse pequeno exercício me ajuda a pacificar minha consciência e recuperar a dignidade humana que foi confiscada durante o dia pelas ações repreensíveis e impunes de um presidente insano, desumano e repugnante. Compartilho-o com o leitor porque suponho que ele seja útil.

Além disso, é cediço o ódio e o desprezo que Jair Bolsonaro e seus ministros evangélicos dedicam à Filosofia. Se pudessem, eles fuzilariam os filósofos e fariam fogueiras com os livros deles. Portanto, nesse caso acicatar a impotência administrativa dos serviçais do clone eldoradense de Adolf Eichmann será minha vingança.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

3 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

4 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

4 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

5 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

5 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

5 horas ago